segunda-feira, abril 30, 2007

A Ota, a engenharia, a economia e a política


Ao contrário do que se tem feito crer o investimento num grande aeroporto internacional não é um problema de engenharia. À engenharia não cabe nem a decisão quanto à construção ou à escolha do local, dos engenheiros espera-se que encontrem as soluções de engenharia para que o aeroporto seja construído aqui ou acolá, cabe-lhes avaliar o locais onde o aeroporto pode ser construído e propor as soluções técnicas.

Em função da localização e da dimensão o novo aeroporto terá maiores ou menores custos, mas os custos e benefícios vão muito para além dos custos contabilísticos que qualquer engenheiro pode calcular. Os custos de um aeroporto não se medem apenas em sacos de cimento como os engenheiros defendem, nem em galos de Barcelos vendidos na Rua Augusta como Miguel Sousa Tavares quer fazer crer.
Encontradas as soluções técnicas, salvaguardadas as exigências ambientais e avaliados os custos/benefícios económicos a decisão de construir o aeroporto num determinado local, num determinado momento e com uma determinada dimensão é política, portanto cabe ao Governo assumir a responsabilidade pelas suas decisões.

Mas como os opositores à localização enveredaram pela estratégia da prova técnica, tentando “tratar o cão com o pêlo do próprio cão”, jogando no terreno preferido do Lic. Sócrates (que tem vindo a reduzir a democracia portuguesa a sessões de leitura de relatórios técnicos), os portugueses acabam por assistir à decisão de investir uma boa parte dos seus recursos sem que se realize qualquer debate sério.

O próprio Governo não diz mais nada senão que foi o PSD que decidiu tudo, isto é, ao atribuir ao PSD a responsabilidade pela localização e dimensão o PS está a dizer que não tem qualquer estratégia em termos de desenvolvimento económico, limita-se a adoptar aquela que era a estratégia do PSD. O Governo limita-se, de forma manhosa, a aproveitar a estupidez dos que entregaram o debate à engenharia para não promover o debate e o próprio ministro das Obras Públicas fala do aeroporto como se fosse construir uma casa lá na “terra”.

O PSD também não explica não explica o porquê da sua simpatia por Palmela, ainda que nos baste olhar para um mapa para se perceber que um aeroporto naquela zona dava um ‘jeitão’ a Belmiro de Azevedo e a outros empresários que cujos investimentos a sul do Sado seriam fortemente valorizados com um aeroporto internacional privativo.

Apesar de muito se ter discutido sobre a Ota não tem havido um debate sério, ao colocar-se uma decisão desta natureza no domínio da engenharia estão-se a discutir questões secundárias e a tomar uma decisão sem que seja dada uma única justificação, já que a cada grupo de interesses não faltam engenheiros disponíveis para defenderem as suas soluções.

Até ao momento nem Marques Mendes nos explicou porque prefere a margem sul, nem Sócrates se deu ao trabalho de justificar a sua opção pela Ota. Há demasiada engenharia, pouca economia e nenhuma política. Dantes a política era para os políticos, agora a política é para os engenheiros ou, para não excluir ninguém, para os licenciados em engenharia. Começa a haver engenharia a mais e democracia a menos.

domingo, abril 29, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Praça do Rossio, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Junko Kimura/Getty Images]

«TOKYO - Sumo wrestling students hold babies as they try to make them cry during the Crying Sumo competition at Sensoji Temple on April 28, 2007 in Tokyo, Japan. The first baby to cry wins the competition. The ceremony takes place in Japan to wish for the good health of the child as it is said that crying is good for the health of babies.» [Tiscali.News Link]

JUMENTO DO DIA


Deixem-nos passar o fim-de-semana descansado

O PSD e o PS podiam dar-nos descanso pelo menos ao fim-de-semana, foi ridículo ver um vice-presidente vir a um sábado falar o relatório do Tribunal de Contas e um primeiro-ministro a responder no domingo. Sejamos honestos, o relatório do Tribunal de Contas nada diz para além daquilo que todos sabemos, saber se o TC corrigiu ou não o número de assessores cuja nomeação foi atribuída a Sócrates não é nada em que estejamos especialmente interessados. Interessante seria saber quem são, o que ganham e o que fazem os tão ilustres assessores.

DESAFIO A MANUELA FERREIRA LEITE

Gostaria de ouvir o que Manuela Ferreira Leite tem a dizer sobre o que se passa na autarquia lisboeta e alguns leitores já estarão a perguntar-me o que terá a ex-ministra das Finanças a ver com toda esta trapalhada? Recorde-se que homem forte do PSD de Lisboa no tempo das autárquicas e que é o pai espiritual de muitos dos vereadores e assessores de Carmona foi António Preto, um delfim inventado por Manuela Ferreira Leite que sempre mostrou um estranho interesse em ter à sua volta gente pouco dotada intelectualmente.

O ESPELHO

«A comédia da câmara continua. Depois de uma alegada tentativa de suborno do género "Mistérios de Lisboa", foi arguida a vereadora do Urbanismo e, a seguir, o director do Serviços de Urbanismo e, a seguir, o vice-presidente. Agora consta que também vai ser arguido o presidente. De qualquer maneira, arguido ou não, Carmona Rodrigues já não tem qualquer espécie de legitimidade. A coligação que o elegeu já não existe. Há quatro meses que se discute a demissão dele e da assembleia municipal; e há quatro meses que putativos sucessores se agitam pela praça pública. E, no entanto, o senhor engenheiro ainda esta semana inaugurou, com 36 meses de atraso, um túnel inseguro e mal sinalizado como quem oferece uma obra-prima ao povo agradecido.» [Público independente Link]

Parecer:

Das duas uma, ou Vasco Pulido Valente está a gostar do BE ou desejaria que Portas tivesse em Lisboa a sua experiência eleitoral, agora que poderia ter vantagem, ainda que a forma como tratou a Zeinha não o favoreça muito, principlamente se esta avançasse com uma candidatura independente. Na pressa de desancar em Carmona o VPV até esquece que Carmona não concorreu coligado e que a sua eleição foi feita nas listas do PSD e antes de qualquer aliança pós eleitoal, enfim, um pequeno pecadilho em matéria de honstidade intelectual.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MILITARES NÃO QUEREM HOSPITAL ÚNICO

«As chefias militares são contra a criação de um único hospital das Forças Armadas e já manifestaram a sua discordância ao ministro da Defesa, Severiano Teixeira. Em causa está a necessidade de garantir a especificidade de cada ramo na área da saúde, que poderá não ser salvaguardada com a integração dos seis hospitais militares existentes no País numa única estrutura, como propõe o relatório encomendado pelo Governo.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Compreende-se, não é bom para a saúde dos militares misturar fardas diferentes na lavandaria de um hospital único.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se uns garrafões de água de malvas às chefias militares, estão a precisar.»

MANUEL MONTEIRO 1 - 9 ALBERTO JOÃO

«Manuel Monteiro, presidente do Partido da Nova Democracia (PND), acusou ontem Alberto João Jardim de ser “o mais fiel herdeiro de Estaline” por temer os direitos de cidadania e as denúncias em nome da verdade e da liberdade.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Manuel Monteiro está a aproveitar da melhor forma as eleições na Madeira, mas sendo Alberto da direita haveriam bons exemplos de ditadores à direita para equiparar ao "Bexiga".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Manuel Monteiro que Hitler, Franco, Mussolini e Salazar também não eram peras doces. Aliás, os tiques do Alberto com a sua luta contra os ricos da ilha são mais semelhantes aos de Mussolini do que aos de Estaline.»

CARMONA TENTA SOBREVIVER

«O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) regressa amanhã de uma deslocação ao estrangeiro e pretende conversar com o líder do PSD antes de depor no Ministério Público, ao que tudo indica na condição de arguido, sobre o "caso Bragaparques", o que acontecerá na quarta-feira. Carmona Rodrigues tentará convencer Marques Mendes que a melhor solução para a autarquia lisboeta não passa pela suspensão do seu mandato. Aliás, na sessão pública da Câmara na passada quinta-feira, o autarca afirmou: "Aconteça o que acontecer, o meu propósito é levar o mandato que os lisboetas me confiaram até ao fim."» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Compreende-se se voltar agora ao Técnico perde os bons hábitos adquiridos na política e cai no esquecimento para sempre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela decisão de Marques Mendes.»

MARQUES MENDES DIZ QUE NÃO ESTÁ SÓ

«Esta ideia é desmentida pela realidade interna do PSD e desmontada pelo próprio presidente do partido. "Não estou só e não tenho razões de queixa", afirma, peremptório, Marques Mendes ao PÚBLICO, quando confrontado com a observação de que pratica uma liderança solitária. E justifica a sua forma de dirigir o partido com o argumento da aposta na renovação, que, diz, não pode ser tomada como afastamento de figuras de referência do partido: "Tive a preocupação de envolver figuras mais históricas e fazer a renovação dos órgãos." E garante: "Quer as pessoas mais históricas quer os mais jovens estão a participar nas suas esferas de competência." Para rematar: "É claro que os órgãos do partido - e no limite eu - é que tomam as decisões."» [Público assinantes Link]

Parecer:

É capaz de ter razão, anda é mal acompanhado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Os notáveis que se querem envolver na gestão de Marques Mendes levantem o braço.»

PS: Notável o esforço que o Público/Bemiro de Azevedo estão a tentar dar a Marques Mendes, evitando o naufrágio do líder do PSD. Depois das campanhas sucessivas lançadas contra Sócrates, o Público até vai mais longe do que o Povo Livre nos elogios a Marques Mendes. Só há um pequeno problema, os seus leitores não são propriamente idiotas que pensem aquilo que o director do Público acha que devem pensar.

SÉGOLÈNE ROYAL SOBE NAS SONDAGENS

«La candidata socialista a la Presidencia francesa, Ségolène Royal, ha acortado la distancia con su rival conservador, Nicolas Sarkozy, que sigue en cabeza de los sondeos a ocho días de la segunda ronda de las elecciones presidenciales francesas.

Sarkozy ganaría con el 52,5% de los votos, un retroceso de 1,5 puntos en cinco días, mientras que Segolene Royal recupera posiciones hasta situarse en el 47,5%, según un sondeo de Ifop que publica el periódico Journal du Dimanche.

Un 22% de los encuestados dice que todavía no tiene claro cuál será su voto, según el sondeo, que prevé una participación en las urnas del 81%, frente al 83,77% registrado en la primera vuelta, celebrada el pasado domingo.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Sarko arrisca-se a precisar do apoio de Le Pen para conseguir ganhar.

CHINA EXIGE PROVA DE HETEROSEXUALIDADE NOS PROCESSOS DE ADOPÇÃO

«Los nuevos requisitos exigidos por China para la adopción internacional desde el 1 de mayo dan prioridad a los matrimonios heterosexuales jóvenes con alto nivel de estudios e ingresos y perjudican a solteros, homosexuales, obesos y mayores de 50 años, entre otros colectivos.» [20 Minutos Link]

MAIS UMA ANEDOTA FISCAL

«Segundo apurou o Correio da Manhã, as contas relativas aos montantes em falta foram feitas pelo Ministério Público com a ajuda de um consultor do Núcleo Assessoria Técnica (NAP) do DCIAP – Departamento Central de Investigação e Acção Penal – e os resultados não foram comunicados à Direcção-Geral dos Impostos para que fossem realizadas as liquidações adicionais dos impostos não pagos (IVA, IRC e Impostos Especiais sobre o Consumo).Tal como estabelecem os artigos 45 e 46 da Lei Geral Tributária (LGT), o direito de liquidar os tributos caduca se a liquidação não for validamente notificada ao contribuinte ao fim de quatro anos.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Por muito menos há funcionários a irem para a mobilidade, é uma vergonha que os responsáveis pelo fisco beneficiem de impunidade tota e ainda por cia sejam louvados e reconduzidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apure-se quem foi o responsável e proceda-se à sua demissão.»

DA MACEDOLÂNDIA À TOMAZOLÂNDIA

Tudo leva a crer que com a saída de Paulo Macedo a DGCI se transforme numa Tomazolância, onde uma boa parte dos dirigentes são amigos pessoais daquele que vai ser o verdadeiro director-geral, alguém que durante muitos anos ambicionou o cargo. Tanto quanto se sabe o dr. Macedo vai permanecer no cargo até ao fim do ano, altura em que virá de Bruxelas um outro amigo, o dr. Mário Alexandre, de quem não se conhece maior experiência de chefia para além de, eventualmente, dar instruções à empregada doméstica.

Quem poderia imaginar que com a vitória do PS o PSD consolidasse o seu bastião do fisco, onde nem com Manuela Ferreira Leite conseguiu ter tantas posições. Até parece que o dr. Valdez estava a adivinhar e escolheu os homens do PSD mais próximos do secretário de Estado dos Assuntos Ficais. A verdade é que se há governos de direita e governos de esquerda, no fisco não há nem uma coisa nem outra, no fisco mandam os AAT, os amigos do Amaral Tomaz, que para mal dos nossos pecados são de competência duvidosa e quase todos da direita e uma boa parte deles homens da confiança de Vasco Valdez, um bem sucedido advogado da área fiscal.

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Macroscópio" [Link] anda a acompanhar a carreira do dr. Macedo, o gestor que o Opus Millennium destacou para o fisco.
  2. iIdentifiquei e retribuí o link do "Acção Humana" [Link] um blogue do outro lado de um Atlântico que nos separa e que deve merecer a atenção de quem gosta de economia.
  3. Identifiquei e retribui o link do "Adavra Kedavra" [Link].
  4. O "Cu-Cu" [Link] pescou-nos um poster publicitário do Viagra.

NO "FUMAÇAS" [Link]

Pesquei esta imagem do "Manuel do Bexiga" que por sinal apresenta-se bem acompanhado, uma brilhante caricatura do Emplastro Madeirense que conseguiu dar o PND uma visibilidade que nem as idas de Portas ao Funchal consegue apagar. Pudera, vale mais uma das acompanhantes do Bexiga do que os "machos" que levaram Paulo Portas à liderança do CDS.

MZEPHOTOS [Link]

Como tirar fotografias macro construindo o seu próprio equipamento. Vejam o resultado:

CARTOON

CHEMA CONCELLON [Link]

SERGEY-VL [Link]

PAUL KISELEV [Link]

NEFA [Link]

O ZX SPECTRUM FEZ 25 ANOS

«Ele foi o computador de maior sucesso no Reino Unido (vendas semanais de 12 mil unidades em 1983), acompanhando o sucesso do mais potente Commodore 64 nos Estados Unidos, com o qual não conseguiu competir ao longo dos anos. Conhecido em Inglaterra por Speccy, lançou as bases da indústria informática britânica, sendo muito utilizado nas escolas. O Spectrum original foi descontinuado no início da década de 90, quando as consolas de videojogos se generalizavam, mas ainda foi copiado na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas com o nome de Dubna 48K, lançado em 1991. Claro que já então havia sistemas operativos como o DOS ou o Windows, ambos da Microsoft, ou computadores da IBM, mas o Dubna era acompanhado ainda assim de um manual de Basic. » [Diário de Notícias Link]

MOMENTO MUSICAL DA GUARDA REAL

JÁ VI CANTAR MELHOR

GRAFFITI ORIGINAL

ANÚNCIO INFANTIL

Ou a pedofilia já chegou à publicidade?

GREENPEACE

FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA

[2][3][4]

CONDOMI

[2]