sábado, abril 28, 2007

Os novos modelos de excelência


Num país que precisa de se superar se quer ultrapassar o seu atraso endémico deveríamos servir-nos dos bons exemplo, ter referenciais de excelência eleger aqueles que com as suas qualidades e esforço poderiam ser um estímulo para um povo que começa a duvidar de si próprio. Não faltam gestores com mérito, professores que teriam lugar nas melhores universidades do mundo, estudantes que contrariam a má qualidade do ensino ou mesmo políticos que não sabem em que bolso guardam a carteira.

Mas não é a isso que assistimos, os grandes modelos de sucesso são o Cristiano Ronaldo ou o José Mourinho, como se fossem os únicos portugueses que alcançaram o sucesso no Reino Unido e ainda assim nem serão as personalidades mais questionáveis, basta assistir a um dos rituais de distribuição de medalhas em que as sucessivas Presidências da República são férteis para descobrirmos que onde menos se espera há um cidadão exemplar.

Num país com ambição os modelos de referência deveria ser o professor universitário cujo esforço leva a sua escola a ter prestígio internacional, o empresário que sem apoios do Estado e cerimónias de assinaturas com o ministro da Economia abre portas para assegurar à sua empresa o sucesso financeiro que lhe permite ter nos seus empregados verdadeiros colaboradores, o político que é capaz de decidir em função do interesse do país e que depois de exercer o seu mandato regressou à sua profissão sem sinais de enriquecimento, o estudante que conseguiu obter uma bolsa para doutoramento numa universidade de prestígio internacional ou o funcionário público que exerceu as suas funções com isenção e competência. Um país que se preza e tem confiança no futuro escolhe como modelos os que foram capazes de provar que é possível fazer mais, à custa do esforço pessoal, sem truques, sem golpes baixos, sem se ser corrupto ou corruptor e sem favores políticos.

Mas não são esses os nossos heróis, os nossos modelos são o Valentim Loureiro porque ganha eleições, o Alberto João porque graças a políticos cobardes consegue desviar dinheiro para a sua região, ou o Isaltino porque independentemente dos seus defeitos consegue promover Oeiras.

O estudante que conseguiu uma bolsa em Harvard ou no MIT que se deixe por lá ficar, em Portugal o ministro da Ciência elegeu como um exemplo para os estudantes portugueses um aluno que abandonou uma escola com prestígio para fazer as última cinco cadeiras numa obscura universidade privada onde as cadeiras valem menos do que a Sagres oferece às barracas e comes e bebes da Praia da Caparica. E não foi preciso esperar muito tempo para que Pina Moura fosse eleito por Sócrates como o modelo de isenção política e de gestor competente, apesar de ninguém lhe conhecer grande percurso como gestor, sabendo-se que os seus cargos políticos foram importantes para a sua escolha como gestor da Iberdrola e que durante mais de dois anos acumulou as funções da eléctrica espanhola com a de político influente do partido no Governo.

Se com Sampaio basatava acertar 11 no totobola para se ter direito a uma comenda, com Sócrates basta ter apostado na sua ascenção política, todos os seus apoiantes se estão a tornar referências de sucesso e pouco falta para que Armando Vara seja promovido a pequeno Nóbel da Economia.

Com tanto modelo oportunista não admira que em vez de ambicionar estar entre os primeiros, Portugal ande sempre a ver se falta muito para ser o último.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Concha

IMAGEM DO DIA

[ZERO GRAVITY CORPORATION / EFE]

«El vuelo del genio. El físico británico Stephen Hawking flota en la ingravidez creada por las maniobras en vuelo de un avión Boeing 727 modificado, que despegó del centro espacial Kennedy de Cabo Cañaveral, en Estados Unidos.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Sua excelência o arguido

Carmona Rodrigues não é um arguido qualquer, é um arguido que ainda não é arguido, o Azevedo Soares não sabe se é arguido ao mesmo tempo que a Teixeira Pinto emite um comunicado a dizer que é mesmo arguido, o PSD ainda não sabe o que vai fazer deste arguido e até segunda-feira ninguém sabe por anda o arguido que ainda sem saber o que lhe vai suceder enquanto arguido garante que não sairá da CML.

Afinal enquanto não ler o "termo de posse" da condição de arguido o Carmona não é de facto arguido, da mesma forma que só depois de se saber a que medidas de coacção vai ser sujeito Carmona depois de ser mesmo arguido é que saberemos se a sede da CML continua onde está, se vai para a zona prisional da sede da PJ, se muda para a EPL ou se reúne na cozinha da casa do arguido no caso deste ficar com trela electrónica.

Carmona Rodrigues ainda não é arguido como fazem questão de nos chamar a atenção os mais rigorosos, mas já é o arguido mais importante do nosso universo judicial, é a Sua Excelência o arguido ou, melhor, o futuro arguido.

A EXCEPÇÃO FRANCESA

«Pela análise destes indicadores, não tenho dúvidas em afirmar que - quiçá surpreendentemente - a França se tornou no país da União Europeia com melhores sinais de qualidade no sistema político. Alta percentagem de votantes exprime densidade democrática, civismo e cidadania. A mudança geracional da classe política que vai ocorrer, quer com Sarkozy quer com Segoléne, trará novas ideias, nova sensibilidade aos desafios da globalização, nova energia e vontade de arriscar. O facto de ambos os candidatos terem chegado aqui contra os que mandavam nos seus partidos vai também acentuar a mudança. A bipolarização - que potenciou a elevada participação - vai acentuar o debate político e a viragem à direita vai facilitar reformas.» [Público assinantes Link]

Parecer:

O elogio da França feito por José Miguel Júdice.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UNIVERSIDADES: AVALIAÇÕES PARA QUÊ?

«As avaliações das licenciaturas, de facto, não tinham consequências. Não afectando directamente o seu financiamento, poucos prestavam atenção às suas conclusões. Por outro lado, estas avaliações eram realizadas pelos colegas da concorrência; ao nível empresarial era como pedir à TVI e à RTP para avaliar a SIC e no dia seguinte trocarem, ou seja, havia um óbvio conflito de interesses. Logo, e em terceiro lugar, não se podia discutir abertamente estratégias e, se se discutissem, era inútil, porque o padrão de avaliação era o que tradicionalmente se fazia dentro do país. Assim sendo e por último, uma faculdade mais inovadora era sempre olhada com estranheza e as sugestões de "melhoria" eram, normalmente, voltar ao standard nacional! Lembro-me, por exemplo, de uma sugestão para que os meus colegas fizessem "sebentas" (o termo não era este), o que era não perceber que queríamos ser uma faculdade europeia, com professores e alunos estrangeiros e leccionando em inglês mesmo nas licenciaturas. A sugestão era não só inútil como absurda.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Um bom artigo de Luís Cunha,

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA DÚVIDA SÉRIA

«Paulo Rangel fez no "25 de Abril" o único discurso que precisava de ser feito. O discurso essencial: o discurso sobre o perigo em que hoje manifestamente está a liberdade. Não admira que não tenha vindo do dr. Cavaco. Nem que Sócrates, com a sua insuportável arrogância, o tenha resolvido arrumar como "bota-abaixismo". Portugal sempre desprezou a liberdade. Nunca a pediu e não a reconhece. E, mesmo ao fim de trinta anos de um regime supostamente democrático, não a percebe bem. Ainda ontem, 26 de Abril, este jornal e o Diário de Notícias traziam em título a notícia de que o Governo publicou um "guia", para incitar o funcionalismo à denúncia. Nenhum comentou esta aberração. Que o Ministério da Justiça fabrique de repente um exército de 700.000 espiões não os comove. » [Público assinantes Link]

Parecer:

Vasco Pulido Valente escreve com o azedume do costume.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS NÃO QUER ELEIÇÕES EM LISBOA

«Em declarações à rádio TSF, Miguel Coelho, presidente da concelhia socialista de Lisboa, afirmou que a cidade “está a caminhar para uma situação muito perigosa, sem governabilidade, onde as pessoas já não acreditam nos seus dirigentes”, apelando ao PSD “que tome as medidas necessárias” para inverter esta situação.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Que o líder do PS de Lisboa assuma o cinismo de não querer eleições em Lisboa, preocupando-se mais com os seus interesses mesquinhos, não me admira, mas ver um político do PS esquecer que a autarquia tem órgãos democráticos e dirigir-se directamente ao PSD para que este partido encontre uma solução já é demais. Deus nos livre que este presidente da concelhia de Lisboa consiga ir mais longe da política.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a esse tal Miguel Coelho que poupe nas palavras, será uma forma segura de nos poupar às suas asneiras.»

PROTECÇÃO OU CULTO DA PERSONALIDADE?

«Com a carta, já remetida às concelhias do distrito do Porto mas que seguirá para mais de 350 estruturas, Soares Gaspar disse ao JN pretender que "todas tomem uma posição pública clara e inequívoca, tendo o PSD como principal obreiro desta campanha difamatória". E cita mesmo Miguel Torga para afirmar que "maldito seja sempre quem nega aos seus nas horas apertadas". Questionado pelo JN sobre se não receia que a carta seja entendida como uma intromissão na vida interna das concelhias, o líder do PS/Porto disse não pretender "dar indicações, mas apenas lançar um apelo para que os presidentes das várias comissões políticas condenem aquela atitude".» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Multiplicam-se os indícios de culto da personalidade no PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se aos dirigentes do PS que não exagerem.»

GREVE GERAL PROMOVIDA PELO PCP

«A CGTP parte isolada para a greve geral de 30 de Maio. Depois de a UGT se ter demarcado do protesto, ontem foi a vez de a União dos Sindicatos Independentes (USI) dizer "não" a esta acção de luta, denunciando a existência de "cúpulas sindicais" que decidem sem ouvir as bases. Afonso Diz, presidente do conselho coordenador da USI, afirmou ontem que a forma "partidária" como a CGTP decretou a greve revela o "afastamento dos seus dirigente" em relação aos trabalhadores, contribuindo para a "banalização" de uma forma de protesto que deve ser o "último recurso".» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Nem era necessário que fossem sindicalistas a dizê-lo para se perceber a presença do PCP nesta iniciativa da Inter.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo dos Santos quais as expectativas que tem quanto à adesão à greve pelos funcionários do partido.»

COMUNICADO IDIOTA

«O presidente da câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, vai ser ouvido na qualidade de arguido na próxima quarta-feira, no âmbito do processo Bragaparques, avança um comunicado do PSD-Lisboa divulgado esta tarde.

"O senhor presidente da Câmara Municipal de Lisboa, como já é do conhecimento público, será ouvido no âmbito de um processo judicial na quarta-feira, dia 2 de Maio", lê-se no comunicado, assinado pela líder da distrital, Paula Teixeira da Cruz.» [Público Link]

Parecer:

O PSD-Lisboa comunicou aquilo que toda a gente já sabia apesar de Azevedo Soares se ter eito de parvo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «mande-se cópia do comunicado a Azevedo Soares.»

E VÃO DOIS ARGUIDOS

«A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, foi constituída arguida no âmbito das suspeitas de conluio entre autarcas e trabalhadores devido à reforma compulsiva de dezenas de funcionários da autarquia.

"Já prestei declarações na Polícia Judiciária e já fui constituída arguida", disse hoje à Lusa Maria das Dores Meira, adiantando que todos os vereadores em exercício na altura em que foram aprovadas as reformas compulsivas (os 60 trabalhadores que beneficiaram das mesmas e duas juristas da autarquia) já foram, ou vão ser, ouvidos pela Polícia judiciária.» [Público Link]

Parecer:

Este caso mostra o respeito que os autarcas do PCP têm pelas leis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário a Jerónimo de Sousa.»

EXCELENTE ARGUMENTO PARA NÃO SER PRESO

«O médico acusado de burlar o Estado português em quatro milhões de euros pediu hoje, em tribunal, para ser libertado da prisão preventiva para poder retomar a sua actividade empresarial e indemnizar a ADSE.

O médico João Aurélio Duarte, acusado de burla qualificada à ADSE (Assistência na Doença aos Servidores do Estado) no valor de quatro milhões de euros em comparticipações, confessou na sessão anterior ao colectivo de juízes da 9ª Vara, 2ª secção, do Tribunal da Boa-Hora, "tudo o que consta da acusação", discordando apenas do montante em causa.» [Público Link]

Parecer:

Com este argmento as prisões estavam quase vazias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugiram-se horas extraordinárias na prisão.»

A NORMALIDADE VOLTA AO GRUPO PARLAMENTAR DO CDS

«O deputado Telmo Correia deverá ser eleito na próxima quarta-feira líder do grupo parlamentar do CDS-PP, substituindo Nuno Melo, que se demitiu do cargo depois de a direcção de Ribeiro e Castro lhe ter retirado a confiança política. A disponibilidade do deputado Telmo Correia, que acumula também a vice-presidência da Assembleia da República, foi reiterada ontem ao novo presidente do partido numa reunião - a primeira desde que Paulo Portas assumiu a liderança dos democratas-cristãos - do grupo parlamentar onde foi discutida a agenda parlamentar do CDS e preparado o debate de hoje com o primeiro-ministro.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Agora que o líder do CDS é o líder dos deputados tudo voltou à calma.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Portas uma pequena peixeirada para que não se fique com a sensação de que houve mesmo um golpe oportunista.»

O QUE INCOMODARÁ OS DEPUTADOS

«Ninguém o assume claramente, mas a colocação dos registos de interesses na página da Internet do Parlamento é uma das questões que mais estão a preocupar deputados de vários partidos, em especial do PS e do PSD. Ontem, na segunda reunião da bancada do PS para discussão interna da proposta de reforma do Parlamento, este foi um dos assuntos que mereceram reparos por parte de alguns deputados, que pediram ao responsável, António José Seguro, alguma atenção sobre esta matéria na redacção final do documento.Também na bancada do PSD a solução foi questionada por parlamentares, que, na reunião da semana passada, avisaram para a tendência de "vouyerismo" popular, dando como exemplo o que aconteceu com a "enxurrada" de acessos à página do Ministério das Finanças quando foi colocada on line a lista dos devedores ao fisco.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Não deixa de ser curioso que sejam os deputados dos partidos do poder a estarem incomodados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a divulgação.»

EM TEERÃO CORTAM OS SEIOS AOS MANEQUINS DAS MONTRAS

«Manequins de lojas com os seios cortados são mais um efeito da lei que entrou em vigor há uma semana na capital do Irã, Teerã, com o objetivo de repreender as mulheres que desrespeitarem as regras de vestimenta islâmicas.

Um lojista ouvido pela BBC disse ter recebido a ordem de cortar os seios das bonecas à mostra na vitrine de sua loja por serem muito "reveladores". Vários outros estabelecimentos foram fechados por vender roupas consideradas muito "ocidentais".» [BBC Brasil Link]

CHINA DESCOBRE GRANDE JAZIDA DE PETRÓLEO

«For 15 years, China's oil companies have scoured its territory for new oil sources, drilling in Central Asian deserts and the floor of the Pacific, hoping to reduce rising dependence on imports.
After years of disappointment, PetroChina Ltd. announced it has found an offshore field that could become China's biggest new domestic-petroleum source in a decade, with reserves of 2.2 billion barrels, the official Xinhua News Agency said Wednesday.»
[The Seattle Times Link]

O JUMENTO NO TECHNORATI

THE

  1. Localizei e retribuí o link do "A Arte de Roubar" [Link]

  1. O "Com Calma... Com que Alma" [Link] nomeou O Jumento para Thinking Blogger. Agradeço.
  2. O "Macroscópio" [Link] cita O Jumento a propósito de um comentário sobre os novos modelos de virtudes da sociedade portuguesa, tema a que voltarei às 12:30.

O "Contra Capa" [Link] também não percebe como o eng. Carmona faz palpites sobre o seu futuro quando ainda nem sabe a que medidas de coacção vai ser sujeito.

CHERNOBYL 21 ANOS DEPOIS [Link]

VASHTIVALLETA [Link]

ALVER [Link]

SASHKA K. [Link]

HORSE POWER [Link]

O NOVO CAÇA RUSSO SU-30

LOCALIZAÇÃO INFELIZ DE ANÚNCIO DA YAHOO

QUANTOS SOLDADOS CABEM NUM WC?

MODA CANINA

VIAGRA

«You can relax.»

VLCC SLIMING CENTER

[2][3]

DHL AIR MAIL

[2][3][4]