quinta-feira, maio 31, 2007

Deus nos livre de um governo de direita!



Um ministro da Economia de um governo de esquerda vai à República Popular da China publicitar as vantagens de investir em Portugal, apregoando para quem o quis ouvir que os trabalhadores portugueses não só ganham mal como ainda por cima protestam menos que os chineses.

Uma directora nomeada por um governo de esquerda por ser de confiança política saneia adversários políticos com base em conversas que lhe são contadas e, como se isso não bastasse, ainda suspende preventivamente o funcionário. O presidente da distrital do PS do Porto justifica o saneamento porque lhe terão chegado informações (só Deus sabe como um quadro do PS tem acesso a informações sobre o comportamento de funcionários de uma Administração Pública paga pelos impostos de todos os portugueses, será que também são os contribuintes a pagar a que rede de bufos que o informa?). Os deputados do PS opõem-se a que a ministra da Educação vá explicar a situação, justificando esta posição com base num processo disciplinar que está em curso, sabendo-se que um processo disciplinar não passa de um processo administrativo em que todas as decisões são tomadas por entidades da confiança política do PS, começando pela escolha do instrutor e acabando na decisão final; como é mais do que certo que vai haver um recurso para o Supremo Tribunal Administrativo em vez de ser a ministra a ir ao Parlamento vai ser o Parlamento a visitar a ministra no lar de terceira idade onde ela estiver a passar tranquilamente os seus últimos dias.

O governo de esquerda desvaloriza os funcionários públicos, proletarizando-os, retirando-lhes os direitos e fazendo regabofe dos anos que dedicaram ao Estado, faz das negociações com os sindicatos um processo manhoso em que se limita a dar conhecimento do que já decidiu e promove medidas contra as quais o próprio Sócrates se manifestou na campanha eleitoral.

O ministro das Finanças de um governo de esquerda dá cobertura política e justifica um director-geral que faz coação sobre os funcionários em vésperas de uma greve geral, o primeiro grande atentado contra o direito à greve em democracia.

O governo de esquerda promoveu um aumento generalizado dos impostos, principalmente dos que são pagos pelos que menos ganham ou pelos que mais estão a deixar de ganhar e, em contrapartida, reintroduz os benefícios ficais, que favorecem os mais ricos e proporcionam lucros adicionais à banca.

O governo de esquerda supera a crise com uma receita digna de Milton Friedman e apesar de promover uma transferência brutal de riqueza dos mais pobres para os mais ricos não consegue resultados palpáveis, para além de um raquítico aumento das exportações tradicionais.

Ainda bem que o Governo é de esquerda! Que mais nos poderia acontecer se se tivéssemos um governo de direita...

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Fogo de artifício no Tejo (Foto enviada por Abel C.)

IMAGEM DO DIA

[Finbarr O'Reilly / Reuters]

«Tocado. Una chica senegalesa camina de regreso a su casa en el barrio de Pikine en Datar.» [20 Minutos]

REPÓRTER JUMENTO



Passeio turístico junto à Igreja de Santa Maria da Graça, em Setúbal

Sem escolas, sem hospitais, sem hotéis e sem aeroporto resta à “Margem Sul” desenvolver-se com o pouco que tem, se Alberto desenvolveu a economia da banana, nos Açores há economia da vaca, os que vivem do outro lado do rio terão que se agarrar à economia do camelo se quiserem sobreviver. Com recursos a menos e camelos a mais não lhes resta outra alternativa. Depois do grito de alerta do ministro Mário Lino o Governo já decidiu fazer um daqueles conselhos de ministros onde os governantes se apresentam de sapatilhas Nike, calças Lewis e camisolas Lacoste, o que lhe dá um ar de ministros disfarçados de betinhos.

O próprio Mário Lino, sabendo da dificuldade em encontrar um hotel, fez uso dos seus velhos conhecimentos, de quando não considerava aquelas bandas um deserto mas sim um verdadeiro modelo a seguir por todo o proletariado em busca de progresso, decidiu pedir a Kadafi que lhe emprestasse uma das suas tendas para que Portugal possa assistir à primeira reunião do concelho de ministros realizada em pleno deserto. Aliás, não se espera que os ministros tenham grandes dificuldades em ambientar-se ao ambiente de deserto, muitos deles são autênticos desertos de ideias, de competência ou de ambição.

Esperam-se grandes novidades, desde o ministro da Agricultura a propor que os camelos e dromedários passem a integrar uma organização comum de mercado da política agrícola ao ministro das Finanças a propor que o Simplex possibilite que a carta no dia para os condutores daqueles animais.

JUMENTO DO DIA


Teremos um deputado eleito pelo círculo da Coreia do Norte

Há um deputado do PS, um tal João Bernardo, que deve ter sido eleito pelo círculo eleitoral da Coreia do Norte pois fala em termos mais próprios do pior dos regimes comunistas, do que de um partido supostamente democrático. Essa pobre alma considera que um director de serviços de apoio pedagógico desempenha um cargo de confiança política.

Esta afirmação feita pelo deputado na comissão de educação do parlamento é de uma anormalidade que impressiona, o homem acha que por ter sido requisitado pode ser saneado a qualquer momento porque desempenha um cargo de confiança política. Agora a dúvida está em saber qual a estrutura do PS que escolhe o próximo responsável pelo "apoio pedagógico" se uma concelhia, uma distrital ou mesmo o próprio secretário-geral do PS.

DEBATES MENSAIS NO PARLAMENTO

Para o próximo debate Sócrates escolheu como tema o «acesso às tecnologias de informação e competitividade». Não me admiraria nada se no debate seguinte Sócrates vá discutir as previsões meteorológicas do fim-de-semana que se segue.

AFINAL O MINISTRO NÃO E RESPONSÁVEL...

O ministro das Finanças foi ao Parlamento que não era responsável pela coação que o dr. Macedo tentou fazer sobre os funcionários do fisco, esquecendo o mais elementar princípio de uma greve, só que o dr. Teixeira esqueceu dois pormenores. E primeiro lugar esqueceu que no dia seguinte ao despacho do dr. Macedo o ministério foi questionado pelos jornalista ao que lhes foi dito que o director-geral não estava a cometer uma ilegalidade. Em segundo lugar esqueceu que este Governo adoptou legislação que determina quE os directores-gerais são escolhidos com base na confiança política e como se sabe o Governo nunca questionou a confiança no dr. Macedo e o ministro não se cansou de dizer que estava a estudar a maneira de continuar a pagar os mais de cinco mil contos para que o aquele permanecesse à frente da DGCI.

Ao ter tido conhecimento dando cobertura política à decisão do dr. Macedo o dr. Teixeira passou a ser responsável político pela coação que foi feita sobre os funcionários da DGCI.

Como se isto não bastasse o dr. Teixeira afirmou que aquelas listas tinham um precedente, pelo que agora deveria provar que terá havido no passado um director a emitir um despacho público a determinar que fosse recolhidos os dados pessoais dos grevistas, sendo essa lista encaminhada directamente para a direcção.

Parece que o dr. Teixeira não consegue perceber que e uma vergonha que passados mais de 30 anos desde que foi instituído o direito à greve tenha sido um governo de esquerda a ensaiar medidas de coação sobres trabalhadores que pretendem exercer o direito à greve.

O PCP E A GREVE

Para o PCP a greve alcançou os seus objectivos, Jerónimo de Sousa conseguiu algum protagonismo na comunicação social. Se tivesse feito as contas teria chegado à conclusão que seria mais barato recorrer a publicidade paga.

OPORTUNISMO

A intervenção de Jerónimo de Sousa a propósito da "greve geral", dar uma conferência de imprensa falando em nome dos trabalhadores e da própria organização da greve só pode ser entendida como puro oportunismo.

E dizer que esta foi a maior greve é uma mentira na melhor tradição das mentiras a que os partidos comunistas são muito dados quando querem converter os desastres em vitórias. Qualquer cidadão comum percebe que a greve não teve expressão e desta vez nem sequer pararam todos os transportes públicos.

O PSP organizou esta greve que até teve a contestação de algumas das principais figuras da CGTP porque pretendia capitalizar em seu favor o descontentamento com algumas políticas, está mais preocupado em bater o Bloco de Esquerda nas próximas legislativas do que com o interesse dos trabalhadores. Depois desta greve foi evidente que PCP já não tem representatividade na chamada "classe operária" estando cada vez mais limitado à Administração Pública e mesmo aí os resultados foram um grande falhanço.

CARVALHO DA SILVA PATÉTICO

Habituado a divulgar dados sobre as adesões à greve totalmente díspares dos divulgados pelos governos, o líder da CGTP foi incapaz de reagir à metodologia adoptada para esta greve que independentemente de algumas disparidades pouco significativas (como a denunciada mais abaixo) são suficientemente fiáveis. Restou-lhe recorrer aos dados da Administração Local porque os governo não os recolheu ou à indicação de meia-dúzia de serviços sabendo-se que nalguns não é necessária uma adesão muito elevada para que tenham de fechar.

Desta vez Carvalho da Silva foi patético, foi uma autêntica caricatura do divertido ministro da informação de Sadam. Apesar de mais moderado Carvalho da Silva tem com os ortodoxos uma mania em comum, o PCP nunca é derrotado.

SECRETÁRIO DE ESTADO "ABUSADOR"

Ao ouvir o secretário de Estado do Emprego concluir que os que não aderiram à greve apoiavam o Governo e que este iria prossegur as reformas "com os portugueses" interroguei-me sobre quais os portugueses a que se refere. O senhor foi um pouco abusador ao considerar que os que não aderiram à greve apoiam as reformas do Governo o que é mentira, a maioria das pessoas que não aderiram à greve com que falei nestes dias não só não acompanham o Governo nas suas reformas como desconfiam da sinceridade dos seus objectivos.

Esta forma de abordar a adesão à greve é abusiva e hipócrita, revela que o secretário de Estado confunde adesão à greve com referendo, para além de insinuar que há portugueses que estão excluídos daquilo que considera ser a sua marcha pelo progresso.

INTELECTUAIS POVO E PODER

«No caso vertente, escolher quem?, qual deles melhor serve a cidade? O PCP não se coliga com o PS porque, diz, o PS foi cúmplice do PSD. O que o PCP devia ter feito, então, seria entrar em colisão com os "interesses instalados", sair estrondosamente da câmara e esclarecer-nos da pouca-vergonha. Esperemos que não celebre conúbios pós-eleitorais. O PSD descarta-se de Carmona e projecta o pobre Negrão para a fogueira. Carmona atira a todos e a mais alguns e não acerta em nenhum alvo. É um homem apossado de pequenas angústias quotidianas. Costa tenta dissuadir Roseta, Roseta não é mulher para se deixar dissuadir. Sá Fernandes, nada desiludido com as sondagens, vai à Feira do Livro pedir autógrafos e recebe "palavras lisonjeiras", segundo a enternecedora expressão da Imprensa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Baptista Bastos caracteriza os candidatos à CM de Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE A DREN NOS ENSINOU

«Adirectora da DREN vale uma enciclopédia. Com a sua perseguição ao professor Charrua, deixou-nos perceber muita coisa. Pudemos ver, à luz do dia, o ministério a dar cobertura a uma prepotência, a bancada do PS a proibir a sua discussão no Parlamento e os mais ilustres advogados oficiais e oficiosos do Governo - com excepção de Jorge Coelho, o único socialista que não anda nervoso - a defender o indefensável sem a mínima concessão à razão ou ao pudor. Muita gente tirou as devidas conclusões sobre o apreço dos ministros e seus acólitos pela liberdade de opinião. Mas este caso autoriza-nos também a tirar conclusões sobre o futuro da anunciada reforma da administração pública. Porque a directora da DREN revelou-nos também o que é o Estado em Portugal e a escolha que é preciso fazer para o reformar.» [Público assinantes]

Parecer:

Rui Ramos escreve o que o PS não percebe ou, melhor, no uso e abuso do poder não quer perceber.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

POLÍCIAS INGLESES FIZERAM EXPLODIR UM VIBRADOR

«Policiais do esquadrão de bombas britânicos fizeram uma explosão controlada de um pacote suspeito que continha confeitos de chocolate e um vibrador.

Funcionários de uma agência do correio de Hasland, Chesterfield, chamaram a polícia quando ouviram um pacote fazendo barulho.» [BBC Brasil]

O DESEMPREGO É SANZONAL, DIZ O MINISTRO DAS FNANÇAS

«O ministro das Finanças desvalorizou esta quarta-feira a subida da taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2007. Teixeira dos Santos considera que o mercado demora algum tempo a reagir à recuperação económica e que há alguma sazonalidade no início do ano.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Boa piada! O problema é que a sanzonalidades deste ano deu um maior aumento do desemprego do que nos anos anteriores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro que fale da economia com rigor, seguindo a linha de pensamento de Mário Lino não é por se dizer a um doente de cancro que apenas está constipado que ele se cura mais depressa.»

É FÁCIL GANHAR DINHEIRO EM PORTUGAL

«O empresário Joe Berardo foi um dos rostos da oposição mais feroz às propostas de Jardim Gonçalves nas duas semanas que antecederam a assembleia geral do BCP na segunda-feira. Com essa atitude foi também - a par de João Rendeiro - um dos principais motores da especulação em torno da instabilidade no seio do banco. Durante o processo - que se traduziu numa subida de 20% das acções -, o valor da posição que Berardo detém no BCP (2,28%, segundo confirmou o próprio a 11 de Maio) disparou em 49,4 milhões para um total de 295 milhões de euros. A mais recente aceleração dos títulos teve na base mais um contributo deste accionista do banco. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Limpinho de impostos!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apliquem-se impostos aos ganhos na bolsa.»

PORTUGUESES CONCORDAM COM A GREVE

«O maior apoio à greve vem do Grande Porto e do Sul do País, onde 56% e 50%, respectivamente, concorda com a decisão da CGTP. Na Grande Lisboa, a popularidade da greve é menor (47,5%), mas é no Litoral Centro e no Interior Norte onde o apoio é mais fraco (37,5% e 35,5%). Em termos etários, os mais idosos mostram-se pouco tolerantes e só um terço a apoia. É entre a meia idade que a iniciativa da maior central sindical do País recolhe maior apoio (51,3%), não muito longe dos mais jovens (47,1%). Curiosamente, segundo esta sondagem, é das classes altas que vem o maior apoio (48,8%), enquanto nas baixas não vai além dos (42,1%).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mas na hora de aderir esperam que seja o vizinho a fazê-lo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao secretário do Estado do Emprego, o tal que acha que os portugueses estão todos com ele..»

ACABOU-SE A VERGONHA EM PORTUGAL

«"Não estamos a falar de um trabalhador que está no seu posto de trabalho natural, mas de alguém que foi requisitado à sua escola para desenvolver uma política educativa de determinado Governo, neste caso do PS", afirmou ontem o socialista João Bernardo, falando na Comissão Parlamentar de Educação. Face aos protestos da oposição, que corrigiu para "política educativa do País", o deputado reiterou: "Está a cumprir um programa de Governo." "Não estamos a falar de um funcionário da DREN, mas de um professor que é requisitado anualmente para apoio técnico-pedagógico" - um regime de requisição que "pressupõe um elo de confiança", sustentou ainda.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para esta anedota parlamentar todas as chefias da Administração Pública terão que ser da confiança política do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PS que mande o seu parlamentar para reeducação.»

O PSD NO SEU PIOR

«O ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa e número cinco da lista de Fernando Negrão, Sérgio Lipari, não informava o antigo presidente da autarquia de várias decisões. Quem o diz ao DN é Carmona Rodrigues, que sustenta ter sabido da extinção do programa de ajuda aos idosos Lisboa Amiga através da imprensa. "Foi uma área que foi decidida sem me ouvirem. Um dia soube pelo jornal que houve um vereador [Lipari] que tinha decidido acabar com o projecto", diz Carmona.

Curiosamente, o programa Lisboa Amiga foi muito elogiado pelo candidato do PSD, Fernando Negrão, na sua primeira iniciativa de pré-campanha, desconhecendo que não só ele já não existe, como um dos membros da sua lista foi o responsável pela sua extinção.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Marques Mendes vai passar um mau bocado se Carmona Rodrigues abrir a boca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Carmona Rodrigues que vá dizendo o que sabe.»

PS CONTA COM REDE DE BUFOS?

««Não confundamos o insulto e a calúnia com a liberdade de expressão». O presidente da distrital do PS/Porto disse esta quarta-feira ao PortugalDiário que o professor Fernando Charrua insultou o primeiro-ministro «diversas vezes, em diferentes locais da DREN». Renato Sampaio garantiu ainda que, «segundo informações» que lhe foram transmitidas, este caso envolvendo um docente da Direcção-Regional de Educação do Norte (DREN) «não foi, como se quer fazer crer, um comentário jocoso dentro de um gabinete de quatro paredes».» [Portugal Diário]

Parecer:

É o que se conclui das afirmações do presidente da distrital do Porto do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Renato Sampaio como obteve as informações.»

PÕE A TUA FOTOGRAFIA NUM FÓRMULA 1

«En el Gran Premio de Inglaterra de Fórmula 1, que se disputará en Silverstone el próximo 8 de julio, los coches de David Coulthard y Mark Webber sustituirán su decoración habitual por un gran collage formado por más de 50.000 fotografías con las caras de los fans del equipo. Para poder situar la foto en los carenados de los monoplazas, es necesario acceder a la web http://www.redbullf1.com/ y realizar un donativo de 10 libras (14'70 €).» [20 Minutos]

61% DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AMERICANOS COPIAM

«Seis de cada diez universitarios norteamericanos hacen trampa en los exámenes, y sólo el 16,5% siente remordimientos por hacerlo, según un estudio realizado con 30.000 estudiantes; pero, hay más, según cuenta Ricky Van Veen, editor del sitio web desde el que se ha realizado la encuesta, son los tramposos quienes finalmente aprueban.» [20 Mnutos]

COMEU UM CÃO DA RAÇA PREFERIDA DA RAINHA PARA PROTESTAR

«Un artista británico, Mark McGowan, se ha comido un perro de raza corgi -el tipo de perros preferido por la reina Isabel II- como protesta contra la caza del zorro y porque una comitiva, formada entre otros por el príncipe Felipe, supuestamente mató a uno de estos animales a palos tras una agonía de varios minutos, según publica el periódico El tiempo [20 Minutos]

PORTUGAL ESTÁ A FICAR FAMOSO

«La máxima corte de Portugal redujo la sentencia de un hombre condenado por pedofilia, lo que provocó el martes indignación en un país sensible ante el abuso de menores luego del secuestro de una niña británica de cuatro años.» [Reuters]

DESAPARECERAM 3.008 FUNCIONÁRIOS DA DGCI

No gráfico retirado do Plano de Actividades da DGCI, elaborado há dois meses, pode verificar-se que esta direcção-geral conta com 11.200 e duzentos funcionários. Todavia o mapa divulgado na página da Secretaria-Geral do ministério das Finanças assegura que a DGCI ten 8.192 funcionários. Portanto, estamos perante um problema grave, desapareceram cerca de 3.008 portugueses que, por coincidência, são funcionários da DGCI.

Que se saiba não houve nenhuma epidemia de gripe aviária na DGCI nem houve notícia de processos disciplinares, de aposentações ou da colocação de funcionários no quadro da mobilidade que justifique o desaparecimento de tanta gente. Também não é de crer que tenha passado por aí uma fada má que decidiu transformá-los em camelos para se repovoar a margem sul. Também não é de crer que com um director-geral tão competente se possa cometer um erro tão grosseiro que faça desaparecer um quarto dos funcionários das estatísticas oficiais relativas à greve. Ou desapareceram ou foram raptados!

O dr. Macedo podia aproveitar a presença dos tablóides ingleses para, à semelhança dos pais da Madeleine, lançar uma campanha internacional para recuperar tanta gente. Até me arrisco a sugerir que recorra aos bons ofícios da prelatura da Opus Dei e vá a Fátima onde pode oferecer ao Papa uma das fotografias da famosa missa de acção de graças pela DGCI, uma demonstração inequívoca de empenho na evangelização do fisco.

O SIMPLEX CHEGOU AOS SERVIÇOS DE FINANÇAS?

«Entre as medidas concluídas, o ministro da Presidência e a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, destacaram o posto público on-line nos Serviços de Finanças, a revisão do regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas e o incentivo ao abate de veículos em fim de vida.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Este Simplex parece-me cada vez mais propaganda oportunista, há muito que as rede informáticas instaladas nos novos serviços de finanças contavam com pontos para os utentes. Resta agora saber para que servem os computadores, para além da entrega das declarações electrónicas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro que faça alguma coisa da sua iniciativa, que não constasse em planos em execução quando chegou ao Governo e seja ideia sua.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Arrochadas 2.0" designou O Jumento para a distinção "Blogues com Tomates".
  2. O "Estrela do Mar" encontrou uma notícia triste no palheiro.

  1. O "Briteiros" também acha que não basta parecer competente.
  2. O "Carlos Alberto" pescou um comentário sobre a posição de Alegre em relação às autárquicas de Lisboa.
  3. O "Macroscópio" pescou uma imagem e um comentário no Palheiro.
  4. O "Avec Le Temps" pescou um retrato de Sócrates no Palheiro.

ESCULTURAS SUBMARINAS

IRINA DIANOVA

ALEKSANDR SLYADNEV

ARIS

ALEX KAZACHOK

IMAGENS DE UM BUGATTI VEYRON

COMO SE IMOBILIZA UM ADEPTO QUE ENTRA NUM CAMPO DE FUTEBOL

TATOO REMOVER

HEINZ

BRANDT

[2][3]

BMW NIGHT VISION

[2][3]

SAVE THE CHILDREN

[2][3]