sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Porque aumentaram os preços dos produtos agrícolas?


Anda por aí alguma confusão desde que a comunicação social deu conta do aumento das cotações no mercado de futuros das bolsas de mercadorias, levando as panificadoras a sugerir de forma oportunista a intenção de aumentar o peço do pão em 50%. Sejamos honestos, se as panificadoras precisassem de aumentar o preço do pão em tal percentagem para fazer corresponder o preço aos custos há muito que teriam ido à falência. O peso do preço dos cereais no preço do pão situa-se nos 5% e, como se sabe, nenhum dos outros factores de produção (mão-de-obra, energia, fermentos e água) teve aumentos de custos dessa ordem.

Todavia, seguindo a linha de raciocínio de Belmiro de Azevedo os panificadores têm alguma razão, se a banca repercute integralmente o aumento dos custos e ainda consegue aumentar os lucros porque deverão as outras empresas suportar prejuízos? Só que Belmiro se esqueceu de dizer que as sus empresas de distribuição e de telecomunicações fazem o mesmo que a banca.

É verdade que os preços agrícolas subiram e é muito provável que ainda continuem a subir, contrariando as previsões que a generalidade das instituições fizeram em 2007, designadamente, a OCDE e a FAO. O preço da generalidade dos preços dos produtos alimentares, principalmente das carnes e dos produtos lácteos irão ainda aumentar de forma significativa. Porquê?

O recente aumento dos preços dos produtos agrícolas resultou da combinação dos seguintes factores:

  • Redução da produção de alguns grandes produtores de cereais devido a causa climáticas, com destaque para a situação de seca que atingiu a Austrália.
  • Aumento do consumo, principalmente de lácteos e carnes, nas economias emergentes (China, Rússia, Brasil Índia e outros países).
  • Aumento da procura de cereais para a produção de biocombustível.

À conjuntura do mercado mundial temos de acrescentar a redução dos excedentes comunitários e a eliminação dos mecanismos de intervenção resultantes da reforma da Política Agrícola Comum. A economia comunitária está agora mais exposta às oscilações de preços do mercado mundial, situação que no passado não sucederia.

A situação actual do mercado mundial de produtos agrícolas é de quase inexistência de stocks e de aumento da procura de produtos alimentares, o que significa que qualquer notícia que aponte para um aumento da procura ou uma redução da oferta desencadeia um aumento dos preços. Não admira, portanto, que os contratos de futuros do trigo nas bolsas de Chicago ou de Paris estejam a ser feitos em alta, ainda que seja muito cedo par prever as produções de cereais no hemisfério norte já que as colheitas apenas ocorrerão no Verão, não havendo registo de qualquer redução da área cultivada.

A médio e longo prazo as previsões da OCDE_FAO apontam para uma redução dos preços ainda que na próxima década se situem muito acima da média registada na última década., no caso da carne de aves de capoeira esses preços serão mesmo substancialmente superiores e em sectores como os lácteos e a carne de bovino a redução não será muito substancial.

Todavia, são muitos os factores de incerteza já que se a procura tenderá a crescer a oferta é relativamente rígida. Daqui resultam riscos políticos elevados, se em Portugal o aumento dos preços pode desencadear uma situação de crise social e política, já que com o desemprego em alta aumentos significativos de preços levarão muitos portugueses a passar fome, essa realidade pode ser bem mais grave em países pobres, até porque com os stocks alimentares dos países desenvolvidos em baixa dificilmente há capacidade de resposta para uma crise com recurso à ajuda alimentar.

O ministro da Agricultura te razão ao dizer que os portugueses têm de se habituar a pagar os produtos agrícolas pelo que custam, só é pena que isso nunca tenha sucedido na Europa onde a PAC aumentou artificialmente os preços obrigando os europeus a pagar muito mais pelos produtos alimentares do que qualquer outro povo. A pagar caro e ainda por cima a suportar os impostos que financiavam uma PAC que absorvia mais de 40% do orçamento comunitário.

Infelizmente não posso estar tão tranquilo como o ministro da Agricultura, a situação do mercado agro-alimentar é demasiado grave e complexa para que apenas mereça um breve comentário depois da insistência dos jornalistas, é muito mais importante do que a preocupação de Paulo Portas com a cor dos dentes, diria mesmo que em mtéria de alimentaçõ os dentes de Paulo Portas são os que menos me preocupam.

Seria bom que o ministro da Agricultura se preocupasse mais com a cor da fome dos portugueses com a cor dos dentes de Paulo Portas, até porque ele sabe mais de política agrícola do que de medicina dentária. Seria também bom que não se esquecesse que a gricultura tem uma importância que vai par além da economia e dos mercados, é necessário assegurar a alimentação dos portugueses e com os preços a subirem, os rendimentos dos mais pobres a minguar e o desemprego em alta esta deveria ser uma preocupação prioritária do ministro.

O ministro sabe muito bem que um cenário de fome em Portugal não é nada inédito, sabe que há poucos anos atrás a Comunidade teve que enviar mais de 300.000 toneladas de trigo para Portugal para acorrer às consequências dramáticas de uma seca. Sabe também que os pensionistas, os desempregados, os que vivem do rendimento mínimo e os muitos que ganham o salário mínimo ou pouco mais dificilmente suportarão mais aumentos de preços dos produtos alimentares e que um cenário de forte subida dos preços dos lácteos e das carnes é muito provável.

Há mais agricultura para além dos corredores governamentais, das ajudas comunitárias e das reestuturações do ministério da Agricultura.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Frescos do tecto de igreja da Baixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[AP Photo / Rick Bowmer]

«Obama al contraste. El legislador y líder de los derechos civiles, John Lewis, retiró su apoyo a la candidatura presidencial demócrata de Hillary Clinton y manifestó que ahora respalda al senador Barack Obama.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Negociantes da desgraça

É um fenómeno tipicamente português, quando há incêndios aparecem os madeireiros para negociar mdeira, quando há uma cheia aparece o Arq. Gonçalves Ribeiro Teles, quando há um tsunami aparecem os meteorologistas e quando se pensa que a ministra da Educação podo estar à beira de uma crise de nervos lá apareceu a ex-secretária de Estado Ana Benavente colher os frutos.

O problema é que muitos destes especialistas e negociantes da desgraça alheia só aparecem depois da desgraça ter acontecido, onde esteve Ana Benavente quando logo nos primeiros tempos do governo foi desenhada a actual política de educação? Provavelmente estava no mesmo sítio que Manuel Alegre antes de terem havido manifestações contra o ex-ministro da Saúde.

5% DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS VÃO LEVAR ALCAGOITAS COMO PRÉMIO

A única coisa que tenho a dizer desta medida é que roça o humilhante, da parte que e toca devo dizer que não estou minimamente interessado em saber quantas alcagoitas vai o governo dar aos funcionários exemplares.

UM GOVERNO PENDURADO POR ARAMES

Sócrates tem feito tantas asneiras, os seus ministros dizem tantos disparates, que as suas expectativas eleitorais só sobrevivem graças ao facto de o líder do PSD se chamar Luís Filipe Menezes. Se o PSD avançar para um líder e um programa credível Sócrates terá poucas probabilidades de sobreviver às próximas legislativas

O ambiente criado pelo governo leva a que em Portugal começa a haver a ideia de que tirando os membros do governo, os dirigentes do Estado com filiação no PS, Cavaco Silva e a sua Casa Civil, os empresários que costumam viajar com Sócrates, e os que aderiram às Novas Oportunidades, somos todos uns malandros.

POBRES MAS LAVADINHOS

No programa quadratura do círculo os três comentadores manifestaram-se horrorizados porque o ministro da Agricultura se dirigiu a Paulo Portas usando o seu tipo de linguagem, depois de o líder do CDS lhe ter chamado "caloteiro". Quanto ao que disse Lobo Xavier não tenho nada a dizer, aliás, a não ser quando concorda com Pacheco Pereira raramente as suas intervenções merecem qualquer reflexão. Pacheco Pereira defendeu aquela que é a sua postura na política. Mas a reacção ais estranha foi a de Jorge Coelho que pareceu estar tão indignado que começou por se recusar a comentar tão mau comportamento.

Jorge Coelho esqueceu-se de quando era ministro de Guterres e assumia o papel de "cão de guarda" do primeiro-ministro, chegando a ameaçar da forma delicada com que falava de política, que quem se mete com o PS leva". Para quem falava nestes termos vir agora armado em menina ofendida é um exagero. Mas compreende-se, Jaime Silva não deve ter tido a sua bênção para o cargo, aliás, toda a gente sabe que o aparelho do PS não se perde de amores por quem não é um deles.

É curioso como uma classe política incompetente e onde não faltam corruptos não perde a oportunidade para nos dizer que se deve saber comer à mesa. Pobres mas lavadinhos!

O DEBATE SOBE O FUTURO DA RTP E O DESASTRADO DR. MENEZES

«Ora quando as coisas se encontravam neste estado e se começavam a levantar vozes contra a manutenção do statu quo - e destaque-se a coragem e frontalidade com que tem falado, sobre estes temas Francisco Balsemão -, eis que surge Luís Filipe Menezes a colocar a discussão de forma tão desastrada e impreparada que se arrisca a estragar qualquer debate construtivo.

Na verdade, faz sentido discutir se a RTP deve continuar a concorrer pela captação de receitas publicitárias escassas, até porque a BBC não tem publicidade e, em França, os canais públicos podem deixar de tê-la no horário nobre. O tema não é esotérico. O que é esotérico é dizer que o que aí se perder pode ser compensado pelo Orçamento do Estado, cortando uns quilometrozitos de auto-estrada. » [Público assinantes]

Parecer:

Tirado do editorial do Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ESTRATÉGIA DAS MEDIDAS FÁCEIS

«O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, defendeu esta quinta-feira importantes alterações no sector da Saúde, nomeadamente que não possa acumular-se o exercício da Medicina nos sectores público e privado, um princípio que, subscreve, deve ser aplicado progressivamente, a prazo.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Esta da separação entre público e privado é tão antiga como "fazer de cócoras", de um líder partidário que fala em mudar a Saúde e que até é médico espera-se muito mais do que banalidades.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se a propostas de Menezes.»

MORAIS SARMENTO PASSA-SE PARA OS CRÍTICOS DE MENEZES

«A entrevista de Luís Filipe Menezes à SIC Notícias, emitida em directo na terça-feira à noite, fez com que Nuno Morais Sarmento se juntasse aos críticos assumidos da actual liderança do PSD. O antigo ministro da Presidência dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes afirmou ontem à TSF que Menezes "tarda em apresentar o seu projecto, as suas iniciativas políticas". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Luís Filipe Menezes é cada vez mais um zombie apoiado por Santana Lopes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Menezes que volte a Gaia.»

AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA VAI AVALIAR DECLARAÇÕES DO HOMEM DO PÃO

«A Autoridade da Concorrência (AdC) vai investigar o anunciado aumento de 50% no preço do pão. A "Autoridade vai analisar as declarações do presidente de uma associação do sector e averiguar se elas configuram alguma violação à Lei da Concorrência", disse fonte oficial da instituição ao DN. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Sejamos sérios, a intervenção do representante dos panificadores é mais do domínio da sanidade mental do que da lei da concorrência. Relacionar a produção de trigo com os incêndios, confundindo com o que se passou na Austrália, não lembrava ao diabo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a AdC que perca tempo com coisas mais importantes.»

QUEM AUDITA A DECO?

«Os CTT anunciaram que vão processar judicialmente a Deco/Proteste por difamação. O estudo divulgado sobre o atendimento nos Correios de Portugal mostra "indícios de má-fé" e foi apresentado com "intuitos difamatórios", disse o director de comunicação da empresa, que, dada a incredulidade com as conclusões do estudo, aproveita para fazer um desafio à Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor: "Abram as vossas portas para uma auditoria."» [Diário de Notícias]

Parecer:

A sugestão dos CTT à DECO para que abra as portas a uma auditoria faz todos os sentidos. Esta associação que representa apenas os seus poucos associados farta-se de fazer inquéritos, análises e estudos sem que se saiba a que métodos de análise e de estudo obedece. As análises e os estudos de auditoria são coisas sérias e sujeitas a normas pelo que o CTT, como todos os que são atingidos pela DECO, têm o direito de avaliar a qualidade e rigor das conclusões da DECO.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à DECO que designe uma entidade independente para avaliar a qualidade das conclusões a que chega.»

QUINZE A ZERO DIZIA VALENTIM LOUREIRO

«Valentim Loureiro, João Loureiro, Jacinto Paixão, árbitro, José Alves e João Pinto Correia, ambos observadores de árbitros vão a julgamento no processo Boavista/Estrela de Amadora. O processo foi arquivado em relação ao vogal da Comissão de Arbitragem da Liga, Júlio Mouco.

De acordo com informações recolhidas pelo PortugalDiário, a decisão de levar os arguidos a julgamento foi tomada esta quinta-feira pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto.» [Portugal Diário]

Parecer:

Antes de concluído o debate instrutório Valentim Loureiro assegurava que ganhar por quinze a zero, afinal tem que ir à segunda mão se não quiser ser eliminado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo julgamento.»

RECUO MAL EXPLICADO NA PJ DO PORTO

«O director da Polícia Judiciária diz “compreender” as razões que levaram Almeida Pereira a não aceitar chefiar a directoria do Porto, depois de num primeiro momento ter aceitado o convite, mas a oposição mostra-se preocupada com as consequências que este episódio poderá ter para a imagem da instituição.

O magistrado do Ministério Público justificou o recuo com “as calúnias, infâmias e vilipêndios de proveniência nunca assumida” de que diz ter sido alvo desde que foi conhecida a sua nomeação para o cargo de director nacional adjunto da PJ, no sábado passado. » [Público]

Parecer:

Se a razão para o recuo são as calúnias não se entende porque razão algumas horas antes o magistrado assegurava que tinha aceite o cargo, já que as ditas calúnias não se fizeram no intervalo de tempo entre as duas intervenções.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao magistrado porque recuou ou se foi convidado a ser ele a não aceitar o cargo.»

GOOGLE LANÇA SERVIÇO PARA CRIAR PÁGINAS WEB

«Google ha añadido un nuevo servicio a su paquete de aplicaciones online Google Apps. Se trata de un sistema para crear páginas web y compartirlas con grupos reducidos de personas o con todos los internautas, basado en el software de JotSpot, una compañía adquirida por el buscador hace más de un año.Cualquier internauta puede abrir una cuenta en Google Sites, nombre del servicio, y crear una página web en unos cuantos clics, sin necesidad de descargar ningún software y con la facilidad de uso que caracteriza a los servicios del buscador.» [20 Minutos]

PEDRITO DO BIÉ (15 ANOS)

ROMANI KADARIA

BRU

THOMAS DOERING

ANDREI SAVOSTEEV

CARBONKID

VIDA DIFÍCIL

PREÇOS NA ARGENTINA

FORMAÇÃO DA POLÍCIA ROMENA

NELONEN

[2][3]

SEMORIN

[2][3]

COCA-COLA ZERO

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Ói Pedro, vamos dar um xuto de vodka?


Depois das últimas investidas de Luís Filipe Menezes confesso que sinto umas estranhas saudades de Pedro Santana Lopes, até lhe desculpo o estranho negócio do Casino Lisboa. A gota de água foi ter visto Menezes criar uma nova unidade monetária para a gestão das contas públicas, o quilómetro de auto-estrada.

Depois das últimas investidas de Luís Filipe Menezes confesso que sinto umas estranhas saudades de Pedro Santana Lopes, até lhe desculpo o estranho negócio do Casino Lisboa. A gota de água foi ter visto Menezes criar uma nova unidade monetária para a gestão das contas públicas, o quilómetro de auto-estrada.

Esquecido da demolição do Estado em três meses e de todo o programa para governar Portugal e arredores que apresentou no congresso Luís Filipe Menezes decidiu transformar-se num político retalhista ambulante, que anda de um lado para o outro a vender o seu apoio político. Num dia vai à televisão de Balsemão prometer que acaba com a publicidade na RTP, o que cairia que nem ginjas nas contas do “number one” do PSD, agora que a estação pública parece ter ocupado o segundo lugar. No dia seguinte vende a alma ao diabo e vai reunir com a Fenprf manifestar o seu apoio à luta, não me admirando que num destes dia se ofereça a Jerónimo de Sousa para estar presente nas reuniões do CC do PCP com o estatuto de observador.

Na entrevista à SIC Notícias foi evidente que a ideia de acabar com a publicidade na RTP foi uma grande ideia que lhe ocorreu, talvez para conquistar a simpatia da jornalista que viu nele um inesperado “abono de família”. A SIC aproveitou a brilhante ideia e passou o dia a discutir a proposta inesperada, o fim da publicidade só não foi analisado pelos comentadores do jogo Sporting-Estrela da Amadora e pelos artistas dos spots publicitários.

Mas mais grave do que a proposta avulso, como lhe chamou Morais Sarmento, foi dizer que sabia quanto custava a medida para pouco depois quantificar dizendo que custava “quilómetros de auto-estrada”, só não explicou se da de Évora ou da do Norte pois tiveram custos bem diferentes.

Esperemos agora que Menezes seja consequente e normalize a sua nova moeda, com tanta gente zangada pelo Euro já estou a ver Menezes chegar a primeiro-ministro e decidir-se pela saída da moeda comunitária determinado a cotação cambial da nossa nova moeda, o quilómetro de auto-estrada.

Esquecido da demolição do Estado em três meses e de todo o programa para governar Portugal e arredores que apresentou no congresso Luís Filipe Menezes decidiu transformar-se num político retalhista ambulante, que anda de um lado para o outro a vender o seu apoio político. Num dia vai à televisão de Balsemão prometer que acaba com a publicidade na RTP, o que cairia que nem ginjas nas contas do “number one” do PSD, agora que a estação pública parece ter ocupado o segundo lugar. No dia seguinte vende a alma ao diabo e vai reunir com a Fenprf manifestar o seu apoio à luta, não me admirando que num destes dia se ofereça a Jerónimo de Sousa para estar presente nas reuniões do CC do PCP com o estatuto de observador.

Na entrevista à SIC Notícias foi evidente que a ideia de acabar com a publicidade na RTP foi uma grande ideia que lhe ocorreu, talvez para conquistar a simpatia da jornalista que viu nele um inesperado “abono de família”. A SIC aproveitou a brilhante ideia e passou o dia a discutir a proposta inesperada, o fim da publicidade só não foi analisado pelos comentadores do jogo Sporting-Estrela da Amadora e pelos artistas dos spots publicitários.

Mas mais grave do que a proposta avulso, como lhe chamou Morais Sarmento, foi dizer que sabia quanto custava a medida para pouco depois quantificar dizendo que custava “quilómetros de auto-estrada”, só não explicou se da de Évora ou da do Norte pois tiveram custos bem diferentes.

Esperemos agora que Menezes seja consequente e normalize a sua nova moeda, com tanta gente zangada pelo Euro já estou a ver Menezes chegar a primeiro-ministro e decidir-se pela saída da moeda comunitária determinado a cotação cambial da nossa nova moeda, o quilómetro de auto-estrada.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Aldraba, Baixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[ANDY RAIN / EFE]

«Protesta de altura. Ésta es una de los cinco ecologistas que lograron burlar las fuertes medidas de seguridad en el Parlamento británico en Londres y llegaron hasta el tejado del edificio para protestar por la expansión del aeropuerto de Heathrow.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Luís Filipe Menezes prossegue na modernização do PSD e tomou a decisão inédita de criar um sindicato dos trabalhadores do PSD (STPSD/PPD) onde todos os funcionários do partido se deverão inscrever e a que ele preside por inerência por ser o assalariado número um do partido. O Jumento sabe que Luís Filipe Menezes aproveitou a reunião com a FENPROF para meter uma cunha ao militante comunista que dirige esta estrutura sindical para meter uma cunha a Jerónimo de Sousa para facilitar a filiação do novo sindicato na CGTP-Intersindical.

O presidente da FENPROF garantiu a Luís Filipe Menezes que iria apadrinhar a adesão do novo sindicato à CGTP e aproveitou a ocasião para convidá-lo para estar ao seu lado à cabeça da próxima manifestação, apenas com a condição de não aproveitar para dar entrevistas à televisão pois o único dirigente partidário aceite como representante dos trabalhadores é Jerónimo de Sousa. Menezes aproveitou ainda para dar o número do seu telemóvel pois está interessado em participar nas manifestações espontâneas que venham a ocorrer.

JUMENTO DO DIA

O galo da Índia

Ao ver Paulo Portas a ameaçar o ministro da Agricultura com um processo judicial, ele que voltou à liderança do PSD quando as coisas aqueceram e que beneficia da imunidade parlamentar, fiquei cm a impressão de que estava a ver um galo da Índia. Portas que anda em busca de causas perdidas para ganhar mediatismo lembrou-se de chamar caloteiro a Jaime Silva, um ministro que não precisa de emprego em Portugal nem fez carreira política, teve azar, levou o ministro a dizer-lhe o que muitos portugueses pensam e também gostariam de lhe dizer.

UNS QUILÓMETROS DE AUTO-ESTRADA PAGAM TUDO

Talvez aconselhado pelo senhor Vaz o líder do PSD foi à SIC dar uma entrevista e aproveitou para piscar o olho a Pinto Balsemão prometendo que no seu governo (que felizmente nunca chegará a existir) acabaria com a publicidade na RTP, a mesma RTP que há pouco tempo foi reestruturada por um governo do seu partido.

Questionado pela jornalista sobre quanto custaria essa amabilidade social-democrata Luís Filipe Menezes assegurou que sabia qual o montante, face à insistência da jornalista respondeu com uma nova unidade de conta orçamental, custaria uns quilómetros de auto-estrada. Agora já sabemos como Menezes faz contas, um hospital custa 50 quilómetros de auto-estrada, o défice orçamental é de 200 quilómetros de auto-estrada e de aí em diante. Quase digo que os quilómetros de auto-estrada desde Carnaxide até Gaia resolveriam uma boa parte dos problemas do país, muitos mais do que aqueles que Menezes resolveria.

Mas a falta de noção do ridículo de Menezes não se ficou pela quilometragem financeira, chegou ao ponto de afirmar que foi o PSD que forçou o PS a ratificar o Tratado pela vi parlamentar. Sem comentários.

O OPORTUNISMO DAS PANIFICADORAS

Talvez seja compreensível que o preço do pão tenha que aumentarem função do aumento dos custos de produção, mas aproveitar o aumento do preço dos cereais para justificar um aumento de 50% do preço é um golpe oportunista. Mesmo que o dirigente da associação do sector garanta que o peso do preço dos cereais no preço do pão se situa na ordem dos 50% a verdade é que não é assim, esse peso não vai além dos 5%. Tentar atribuir as culpas à quebra da produção ou aos incêndios é quase ridículo.

O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DEVIA TER DADO AULAS

Este é um argumento brilhante que se vai ouvindo de vez em quando como se ser ministro da educação devesse ser o prolongamento da carreira de professor, uma lógica que se encaixa na chamada gestão "democrática" da escola. Neste capítulo Sócrates tem alguma culpa pois quando decidiu substituir o ministro da Saúde socorreu-se de uma médica para acalmar a contestação entre o trabalhadores do sector

IMBRÓGLIO JURÍDICO

«No entanto, os especialistas dividem-se nesta questão. O antigo juiz do Tribunal Constitucional, Guilherme da Fonseca, defende que a partir da quinta sentença favorável, as sentenças assumem força de lei, pelo que agora "qualquer interessado, numa mesma situação dentro do mesmo regime, pode requerer à administração que lhe sejam estendidos os efeitos das sentenças, e a administração tem de cumprir o julgado". Também Hugo Correia, especialista em direito administrativo, afirma que uma sentença de um Tribunal Central Administrativo é, em princípio, definitiva, já que só existem duas possibilidades de recurso excepcionais, o que vai ao encontro das expectativas da Fenprof. Já o professor de direito administrativo Cláudio Monteiro discorda destas visões e considera que decisões de tribunais comuns não podem gerar jurisprudência, ainda para mais quando há divisão de decisões judiciais em relação às duas partes. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Confesso que não entendo porque razão só os acórdãos favoráveis aos professores é que fazem jurisprudência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver o resultado desta batalha jurídica.»

DECO DIZ QUE ATENDIMENTO DOS CTT É PIOR

«Quando entra numa estação de correios, o mais certo é que venha a esperar dez minutos até ser atendido. Foi esta a conclusão do estudo da Deco Proteste, que visitou 300 estações dos CTT e deu nota negativa a todas. O atendimento está mais lento do que há 11 anos, quando foi feito o primeiro estudo, e a qualidade piorou. Contudo, para fonte oficial dos CTT, estas conclusões não espelham a realidade do funcionamento da empresa apurada por outros estudos nem representam a relação que os portugueses têm com os correios, diz. O estudo da Deco é "sensacionalista", acrescenta, porque analisa apenas algumas das muitas situações apresentadas pelos clientes, e "imperfeito em termos metodológicos".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Confesso que ainda não percebi muito bem o que é e quem representa a DECO, mas convenhamos que em 300 estações dos CTT não terem encontrado uma é um pequeno exagero. Nem uma?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à DECO se alguma entidade exterior avaliou ou acompanhou o seu estudo.»

MAS QUE GRANDE ALÍVIO

«Em declarações ao CM, Assis Ferreira considerou que, face à polémica em torno do processo, se “congratula com a decisão e espera, agora, que “a verdade fique demonstrada”. Ou seja, no seu entender, “a verdade da Estoril-Sol”, dado que todas as declarações públicas dos seus interlocutores políticos nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes confirmaram as suas palavras. Facto que regista com “satisfação”, assinalando, contudo, “danos morais” provocados à imagem da Estoril-Sol. Apesar disso, “o Casino Lisboa é uma unidade de sucesso”, concluiu. Ou seja, não foi prejudicado do ponto de vista financeiro.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Cá por mim sinto-me mais aliviado por não ter que andar às voltas com a Justiça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor se quer ir a julgamento para se sentir ainda mais aliviado.»

BE PREOCUPADO COM A QUALIDADE DE PRESERVATIVOS DISTRIBUÍDOS GRATUITAMENTE

«Milhares de preservativos de má qualidade foram distribuídos em Novembro do ano passado em zonas de prostituição em Lisboa, pondo em causa o combate ao vírus da Sida, avançou o Rádio Clube.

«Contactámos várias entidades que fazem distribuição de preservativos nas ruas de Lisboa, que foram confrontadas pelas próprias pessoas a quem foram distribuídos com o facto de se tratar de uma marca diferente e sem qualidade», explicou o deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro quando questionado pela Lusa esta quarta-feira. » [Portugal Diário]

Parecer:

Será que os experimentaram?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã se foi ele que testou os preservativos.»

MORAIS SARMENTO DIZ QUE PROPOSTA DE MENEZES FOI AVULSA

«Nuno Morais Sarmento considera a proposta de retirar a publicidade na RTP, avançada pelo líder do PSD, Luís Filipe Menezes, como "avulsa" e "não reflectida", criticando o dirigente social-democrata por tardar em apresentar iniciativas políticas.» [Público]

Parecer:

Avulsa mas não ingénua, deve ter sido o senhor Vaz a fazer a sugestão na esperança de conquistar o apoio da SIC e da TVI para Menezes

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Balsemão quanto está disposto a "pagar" pelo frete de Menezes.»

SANTANA ANDOU A NEGOCIAR COM A ESTORIL SOL ANTES DE SER PRIMEIRO-MINISTRO

«As conversações entre Santana Lopes e a Estoril-Sol relativas às condições de instalação do Casino de Lisboa no Parque das Nações foram mantidas antes de este assumir o cargo de primeiro-ministro, de acordo com uma carta enviada pela Estoril-Sol ao Governo, em Julho de 2004.

O documento, consultado pelo PÚBLICO, revela que, quando era ainda presidente da Câmara de Lisboa, Santana Lopes foi um interlocutor do administrador da Estoril-Sol, Mário Assis Ferreira, tendo tomado conhecimento das suas pretensões - e concordado com elas - antes mesmo de o então secretário de Estado do Turismo, Luís Correia da Silva, que oficialmente tutelava o processo, assumir uma posição definitiva.A carta foi enviada a 5 de Julho de 2004, depois de a Estoril-Sol ter sido informada, através de um parecer da Inspecção-Geral de Jogos (IGJ) e de um despacho assinado por Luís Correia da Silva, de que as instalações do novo casino em Lisboa, a ser entregue à concessionária da zona do Estoril, reverteriam para o Estado, nos termos da Lei de Jogo então em vigor.» [Público assinantes]

Parecer:

Nada me surpreende neste Santana, na hora de resolver problemas é muito voluntarioso...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana o que tinha a ver com o assunto.»

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FOI OBRIGADO A FECHAR BLOGUE

«Um professor da Universidade do Minho (UM) foi obrigado a encerrar o seu blogue e o seu canal de vídeos na Internet, sob o argumento de que o conteúdo era "desprestigiante" para a universidade.

Em causa está a actividade do docente Daniel Luís, autor dos blogues dissidências e dissidênciastv (http://sol.sapo.pt/blogs/dissidencias), onde eram colocados os textos e vídeos com sátiras e críticas à política, ao desporto e à Igreja que o próprio docente protagonizava. Mas um dos órgãos do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional (DSEAE) da UM, onde Daniel Luís é assistente, não gostou do conteúdo e, segundo o próprio afirma ao PÚBLICO, "deliberou que o blogue (dissidencias) e o canal na Net (dissidenciastv) deveriam ser retirados por colocarem em causa a imagem do Departamento". Em causa está a actividade do docente Daniel Luís, autor dos blogues dissidências e dissidênciastv (http://sol.sapo.pt/blogs/dissidencias), onde eram colocados os textos e vídeos com sátiras e críticas à política, ao desporto e à Igreja que o próprio docente protagonizava. Mas um dos órgãos do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional (DSEAE) da UM, onde Daniel Luís é assistente, não gostou do conteúdo e, segundo o próprio afirma ao PÚBLICO, "deliberou que o blogue (dissidencias) e o canal na Net (dissidenciastv) deveriam ser retirados por colocarem em causa a imagem do Departamento".» [Público assinantes]

Parecer:

Como se medirá o prestígio de uma universidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se, o vídeo acima é um excelente momento de humor!»

PENSIONISTAS PODEM DEDUZIR DESCONTOS DA ADSE NO IRS

«Ao contrário do que está actualmente previsto no Código do IRS, os pensionistas do sector público vão poder deduzir na declaração de imposto que vão entregar este ano (referente aos rendimentos auferidos em 2007) os descontos realizados com os seus sistemas de saúde. Esta dedução apenas se tornou possível porque o Governo decidiu incluir, no decreto-lei de execução orçamental que aprovou no passado dia 7 de Fevereiro e que agora aguarda promulgação do Presidente da República, uma norma específica que o prevê.» [Público assinantes]

Parecer:

Trata-se da correcção de uma asneira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Legalices" concorda que o PGR tarda um pouco a abrir os processos.
  2. O "PS Lumiar" e o "Arrifana do Sousa" deram destaque ao post "Ói Pedro, vais à manif?".
  3. O "Cicuta" gostou de u cartaz publicitário do Millennium.
  4. O "Portugal dos Pequeninos" gostou das Lili Caneças da República.

STEFAN GESELL

BUJDEI CATALIN

DIERK OLE JOHANNSEN

HONZA S. C.

JOCHEN BACHMANN

DEUTSCH

[2][3]

LEVIS

[2]

FIFA STREET 3