sábado, março 10, 2007

O cidadão modelo da RTP da Judite

Ontem ouvi Valentim Loureiro dizer, com aquele ar de cidadão moralmente superior que todos lhe conhecemos, que iria explicar tudo num canal de televisão. Fiquei meio atónito pois o “Perdoa-me” já acabou há muito tempo e não estava a ver o autarca de Gondomar pagar publicidade do seu bolso, não imaginava que um cidadão tão exemplar pudesse dispor de tempo de antena. Não podia crer que a RTP iria usar o dinheiro dos contribuintes para permitir a um sujeito que é suspeito de corrupção vir fazer campanha televisiva enquanto está envolvido com a justiça, nem imaginar o Pinto Balsemão metido com esta gente e para artista de reality show da TVI o Valentim já está tão gasto como o Marco do Big Brother.

Mas enganei-me, Valentim vai ter mesmo direito a prime time na televisão que pagamos com os nossos impostos e não só vai poder usar um bem que é público como se dá ao luxo de o anunciar com das semanas de antecedência como se fosse ele o dono da estação de televisão. Enquanto a justiça acusa a RTP antecipa a barra do tribunal com uma audiência conduzida pela Judite Sousa.

Não deveria ter ficado admirado, a "Grande Entrevista" da Judite de Sousa tem servido com frequência para fazer exercícios de reanimação de aflitos do PSD, se alguma personagem da direita ou do mundo da bola está em dificuldades é certo e sabido que na semana seguinte vai para tratamento naquele programa, uma verdadeira "ala dos queimados" da RTP. Sucedeu há pouco tempo com Carmona Rodrigues, vai voltar a ocorrer com Valentim Loureiro, como já aconteceu com outros.

Só que de Valentim Loureiro não há mais nada a saber e se o houver é mais do domínio da justiça do que da comunicação social. As únicas entrevistas úteis que Valentim Loureiro poderá dar neste momento serão aquelas que Manuela Morgada entender serem necessárias e não as da Judite Sousa. As primeiras servem para apurar a verdade, as segundas servirão apenas para iludir essa mesma verdade, as primeiras fazem parte da justiça enquanto as segundas só poderão ser úteis para dificultar a justiça.

Ao promover este tipo de entrevistas a RTP está a promover cidadãos que estão longe de terem demonstrado serem modelos de cidadania e, pior do que isso, está a interferir na opinião pública no meio de um processo judicial, dando ao mais conhecido dos arguidos a possibilidade de virar essa opinião pública contra a justiça.

Entrevistas como esta deveriam ser transmitidas a partir de Medelin, na Colômbia. Resta-nos a nós enquanto cidadãos responder não vendo a RTP nesse dia o que, aliás, já se está a tornar num hábito.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Beja

IMAGEM DO DIA

[Andre Penner - AP]

«A picture of late Sadam Hussein is carried by demonstrators during a march against U.S. President George W. Bush in Sao Paulo, Brazil. » [Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


Serviço Público?

A RTP continua prestar o serviço público no costume no seu programa "Grande Entrevista" onde os aflitos da direita encontram sempre o alento de Judite de Sousa. Valentim Loureiro, o cidadão exemplar do país, até se dá ao luxo de dizer com o seu vozeirão altivo que brevemente vai ter a oportunidade de explicar tudo numa televisão. Valentim Loureiro, um político rejeitado pelo seu próprio partido e arguido em processos de corrupção no desporto é tratado como cidadão exemplar que tem direito a tempo de antena e trata e comporta-se como se fosse dono da estação de televisão.

Olhando para os convidados de Judite de Sousa chego à conclusão que são quase todos ou amigos ou camaradas de partido do seu marido.

A PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA

Em Portugal usa-se e abusa-se da presunção da inocência, podemos ver um crime ser feito à luz do dia mas até trânsito em julgado o criminoso deve ser tratado como um cidadão exemplar porque se presume inocente. Podemos ler as transcrições das escutas feitas aos dirigentes do futebol que não deixam dúvidas de que não são gente digna mas temos que os tratar como líderes sociais, como a RTP vai fazer com Valentim Loureiro, pode dar-se o caso de haver um qualquer vírgula errada no mandado do juiz que leve à anulação das escutas e, em consequência, à não condenação do arguido.

Valentim Loureiro e outros poderão não ser condenados pela justiça portuguesa, mas por aquilo que se sabe não são merecedores de serem tratados como figuras públicas, por mais votos que os eleitores de Gondomar confiem nele. Não ser condenado não significa que se seja inocente perante a sociedade e os portugueses não pagam os impostos que financiam a RTP para que a Judite de Sousa promova a recuperação da sua imagem.

UM ANO DE PRESIDÊNCIA DE CAVACO SILVA

Ao fim de um ano de um ano de mandato do Presidente da República nada tenho a apontar a Cavaco Silva, o que significa que o balanço é positivo. Não promoveu ou acalentou a conflitualidade política, seguiu os seus princípios sem olhar a quem sairia beneficiado ou prejudicado, exerceu a sua influência longe da comunicação social, suscitou alguns problemas de que os políticos fogem como o diabo da cruz.

A direita é que é bem capaz de se queixar, sempre sonhou com um Presidente da República que usasse o cargo para servir de trampolim para o poder e Cavaco tem demonstrado que não é dado a golpes nem serve de caixa de ressonância como Ribeiro e Castro deseja na questão do aborto. Neste capítulo Cavaco Silva teve acima das minhas expectativas, confesso que esperava pior.

SUGESTÃO AO MINISTRO DAS FINANÇAS

Se o ministro das Finanças acha que viaturas com dezenas de anos estão em condições de circular nas estradas portuguesas, onde apenas vão matar e poluir, então sugiro-lhe que não perca a oportunidade de equipar o seu ministério, carros a cinquenta euros são um excelente negócio, um bom começo para a empresa que criou para gerir as compras e o parque automóvel do Estado. Aliás, os administradores nomeados para essa empresa deveriam dar o exemplo e usarem essas viaturas como carro de serviço.

PSD VAI AVALIAR OS DOIS ANOS DO GOVERNO

Acho que faz bem, mas também fará sentido que Marques Mendes avaliasse a sua prestação enquanto oposição, pois em democracia ser oposição é tão importante como governar. Estou convencido de que não seria difícil acrescentar um ponto na ordem de trabalhos da sessão da Fil, afinal de contas por aquilo que tem feito o tempo necessário é inferior ao que demora a tomar a bica.

GANHADORES OU PERDEDORES?

«Tudo leva a crer que o ar de Primavera que se começa a sentir se projecte sobre a reunião do Conselho Europeu deste final de semana. Normalmente, nesta primeira reunião do ano dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, faz-se o balanço da aplicação da denominada "Agenda de Lisboa". Diferentemente de ocasiões anteriores, desta feita há sinais mais animadores quanto aos avanços na concretização desses objectivos e quanto ao estado da economia europeia, que beneficia da evolução positiva da generalidade dos indicadores alemães.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A análise do Conselho Europeu feita por António Vitorino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

50 ANOS DE RTP

«Não há nada mais patético e desagradável do que o espectáculo da autocelebração da gente do espectáculo. No caso da RTP, que nos tem infligido dezenas de horas de televisão, para nos mostrar que prestou grandes serviços à Pátria e à cultura, a coisa chega ao patológico. Ninguém na posse de todo o seu juízo se atreveria a fazer o elogio histórico de uma instituição tão obviamente nociva e degradante. Só a RTP, que não tem, e nunca teve, juízo (ou dignidade), não percebeu esta evidência. Com o seu habitual descaramento, esqueceu o dinheiro que gastou ao Estado, a baixeza política, a mediocridade da programação, o amadorismo e a intriga interna e toma agora ares de benemérita, que seriam ridículos, se não fossem o sinal mais claro de que, em 50 anos não aprendeu nada.

A RTP não se limitou a obedecer a Salazar e a Caetano. Fabricou alegremente a propaganda de Salazar e de Caetano. Escondeu, inventou mentiu e deturpou, com zelo e até uma vez por outra com habilidade. Alguns telejornais, principalmente durante a guerra de África, não andaram longe do melhor Goebbels. No PREC, meia dúzia de "controleiros" do PC continuaram a tradição da casa. No 28 de Setembro e no 11 de Março, estava lá e vi. Veio a seguir a democracia e cada governo, às vezes cada ministro, punha lá o seu delegado. O PS e o PSD mandaram na televisão como quem manda numa quinta. Os carreiristas reinavam e qualquer pessoa com a mais vaga pretensão de independência ia direitinha para a "prateleira" ou acabava por sair pelo seu pé daquela farsa.

De bom, ficou por junto o Zip Zip. Mesmo hoje, a informação é inócua ou favorece abertamente o poder. Continua a não existir um autêntico programa de debate político (os que existem, na aparência imparciais, não permitem na prática uma crítica séria e consistente ao Governo). Não há um único entrevistador com inteligência e prestígio para desmontar a "imagem" ou a retórica de quem lhe sentam à frente. E o "entretenimento", reduzido à telenovela, ao concurso e ao futebol, é catastrófico. Verdade que a RTP reflecte o país. Mas neste meio século reflectiu sempre servilmente o pior país. Não deu o mais ligeiro contributo para a liberdade e a educação de Portugal. Pelo contrário, sufocou, censurou e suprimiu o Portugal inconformista e moderno. Não se devia comemorar. Devia chorar.» [Público Link]

Parecer:

Um artigo onde Vasco Pulido Valente não é nada meigo para a RTP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ECONOMIA CRESCEU

«O Instituto Nacional de Estatística revelou esta sexta-feira que a economia portuguesa cresceu 1,3 por cento no ano passado, face ao ano de 2005. O valor é superior às previsões dos analistas e das instituições internacionais, mas inferior ao valor esperado pelo Governo.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Digamos que não estava em coma.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma martelada no outro joelho.»

CADA CAVADELA UMA MINHOCA

«O Tribunal de Contas (TC) deu ao Ministério da Defesa e à Força Aérea Portuguesa (FAP) um prazo de 120 dias para explicar situações que o Ministério Público admite serem "susceptíveis de constituir infracções financeiras".

Segundo o relatório da auditoria feita peloTC aos investimentos da FAP, em matéria de modernização de 40 caças F-16 - no período de 2003 a 2005 -, a Força Aérea não forneceu documentos de planeamento e programação para verificar a adequabilidade financeira das suas propostas e que fundamentem as dotações anuais para o chamado programa TASMO, visto à lupa pelo TC. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Neste país não há negócio público que não suscite dúvidas?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

O QUE É FEITO DOS NEGÓCIOS NO IRAQUE?

«O total fracasso empresarial português no Iraque pesou fortemente na "desactivação" da embaixada no país, quarta-feira anunciada pelo minis- tro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Formalmente, o Executivo alegou razões de segurança e de "custos financeiros" da representação diplomática. Mas por detrás destas razões está uma outra, segundo revelaram ao DN especialistas portugueses (políticos e empresariais) na questão: não há uma única empresa portuguesa que tenha conseguido implantar-se no terreno. As condições de segurança são de tal forma explosivas que os custos e os riscos não compensam o investimento.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O PSD deveria explicar agora as suas opções no Iraque.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes qual é o balanço dos negócios com a reconstrução do Iraque.»

DEPUTADO DO PS CRITICA O MINISTRO DA AGRICULTURA

«O líder da federação distrital de Coimbra do PS, Victor Baptista, criticou ontem com veemência a reestruturação anunciada do Ministério da Agricultura, na qual o distrito acaba por ficar apenas com uma delegação de serviços. Em contraste, o deputado aponta o facto de Castelo Branco ficar com as cinco direcções de serviço da remodelada Direcção Regional de Agricultura.

"O ministro comunicou-me a decisão de duas direcções de serviços - agricultura e desenvolvimento agrícola - ficarem em Coimbra, mas o despacho hoje [ontem] publicado transfere as cinco direcções de serviço para Castelo Branco e em Coimbra fica apenas uma delegação de agricultura", afirmou ao PÚBLICO. E ilustrou com números o impacto da decisão: "Coimbra tem 527 funcionários na Agricultura, 30 por cento vão para o quadro de excedentários. O que fazer dos 350 que sobram?" » [Público Link]

Parecer:

Começa a ser evidente que o Governo e, em particular, os ministros menos conhecidos do aparelho do PS vão ter que enfrentar o PS profundo. Na ausência de oposição à direita será este o primeiro desafio sério de Sócrates?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se vai intervir em público ou em privado.»

ASSIM É FÁCIL GANHAR DINHEIRO

«A polémica obra foi lançada pela ex-ministra Celeste Cardona, actual administradora da Caixa Geral de Depósitos a A empresa Teixeira Duarte pode receber do Ministério da Justiça (MJ) mais de 12,6 milhões de euros pela desistência da construção da Cidade Judiciária, em Caxias (Oeiras). A indemnização poderá ser mais baixa 7,7 milhões se lhe for adjudicada a nova empreitada de ampliação das instalações da Polícia Judiciária.» [Público Link]

Parecer:

Os políticos fazem as asneiras e os contribuintes é que pagam com os seus impostos, os responsáveis em vez de responsabilizados são promovidos, como sucedeu com Celeste Cardona, aquela que segundo Paulo Portas disputava com a Nossa Senhora de Fátima as virtudes da mulher portuguesa, que acabou em administradora da Caixa Geral de Depósitos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da CGD quanto tempo falta para o termo do mandato da administradora Celeste.»

JORGE COELHO É ADMINISTRADOR SOMBRA DA CGD?

«A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai passar a ter uma voz activa nos destinos da Portugal Telecom (PT) e assumir-se como um accionista de referência, advogou o dirigente do Partido Socialista, Jorge Coelho, na SiC Notícias, no programa Quadratura do Círculo. O ex-ministro aproveitou para defender o banco público, que se posicionou ao lado da administração da PT, na última assembleia geral da operadora, opondo-se à OPA da Sonaecom e votando contra a desblindagem dos estatutos.» [Público Link]

Parecer:

Jorge Coelho não é nem ministro das Finanças, nem economista, nem administrador da CGD pelo que não se entende bem com que estatuto Jorge Coelho acha o que a CGD deve ou não fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se uma explicação a Jorge Coelho.»

JUIZ QUE CONDENOU SADDAM PEDIU ASILO AO REINO UNIDO

«La cadena de televisión qatarí Al Yazira, aseguró este viernes que el juez iraquí Rauf Rashid Abdel Rahman, que sentenció a muerte al ex dirigente iraquí Sadam Husein, ha huido de Irak y ha pedido asilo político en el Reino Unido.
Según la cadena árabe, Rashid se encuentra actualmente en Londres con su mujer y sus dos hijos.

Rauf Rashid Abdel Rahman sustituyó el 24 de enero de 2006 al magistrado que hasta entonces presidía el proceso contra Sadam, que fue apartado del juicio por ser demasiado condescendiente con el dictador. » [20 Minutos Link]

Parecer:

Pudera!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à BBC que faça um vídeo adequado quando o magistrado chegar ao Reino Unido.»

GIORGIO ARMANI ACUSADO DE PROMOVER TURISMO SEXUAL

«El defensor del menor de la Comunidad de Madrid, Arturo Canalda, dijo este jueves que un anuncio de Armani aparecido en la prensa en el que salen dos niñas de corta edad maquilladas y en biquini y shorts "parece que incita al turismo sexual".

Según Canalda, el anuncio "es inadecuado, está mal planteado y choca" ya que las niñas "son muy jóvenes, llevan poquita ropa, no son de nuestro entorno (tienen rasgos orientales), por lo que anunció que solicitará "que se retire, igual que se retiró el de Dolce & Gabana que situaba a la mujer en una situación de inferioridad".» [20 Minutos Link]

REGRESSOU DE UM COMA DE SEIS ANOS PARA VOLTAR TRÊS DIAS DEPOIS

«Una mujer en estado vegetativo desde hace más de seis años a consecuencia de un ataque al corazón despertó esta semana durante tres días y habló con su familia y con un programa de televisión antes de volver a quedar en un estado mínimamente consciente, según precisó su doctor. » [20 Minutos Link]

EMPRESAS QUE RECORRERAM AO SPAM FORAM SUSPENSAS DA BOLSA

«La Comisión de Valores y Bolsa (SEC) de Estados Unidos ha anunciado que ha suspendido los negocios en Bolsa de 35 empresas pequeñas como consecuencia de una operación denominada "antispam".

Esta operación trata de luchar contra los envíos de mensajes que se envían de forma masiva y en los que se vaticinan supuestas subidas de acciones.

Con este tipo de medidas se trata proteger a los inversores ante posibles fraudes, ya que en lso mails enviados como spam se indican una serie de temas que no son ciertos.» [20 Minutos Link]

BARACK OBAMA PAGA MULTAS COM 17 ANOS DE ATRASO

«El senador Barack Obama, estrella ascendente entre los aspirantes a la candidatura presidencial del Partido Demócrata, ha decidido poner sus cuentas en orden y pagar las multas de aparcamiento que le impusieron entre 1988 y 1991 cuando estudiaba en Harvard (Massachusetts).

El diario The Boston Globe indicó que mientras fue estudiante en la Escuela de Leyes de la Universidad de Harvard, Obama fue multado en 17 ocasiones por mal estacionamiento y que la deuda sumaba 375 dólares. » [20 Minutos Link]

Parecer:

Teve azar, se fosse em Portugal há muito que estariam prescritas. Em contrapartida se fosse candidato em Portugal só teria a ganhar com o gesto, os incumpridores são bem vistos.

EUA - FORAM SUSPENSAS DO LICEU POR TEREM DITO VAGINA

«Ellas querían decir "vagina" y, aunque sus profesores no estaban de acuerdo, lo hicieron.
Megan Reback, Elan Stahl y Hannah Levinson, de 16 años, decidieron interpretar Los Monólogos de la Vagina y, durante su lectura, pronunciaron la palabra "vagina" porque, según Reback "no era ni feo ni inapropiado y era real y puro".»
[20 Minutos Link]

Parecer:

Da próxima deverão dizer pipi.

GOVERNO DA CATALUNHA RECORRE O SEXO PARA PROMOVER O CATALÃO

«El Gobierno de Cataluña va a subvencionar una serie de largometrajes eróticos para contribuir a la difusión de la lengua catalana. La asignación será de 14.700 euros para el popular cineasta Conrad Son, muy conocido en Cataluña por sus filmes pornográficos en que los actores hablan en un limpio catalán normativo. El director ha señalado que va a rodar dos cintas eróticas tituladas Laura no está sola, Memoria de pez y El mar no es azul, según el diario The Guardian

Los actores se embarcan en numerosas aventuras sexuales, como una en la que una chica “religiosa, devota y trabajadora” que se encuentra semanalmente con un extraño y que se inica, entre otras prácticas, en el sexo lésbico.» [El Pais Link]

Parecer:

Já estou a ver um filme madeirense: "A banana do Alberto".

MULTA D 70.000 EUROS PARA SPAMMER HOLANDÊS

«La Comisión del OPTA, el organismo que regula la competencia de los mercados postales y de telecomunicaciones en Holanda, ha impuesto una multa de 75.000 euros a un spammer holandés que había enviado 9.000 millones de correos electrónicos no solicitados, promocionando píldoras para la erección, sitios pornográficos y productos de carácter sexual. Este negocio le había reportado unos beneficios de más de 40.000 euros. La multa es la más alta que ha impuesto OPTA por vulnerar la leyes que prohíben el envío de correos denominados spam.» [Baquia Link]

AÍ VE O NOVO REGIME FISCAL DOS AUTOMÓVEIS

«Em 1 de Julho próximo comprar carro será mais barato. Pelo menos no acto da compra. O novo imposto sobre veículos (ISV), que substituirá o actual imposto automóvel (IA), pago à cabeça, permitirá um desconto de 10%, "em média", diz o Governo. Em contrapartida, em 2008, desaparece o "selo do carro" e o proprietário do novo veículo passa a pagar de imposto único de circulação (IUC) um mínimo anual de 75 euros e um máximo de 550 euros, durante dez anos. No fundo, há uma transferência de imposto do ISV para a fase de circulação. Este é o novo pacote para a fiscalidade automóvel, ontem oficialmente divulgado pelo Executivo. Mas há mais. Os carros híbridos - que incorporam motor eléctrico - para particulares gozam de uma redução de 40% no ISV e os a "gasóleo" com emissões de partículas inferiores a 0,005 gramas por km terão uma bonificação de 500 euros em sede de ISV. Também há más notícias. As motas com cilindradas mais baixas passam a pagar mais imposto, sofrendo, em alguns casos, um agravamento fiscal de 900%. A fiscalidade nos "usados importados" sobe, tanto no ISV como no imposto de circulação, para "desincentivar a importação", o que deverá estragar o negócio a muitos stands.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Independentemente doas considerações que se possam tecer sobre as mexidas no imposto automóvel, Amaral Tomás, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais está de parabéns. Este é um imposto que os políticos não tiveram a coragem de alterar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns a Amaral Tomás»

US MARIJUANA PARTY [Link]

IMAGENS: EXTREME SERIES [Link]

PREMIERE: OS 25 MELHORES CARTAZES DO CINEMA [Link]

SOUTH POLE TELESCOPE [Link]

COPEG [Link]

DOLCE VELENO [Link]

REFEREE [Link]

SHELEPA [Link]

ONEGEOLOGY - UM MAPA GEOLÓGICO DE TODO O MUNDO

«Geólogos de todo el mundo comenzarán la semana que viene a elaborar el primer mapa geológico de nuestro planeta.

En el proyecto, denominado OneGeology, trabajarán científicos de 55 países.

Todos ellos agruparán la información geológica de cada uno de los países y lo presentarán en Internet de la misma forma que ahora hace Google Earth con las imágenes por satélite, informa Reuters . » [20 Minutos Link]

ABIWORD [Link]

Um processador de texto open source.

OS HOMENS JÁ PODEM COMPRAR COLLANTS [Link]

«Um fabricante francês de meias-calças acaba de lançar uma linha desenvolvida especialmente para homens.

A empresa decidiu lançar a novidade, que já chegou às lojas, depois de constatar que havia demanda no mercado pelo produto.

“Desde a criação de nosso site na internet, em 2005, começamos a receber vários pedidos diários de homens que gostariam de saber quando iríamos criar uma linha de produtos específica para eles”, afirma Annick Desamy, diretora comercial da marca Gerbe.» [BBC Brasil Link]

PANCADARIA NA TV

O mais divertido é o cuidado em "apagar" os palavrões com um sinal sonoro.

JEEVAN BLOOD BANK [Link]

[2][3]

ORANGE

VOLVO