quinta-feira, julho 31, 2008

O primeiro tempo de antena de Manuela Ferreira Leite

Parar o país para esperar pelas 20h00, hora a que foi marcada uma comunicação do Presidente da República, faz supor que o Presidente vai dizer algo importante, algo que mexe com os portugueses. Afinal vei dar uma prelecção fastidiosa sobre o estatuto da autonomia dos Açores, assunto que não preocupou ninguém, se o TC vetou algumas normas o parlamento haveria de proceder às devidas correcções.

Muito mais graves foram as declarações recentes dos responsáveis do PSD nos Açores e até mesmo a fixação de preços dos combustíveis pelo governo do Alberto, mas sobre a Madeira e os atentados à unidade Nacional Cavaco nada tem a dizer, aliás, quando foi à Madeira foi o que se viu. Então porque falar dos Açores?

Recentemente Manuela Ferreira Leite alterou a sua posição sobre as obras públicas passando a exigir em público o que Cavaco Silva tinha pedido em privado, dando lugar ao receio de estarmos perante um caso de inside trading político. Mais recentemente Manuela Ferreira Leite foi aos Açores afirmar que a questão do estatuto podia levar a um conflito institucional.

Foi palpite ou Manuela Ferreira Leite já sabia nessa altura que Cavac ia fazer esta intervenção. Se uma coincidência é aceitável, duas coincidências são demais. É muito grave que a agenda de Cavaco Silva seja a mesma que a de Manuela Ferreira Leite e que isso não resulte do acaso.

Esta intervenção de Cavaco Silva não passou do primeiro tempo de antena da campanha de Manuela Ferreira Leite, que desde o congresso do PSD só apareceu duas vezes em público, precisamente para antecipar as intervenções de Cavaco Silva. Esta articulação entre Cavaco e a líder do PSD é uma atentado mais grave do que qualquer constitucionalidade em questões de lana caprina.

O Cavaco que prometeu ajudar o governo quando precisou de votos e nunca o fez, decidiu agora usar o seu poder para ajudar Manuela Ferreira Leite, não hesitando em lançar uma crise institucional. Este é o momento mais baixo da Presidência da República desde que lá deixou de estar o banana do Américo de Tomaz.

O modelo económico da pobreza


A nossa economia é um bom exemplo de um modelo económico que gera e se alimenta da pobreza. Se a economia cresce os nossos economistas, liderados por Vítor Constâncio, aconselham moderação salarial para não pôr em perigo, se a nossa economia entra em crise os mesmos economistas pedem exactamente o mesmo para recuperar a competitividade. O resultado é óbvio, com crise ou sem crise a melhoria do rendimento dos mais pobres é um perigo para a nossa economia.

Se o défice das contas públicas entra em descontrolo são os menos ricos que devem suportar os sacrifícios, é que enquanto o dinheiro destes serve para sobreviver e onde comem dois comem três, o dinheiro dos ricos é sagrado pois esse dinheiro é o “capital”, tem de ser apaparicado para não fugir para outras paragens.

Mas não se pode mexer nesta situação sempre por causa da famosa crise, umas vezes para que esta não se agrave e outras para que não regresse. Nestas condições a procura interna é exígua e quando aumenta há o consequente aumento do recurso ao crédito internacional, mas se diminuir a crise é ainda maior, isto é, para que a procura interna aumentem os lucros das nossas empresas é necessário, em primeiro lugar, que os menos ricos se endividem. Como os lucros das empresas aumentam a economia cresce e surgem as pressões inflacionistas. É necessário combatê-las e Constâncio lá aparece a justificar o aumento das taxas de juro decididas pelo BCE, para que a economia continuem a crescer a bom ritmo é necessário controlar o crédito.

Entretanto, como os ricos enriquecem porque a economia cresce e os salários estão controlados, ou porque a economia estagna e os salários reduzem em termos reais, os ricos ficam ainda mais ricos, podem investir no seu bem-estar pessoal, compram no estrangeiro quase tudo o que consomem. O défice comercial aumenta e a única forma é reduzir o consumo e a única forma de os conseguir é reduzindo os rendimentos disponíveis. Ora, não se pode subtrair rendimentos aos mais ricos, o seu dinheiro é capital e além disso continuariam a ter dinheiro para consumir bens importados, a única solução é controlar o rendimento dos menos ricos. Foi isso que disse o último relatório do FMI que António Borges aproveitou para manifestar as suas preocupações com a economia portuguesa.

Temos portanto um modelo económico que sobrevive aumentando as desigualdades sociais e como os pobres já nada mais têm para espremer chegou a vez da classe média. E quando se atingem os rendimentos da classe média a procura interna ainda fica mais moribunda, incapaz de gerar procura de bens de qualidade e estimular novos investimentos virados para essa procura interna. A solução é sempre a mesma exportar, mas para exportar é necessário concorrer com salários baixos e, em consequência, impõe-se a redução dos salários com condição para assegurar a competitividade externa.

Este país precisa de uma profunda reflexão sobre o seu modelo económico, é preciso encontrar soluções para que o crescimento económico se traduza em progresso social e não apenas em mais balconistas e serventes de pedreiro, é preciso que se perceba de uma vez por todas que uma economia de pobres é uma economia pobre e que as assimetrias na distribuição do rendimento são uma das principais causas do nosso subdesenvolvimento.

Não é enriquecendo os mais ricos que a nossa economia crescerá de forma sustentada aproximando-se dos padrões de desenvolvimento económico e social (esquecem-se sempre do social) europeu. O problema da economia portuguesa não é haverem poucos ricos, é existirem demasiados pobres, pobres profissionalmente pouco qualificados que produzem pouco e mal remunerados que consomem ainda menos.

É preciso dar a volta a este modelo. A solução passa por mais educação mas também passa por políticas de rendimentos e pró mais justiça social. Não há nenhuma economia rica que se alimente da injustiça social.

Aditamento: O que terá Cavaco de tão importante para interromper as férias para fazer uma comunicação ao país? Não acredito que nos venha dizer que aprendeu a nadar ou que casou em segredo com Manuela Ferreira Leite em Las Vegas. Como aparentemente nada de importante justifica tanto nrvosismo, com um obscuro assessor a assegurar que se Cavaco vai falar é proque é mesmo importante lá tenho que roer as unhas até à hora do telejornal.

Aditamento 2: Aceito palpites para o que Cavaco Silva vai dizer em 5 minutos, para além de poder dizer que aprendeu a nadar ou que está pior dos tremeliques na mão esquerda que exibiu no debate com Mário Soares pouca coisa me ocorre, não me parece que haja matéria para a urgência desta intervenção, a não ser que leve a sério o que Aberto João e Jaime Ramos disseram e que se traduziu na fixação dos preços dos combustíveis na Madeira. Mas depois dos eleogios que lhes fez na visita à Madeira duvido.

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

IDIOTAS

Pensar que no século XXI é possível abafar ideias é próprio de idiotas, de gente que simpatiza com regimes liderados por paranóicos como o da Coreia do Norte, gente que em público gosta de ouvir a "Pedra Filosofar", de António Gedeão, mas em privado sonham com o dia em que só eles terão direito a dizer o que pensam, porque se julgam o homem novo, quando não passam de fósseis vivos, entulho do Muro de Berlim.

Aqui acabaram as tréguas com esta farsa, em que se permite que gente que não respeita a liberdade anda por aí a dizer quem é de esquerda ou democrata e, pior do que isso, a apropriar-se da democracia, tentando confundir o Abril com uma antecâmara da maravilhosa ditadura do proletariado.

Graças a estes idiotas O Jumento ficou conhecido por muito mais gente, alargou a sua cadeia de amizade e até vai melhorar. Sou obrigado a agradecer aos que tentaram silenciar O Jumento, têm tanto de idiotas como de sacanas e deram um empurrão a'O Jumento.

FOTO JUMENTO

Calçada de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Franka Bruns / AP]

«Un cóndor real en el zoo de Berlín.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Rita Bastos, presidente da Associação dos Professores de Matemática

Quando os alunos passaram a matemática os professores ficaram indignados e sugeriram que tinha havido facilitismos com objectivos políticos, agora que os alunos chumbaram fez silêncio. Será por não quererem assumir a sua quota de responsabilidades.

O SILÊNCIO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Sejamos claros, se a generalidade dos alunos chumba a responsabilidade não é só deles, dentro de uma sala de aula ensina-se e aprende-se, se os alunos chumbam a responsabilidade é partilhada. Quando s resultados dos exames foram positivos os professores de matemática ficaram indignados, agora que a média foi negativa ficaram em silêncio. Porquê? Porque o resultado positivo serviu para atacar Sócrates, mas não convém discutir os resultados negativos, eles são reais e os professores são co-responsáveis.

BARACK, BROWN E COMO É IMPORTANTE TER UMA BOA ESTRELA

«."As estrelas alinham-se no céu de Barack Obama", escrevia o Times de Londres a propósito do périplo internacional do candidato democrata. Eugene Robinson, no Washington Post, dizia que "foi como se houvesse uma conspiração para oferecer a Barack Obama o género de photo op que um director de campanha não se atreveria sequer a sonhar". Aterrou no Afeganistão no momento em que toda a gente começou a compreender o que andava a dizer há meses: que é essa a guerra que a América e a NATO não podem perder. Nouri al-Maliki, o primeiro-ministro iraquiano, resolveu dar uma entrevista à Der Spiegel na véspera da sua chegada a Bagdad, apoiando o seu calendário para a retirada americana, enquanto o próprio George W. Bush se via obrigado pelos acontecimentos a admitir mais ou menos a mesma coisa. Atravessou incólume o terreno minado do conflito israelo-palestiniano. Na Europa, não podia ter tido uma recepção mais triunfal. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS JOGOS DA REPRESSÃO

«O legado dos Jogos Olímpicos de Pequim não será positivo para os direitos humanos na China, conclui um relatório da Amnistia Internacional (AI) ontem divulgado, em que se traça um quadro pessimista sobre a repressão política no país que acolhe as XXIX Olimpíadas de hoje a oito dias.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se alguém imaginava que o PCC alguma vez melhoraria a situação dos direitos humanos na China desenganou-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao avô Boca Doce.»

O ENSINO DA MATEMÁTICA VOLTOU À NORMALIDADE

«A tendência para os bons resultados nos exames de Matemática - que na 1.ª fase tinham chegado aos 12,5 valores de média e aos 14 entre os alunos internos - não se repetiu na 2.ª fase das provas. Segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação, nesta segunda etapa das avaliações, que decorreu este mês, os alunos não foram além dos 8,9 valores de média. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Agora sim, sindicatos e associações de português estão contentes, houve uma negativa a matemática. É evidente que a culpa não é dos professores, é das políticas de Sócrates, da burrice dos alunos, dos encarregados de educação de todos menos dos que ensinam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à associação de professores se acham que são apenas os alunos que chumbam, se um chumbo colectivo não será também um chumbo dos professores.»

BIGADINHO TÓ SOUSA

«Os parquímetros de Évora e Beja estão bloqueados, à excepção de um parque, por decisão da ASAE, desde a última sexta-feira, por não cumprirem a redução de um ponto percentual na taxa de IVA.

De acordo com uma notícia divulgada pelo Expresso Online, a acção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em Évora deveu-se ao facto de a cobrança do estacionamento aos utentes continuar a ser processada à taxa de IVA de 21 por cento, não reflectindo a descida para 20 por cento, em vigor desde o início de Julho.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não sei se hei-de rir ou ficar agradecido apesar de não estacionar o carro por aquelas paragens. E eu que pensava que a ASAE tinha por competência atazanar a vida dos pequenos comerciantes...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se o inspector-geral da ASAE a ministro.»

HÁ HISTÓRIAS CURIOSAS

«A história de amor que encantava Nova Iorque terminou. Um homem descobriu o amor, que julgava de uma vida, no metro e usou um desenho posto na Internet para tentar encontrar a mulher por quem se embeiçou. Paixão à primeira vista, que agora fechou os olhos.

O Romeu e Julieta dos tempos modernos começou no metro de Nova Iorque. Patrick Moberg, um desenhador de páginas web, descobriu o amor na primeira vez que pôs os olhos numa jovem morena de cabelos castanhos. » [Jornal de Notícias]

A ANEDOTA DA TEMPORADA

«Qualquer gesto que possa ser interpretado como uma "situação mais íntima" nas praias algarvias está proibido, por ordem do Comando Marítimo do Sul (CMS). Pedir ajuda para espalhar protector solar nas costas, ainda vá que não vá, mas se o movimento deslizar para uma prática que possa ser interpretada como massagem, a Polícia Marítima avança para aplicar uma coima, não vá algum turista queixar-se de atentado ao pudor. » [Público assinantes]

Parecer:

Enfim pode-se fazer tudo desde levar o cão a fazer o serviço à beira-mar até jogar à bola, mas massagens nem pensar porque a praia não é local para sem vergonhices.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada que faça levantar o cachão.»

PROFESSOR CHINES PRESO POR DIVULGAR FOTOS DO TERRAMOTO

«Um professor chinês foi detido por colocar fotos de escolas destruídas no terremoto que atingiu a província de Sichuan na internet, segundo um grupo de direitos humanos.

O grupo Direitos Humanos na China disse que Liu Shaokun foi detido por "disseminar rumores e destruir a ordem social" e condenado a um ano de "reeducação através do trabalho".» [BBC Brasil]

ÍNDIA: CÃO É LEVADO A TRIBUNAL POR ALTERAR A ORDEM PÚBLICA

«En uno de los casos más raros en la historia de los tribunales, un perro acusado de alterar el orden público ha comparecido ante una corte de la región oriental india de Bihar. 'Chhotu' ("pequeño" en hindi), un can doméstico de siete años, se sentó en el banquillo de los acusados el pasado 24 de julio en una corte de la localidad de Purnea, y su abogado tuvo que defender que el animal no era violento y peligroso para sus vecinos. » [20 Minutos]

O "MAGALHÃES JÁ É NOTÍCIA

«La multinacional Intel, primer fabricante mundial de procesadores, producirá en Portugal sus ordenadores baratos destinados a escolares de pocos recursos que el gobierno luso distribuirá gratis o a un precio máximo de 50 euros.

Los computadores serán ensamblados en Portugal y distribuidos con el nombre de "Magalhaes" (Magallanes) en honor del navegante que gestó la primera vuelta al mundo, según un proyecto presentado hoy por el primer ministro luso, José Sócrates, y el presidente de Intel, Craig Barrett.» [Finanzas.com]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. o "Notícias d'Aldeia" sugere uma reflexão com base no post dedicado à pobreza.
  2. O "Farpas da Madeira" também espera que Ferreira Leite apareça aos pastorinhos.
  3. O "Cogir" também acha que em Portugal se financia a pobreza.
  4. O "Café Margoso" oferece um café no Mindelo (a viagem fica por conta do premiado) a quem der a melhor legenda a uma fotografia pescada no Palheiro.
  5. O "Não há mal que não se cure" e o "Planetas Politik" concordaram com o comentário a propósito da exclusividade dos médicos do SNS.
  6. O "Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos" também sentiu vómitos com a prosa de Pedro Namora.
  7. O "Varal de Ideias" pescou uma fotografia d'O Jumento.
  8. O "Câmara de Comuns" também tem saudades do tempo de fartura.
  9. Nunca imaginei que a reacção à censura d'O Jumento viesse de tantos blogues, algo reconfortante pois é uma chapada sem mão aos idiotas que em vez de discutirem ideias recorrem à tentativa de abafar quem os incomoda com o mero uso da liberdade. Um obrigado aos blogues: "Café Margoso", "Branco no Branco", "Último Pingo", "Kitanda"

OLEGITO STUDIO

CRISTIANO RONADALDO

PROIBIDO [imagem]

JANELA EM MADRID

GREENPEACE: FOREST LOVE

quarta-feira, julho 30, 2008

Os pobres vistos pelos ricos

Uma das coisas que mais me diverte é a forma como os nossos “ricos” vêem os pobres, as suas preocupações sociais, as suas estratégias para acabar com a pobreza, a sua preocupação estatística com o fenómeno. São sociólogos, políticos caridosos, psiquiatras e psicólogos, ONGs, comissões para a igualdade e uma imensa infra-estrutura para assegurar os devidos apoios para que os pobres deixem de parecer pobres ou, pelo menos, deixem de aparecer nas estatísticas. São jornalistas incomodados porque roubaram o plamas, a consola e o dvd do quarto do filho do pobre, denunciam o jovem que trabalha a fazer sapatos para a Zara, incomodam-se com a pobreza.

Lembro-me da minha infância, no Verão ia passar uns tempos com a minha avó, em plena serra do Caldeirão. Se era dia de apanhar amêndoa, lá ia eu apanhar amêndoas em encostas de xisto com o sol no pino e temperaturas à sombra na ordem dos 40º. Se fosse agora seria o bom e o bonito, os jornalistas ainda descobriam que as amêndoas seriam vendidas no Pingo Doce e, portanto, esta marca explorava trabalho infantil, um outro jornalista mais curioso ainda conseguia descobrir que afinal eu não ganhava e a situação era mais grave do que trabalho infantil, tratava-se de trabalho escravo. Rapidamente procurariam pelo pedo-psiquiatra mais na moda, algum que nos últimos tempos não tenha ganho comissões a defender uma nova vacina gratuita, e teríamos de ouvir uma profunda prelecção sobre as consequências do trabalho escravo para o meu desenvolvimento equilibrado da criança que, no caso, era eu. Jerónimo de Sousa não perderia a oportunidade de denunciar mais esta consequência perversa da política de Sócrates e Loução iria mesmo junto da amendoeira prestar homenagem ao jovem explorado, símbolo vivo e ambulante do demónio do neo-liberalimo, com alguma sorte até seria visitado pelas ex-primeiras-damas e mereceria um post no blogue do Pedro Namora.

Agora os jovens merecem a compreensão das boas almas de ciências que se preocupam com estas coisas, os jovens são sempre vítimas de qualquer coisa e ainda por cima, se forem mais malandros, levam o carimbo de vulneráveis, o que lhes dá o direito de uso e posse de arma, roubar a vizinhanças e fazerem mais algumas tropelias. Os pais, coitados não são culpados de nada, são vítimas da sociedade e falta de cultura.

Trabalhar é que nem pensar! Quando forem um pouco mais crescidos já poderão pensar no futuro, podem pedir casa à borla e solicitar o rendimento mínimo a que têm direito. Se nos roubarem temos que demonstrar compreensão, se nos encherem a parede de grafittis temos que ter paciência, se derem umas porradas aos nossos filhos temos que entender isso à luz das mais modernas estratégias pedagógica.

O nossos ricos vêm a pobreza de uma forma que, no mínimo é idiota, enquanto os seus filhos dos "ricos" queimam as pestanas e o orçamento familiar a estudar nas universidades, de onde saem engenheiros para serem desenhadores de auto-cad, juristas para serem estagiários de advogados, arquitectos para fazerem maquetes ou professores para serem desempregados, engrossando a geração dos sortudos dos 1000 €, sortudos porque muitos deles ganham muito menos, os jovens vulneráveis estão garantidos, entre o que recebem do Estado mais o que amealham na gandaia dá mais do que ganha um professor bem classificado no topo da carreira e se tiver sido bafejados pela sorte de ter passado no famoso concurso para professores titulares.

Alguém consegue convencer um jovem que nunca teve que estudar ou trabalhar a carregar um balde de cimento ou a apanhar amêndoas aos 20 anos? Duvido muito, com essa idade quem nunca fez nada na vida descobre que em Portugal o melhor estatuto é o de gandulo, até porque graças às preocupações dos sociólogos, governantes e estatísticos são uma espécie protegida.

Uma boa parte dos nossos apoios sociais não são outra coisa senão o financiamento da gandulice, mas isso é coisa que os nossos cientistas sociais nunca perceberão, eles nunca souberam o que é ser pobre. Não percebem que enquanto vão ficando felizes com os resultados estatísticos do seu trabalho vai germinando entre os portugueses uma profunda revolta contra toda esta hipocrisia, porque há muita boa gente que nunca precisou de roubar e superou a pobreza trabalhando e sem quaisquer apoios sociais.

Há um profundo divórcio entre a abordagem de elites bem pensantes e com complexos de culpa e o povo que nunca lhe passou outra coisa senão trabalhar para ganhar a vida, as elites fazem estudos bem pagos para explicar a pobreza e acabam por confundir pobreza com outros fenómenos bem diferentes, ainda que convergentes nos resultados. Não conseguem perceber o mais elementar e confundem o pobre que ganha pouco ou está no desemprego com aquele que é pobre porque não quer trabalhar.

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Pormenor da fachada da Igreja da Conceição Velha, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«Llega el melón con sabor a limón. El supermercado británico Tesco comercializará un melón con sabor a limón cultivado en España, cuyo particular sabor se obtuvo mezclando melones de la India y Japón.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

A Manuela Ferreira Leite vai aparecer amanhã, só não se sabe bem a que pastorinhos.

JUMENTO DO DIA

Ministro das Finanças

Ao contrário do que sucedeu na Administração Pública não houve Prace no sector empresarial do Estado, o mesmo ministro que andou a extinguir serviços para poupar tostões permitiu que as despesas com os vencimentos dos administradores das empresas tivessem aumentado 30%. É aquilo a que se designa por poupar no farelo.

BEIJING NÃO ESTÁ LIMPINHA

A regra dos países que organizam os Jogos Olímpicos é mostrar ao mundo o que têm de melhor, os jogos costumam ser uma festa para os que participam. Pelo contrário, na China são uma imensa encenação, procura-se mostrar um país irreal, desde a poluição às liberdades as autoridades comunistas tentam mostrar um país limpo, para que apareça o sol fecham as fábricas e suspendem a circulação, para que pareça uma democracia prendem-se todos os que protestam

Estes Jogos Olímpicos são uma vergonha para o mundo. Por mim ninguém lá estaria, as bancadas ficariam cheias dos Jerónimos de Sousa e Mugabes do mundo a aplaudir os sacanas locais.

MÉDICOS EM REGIME DE EXCLUSIVIDADE?

O governo quer avançar com uma decisão evidente, levar os médicos a fazer a opção entre o público ou o privado. Como é de esperar, nem o bastonário nem o sindicato desejam esta solução, ainda que os argumentos sejam ridículos.

O bastonário considera que a acumulação corresponde a biscates, algo a que todos os trabalhadores portugueses têm direito. Não é verdade, há muitas funções no Estado em que os trabalhadores estão impedidos de exercer outras funções. No caso do exercício da profissão médica as suspeitas de que muitos doentes com posses são encaminhados para o sector privado mais do que muitas, para não referir outras situações.

O argumento do sindicalista também não faz sentido, queixar-se de que os médicos ganham pouco é ridículo, não só não é verdade como se assim fosse há muito que não haveriam médicos em Portugal. Recentemente a Galiza teve que oferecer melhores vencimentos aos médicos para não os perder e em países como a Bélgica os médicos não ganham mais do que os portugueses e não se regista esta situação do duplo emprego.

FREITAS, O PORTO E A LONGA VIDA DAS BARATAS

«O que se passou na já famosa reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não admite dúvidas jurídicas, desportivas ou morais. Independentemente da decisão que estava em causa, da descida do Boavista ou da penalização de Pinto da Costa, só mesmo a claque dos SuperDragões ou gente com paralisia cerebral pode fingir não ter visto o que toda a gente viu: uma manobra inacreditável do presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, para manipular o conselho a seu bel-prazer e beneficiar Porto e Boavista, desse por onde desse. O parecer de Freitas do Amaral sublinha apenas o óbvio, com a vantagem de sustentar esse óbvio com argumentos jurídicos irrefutáveis e numa linguagem compreensível por qualquer mortal. Freitas é de tal forma cristalino na descrição das sucessivas golpadas tentadas por Gonçalves Pereira que a carreira deste como advogado e político só não está acabada se não houver um pingo de vergonha nesta terra.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CRISE, QUAL CRISE?

«As administrações das empresas públicas receberam um total de 26,8 milhões de euros no ano passado. Esta soma compreende um universo de 77 empresas que representam cerca de 90% da carteira de participações relevantes do Estado.

Este montante significa um valor médio por cada administração (pode ter entre três e onze elementos) de 349 mil euros, de acordo com o documento sobre o bom governo das sociedades que acompanha o relatório sobre o sector empresarial do Estado, divulgado na semana passada. O valor médio das remunerações desce para os 323 mil euros por ano, quando excluímos a Caixa Geral de Depósitos, entidade onde o accionista Estado mais paga.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que o Prace não chegou às empresas do Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças quais foram os resultados das empresas públicas.»

ESTUDANTE ALEMÃO AGREDIDO PELA PSP (?)

«Aluno de Erasmus há seis meses no País, Adrian conta que lhe aconteceu algo que nunca pensou possível. "Tenho vários amigos que foram agredidos pela polícia, um deles também estrangeiro", denuncia. "Mas nunca imaginei que acontecesse comigo". Depois de supostamente o terem arrancado do eléctrico, diz que o meteram num carro e foram para a esquadra. "Não me pediram qualquer documento de identificação e eu não queria ir, porque achava que não era preciso".

A PSP refere outra realidade. "Recebemos várias chamadas a alertar que um rapaz estava a causar distúrbios na via pública. E que ninguém percebia qual era a sua língua. Mal chegámos, ele fugiu da polícia e pendurou-se no eléctrico. Tivemos de fazer pressão para o tirar de lá".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta da PSP dizer que os populares não sabiam qual a língua usada por estudante do Erasmus só pode dar vontade de rir, é mesmo uma desculpa esfarrapada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O Ministério Público que investigue.»

PRÉMIO MONETÁRIO PARA O MELHOR ALUNO DE CADA ESCOLA

«O aluno que em cada escola obtiver a melhor média de conclusão do Ensino Secundário vai receber um prémio de mérito de 500 euros, atribuído pelo Ministério da Educação já em Setembro.

Premiados serão ainda os melhores alunos dos cursos profissionais e tecnológicos, que tenham obtido a melhor classificação final, anunciou o Ministério tutelado por Maria de Lurdes Rodrigues. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Agora é que vão ser elas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela reacção dos puritanos da escola pública.»

MÉDICOS DE SAÚDE PÚBLICA ACEITAM EXCLUSIVIDADE

«O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Mário Durval, considerou que a proposta do Governo de obrigar médicos a trabalhar apenas nos serviços públicos "só peca por tardia". O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considera que a medida é inviável.

Em declarações à agência Lusa, Mário Durval salientou que "se deveria ter estimulado a dedicação exclusiva ao serviço público há muito tempo". Aquele dirigente reagia à notícia de que o Governo quer impor aos médicos dedicação exclusiva ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), sem possibilidade de opção por um regime de trabalho parcial, de acordo com o Correio da Manhã.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que não foram ouvidos nem pelo bastonário nem pelo sindicato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

Imagem dedicada pela Blogotinha [imagem de Finenudes]

  1. O "Catarse" também tem saudade dos tempos da fartura.
  2. O "Câmara de Comuns" publica um excelente post sobre a fuga das ratazanas no bote do Almirante Portas.
  3. O "Juiz de meia tigela" e o "Ala Gauche" só não concorrem à CM de Loulé porque não sendo formados em letras e literaturas modernas não sabem nada de obras públicas.
  4. O "Extrafísico" foi incluído na lista de links.
  5. Mais uma vez obrigado aos que protestam contra a censura d'O Jumento: "Pululu", "Zé Povinho", "Badulaques e Perfumaria Barata", "Escola do presente", "Sem Ordem", "Notícias d'Aldeia", "Wordpress no Irão", "Blogotinha" e "Porque me dizem".

O PREÇO DA GLÓRIA OLÍMPICA [imagens]

«Two athletes - one American, one Chinese - stand at the threshold of sports immortality next month in Beijing. The expense has been high, in money and family sacrifice. Winning will be the big payoff.» [CNNMoney]

USOVICH ALEXEY

LATINA KIDS