sexta-feira, novembro 30, 2007

O que é feito do proletariado?


Na ortodoxia leninista o proletariado é a vanguarda da classe operária, uma vanguarda no sentido em que é a mais capaz de liderar a mudança da sociedade defendida pelos leninistas. Mas, parece que o capitalismo português é mais uma situação atípica, não se ouve falar do proletariado, o único “proletário” conhecido é Jerónimo de Sousa que segundo consta na sua biografia é metalúrgico.

Vale a pena perguntar onde está o proletariado? Esta é n-ésima greve promovida pela CGTP nestes últimos dois anos, e, mais uma vez, são os funcionários públicos a fazê-la, quando não são as empresas de transportes públicos são os médicos, quando não são os médicos são os professores, quando não são os professores são os trabalhadores da recolha ou tratamento do lixo, de vez em quando são todos. A excepção é os trabalhadores das empresas privadas e, muito raramente e apenas em situação limite, os proletários.

Porque será?

As respostas são mais ou menos evidentes mas mereceria uma discussão, até porque a morte lenta do sindicalismo não anuncia nada de bom para os trabalhadores, a sua capacidade reivindicativa é cada vez menor, a evolução do PSI20 desperta mais atenção do que qualquer indicador salarial.

Até um governo que usa a designação de “socialista”, mais como uma marca registada do que como um código de princípios, desvaloriza os trabalhadores. Quando o primeiro-ministro viaja desdobram-se junto da comunicação social dizendo qual a percentagem do PIB que vai no Airbus governamental, como se as centenas de trabalhadores empregados pelos distintos accionistas maioritários do Rendimento nacional que foram convidados a viajar com Sócrates mais não sejam do que bichos-da-seda.

É urgente repensar o sindicalismo e a questão da defesa dos direitos dos trabalhadores num contexto, económico, político e social muito distinto do dos tempos da Revolução Industrial que deram lugar a pensamentos e modelos políticos e sindicais que insistem em não aceitar que o mundo mudou num sentido muito diferente daquele que as suas teorias políticas científicas davam como certo.

Sem a ameaça do comunismo e das armas nucleares os patrões perderam o medo, uma boa parte deles até perderam a vergonha, a corrupção e o enriquecimento fácil e rápido dos políticos esbateram as diferenças entre governos de esquerda e governos de direita, as mudanças nos modelos de organização empresariais tornaram ineficazes um modelo de sindicalismo estrutura de forma clerical.

Umas no cravo e outras na ferradura -

FOTO JUMENTO

Alqueva

IMAGEM DO DIA

[Vadim Ghirda - AP]

«A child reacts as he is vaccinated in Murighiol, Romania, 300 kilometers east of Bucharest. An outbreak of the deadly H5N1 avian flu virus occurred on a farm in the village, according to health officials.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

O bom exemplo de Menezes

Na mesma semana em que fez propostas para supostamente melhorar a governabilidade das autarquias Luís Filipe Menezes dá, em Lisboa, um bom exemplo da honestidade das suas propostas. Com o único intuito de manter a câmara de Lisboa na situação de falência financeira em que a deixou para daí obter vantagens políticas, o PSD que não tem qualquer representatividade na autarquia ameaça usar uma maioria fantoche na Assembleia Municipal para inviabilizar as propostas do executivo camarário.

Pior do que o santanismo só o menezismo santanista.

O CAMPO DA DISTORÇÃO REAL

«Diz-se que os líderes carismáticos conseguem produzir uma coisa chamada "campo de distorção do real". O líder entra na sala, faz um discurso, fala do futuro, e o pessoal não só acredita, como se sente já experimentando esse mesmo futuro. Depois o chefe vai embora, e a realidade continua. Às vezes muda, às vezes não; a maior parte das vezes muda pouco ou quase nada.

Isso não quer dizer que o "campo de distorção do real" seja puramente ilusório e, em consequência, inútil. Pelo contrário. É bom ouvir falar de como as coisas podem vir a ser. Por vezes, a partilha colectiva dessa esperança pode fazer a realidade pegar de empurrão.

Na maior parte das vezes, porém, a realidade é uma coisa intratável.

O líder vai abusando da sua capacidade de convencer o público e o seu campo de distorção vai perdendo força. A certa altura ninguém acredita nele; nem sequer o próprio líder.

Diga-se o que se disser, há uma coisa admirável no carisma de Nicolas Sarkozy: é conseguir apresentar-se sempre como o homem da mudança. O jovem Nicolas foi o protegido da família Chirac no início da carreira, depois afilhado de Charles Pasqua, e ainda um ministro poderoso nos governos do presidente Chirac. Foi ministro do Orçamento e não deixou marca. Ministro do Interior e falhou. Foi ministro das Finanças e deixou a situação pior do que estava. No entanto, durante a campanha presidencial, os seus adversários eram os candidatos da "continuidade" e ele o da "ruptura". Para isso, meus amigos, é preciso talento.

Há dois anos, os subúrbios franceses estavam em chamas. Não era uma situação nova, e Sarkozy contribuíra para não a resolver. Mas o líder falou, disse que ia limpar a ralé com uma mangueira de pressão e dar emprego aos jovens que quisessem trabalhar. E a coisa pareceu plausível.

Agora reparem: nestes dois anos, nada mudou nos subúrbios franceses. Nenhuma das políticas de inclusão prometidas foi posta em marcha. A única coisa que se sabe é que o Presidente favorece a utilização de aviões telecomandados (os drones) para filmar os motins, como favorece a vigilância da Internet contra a "pirataria". Sem surpresas, os subúrbios continuam em crise. Sem surpresas, a crise dos subúrbios continua a ser vista como uma razão para apoiar Sarkozy.

No mundo que lhe importa, o dos seus apoiantes e amigos, a primeira medida de Sarkozy foi acabar com o imposto sucessório para os ricos e devolver 583 milhões de euros em IRS aos mais ricos ainda. Era suposto a economia responder com um choque de dinamismo; a economia não obedeceu. Sarkozy não se preocupa. A França tem tamanho suficiente para se viver permanentemente isolado nos guetos da elite, e tem tradição repressiva para ir segurando os subúrbios.

Ao contrário do que parece vista de fora, a França não é só greves e manifestações. Não há coisa mais francesa do que um soberano indiferente às convulsões da plebe, que acha que a economia obedece aos seus caprichos e que a moeda é um instrumento da sua glória. Só filtrado pelo seu próprio campo magnético Sarkozy é uma novidade. Uma novidade velha, mas novidade.» [Público assinantes]

Parecer:

A crítica de Rui Tavares à personagem de Sarkozy.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AUTARQUIA PAGOU DESPESAS DE FÁTIMA FELGUEIRAS NO BRASIL

«Os custos do seu advogado brasileiro, Paulo Ramalho, que evitou a prisão preventiva e consequente extradição, alegando a dupla nacionalidade da autarca, foram pagos pelos cofres da Câmara. O último pagamento foi feito já neste ano e totaliza 22 mil euros. Fátima fez um requerimento à Câmara, a 24 de Janeiro, pedindo que a mesma quantia lhe fosse paga, e a ordem de pagamento é datada de cinco dias depois. Fátima recebeu os 22 mil euros a 7 de Fevereiro.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Isto é a pouca vergonha autárquica no seu melhor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Fátima Felgueiras se não tem mais despesas para pagar.»

ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PORTO VAI PARA A GAVETA

«O estudo desenvolvido pela Associação Comercial do Porto (ACP), que defende a opção Portela+Montijo, apresentado sexta-feira ao Executivo, irá ficar na gaveta. É que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) já está a ultimar o estudo comparativo da localização do futuro aeroporto de Lisboa e a análise incide exclusivamente entre a Ota e Alcochete, segundo despacho do Governo, apurou o DN. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Mesmo assim é espaço mal empregue.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «guarde-se antes no caixote.»

A ÚLTIMA BOJARDA DE ALBERTO JOÃO

«Alberto João Jardim concorda com Luís Filipe Menezes. O Tribunal Constitucional deve ser extinto. O líder madeirense mostrou-se "chocado" com o facto de os juízes do TC terem rejeitado o pedido de fiscalização sucessiva da inconstitucionalidade do Orçamento do Estado 2007, suscitada pela Assembleia Legislativa madeirense. O TC considerou que não houve violação do prazo de audição e que a redução de verbas nas transferências não é ilegal. Perante a decisão deste acórdão, Jardim considera que a Madeira está a ser objecto de "terrorismo de Estado em matéria de aplicação constitucional". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este Alberto não tem limites.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Alberto que solicite a adesão à OUA, por lá há gente como o Mugabe que o entende melhor do que os colonialistas do Contenente.»

MILITARES SÓ PODEM USAR AS ESPADAS EM CERIMÓNIAS

«A actual Lei das Armas pode dar prisão aos militares que usem as suas espadas e espadins sem ser no exercício de funções, as transportem na via pública ou tenham em casa.Em causa está a definição do que são armas brancas, a sua inclusão na chamada "classe A" das armas e o facto de a lei 5/2006 se referir às Forças Armadas como instituição e sem abranger os seus efectivos, na prática equiparando os militares aos civis. Como consequência, garantiram fontes militares ao DN, diversas viúvas já entregaram à PSP - "por medo" - as armas que os respectivos maridos tinham trazido de África, no fim das respectivas comissões na guerra colonial.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não deixa de ser curioso, podem usar armas não podem usar espadas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos militares que coloquem lâminas de madeira nas suas espadas.»

LINDO, O NOME DO TELEFONE DOS CTT

«Os Correios de Portugal - CTT vão lançar amanhã a sua oferta de telecomunicações móveis. O nome escolhido pretende "marcar a diferença" e ser associada a boa disposição. O serviço de telemóveis dos CTT vai chamar-se Phone-ix (foneticamente acaba por se ler 'fonix', uma palavra do calão português que é uma expressão de interjeição), que apesar de ser associado a um público mais jovem os CTT querem "vender" a todos os públicos. Potencialmente aos três milhões de clientes que mais visitam as estações e postos dos CTT. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Ainda bem que há 20 anos não se usavam telemóveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Luís Nazaré como chamaria ao telefone se tivesse que usar o calão dos seus tempos de juventude.»

PROSTITUTA LEILOA 27 HORAS DE SEXO EM FAVOR DE OBRAS DE CARIDADE

«María Carolina es la prostituta más famosa de su Chile natal. No en vano, ha organizado una subasta benéfica con su cuerpo como botín. Quien gane la puja tendrá derecho a 27 horas de sexo con ella y los fondos irán a parar a la mayor organización benéfica del país.» [20 Minutos]

SASHA LVOVSKIY

ZILVINAS VALEIKA

PAUL MIRCHUK

IGOR BOGUN

MARIA PETROVA

PFIZER

Advertising Agency: Cawley Nea \ TBWA, Dublin, Ireland
Creative Director: Alan Kelly
Art Director: Stephen Rogers
Copywriter: Greg McLoughlin
Photographer: Jonathan Minster

SIXT RENT-A-CAR

[2][3][4]

Advertising Agency: Jung von Matt/Elbe Werbeagentur GmbH, Germany
Creative Directors: Sascha Hanke, Timm Hanebeck
Art director: Patrik Hartmann
Graphic Designer: Kristian Joshi
Copywriter: Moritz Grub
Illustrator: Sven Bommes

DAKINO FILM FESTIVAL

[2][3][4]

Advertising Agency: McCann-Erickson Romania
Creative Directors: Adrian Botan, Alexandru Dumitrescu
Art Directors: Andrei Tripsa, Ionut Pascu
Copywriter: Catalin Dobre
Photographer: Carioca

quinta-feira, novembro 29, 2007

Estratégia manhosa do PSD na CM de Lisboa



Nesta semana o PSD apresentou a sua proposta de modelo de gestão das autarquias que assentava no pressuposto de que as autarquias deveriam funcionar independentemente de a sua gestão contar com uma maioria relativa. Propôs mesmo que os executivos camarários funcionassem como se fossem pequenos governos. Se a proposta era criticável os pressupostos fariam sentido, a experiência mostra que onde deveria haver diálogo em nome do interesse dos munícipes têm havido jogos de poder.

No caso particular do município de Lisboa o PSD, com o apoio do CDS, governou em maioria absoluta e o resultado foi o que se viu, um desastre total para a cidade e para as contas da autarquia.

A questão financeira de Lisboa é grave e a sua solução não é política, o que se espera é que o executivo consiga consolidar a dívida, transferindo dívidas de curto prazo para dívidas a médio e longo prazo, é o que tentaria fazer qualquer empresa em situação difícil. Ao mesmo tempo que transferia a dívida dos fornecedores para o sistema bancário o executivo camarário tornaria mais fácil a vida das empresas de Lisboa, é mais fácil a uma câmara negociar as suas dívidas do que forçar os seus fornecedores a negociar créditos com a banca para ocorrer às necessidades financeiras.

Só que o PSD não pensa nem nos munícipes, nem na cidade, nem nas empresas de Lisboa, ao asfixiar financeiramente a autarquia graças a uma maioria na Assembleia Municipal que manteve de forma manhosa e mal intencionada procura capitalizar em seu favor uma situação pela qual é o grande responsável. O que o PSD pretende é inviabilizar o governo de Lisboa mesmo que isso seja feito à custa da cidade, mesmo que isso penalize a qualidade dos serviços da autarquia, mesmo que isso possa levar à falência das suas empresas.

Isto não é fazer política autárquica, é praticar terrorismo eleitoralista, ainda por cima usando abusivamente uma maioria mantida de forma manhosa. Com esta actuação Luís Filipe Menezes só mostra que o PSD mudou para pior, que as suas propostas políticas não têm a credibilidade das propostas sérias, feitas a pensar no país. Os eleitores vão perceber uma situação que se vai virar contra o próprio Menezes, se numa autarquia em crise o PSD actua desta forma como fará em relação a um governo que não conte com uma maioria absoluta? Menezes está a dar um excelente argumento a Sócrates para renovar a sua maioria absoluta no parlamento.

Com a autarquia asfixiada financeiramente resta a António Costa demitir-se ou gerir a câmara num contexto de comissão administrativa, aguardando que o eleitorado reponha a verdade eleitoral na assembleia municipal, onde o PSD não representa os eleitores, para não referir que hoje a dimensão eleitoral de Carmona Rodrigues seria reduzida à sua dimensão humana.
Para esta direita vale tudo quando não está no poder.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Praça da Figueira, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Jorge Silva / Reuters]

«Rojos. Seguidores del presidente venezolano, Hugo Chávez, durante un mitin en Caracas en apoyo a sus reformas constitucionales, que se votarán en un referendo en próximo domingo.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

O treinador de bancada

Pedir a remodelação do governo, como fez ontem Menezes numa entrevista ao Rádio Clube Português, é uma velha estratégia dos partidos da oposição, quando lhes interessa que o governo não seja remodelado e receiam que tal venha a suceder pedem uma remodelação na esperança de o primeiro-ministro não lhes fazer a vontade. Foi uma estratégia bem sucedida, por exemplo, com Cavaco Silva.

O problema de Menezes está na falha de argumentos pois ao invocar que Sócrates deixou de ter mão no governo o lógico seria pedir a saída do primeiro-ministro e não a saída dos ministros. E porque razão Sócrates não tem mão nos ministros? Porque está ocupado com a presidência da União Europeia, ou seja, Menezes não hesitou em recolher ao truque sujo de aproveitar as presidências europeias, esqueceu a promessa do PSD de que não se iria aproveitar deste facto.

Só que Menezes tem azar, Sócrates tem estado mais presente na política portuguesa do que ele, que desde que chegou a líder do PSD mal se deixou ver, a não ser nas visitas para inglês ver que fez a Barroso e a Cavaco Silva. De resto o protagonismo no PSD tem sido entregue a Santana Lopes, Ângelo Correia e Ribau Esteves. A última vez que Menezes apareceu foi no início do debate do orçamento e para dizer que assumia o papel de treinador de bancada.

Este pedido de remodelação é mesmo mais próprio de um treinador de bancada do que um candidato sério a primeiro-ministro.

A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DO MILLENNIUM

O espectáculo triste que está a ser proporcionado pelo Millennium BCP desde há quase um ano é pouco digno de uma instituição financeira da sua dimensão e tem custos elevados para muitos dos seus accionistas, principalmente para os pequenos accionistas que nele investiram as suas poupanças e que nada têm que ver com os interesses que se movimentam à vista de todos. Graças a tudo ao que temos assistido há os que ganharam ou poderão ganhar milhões enquanto outros assistem impotentes à erosão do seu investimento.

Desde bocas a espectáculos televisivos, de tudo tem valido na guerra em torno do poder e do dinheiro do Millennium enquanto a CNVM assiste impávida e serena à instabilidade no sector financeiro português.

Não seria tempo de a CNVM pôr ordem na casa, pedindo aos vários intervenientes que actuem com maior ponderação?

RAMOS HORTA VAI PROPOR DURÃO BARROSO PARA PRÉMIO NOBEL DA PAZ

Só se for por nos ter deixao em paz desde que foi para Bruxelas...

PEÇA QUE FALTAVA NU PUZLE

«Hoje o PÚBLICO divulga mais um estudo promovido por uma associação empresarial sobre o novo aeroporto de Lisboa. A solução proposta é uma das que faltavam estudar: a manutenção de um aeroporto na Portela, em Lisboa, complementado com um segundo aeroporto construído com base numa das várias pistas militares existentes em redor de Lisboa. » [Público assinantes]

Parecer:

O editorialista do público está eufórico com mais um estudo encomendado por quem e a quem tinha uma opinião prévia sobre a localização do novo aeroporto. É pena que o Público se preocupe tão pouco com a independência e imparcialidade dos promotores destes estudos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE É PRECISO PARA SER PERSONA GRATA EM LISBOA

«Em português antigo, costumava dizer-se que ou há moralidade, ou comem todos. E imagino Robert Mugabe a perguntar-se porque é que em Lisboa só há moralidade para ele. Chegou Hugo Chávez, e Sócrates estendeu-lhe uma passadeira sorridente, Mário Soares foi admirá-lo, e houve até manif. de boas-vindas. Mugabe, nas vésperas da cimeira União Europeia-África, leva na cara com o voto de Luís Amado de que, apesar do convite oficial, era melhor não vir. E Soares, sempre pronto a abraçar o próximo anti-imperialista, não protesta; e a esquerda portuguesa, sempre tão vigilante contra discriminações, não se manifesta. O que tem Chávez que Mugabe não tem? O que é preciso para ser persona grata em Lisboa?» [Público assinantes]

Parecer:

A pergunta é de Rui Ramos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PCP COM PROBLEMAS EM SANTARÉM

«Seis dos sete presidentes de junta de freguesia do concelho de Santarém eleitos pela CDU mantêm-se solidários com a deputada e vereadora Luísa Mesquita, e alguns irão entregar os cartões de militantes do PCP, em protesto pela sua expulsão. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Não é nada que o PCP não esperasse.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

MADEIRA CONTINUA A BRINCAR COM A LEI DO ABORTO

«Depois de ter dito que "nunca" cumpriria a lei, alegando a sua inconstitucionalidade; de ter certificado que o incumprimento se devia a "falta de dinheiro" e que a situação só poderia ser ultrapassada se o governo central "desbloqueasse verbas"; e de ter afirmado que a lei estava afinal a ser cumprida na região - mesmo se nenhum dos hospitais locais está a agir segundo a nova lei -, o governo da Madeira vem agora garantir que dentro de um mês a situação estará regularizada.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O governo do Alberto não tem mais nada que fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deixem-nos brincar.»

ALEMANHA VAI TER CANAL FUNERÁRIO DE TV

«A televisão alemã vai estrear em 2008 o primeiro canal funerário do mundo, o Etos TV, que emitirá obituários e homenagens dos familiares ao ente falecido, mediante o pagamento de uma quantia que pode ir até aos dois mil euros. Por este valor, por exemplo, adianta o El Mundo, o familiar interessado em contratar os serviços da Etos TV pode solicitar uma telenecrologia de cerca de dois minutos, que passará dez vezes durante todo o dia.» [Diário de Notícias]

MAIS UMA BRINCADEIRA DE CHÁVEZ

«Diz o protocolo internacional que quando o líder de um país atravessa o espaço aéreo de outro deve avisar o Ministério dos Negócios Estrangeiros responsável, que estabelece assim as medidas de segurança apropriadas. O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, esqueceu o protocolo quando, a 20 deste mês, sobrevoou Espanha na sua viagem entre Paris e Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que Chávez precisa de mais um inimigo externo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É a estratégia habitual de todos os ditadores.»

MAIS UM ESTUDO PARA O NOVO AEROPORTO

«A construção de um aeroporto para companhias de baixo-custo ("low-cost") na base aérea do Montijo, a funcionar, já em 2010, em simultâneo com a Portela - para companhias de "bandeira" até ao esgotamento da sua capacidade - traria uma poupança de cerca de dois mil milhões de euros face à opção Ota, defende o estudo encomendado pela Associação Comercial do Porto (ACP) sobre a hipótese "Portela+1". Usando a Ota como referência, o estudo - a apresentar hoje - também analisa as opções Portela+Alcochete e construção faseada de Alcochete, como proposto pela Confederação da Indústria Portuguesa, mas ambas perdem para a alternativa do Montijo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por este andar até o Senhor Moreira, o merceeiro da minha rua, vai apresentar um estudo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Encomende-se um estudo ao senhor Moreira.»

COMPAREM OS PREÇOS

«O Guia de Preços - publicado na edição de Dezembro da revista Proteste - dá exemplos concretos de poupanças: Em Lisboa, o mesmo frigorífico da Whirlpool custa entre 1.340 euros e 2.500 euros, enquanto o brinquedo Terrordactyl vai dos 44,90 euros aos 94 euros e um Apple iPod dos 256,50 euros aos 282 euros. » [Portugal Diário]

Parecer:

O alerta é da DECO.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elabore-se uma lista negra com o nome dos comerciantes vigaristas.»

JERÓNIMO TENTOU "COMPRAR" LUÍSA MESQUITA

«O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, diz que tudo foi feito para que a saída da deputada Luísa Mesquita da bancada parlamentar do seu partido acontecesse de forma cordial e que até lhe foi oferecida uma «subvenção vitalícia».

Numa declaração feita aos jornalistas, na Assembleia da República, o dirigente comunista, exibiu o documento de compromisso assinado por Luísa Mesquita e por si, que contempla a disponibilidade total relativamente ao partido por parte dos deputados do PCP, e que diz ter sido «rasgado» pela parlamentar. » [Portugal Diário]

Parecer:

Uma vergonha e o mais grave é a ingenuidade de Jerónimo ao dizê-lo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Jerónimo que nem todos os princípios têm preço.»

CTT LANÇA PRIMEIRO SELO DE CORTIÇA

«Os CTT lançaram hoje o primeiro selo de cortiça do mundo na Assembleia da República, numa edição única de 230.000 exemplares que está «praticamente esgotada», noticia a Lusa.

«É um selo muito bonito, que homenageia em simultâneo quer a cortiça quer o sobreiro e o papel que o montado tem representado para fins ambientais em Portugal», destacou o presidente dos CTT, Luís Nazaré, no final da cerimónia de lançamento. » [Portugal Diário]

Parecer:

Aposto que a primeira carta foi do Américo Amorim.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se.»

TRIBUNAL DECIDE A FAVOR DE UM FUNCIONÁRIO COLOCADO NOS DISPONÍVEIS

«Pela primeira vez, uma decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa deu razão a um funcionário público que requereu a adopção de uma providência cautelar para suspender a sua colocação no regime de mobilidade especial, tendo sido reintegrado no serviço, embora sem atribuição de funções. No entanto, em três outros casos, resolvidos na mesma semana e pela mesma instância, a decisão foi exactamente a oposta.Todos estes processos são relativos a funcionários da Direcção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural representados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap). Dois deles, cujo conteúdo foi dado a conhecer ao PÚBLICO, são em tudo semelhantes, mas a decisão, tomada no espaço de dois dias por juízes diferentes, aponta em sentidos contrários.» [Público]

Parecer:

O mais preocupante é a disparidade de critérios entre juízes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CHÁVEZ: AGORA É A CNN

«O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira que estuda a possibilidade de processar o canal americano CNN em espanhol por "incitação ao magnicídio" (assassinato de pessoa eminente) por causa de um vídeo exibido em um telejornal da emissora na terça-feira.

O telejornal mostrou uma imagem de Chávez ao lado do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe (com quem o venezuelano mantém uma crise diplomática), e uma legenda abaixo da imagem do presidente da Venezuela que dizia: "Quem o matou?"» [BBC Brasil]

MORREU DEVIDO À EXPLOSÃO DA BATERIA DO TELEMÓVEL

«Un hombre de 33 años fue encontrado este miércoles muerto, al parecer por la explosión de la batería de su móvil, en el primer caso de este tipo ocurrido en Corea del Sur, informó la policía a la agencia surcoreana Yonhap (inglés).

El hombre, al que la policía identificó únicamente por su nombre, Sur, fue encontrado muerto por sus compañeros de trabajo en una cantera de la provincia de Chungcheong del Norte, donde trabajaba como operario. » [20 Minutos]

ONU ADVERTE QUE TEMOS 10 ANOS PARA SALVAR O PLANETA

«Si la comunidad internacional no llega a un acuerdo para recortar a la mitad las emisiones de dióxido de carbono en la próxima generación, el cambio climático probablemente causará reveses económicos y humanos a gran escala y catástrofes ecológicas irreversibles, según un informe de la ONU presentado el martes.

El Informe sobre Desarrollo Humano del Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD) es una de las advertencias más contundentes realizadas hasta ahora sobre el impacto duradero del cambio climático en los niveles de vida y un fuerte llamamiento a la acción colectiva.» [20 Minutos]

PROVEDORIA RECUOU NAS CRÍTICAS À DGCI

«O Ministério das Finanças garante que a Provedoria de Justiça reviu a sua posição em relação a uma das críticas apresentadas na auditoria à Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) divulgada na semana passada e onde eram denunciados vários abusos da administração fiscal. Em causa está a acusação de que a DGCI efectuava compensações de dívidas fiscais dos contribuintes com reembolsos de impostos a que estes tinham direito ainda durante o período de pagamento voluntário das dívidas ou, já depois de aberto um processo de execução fiscal, sem ter decorrido o prazo de defesa do contribuinte.» [Público assinantes]

Parecer:

Digamos que seria bom que a Provedoria ouvisse todas as partes antes de embandeirar em arco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão ao Provedor de Justiça.»

O ADEUS DO 'MEMÓRIAS DO CÁRCERE'

Deixo aqui um vídeo pescado no seu 'Memórias do Cárcere' para o Zé Prisas onde quer que ele esteja, que seja livre no meio da liberdade dos que o rodeiam.

ROUBADO AO 'CARTUNES E BONECOS'


SUGESTÃO DE VISITA: 'ALDRABAS, BATENTES E FECHDURAS!'

Um blogue exclusivamente dedicado a imagens destes acessórios.


O SENHOR LUÍS DA 'BARBEARIA' FICOU IRRITADO COM O SENHOR COSTA

O que prova que o senhor Luís não tem medo de usar a máquina zero com os do seu próprio partido, ao contrário de alguns boys de pacotilha que se pudessem até penteavam os pêlos púbicos aos chefes:

«António Costa e o Zé falam da derrota que sofreram na AML quanto à sua pretensão de aumentarem o IMI dos lisboetas evocando razões de justiça fiscal.

Era realmente o que nos faltava, que agora os autarcas surgissem também com pretensões de justiceiros fiscais. O que deveriam fazer era tentar compensar os seus munícipes da carga fiscal e tratar de gerir a cidade com os muitos recursos que lhes advém das escandalosas tributações feitas aos lisboetas, tanto em sede de impostos e taxas cujas receitas a artarquia recebe do OE, como nas outras cobradas silenciosamente nas contas de água, electricidade, telecomunicações, etc. e deixassem as questões de fisco e de justiça fiscal para quem tem por dever fazer a arrecadação das receitas.»

A MINHA "VELHA" AMIGA 'BLOGOTINHA' PUXOU DOS GALÕES DE PROFESSORA

E tirou a grande dúvida colocada pelo professor Cavaco Silva:

Maybe Fuck... that's what we need!

É caso para dizer embrulha!

CYRIL NOVOSARTOV

DAVID MUSHAILOV

YURI MARCH

DIMA CHATROV

LESZEK KOWALSKI

AVIÕES ACIDENTADOS [Imagens]

PETER NALICHT: FICOU FAMOSO NO YOUTUBE RUSSO

VEET

[2][3]

Advertising Agency: EURO RSCG, Delhi, India
Creative Directors: Satbir Singh, Mani Jayram
Art Director / Illustrator: Prashant Sharma
Copywriter: Ajay Saini

PARK LANE

[2][3]

Advertising Agency: Extreme Group, Halifax, Canada
Creative Directors: Shawn King, Anthony Taaffe
Art Director: James Rothenburg
Copywriter: Jason Thomas

VOLKSWAGEN

Advertising Agency: D&M Brasil, Brazil
Art Director / Illustrator: Frederico Vasconcellos de Oliveira
Copywriter: Paulo Lima
Photographer: Antonio Pedro