sábado, maio 05, 2007

Os arguidos devem perder os direitos políticos?


Estabelecer um padrão de ética a partir do conceito de arguido como está Marques Mendes a fazer tem riscos inaceitáveis, o maior dos quais é entregar a qualquer magistrado o poder de retirar direitos políticos a qualquer cidadão, bastando para isso uma carta anónima bem escrita e alguns factos que dêem consistência a uma mentira.

Isto significa que qualquer magistrado pode agora acabar com a carreira política de qualquer cidadão e não pode ser acusado de nada pois a condição de arguido até pode servir para que o cidadão tenha acesso a direitos de defesa que como mero suspeito não tem. Antes de qualquer acusação formal um cidadão fica sujeito à perda de direitos políticos decidia por um magistrado, sem qualquer julgamento e sem que tenha que justificar a sua decisão ou penalizado se a mesma for errada ou abusiva.

Se um político que seja constituído arguido não pode exercer cargos públicos não faltará muito para que um cidadão que pretenda concorrer a um cargo político deverá dirigir-se ao tribunal mais próximo para pedir ma declaração que assegure que não é arguido em nenhum processo.

Este excesso de honestidade vindo do dirigente do partido que tem grandes responsabilidades na disseminação da corrupção na sociedade portuguesa pode ficar-lhe bem, mas acaba por condicionar e limitar a democracia. Trata-se de uma falsa honestidade, se Marques Mendes, como qualquer outro dirigente político, fosse ao Ministério Público contar tudo o que sabe, por exemplo, sobre financiamentos partidários, gesto de influências ou favores políticos uma boa parte da classe política iria para o desemprego.

A partir de agora exige-se mais duas qualidades dos políticos: ser cuidadoso e cair nas graças dos magistrados do Ministério Público. Caberá aos magistrados que ninguém elegeu a escolha daqueles que poderemos eleger.

sexta-feira, maio 04, 2007

Operação bolsista na CM de Lisboa


O comportamento de Marques Mendes em todo este processo mostra como se faz política em Portugal, mais do que Carmona ter sido constituído arguido o que levou Marques Mendes a querer livrar-se dele foi a sua mudança de opinião sobre o que seria melhor para o seu próprio futuro político.

Num dia Marques Mendes faz uma comunicação dizendo que Carmona tinha concordado com a sua posição para no dia seguinte Carmona decidir o contrário, pelo meio um vice-presidente vai ao parlamento estabelecer paralelos entre a posição do PS em relação a Oeiras e a actuação do líder do PSD em Lisboa, isto é, estabelecendo uma equiparação entre Carmona e Isaltino.

Agora o líder do PSD está numa situação muito difícil, a comunicação de Carmona Rodrigues conquistou a simpatia de uma boa parte dos eleitores do PSD e a solidariedade dos muitos que não reconhecem em Marques Mendes as virtudes necessárias para a liderança do PSD. Basta ouvir as pessoas para se perceber que muitos lisboetas têm simpatia por Carmona Rodrigues, não o culpando da crise na CML, são raras as pessoas que duvidam da sua honestidade ou competência técnica, mesmo os que como eu não votaram nem votaria nele.

Marques Mendes ficou na mão dos vereadores do PSD e, pior do que isso, depende da decisão dos partidos da oposição na câmara que exigem, tal como Carmona o fez, que hajam eleições também para a Assembleia Municipal. Marques Mende vai ter muitas dificuldades em explicar porque motivo não quer que os lisboetas votem para a Assembleia Municipal, sendo evidente que o faz por mero oportunismo político, o mesmo oportunismo que o levou a manter Carmona enquanto foi da sua conveniência.

Marques Mendes faz lembrar um verdugo incompetente, falhou o golpe e não conseguiu a execução à primeira. Tem sorte, a gulodice do PS que vê na situação uma boa oportunidade para conseguir uma vitória eleitoral fácil e do PCP e BE que têm oportunidade de aumentarem o pecúlio eleitoral.
No fundo, estamos a assistir a uma operação bolista, o PSD coloca as suas acções no mercado receando a sua total descvalorização, bem como a desvalorização de todas as acções que detém noutras autarquias, enquanto a oposição vê na operação a oportunidade de realizar mais-valias. No meio está um Carmona Rodrigues que já rendeu o que tinha a render e urge retirar do mercado, para o PDS deixou de render e para o PS, PCP e BE é a oportunidade de tornarem o seu produto mais competitivo.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

SONDAGEM JUMENTO: CM DE LISBOA

1. Aprovas a decisão de Carmona Rodrigues?

2. Qual o teu voto nas próximas autárquicas intercalares de Lisboa?

Qual o melhor presidente para a autarquia de Lisboa:

FOTO JUMENTO

Há diplomas à venda na Feira da Ladra, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Darren Whiteside / Reuters]

«Miradas. Una niña, cubierta de manchas de hollín, en un vertedero en Malabon, Filipinas.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


E agora Marques Mendes?

Depois de se ouvir Carmona Rodrigues ficou evidente que Marques Mendes mentiu ao afirmar que o autarca de Lisboa tinha concordado em renunciar ao mandato. Marques Mendes mentiu para fazer pressão sobre Carmona Rodrigues e perdeu.

O DISCURSO DE CARMONA RODRIGUES

Goste-se ou não de Carmona Rodrigues a verdade é que a sua comunicação foi uma intervenção política das mais fortes e convictas que se ouviram na política portuguesa. Marques Mendes sai fortemente ferido e mal visto desta contenda, é mais do que evidente o oportunismo do líder do PSD como já toda a gente percebeu que é ao aparelho do PSD que se deve uma boa parte dos podres da CM de Lisboa.

O DEFENSOR DE MARQUES MENDES

Depois de ter ouvido o presidente da concelhia de Lisboa do PS a defender Marques Mendes a propósito da posição de Carmona Rodrigues percebi porque motivo a participação do PS na autarquia de Lisboa foi uma desgraça. O homem é mesmo uma inutilidade política. Foi uma pena que o jornalista não o tenha questionado sobre o facto de alguns militantes do PS terem aceite ainda recentemente cargos em empresas municipais.

PSD: O DIFÍCIL É ARRANJAR CANDIDATO PARA LISBOA

«A líder da distrital de Lisboa é a candidata pretendida por Marques Mendes, que já começou há alguns dias a testar o seu nome em estudos internos, onde constam mais algumas figuras do PSD como Fernando Seara, actual presidente da Câmara de Sintra, ou Manuela Ferreira Leite, presidente do congresso laranja. Esta última é a que encontra maior eco nesses estudos, mas a sua candidatura é tida como "impossível". Já Seara tem como problema adicional o facto de o seu número dois na Câmara, e que lhe poderia suceder, ser um militante do sector anti-Mendes. No limite, próprio líder social-democrata poderá avançar ou o número dois, Azevedo Soares» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Seria interessante Marques Mendes assumir a responsabilidade por tudo quanto sucedeu e dar a cara apresentando-se como candidato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a candidatura de Marques Mendes.»

ANEDÓTICO

«O secretário-geral do PSD, Miguel Macedo, desafiou hoje o primeiro-ministro a quebrar o seu «silêncio cúmplice» sobre a coligação em Oeiras entre o PS e Isaltino Morais, acusado de «crimes graves» resultantes do exercício das suas funções, noticia a Lusa.

«Desafio o primeiro-ministro a dizer publicamente se apoia a coligação em Oeiras entre Isaltino Morais e o PS. Desafio o primeiro-ministro a quebrar o seu silêncio cúmplice», afirmou Miguel Macedo, numa declaração política no plenário da Assembleia da República.» [Portugal Diário Link]

Parecer:

Já é evidente qual a estratégia adoptada pelo PSD para disfarçar o que fez em Lisboa, confrontar os partidos da oposição na autarquia com o que sucede noutras autarquias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Marques Mendes que tenha juízo.»

CARMONA VÍTIMA

«O caso da Sociedade de Reabilitação da Baixa, que originou a ruptura do acordo pós-eleitoral do PSD com o PP, é disso exemplo: depois de ter convidado o social-democrata Pedro Portugal Gaspar para a administração, desistiu, ao perceber que a escolha não agradava ao líder do partido. Aos poucos, percebeu-se que faltava fibra ao independente honesto que Marques Mendes tinha vendido ao eleitorado de Lisboa.Os defensores de Carmona sustentam que foi a sua seriedade a fazê-lo cair na teia do aparelho social-democrata, a que nunca pertenceu. Seja como for, nunca foi capaz de travar o agravamento das rivalidades entre os seus vereadores, que por várias vezes lhe fizeram sentir em quão pouca conta o tinham. » [Público assinantes Link]

Parecer:

O perfil feito pelo Público é muito pouco simpático para o aparelho do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a António Preto, o líder da distrital de Lisboa quando Carmona foi eleito.»

ANEDOTA PARLAMENTAR

«Foi um lapso que não teve remédio. Pina Moura preparava-se para fazer uma intervenção de despedida no plenário ontem à tarde, mas, à hora do almoço, descobriu... que já não era deputado. Isto porque a Comissão de Ética aprovara pouco antes a sua renúncia ao mandato de deputado, tal como o próprio pedira. E a sua substituta, Rita Miguel, já estava pronta a entrar pela primeira vez na Sala das Sessões e assumir o seu lugar, como fez. Certo é que Pina Moura tinha pedido - e obtido - autorização da direcção da bancada para intervir, esquecendo-se dos termos da carta que escrevera ao presidente da Assembleia da República, em que solicitava a renúncia "desde 2 de Maio". E foi isso mesmo que foi aceite pela Comissão de Ética, que ainda lhe acrescentou a palavra "inclusive". À hora de almoço, quando se percebeu o imbróglio, já era tarde demais. E, apesar do seu descontentamento, já nada se pôde fazer.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Poupou-se o parlamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sublinhe-se o 'inclusive'.»

FOTO POLÉMICA DA RAINHA ISABEL II

«La fotógrafa estadounidense Annie Leibovitz es conocida por sus instantáneas de famosos desnudos o bañándose en leche de burra. Para Isabel II ha optado por una pose más tradicional y, sin embargo, este, su último trabajo también ha generado polémica.

A John Lennon lo sacó desnudo y a Clint Eastwood atado con cuerdas; pero a la reina de Inglaterra, en la fotografía oficial con motivo de su visita a Estados Unidos, la ha retratado en traje de gala.» [20 Minutos Link]

A APPLE SERÁ MAIS VERDE

«El fabricante tecnológico estadounidense Apple anunció planes ecológicos, tras las críticas de grupos defensores del medio ambiente, que su presidente ejecutivo, Steve Jobs, dijo que harían a la marca más verde que muchos de sus competidores.

En un mensaje titulado "Un Apple más verde", publicado en la página web de la compañía, Jobs dio detalles por primera vez de lo que la compañía está haciendo para deshacerse de elementos químicos tóxicos de sus nuevos productos y el reciclaje de los antiguos.» [20 Minutos Link]

TIROTEIO NO AEROPORTO DE HAVANA

«Un tiroteo ha tenido lugar hoy por la mañana en el aeropuerto de La Habana, Cuba, entre la policía y tres reclutas del Ejército cubano que intentaban secuestrar un avión civil para salir del país con destino a Miami, ha declarado una fuente del aeropuerto, que ha asegurado que la situación "ha sido controlada". Los policías han detenido a los tres militares, que iban armados con rifles AK-47, "antes de que atravesaran la valla. Uno fue herido en el pie", ha dicho un portavoz de la policía.

Al menos un soldado ha muerto en un tiroteo con fuerzas de seguridad de Cuba que han frustrado hoy un intento de secuestro de un avión en el aeropuerto de La Habana, han declarado trabajadores del aeródromo.» [El Pais Link]

BAYROU NÃO VOTARÁ SARKOZY

«Le candidat centriste, qui a recueilli 18,57 % des suffrages au premier tour, s'était refusé, lors de sa conférence de presse du 25 avril, à donner toute consigne de vote entre les deux finalistes. Sur son propre choix, il était resté allusif : "A l'heure qu'il est, je ne sais pas ce que je ferai, mais je commence à savoir ce que je ne ferai pas", s'était-il contenté d'indiquer, tout en se laissant la possibilité de dire, "à titre personnel", pour qui il voterait, en fonction de l'évolution de la campagne électorale.

Sollicité par Le Monde, mercredi soir, M. Bayrou a assuré qu'il ne ferait "probablement pas" de déclaration avant le second tour. Il précisait toutefois : "Je ne voterai pas pour Sarkozy."» [Le Monde Link]

"I AM THE COMMANDER GUY"

«President Bush coined a new nickname for himself — ‘’the commander guy” — on Wednesday, as he criticized Congressional Democrats in a speech to the annual gathering of the Associated General Contractors of America, a construction industry trade group.

The man who last year proclaimed “I’m the decider,’’ in response to a question about whether he would fire Donald Rumsfeld as defense secretary, came up with this latest moniker in explaining why he vetoed an Iraq war spending bill » [The New York Times Link]

LADRÃO IDIOTA

«Un ladrón alemán de móviles condujo a la policía directo hasta la puerta de su casa cuando los agentes llamaron al teléfono robado para decir que había ganado cerveza gratis y les dio voluntariamente su dirección.» [Reuters Link]

RATZINGER MANDOU SILENCIAR ABUSOS SOBRE MENORES

«El semanario “The Observer” consiguió una carta firmada por Joseph Ratzinger fechada en mayo de 2001, en la que se ordenaba a todos los obispos que dispusieran las medidas necesarias para mantener en total secreto las investigaciones que involucraban a sacerdotes en abusos sexuales de menores.

En la misiva la Iglesia reclama para sí la jurisdicción de este tipo de delitos “perpetrados por un clérigo contra un menor”. Y agrega que esa jurisdicción “comienza a correr el día en que el menor cumple los 18 años” y dura 10 años más.»
[Lun Link]

CANAL DISNEY PASSOU FILME PORNOGRÁFICO

«Una compañía de televisión por cable está investigando cómo apareció una película pornográfica en el Canal Disney a la hora de un programa popular de caricaturas.

Paul Dunleavy, suscriptor en Middletown, Nueva Jersey, a la empresa de cable Comcast, quedó estupefacto el martes por la mañana al comprobar que su hijo de 5 años no estaba mirando "Handy Manny", un programa de caricaturas bilingüe sobre un trabajador latino llamado Manny García y sus herramientas parlantes. » [La Capital Link]

QUE VÁ COM DEUS

«Segundo apurou o CM o estatuto do pessoal dirigente permite que, em caso de não renovação da comissão, o nomeado permaneça no seu lugar por um prazo máximo de três meses. Este prazo é imperativo e não pode ser revogado por despacho do Ministro das Finanças, o que inviabiliza a tese de que Paulo de Macedo ficaria na DGCI até ao fim do ano em virtude de Portugal assumir a presidência da União Europeia.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Afinal sempre parte.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não lhe desejamos boa viagem porque o Millennium fica do outro lado da rua.»

A MENTIRA DO DIA

«O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, vai abandonar o cargo "a pedido do próprio", disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

No dia em que termina a comissão de serviço de Paulo Macedo, fonte do gabinete de Teixeira dos Santos assegurou que Paulo Macedo irá deixar a função de director-geral de Impostos, não sendo renovada a sua requisição.» [Público Link]

Parecer:

Acredita quem quiser.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro que divulgue cópia da carta de demissão.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Blog da Sabedoria" [Link] foi designado para o "Thinking Blog" e aproveitou para nomear o Jumento. Obrigado, fica prometida uma imperial e um prato de estupeta de atum para Agosto.

  1. O "Aliás" [Link] a que O Jumento tem que agradecer a companhia que nos faz nesta viagem com o seu contributo diário na caixa dos comentários retoma o debate sobre sindicalismo em resposta ao post aqui colocado no 1.º de Maio.

"CARMONA O CONQUISTADOR"

Li no "Blogue dos que querem que Carmona fique" [Link]:

«Concluída a instrução primária não mais voltei a cruzar-me com ele. Mas, por nunca o ter esquecido, reconheci-o de imediato quando há alguns anos o vi pela primeira vez na televisão.

Ocorreu-me então um pensamento sombrio: como poderia uma pessoa como o Carmona manter-se vivo no mundo do embuste e da falsidade que, no meu entender, sempre caracterizaram o mundo traiçoeiro da política?

- Até que as hienas o cerquem e os abutres o devorem, será apenas uma questão de tempo, pensei.Por isso, não pude conter um certo arrepio quando, no passado 25 de Abril, pressenti que aquele generoso cavaleiro, ainda com o mesmo olhar franco e leal de há quarenta e muitos anos atrás, já se encontrava insidiosamente cercado.

E agora? – Perguntei-me.

Resistirá ele valentemente ao último assalto, tal como o nosso professor nos ensinou?»

IMAGENS DE ROUPAS CONFECCIONADAS COM PRESERVATIVOS [Link]

LUFT '46 [Link]

A Luftwafe no final da guerra,

ALEXANDER KAMAKAEV [Link]

PELIGRO [Link]

NIKITA BASHOV [Link]

FELIX ARTSMAN [Link]

O MAIOR PLANETA JÁ IDENTIFICADO

«Astrónomos del Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (CfA) anunciaron este miércoles el descubrimiento del planeta extrasolar más grande jamás detectado.

En un comunicado difundido a través de su sitio en internet, los científicos de CfA, señalaron que el gigantesco planeta, identificado como HAT-P-2b, tiene ocho veces la masa de Júpiter, el más grande de los planetas del sistema solar, además de una enorme fuerza gravitatoria.» [20 Minutos Link]

O CITROEN 2CV ESTÁ DE VOLTA [Autoexpress Link]

MARCAS CHINESAS [Link]

MACAQUICES

DOMINO'S PIZZA

[2][3]

OLKSWAGEN TOURAN

TUFFY PLASTIC BAGS