sábado, setembro 02, 2006

Pacheco Pereira e Manuel Monteiro

É uma tradição no PSD, quando um adversário político incomoda recorre-se à ridicularização, à caricatura (quem não se lembra da picareta falante?), até mesma à difamação como sucedeu com Sócrates, quando se quer evitar o debate de ideias ou de propostas achincalha-se o adversário, reduz-se liminarmente as suas sugestões com ares de superioridade.

O PSD e muito menos os que julgam ter mais dois palmos de testa do que os seus colegas de partido ficaram muito incomodados com a proposta de Manuel Monteiro de discutir o que é a direita, eles sabem que ao PSD interessa usar a bandeira da direita para captar os votos da direita mas evita assumir-se como tal porque até usa o nome de social-democrata como se isso o tornasse num partido de esquerda.

É por isso que Marcelo Rebelo de Sousa, assumidamente de direita, e Pacheco Pereira, que anda há mais de vinte anos a convencer-nos que é de esquerda, concordaram na resposta a dar às propostas de Monteiro. Marcelo, que é mais bem educado que Pacheco, sugeriu a Marques Mendes que se calasse, já Pacheco Pereira foi mais “ppd” e optou pelos velhos métodos do seu partido, fez uma caricatura de Monteiro e despachou as suas propostas com a arrogância que lhe conhecemos.

Pacheco nem se deu ao trabalho de pensar um pouco e foi ao baú de recordações para nos dizer que Monteiro é uma marioneta de Paulo Portas que ganhou vida própria. Já quanto ao seu manifesto Pacheco Pereira [Link] refere-se-lhe de uma forma arrogante:

«O documento foi recebido com a habitual comiseração com que as iniciativas de Manuel Monteiro são recebidas, mas merece uma atenção mais cuidada. A começar, porque essa comiseração é um reflexo comunicacional do banimento com que o PP de Portas pretende ostracizar Monteiro, mais do que uma consideração do real mérito do documento.»

Seria mais interessante se Pacheco Pereira discutisse ideias, alô que não lhe seria difícil se a sua superioridade intelectual é tanta como julga, talvez ficássemos a perceber este militante do PPD é de esquerda ou de direita, dúvida que Monteiro não suscita, o líder do PND não tem complexos em se afirmar de direita, pode ter muitos defeitos mas de falta de frontalidade ninguém o pode acusar.

É por isso que sendo eu supostamente de esquerda prefiro um Monteiro da direita do que um Pacheco da esquerda.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Uma flor no pátio do Ministério das Finanças, Lisboa

IMAGEM DO DIA



[EFE][
+]

«Europeos ala luna. Ilustración facilitada por la Agencia Espacial Europea que muestra la sonda lunar europea SMART-1 en su camino a la luna. La primera misión europea a la luna va a aterrizar forzosamente en una nube de polvo y roca el próximo domingo 3 de septiembre, tras un viaje de tres años de duración.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA




O senhor Fiuza

Tenho evitado pronunciar-me sobre o espectáculo triste que está a ser dado pelos senhores da bola, com um tribunal a dar chutos pelo meio. Mas ao ouvir o senhor Fiúza na televisão tenho que meditar como alguém desta dimensão consegue pôr o futebol português de pernas para o ar.

CONVERSA INDISCRETA

Não é bonito ouvir conversas alheias mas foi impossível não reparar num líder sindica que em plena rua equacionava as alternativas para um professor que não gostou da sua colocação, era impossível ficar indiferente quando uma delas era a apresentação de um atestado médico. Quando um líder sindical aborda esta solução falando aos berros ao telemóvel à porta da sede do sindicato é porque algo está mesmo mal no ensino.

"A SEGURANÇA SOCIAL COMO DIREITO DE ABRIL"

Quando ouvi Jerónimo de Sousa referir-se à segurança social" nestes termos pensei para comigo que o líder do PCP tem razão, é um direito de Abril, assim como o é de Janeiro, Fevereiro, Março etc. . É aqui e em todos os países civilizados, independentemente da forma como introduziram a democracia enquanto modelo político da sociedade.


CAVACO FAZ A SUA PRIMEIRA VISITA A ESPANHA

Alguma direita que nos últimos tempos tem tido erupções nacionalistas em relação a Espanha vai criticar Cavaco Silva?

A QUESTÃO JARDIM

Jacinto Lucas Pires desmonta o "jardinismo":

«Desta vez, ao menos, o pretexto não po-dia ser mais esclarecedor: as finanças regionais. O conflito Madeira/Terreiro do Paço - tantas vezes mascarado de confronto entre posições políticas ou, pior, sinal de uma qualquer tensão autonomista - resume-se a isso: dinheiro. Porque, já se sabe, é essa a marca do caciquismo, para o qual as ideias contam só pelo seu valor de troca. O caciquismo - que Jardim representa como ninguém, numa versão carnavalesca e desbocada de piscar o olho às televisões - tem aí, precisamente, o suporte do seu poder excessivo.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do director-geal d'O Jumento: «Afixe-se depois de enviar cópia a Marques Mendes e ao seu satélite madeirense.»


REFUNDAÇÃO

A abordagem de António Vitorino à tão falada refundação da direita:

«Ciclicamente o tema da refundação da direita volta à primeira linha do debate político nacional. Este ano foi o período de Verão que deu palco a algumas iniciativas com tal objectivo, umas de efeitos imediatos (a agitação no CDS a propósito do almoço de Ribeiro e Castro com Manuel Monteiro), outras com um sabor provocatório (a entrega do Manifesto de Manuel Monteiro em pessoa nas sedes do PSD e do CDS), outras ainda que apenas aspiram a produzir resultados a prazo (sucessivas entrevistas de Pedro Ferraz da Costa anunciando uns Estados Gerais da direita a germinarem durante o próximo ano).» [Diário de Notícias Link]


Despacho do director-geral d'O Jumento: «Afixe-se depois de mandar cópia aos líderes dos partidos da direita e, se alguém descobrir onde se escondeu, a Paulo Portas.»


O'NEILL DESISTIU HÁ VINTE ANOS

Mais um excelente artigo de Baptista Bastos:

«Houve tempo, a seguir ao 25 de Abril, que o nome, alguns versos e algumas estrofes de poemas do O’Neill eram citados por políticos em viagem. Mal citados, aliás. O grande poeta já não se divertia: habitava nele qualquer coisa de remoto. Percebeu, antes de todos nós, que a cultura da imagem iria sobrepujar o gosto da palavra, o prazer da figuração, a força da metáfora. A civilização da figura, a significação da frase as habilidades das analogias seriam suprimidas em nome de quê? Disto que por aí está? Do Valentim Loureiro a dispor de mais espaço e tempo nas televisões do que o extraordinário homem de ciência que é o prof. Alexandre Quintanilha? De um tal Cunha Leal, que parece um labirinto sem jardim a confundir, ainda mais, as meninges do pessoal, acerca de uma trapalhada qualquer no futebol caseiro? E essa anotação absurda que é o dr. Ferraz da Costa, propugnador de uma "união da Direita", percalço que ninguém sabe o que é, e nem ele próprio desconfia o que seja? A lista é insuportavelmente grande.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento: «Afixe-se.»


MAIS UM CHUMBO COLECTIVO

No 9º ano:

«A taxa de reprovação e desistência no 9.º ano subiu, em 2004/2005, de 12,5% para os 19,9%. Dos 96 500 alunos inscritos, 19 mil chumbaram. Números que representam o pior desempenho em mais de uma década, arrastando todo o 3.º ciclo para a maior taxa de retenção (19,3%) desde há nove anos (ver quadro). A explicação, diz o Ministério da Educação, resume-se em duas palavras: exames nacionais.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento: «Sugira-se à ministra que convide um grupo de personalidades estranhas aos muitos grupos de interesse ligados ao ensino, para que realizem um estudo para apurar as causas de tanto chumbo, e que adopte as medidas propostas, doa a quem doer.»


ALEGRE POUCO MOBILIZADO PARA O CONGRESSO DO PS

Compreende-se, tanto quanto é dado a ver também tem estado muito pouco mobilizado para o seu movimento privativo da cidadania:

«Manuel Alegre está pouco interessado em subscrever ou patrocinar moções globais ao próximo congresso nacional do PS, que deverá ter lugar em Novembro.» [Diário de Notícias Link]


Despacho do director-geral d'O Jumento: «Recomende-se descanso a Manuel Alegre.»

APREENSÃO DE NOTAS FALSAS

Uma forma original de que é possível produzir com qualidade, numa garagem algures no Alentejo profundo:

«A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira a apreensão de 7,5 milhões de dólares falsos, uma das maiores a nível mundial, e a detenção de sete homens suspeitos de os terem fabricado, noticia a agência Lusa.» [Portugal Diário Link]

Despacho do diector-geral d'O Jumento: «Sugira-se ao ministro da Economia que considere este como um case study do paradigma do desenvolvimento.»

O QUE NÃO PROVOCARÁ O CANCRO

Agora até as relações sexuais podem acelerar cancros:


«As relações sexuais sem preservativo podem acelerar o avanço do cancro cervical e do útero, devido à elevada concentração no sémen de umas substâncias chamadas prostaglandinas, segundo uma investigação tornada pública esta sexta-feira no Reino Unido.» [Portugal Diário Link]

Despacho do diector-geral d'O Jumento: «Esconda-se esta notícia, é melhor ter um cancro cervical do que morrer virgem.»

MARCELO REBELO DE SOUSA TEM MEDO DO DEBATE

E aconselha Marques Mendes a calar-se:

«Marcelo Rebelo de Sousa advertiu ontem que a clarificação à direita que o Partido da Nova Democracia (PND) e o ex-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Pedro Ferraz da Costa, reclamam "é o maior favor que se pode fazer a José Sócrates". E aconselhou Marques Mendes a fazer um voto de silêncio sobre esta matéria, para evitar que o PSD cometa o mesmo erro político que Ribeiro e Castro, quando, há um mês, aceitou almoçar com Manuel Monteiro para discutir a possibilidade do lançamento de uma plataforma política da direita.» [Público assinantes Link]

Despacho do director-geral d'O Jumento: «Sugira-se a Marques Mendes, nos últimos tempos, com debate ou sem debate, sempre que fala perde votos.»


CAMPANHA DE OUTONO

Os sucessivos comunicados com informação da DGCI resultaram de os trabalhadores do fisco não terem tido férias (o mesmo não sucedeu com o director-geral que partiu um braço nas ondas da praia da Altura) ou estaremos perante uma campanha de Verão para melhorar a imagem de Paulo Macedo?


MAIS UM FEITO DA GESTÃO MILLENNIUM NA DGCI

Se não fosse o Paulo Macedo o que seria deste pobre país?

«Perto de cinco mil empresas foram apanhadas pelo Fisco a deduzir prejuízos em excesso, num total de mais de 100 milhões de euros. Os empresários vão ter agora de pagar o imposto em falta e pagar juros compensatórios de quatro por cento (anuais) desde Maio até à data da liquidação adicional feita pelos serviços, explicou ao Correio da Manhã fonte oficial do Ministério das Finanças.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do director-geral do Jumento: «Sugira-se a Cavaco Silva que dê mais uma comenda ao irmão Paulo Macedo.»

PRIVATIZAÇÕES SEM BENEFÍCIOS FISCAIS

Faz sentido que beneficie de regras idênticas à de outras aplicações financeiras:

«A compra de acções da Galp, Portucel e REN por parte de pequenos investidores no âmbito das operações de privatização que vão ser concretizadas até ao final do ano não vai beneficiar dos incentivos fiscais que foram concedidos em anteriores ofertas, como aconteceu com a venda da Portugal Telecom, da EDP ou mesmo das primeiras fases de alienação da papeleira. Fonte oficial do Ministério das Finanças confirmou ao DN que os pequenos subscritores de acções privatizadas da Galp, Portucel e REN não vão beneficiar de deduções à colecta de IRS de parte do valor aplicado na compra desses títulos.» [Diário de Notícias Link]


Despacho do director-geral do Jumento: «Aprove-se, chega de benefícios fiscais para os que têm maiores rendimentos.»


NO MEMÓRIAS FUTURAS [Link]

Faz-se referência ao post "O boi da piranha" aqui publicado recentemente, mas com uma interpretação que não era a pretendida. Quando se refere a lista dos devedores como o "boi da piranha" não se pretende que a mesma serve para ocultar os que não pagam os seus impostos, mas sim para esconder os podres da gestão no fisco, tão bem ocultados pela propaganda de culto da personalidade do seu director-geral. Também não iria tão longe, mas ...



CONSEQUÊNCIAS DO GRANIZO [Link]


DEMOLIÇÕES


FOTOGRAFIA OU DESENHO? [Link]


[
+]

VALDIMIR MELNIK [Link]


[
+]

ALEKSEY + MARINA [Link1][Link2]

PERRY DILBECK [Link]


[
+]

BRUNO[Link]


[
+]


TELEONE SKYPE

Que dispensa o computador:

«The voice over Internet Protocol (VoIP) phone, the VOIP841, is the first such phone to be based on Digital Enhanced Cordless Telecommunications (DECT) technology, Rudy Provoost, CEO of the Philips Consumer Electronics division, said Thursday at a news conference at the IFA consumer electronics show in Berlin.» [Computerworld Link]


EXPLOSÕES SUBMARINAS [Link]



GOOGLE IMAGE LABELER [Link]

Mais uma ferramenta do Google.


PANASONIC: O MAIOR TELEVISOR DO MUNDO [Link]

Coisa para $80.000

RENOVA: PAPEL HIGIÉNICO PARA RICOS [Link]

Enfim, limpar-lhes o rabo sempre é um começo se o problema for começar a limpar-lhes algum.



PUBLICIDADE NO LOCAL ERRADO [via]



SAMHSA


ADIDAS


[
+][2]

COMIC BOOK CONVENTION


[
+]