sábado, agosto 09, 2008

Pesca da sardinha ao largo de Monte Gordo


Há muitos anos que não ia ao mar, tempo suficiente para mudar quase tudo, desde o desenho dos barcos, passando pelas tecnologias e terminando na mentalidade dos mestres foi uma mudança profunda. Só falta o peixe de outros tempos.

Regressado do mar faltou tempo para o post do costume, fica para segunda-feira a galeria de imagens e os comentários de uma noite no mar, ao largo de Monte Gordo no limite das águas nacionais.

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Búzio na Praia dos Três Pauzinhos

IMAGEM DO DIA

[Miguel A. Lopes / EFE]

«Asalto con rehenes en Lisboa. Uno de los dos asaltantes que han perpetrado el atraco de este jueves en la sucursal del Banco Espirito Santo en Lisboa, con dos rehenes. Los asaltantes terminaron abatidos por la Policía.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

José Manuel Fernandes

José Manuel Fernandes, director do Público, tem-se destacado na defesa da democrtacia em Portugal, não perdendo uma única oportunidade para se armar em Dom Quixote das liberdades atacadas pelo governo. Ainda bem que estava sentado quando estava lendo o seu último editorial:

«Uma parte da explicação para este fenómeno é que os chineses estarão mais interessados em enriquecer do que em envolver-se na política. Com os estômagos muito mais cheios do que há dez ou 20 anos (nenhum outro país retirou tantas centenas de milhões de pessoas da pobreza extrema), os chineses terão demasiado presente as tragédias políticas do passado recente para arriscarem. O que significa que, face à emergência da China como uma grande potência económica, uma potência impossível de ignorar, os líderes das democracias têm preferido agarrar-se à esperança de que algo mude no futuro para irem fazendo negócios no presente. O pouco que se evoluiu com a oferta da "cenoura" que representou a organização destes Jogos mostra até que ponto este tipo de estratégia tem limites.» [Público assinantes]

Para este defensor incasável da democracia os chineses estão mais preocupados em enriquecer do que em discutir política, o mesmo é dizer que estão todos contentes com a ditadura. Salazar não foi tão longe, só disse que a política é para os políticos.

O jornal Público lembra-me o blogue do Luís Filipe Menezes, cada vez é menos um jornal e mais o blogue de Belmiro de Azevedo redigido por José Manuel Fernandes, é cada vez menos um jornal escrito de acordo com princípios jornalísticos para ser uma página ocupada a defender as opiniões e interesses políticos e económicos do patrão da SONAE:

'SUCK MY DICK' DIZEM ELAS

«Lembram-se de Joana d'Arc? Entre os 16 e os 19 anos, no século XV, chefiou exércitos, ganhou batalhas, foi ferida em combate. Capturada numa escaramuça, quando, ao dar ordem de retirada aos seus guerreiros, ficou para trás para lhes cobrir a retaguarda, acabou queimada como herege. Uma das acusações era a de se vestir "à homem". Nenhuma forma de saber, a esta distância, se tinha ou não "a emotividade de uma mulher" ou se a espada que empunhava e a armadura que envergava lhe pesavam em demasia. Mas o almirante Vieira Matias, ex-chefe do Estado-Maior da Armada, não tem dúvidas: as mulheres não devem participar em situações de combate porque a sua "emotividade" o desaconselha (podem desatar a chorar, imagina-se, borrar o rímel, falhar os alvos e despenhar o helicóptero) e "o esforço, até mesmo o peso do equipamento, poder ser excessivo" (o almirante terá já dado à luz durante 13 horas sem anestesia ou andado de saltos agulha na calçada lisboeta com sacos de supermercado?).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESTÁ EXPLICADO O MEDO DE CAVACO SILVA

«Acrobacias aéreas e voos rasantes à residência de férias do Presidente da República, Cavaco Silva, situada na praia da Coelha, foram as razões pelas quais as autoridades decidiram fechar este ano, e pela primeira vez, o espaço aéreo em Albufeira, Algarve.

Segundo apurou o CM, no ano passado, também em Agosto, quando o Chefe de Estado estava de férias com a família, foi surpreendido com acrobacias aéreas feitas a baixa altitude sobre a sua casa durante cerca de 15 minutos. As perigosas manobras aéreas, que surpreenderam também os vizinhos de Cavaco Silva, chegaram ao conhecimento das autoridades de segurança, nomeadamente a GNR, que agiram em conformidade, identificando o pequeno avião.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Algum assessor de Cavaco Silva percebeu que o entre a vivenda Mariani e Camp David havia uma grande diferença, sendo ridículo o excesso de segurança levado ao ponto de excluir o espaço aéreo, vei explicar que no ano passado alguém fez acrobacias aéreas em cima do quintal de Cavaco, até teve o cuidado de dizer que os vizinhos também assistiram.

Deixemo-nos de tretas, oa aparato saloio de segurança em torno do senhor de Boliqueime é antigo, todos se lembram do estado de sítio em que ficava a praia sempre que Cavaco se ia banhar. É uma forma de Cavaco se anunciar dizendo "eu shou o preshidente da Jhunta".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o esforço do pobre diabo do assessor anónimo a quem coube a triste tarefa de vir dar explicações idiotas.»

MURAT FOI ARGUIDO POR SER CURIOSO

«"O suspeito foi visto no local da ocorrência a falar sobre o acontecido com as pessoas que lá estavam, nomeadamente jornalistas, e o seu nome constava da lista de intérpretes." Foram estas as razões fundamentais apresentadas pelo Ministério Público pelo facto de a PJ ter constituído Robert Murat como arguido no processo sobre o desaparecimento de Madeleine McCann.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Em Portugal é muito fácil ser constituído arguido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao MP que explique quem em Portugal está livre de ser arguido.»

MANUEL MONTEIRO QUER SER DEPUTADO POR BRAGA

«"Tenho sido abordado por muitas pessoas ligadas a movimentos de intervenção cívica que defendem a minha candidatura a deputado por Braga, mas como o PND não tem estruturas consolidadas no terreno para fazer acções políticas e dar resposta à logística que implica uma campanha eleitoral, o que tenho respondido é que façam uma subscrição da minha candidatura", explicou ao PÚBLICO Manuel Monteiro. O líder do PND admite que o seu "objectivo político passa por ser de novo candidato a deputado pelo círculo eleitoral de Braga" por onde foi eleito quando liderou o CDS-PP.» [Público assinantes]

Parecer:

Voto em Lisboa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoie-se a candidatura.»

AUMENTOU O DÉFICE COMERCIAL

«No segundo trimestre deste ano as importações cresceram 8,2%, passando para 15,671 mil milhões de euros, enquanto as exportações só cresceram 2,1%, para 9,897 mil milhões de euros.

O que significa que o défice comercial português agravou-se para 5,77 mil milhões de euros, de acordo com os resultados ontem apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Este é um dos maiores problemas da economia portuguesa mas graças a estarmos no Euro quase é desconhecido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma reflexão sobre este problema.»

ESTÁDIO DO BOAVISTA FOI PENHORADO

«O Estádio Bessa, no Porto, sede do Boavista, foi penhorado pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos e está desde as 00:00 à venda pelo valor mínimo de 28,317 milhões de euros.

A informação está na página de Internet da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI), segundo a Agência Lusa, que confrontou o presidente da SAD do Boavista, Álvaro Braga Junior. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

O problema está em saber quem vai querer comprá-lo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao dg dos Impostos se pretende transformá-lo no estádio nacional do Porto, a ideia não é nova.»

VIKTOR ALEKSEEV

COCA-COLA

sexta-feira, agosto 08, 2008

Os Jogos (cada vez menos) Olímpicos de Pequim

Desde que os Jogos se realizaram em Berlim na época de Hitler que foram usados para demonstrações de superioridades rácicas ou de regimes e modelos políticos, não são mais do que grandes encenações em que os países organizadores que, em regra, são grandes potências, tentam mostrar as virtudes ou mesmo a superioridade dos seus regimes políticos. Cada país que organiza os jogos investe durante quase uma década numa geração de atletas num esforço para conquistar medalhas para que estas possam ser comparadas como se tratasse de um arsenal nuclear.

Se muitos atletas conseguem medalhas em recurso a químicos, experiências várias e sacrifícios imensos (por cá temos alguns exemplos), muitos outros são produtos de laboratório, muitos deles pagarão durante a vida o falso sucesso ou a encenação dos seus países. Veja-se, por exemplo, o que sucedeu com os atletas da ex-RDA que apostou fortemente no desporto.

Em muitas modalidades, como a ginástica, por cada medalha são milhares de jovens ou mesmo crianças que se sujeitam a sacrifícios imensos numa tentativa de ascender ao ouro, seja para orgulho de ditadores, seja para ascender aos milhões dos contratos publicitários.

A China apostou nos Jogos e é certo que a imensa máquina vai produzir um grande número de medalhados, mas ninguém vai questionar quantos jovens ficaram pelo caminho nem os sacrifícios a que todos se sujeitaram, ninguém vai saber como se produziram os atletas perfeitos que dentro de pouco tempo serão esquecidos pelo regime. Sem dúvida que tudo vai ser grandioso, a China vai tentar esconder a realidade política e social do país, vai tentar exibir desenvolvimento para encobrir a realidade.

Os senhores dos comités olímpicos vão calar-se como sempre se calaram, vão ser tratados com todas as mordomias, receber prendas valiosas, ficar em hotéis de luxo e tratados como príncipes. Pouco lhes importa se a atleta do tranpolim foi produzida com treinos ou com a última inovação da química, vão pôr a medalha no peito da jovem com o sorriso oficial do costume. Nos intervalos vão ser bajulados pelas delegações dos países que pretendem organizar os jogos daqui a oito anos, vão receber convites e prendas, vão deixar-se bajular e escolherão em função dos jogos dos bastidores. Terminados os jogos de Pequim vão encher a mula por outras paragens.

Os Jogos Olímpicos são cada vez menos olímpicos.

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Maçarico na Praia dos Três Pauzinhos, Algarve

IMAGEM DO DIA

[Ahmad Masoud/Associated Press]

«Afghan children sat in the trunk of a taxi as they travel through the streets of Kabul.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Garcia Leandro

Garcia Leandro, presidente do Observatório da Segurança, decidiu dar uma entrevista a propósito do assalto com reféns a uma agência do BES, em Lisboa. Até foi para elogiar a capacidade das polícias, mas convenhamos que o melhor que tinha a fazer enquanto o rapto prosseguia era aguardar em silêncio, deixando o protagonismo para mais tarde.

O "CAMARADA" MUGABE SAFOU-SE

Mugabe, um velho amigo e camarada do nosso avô Boca Doce e defendido sistematicamente no Avante, não negociou o seu regime nem os seus princípios, usou as armas compradas à China e o bando de assassinos seus apoiantes para negociar a impunidade, uma amnistia por todos os seus crimes. Seria interessante se o Avante publicasse um artigo sobre o desfecho da crise do Zimbabué, o mesmo Avante onde há pouco tempo o avô Boca Doce criticava os que exigiam a divulgação dos resultados eleitorais.

O PRESIDENTE DA GALP ESTÁ DE PARABÉNS

Os portugueses sofreram e continuam a sofrer com o aumento do preço dos combustíveis, o país quase entrou em recessão mas o presidente da GALP é um homem feliz, revelou-se um gestor eficaz e aumentou os lucros. Usou e abusou do quase monopólio, fez os preços com base nas compras futuras quando as cotações do petróleo subiram e com base nos preços de aquisição quando as mesmas cotações desceram.

Agora só falta ver Cavaco Silva dar-lhe a condecoração por mérito industrial. Começa a ser tempo de questionar o monopólio da GALP, se esta empresa não foi desmembrada então que se promova a instalação de outra refinaria em Portugal para assegurar concorrência no mercado.

MANUELA FERREIRA LEITE NÃO VAI À FESTA DO PONTAL

A próxima festa a que a líder do PSD deverá ir está agendada para daqui a um ano, é a do primeiro aniversário do João.

PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR, EIS A QUESTÃO

«Mais. Nem uma palavra, nem uma notícia, a informar que a Colômbia é campeã do mundo em assassinatos de sindicalistas e de jornalistas: mais de metade dos sindicalistas assassinados em todo o mundo. Trinta só este ano. Será porque na sua maioria são índios? Será por não terem aquele "charme discreto da burguesia" a que se referia Luís Buñuel? Porque sim para Ingrid Betancourt e porque não para Guillermo Rivera Fúquene? Porque sim para a publicação dos relatórios da Amnistia Internacional sobre a China e porque não para os sobre a Colômbia?» [Público assinantes]

Parecer:

Por Sérgio Vilarigues.

PS: Parece que há quem defenda que os crimes da extrema direita dão direito a "créditos" aos criminosos da extrema-esquerda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por se tratar de propaganda, ainda por cima o seu autor não se identifica como militante do PCP apesar de reproduzir no Público o que já se leu no Avante.»

FERREIRA LEITE SÓ FALARÁ EM SETEMBRO

«Manuela Ferreira Leite recusou o convite do PSD/Algarve para discursar no encerramento da tradicional Festa do Pontal. A nova líder do partido informou que prefere a Universidade de Verão do PSD, que irá decorrer em Setembro, para proferir os seus discursos políticos, por isso não marcará presença na festa social-democrata em Quarteira, no próximo dia 14.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É certo que durante o mês de Agosto o PSD não vai mudar de posição a propósito das obras públicas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL se está de férias ou se só fala de mês a mês.»

ZIMBABUE VAI TER PALHAÇO PRESIDENCIAL

«Um projecto de acordo para o futuro do Zimbabwe, divulgado ontem, prevê que a oposição assuma o poder em Harare, passando Morgan Tsvangirai, actual líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), a encabeçar um governo de transição destinado a preparar novas eleições legislativas no país, onde quase metade da população passa fome.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Triste, o Zimbabue vai ter um presidente honorífico que é assassinou ou mandar muitos cidadãos do seu país e agora esconde-se atrás de uma amnistia negociada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao avô Boca Doce se vai à posse do seu velho camarada agora palhaço presidencial do Zimbabue.»

ÂNGELO CORREIA CRITICA FERREIRA LEITE

«Mesmo sem a presença de Manuela Ferreira Leite, a tradicional Festa do Pontal vai ser mesmo a rentrée do PSD, a 14 de Agosto. Depois da recusa da líder em participar neste encontro, o presidente da distrital do partido do Algarve, Mendes Bota, vai ter como orador principal o histórico Ângelo Correia. "Aceitei com muita honra, porque senti a obrigação de não deixar o partido no vazio criado pela actual direcção".» [Diário de Notícias]

Parecer:

A ausência de Ferreira Leite vai notar-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

VOLTOU O ESTADO DE SÍTIO À VOLTA DE CAVACO SILVA

«O Presidente da República (PR) está em férias no Algarve e, por razões de segurança, mandou reservar o espaço aéreo na região de Albufeira. Por cima da sua casa, localizada da praia de S. Rafael, ninguém voa. As aeronaves, não autorizadas, têm de passar a uma distância de uma milha (cerca de dois quilómetros). Para as empresas de aviação, que no Verão vêem aumentar substancialmente o seu volume de negócios, sobretudo no mês de Agosto, a situação é de desespero: fotografia aérea e publicidade estão proibidos desde a praia da Galé até à marina de Albufeira. A presidência da República, contactada pelo DN, disse que, "por razões de segurança", não comentava.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta preocupação de Cavaco Silva chega a ser ridícula, ao menos não manda evacuar a praia onde vai tomar banho. Será por medo ou por mania das grandezas. De qualquer das formas se alguém quiser atingir Cavaco nada o impedirá pois nãohá caça que consiga interceptar um avião que esteja a uma milha da sua casa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a um assessor anónimo do presidente.»

ATLETAS PEDEM RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS NA CHINA

«Mais de 120 atletas que estão nos Jogos Olímpicos de 2008, assinaram hoje uma carta aberta dirigida ao governo chinês, encorajando-o a respeitar os direitos humanos e a liberdade religiosa, em particular no Tibete.

Ao surgir na véspera da cerimónia de abertura da competição, a missiva marca um novo embaraço para a nação anfitriã, que também enfrenta comentários críticos por parte de George Bush e renovados protestos na Praça de Tiananmen. » [Público]

Parecer:

Coitado do PC chinês.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao avô Boca Doce porque não foi convidado para a abertura.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Câmara de Comuns" partilha da opinião d'O Jumento a propósito da forma como a autarquia de VRSA foi parar às mãos do PSD.
  2. O "Alcáçovas" gostou da fotografia do anormal da Coreia do Norte.
  3. O "Politikae" gostou do post sobre a questão dos prémios ao mérito no ensino.
  4. O "Dops Azul Anis S" questiona a censura do Blogger.

ELIARA

SHS