domingo, agosto 31, 2008

Semanada


Luís Filipe Menezes comparou Manuela Ferreira Leite o que permite muitas interpretações, será porque anda devagar ou porque anda mesmo apesar de já ser um clássico? Talvez seja porque agora é quase tão raro ver um Fiat 600 como dar de caras com Manuela Ferreira Leite, eu até receio cruzar-me com a senhora, vou apanhar um susto por não saber se é mesmo a líder do PSD ou algum fantasma que anda a atormentar Santana Lopes e Luís Filipe Menezes. Só acredito que é mesmo Manuela Ferreira Leite se a senhor me disser qual a próxima crítica de Cavaco Silva ao governo, desde o congresso do PSD que sempre que Manuela Ferreira Leite aparece é para nos dizer o mesmo que Cavaco irá dizer uns dias depois, a última vez que isso sucedeu foi quando criticou Sócrates por não dar palmadinhas nas costas aos polícias. Longe vão os tempos dos secos e molhados, quando um governo em que Cavaco Silva era primeiro-ministro e a Manuela ministra, mandou os polícias carregarem sobre os polícias.

Um pouco mais rápido do que um Fiat 600 foi Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República, que veio adoptar medidas contra a criminalidade, pondo em xeque os magistrados ao pedir que se aplique a medida da prisão preventiva. Só é pena que não o tenha feito e que, em vez de pedir alterações da lei, não tenha assumido no comunicado que é a ele e não ao Governo a execução da política criminal. A não ser que o Procurador-Geral a quem cabe a defesa da legalidade desta República venha dizer que afina já não exige a coordenação de tudo e mais alguma coisa e passou a defender que cabe às polícias a coordenação do combate ao crime.

Bem, talvez a questão da criminalidade não seja uma questão nem do PGR nem dos polícias, talvez seja um problema a resolver pelo ministro do Trabalho. Pelo menos é o devemos concluir ao ouvir Jerónimo de Sousa defender que a vaga de crimes é uma consequência. Está-se mesmo a ver que os mariolas que por aí andam decidiram fazer assaltos à mão armada depois de se terem cansado de irem ao Centro de Emprego para saberem se havia qualquer coisinha para eles. Mas se Jerónimo de Sousa tem razão o problema da criminalidade é fácil de resolver, em vez de empregar os quatro mil polícias que Portas propõe, empregam-se os dois mil gatunos que por aí anda, se forem para polícias até se poupam nas armas, os futuros mancebos da PÁS e da GNR já tem arma, voltamos ao tempo em que os trabalhadores tinham as suas próprias ferramentas.

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

COMO FOI LEVANTADA A CENSURA AO JUMENTO

Foram vários os bloguistas que me questionaram por mail o que fiz para que a censura a'O Jumento, algo que irritou alguns defensores das "amplas liberdades democráticas, é o caso de um tal "Barreiro por Sensei" que decidiu designar O Jumento por "falso censurado" (é assim que consta na lista dos links, sob a classificação de "inimigos").

Na ocasião mandei um mail de protesto para o Google denunciando a possibilidade de as queixas não terem passado de uma acção concertada por que, por motivos políticos, queria silenciar este blogue. Para além disso fiquei a saber que houve visitantes que também protestaram, incluindo um visitante que trocou mails com o Google.

Parece que o Google percebeu o que, aliás, nem deve ser muito difícil, bastará consultar os ips dos "artistas", Enfim, Jumento 1 - 0 Jerónimo.

Ainda hoje, graças ao "Tomar Partido", fiquei a saber que o "Tubarão" também foi vítima da censura promovida pelos nossos fascistas. Talvez seja tempo de os bloggers portugueses denunciarem aquilo que se está passando em Portugal, onde há gente que está a usar os mecanismos do Blogger para apagar os blogues que os incomodam. Talvez um abaixo-assinado soba a forma de blogue e o consequente envio da lista dos bloggers que protestam contra esta situação. Aqui fica a proposta.

FOTO JUMENTO: CARRAPATEIRA/ALCÁCER DO SAL (Agosto 2008)

Nascido junto ao mar e filho de pescador só por mero acaso virei "manga-de-alpaca", mas o mar continua entranhado no DNA de quem cresceu no meio de barcos e viveu quase vinte anos a viver regulado pela hora das marés. Ainda hoje a minha referência dos pontos cardeais, em Lisboa todas as localizações são estabelecidas com relação ao rio, o mesmo sucede em qualquer localidade junto ao mar ou atravessada por um rio, até no pinhal da minha terra o sul era indicado pelo musgo no tronco dos pinheiros, era desse lado que vinha a humidade.

Tudo o que relaciona com mar é, portanto, motivo de atracção e a tentação de fotografar é inevitável. Os cais palafíticos são um dos elementos mais ricos da nossa etnografia, locais como a Carrapateira, Alcochete ou Comporta são locais obrigatórios de peregrinação periódica.

Desta vez a escolha foi para a Carrapateira, um verdadeiro porto de pesca construído pelos pescadores. É uma visita obrigatória para quem viaja de ou para o sul, passando por Tróia ou Alcácer do Sal.

IMAGEM DO DIA

[Sean Gardner/Getty Images]

«NEW ORLEANS - Grafitti by the illusive artist Banksy adorns a buildingAugust 28, 2008 in New Orleans, Louisiana. New works by the artist, whose paintings are also sold in galleries, have been popping up throughout New Orleans coinciding with the third anniversary of Hurricane Katrina. » [Tiscali]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Depois de Luís Filipe Menezes terem comparado Manuela Ferreira Leite com um Fiat 600 os defensores da líder do PSD acharam boa ideia oferecer-lhe um destes carros, optando por um modelo antigo já que Ferreira Leite dá-se mal com modernices e com muitos botões, o modelo clássico até fica melhor com as indumentárias que a senhora usa.

Agora vão aguardar pacientemente pela próxima aparição da líder para lhe oferecerem o brinquedo, que até dispensa qualquer rodagem, até porque já estão tão cansado de andar quanto Ferreira Leite está de ser governo.

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Ridículo, o mesmo Jerónimo de Sousa que há poucos dias dizia que a culpa da onda de crimes era do desemprego, ofendendo os desempregados deste país insinuando que são potencialmente criminosos, vem agora imitar Ferreira Leite acusando Sócrates de silêncio e exigindo medidas contra a onda de criminalidade.

Quais serão as medidas preconizadas por Jerónimo de Sousa? A ser coerente com a sua tese só poderá ser a criação de centros de emprego para criminosos.

REFORMAS INQUINADAS

«O Governo propôs-se transferir para as autarquias a gestão de parte significativa do ensino básico: pessoal, instalações, parte importante dos próprios conteúdos e processos de ensino.

Acolhi esta medida com entusiasmo: em Municípios que me são próximos, e que julgo conhecer bem, constituía uma oportunidade de aplicação de políticas consistentes e diferenciadoras, de qualidade, melhorando o quotidiano das escolas. Imaginei-me, como autarca, a tentar cativar as famílias e as próprias crianças dos concelhos vizinhos, levando-as a preferirem as escolas do meu concelho, melhores, por múltiplas razões. A menos de um mês do início das aulas, não se concretizou ainda um único destes processos de transferência. Discute-se dinheiro, com os Municípios a afirmarem que o Governo quer pagar pouco e este a achar que os Municípios estarão a abusar, exigindo muito dinheiro.

Acontece demasiadas vezes com as ‘reformas’ no nosso país: ditadas mais por razões económicas e mesmo financeiras do que por verdadeiras opções políticas, transformam-se em jogos de sombras, em oportunidades perdidas e em coisas tristes. Na descentralização das escolas, em muitas parcerias público-privadas, em algumas privatizações…» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Daniel Bessa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LINGUAGEM E CAMA

«MÁRIO LINO utilizou o acidente aéreo de Madrid (onde morreram, até à hora a que escrevo, 154 pessoas) como exemplo dos perigos de ter um aeroporto dentro da cidade, e ninguém o mandou para a China. Marco Fortes disse que de manhã se está bem é «na caminha», e foi expedido de Pequim para Lisboa a grande velocidade. O mínimo que se pode dizer é que não é justo. Dois pesos, duas medidas. A este nosso ministro far-lhe-ia bem um estágio no governo de Pequim, uma espécie de curso intensivo de contenção verbal. Por outro lado, se queriam castigar o atleta português do lançamento do peso, melhor seria tê-lo feito aguentar, com olímpico estoicismo, a seca monumental do espectáculo de encerramento dos Jogos. Pela estucha impante da cerimónia inaugural, já se adivinhava, como diria o nosso Mestre Filósofo Ágoas, como é que a coisa iria acabar: com o catálogo completo dos efeitos especiais das ditaduras acrescido do suplemento «kitsch» da globalização e do multiculturalismo. Antes de descoberta a patética história da pequena gata borralheira que cantava escondida enquanto o povo se enternecia com os dentes certinhos da menina que apenas mexia a boca, símbolo extremo da China e do «espírito olímpico» contemporâneo, eu já tinha ficado de rastos diante do desespero sorridente das muitas centenas de «voluntárias» que se mantiveram aos saltos, durante as duas horas da apresentação das equipas. Desconfio muito do «voluntariado» praticado pelas ditaduras. É sempre tão vasto que mete dó.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por Inês Pedrosa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS JOGOS OLÍMPICOS: LIBERDADE E RELIGIÃO

«Mas quem não renunciou a todos os princípios e sabe que o objectivo do espírito olímpico é "pôr o desporto ao serviço do desenvolvimento do ser humano, com vista a promover uma sociedade pacífica dedicada à preservação da dignidade humana", apontou para a "cortina de fumo olímpica" e o "virtuoso baile de máscaras". O Herald Tribune intitulou um editorial: "O grande perdedor em Pequim: os direitos humanos." O Governo chinês não cumpriu a promessa de mostrar progressos no que toca ao respeito pelos direitos humanos. Pelo contrário, a repressão manteve-se activa: os possíveis dissidentes foram antecipadamente detidos e tudo culminou na farsa triste de "a permissão" de protestos legais terminar em prisões. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Anselmo Borges.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SOBRE O AUMENTO DOS CRIMES

«Quem como nós está atento à realidade do País e à organização e funcionamento das forças de segurança, sabe que as dificuldades que estamos a viver dificilmente poderiam ter outro cenário. O Executivo desde o início do seu mandato que foi célere em atingir os profissionais das forças de segurança com a redução de direitos na assistência na doença, no alargamento da idade da aposentação, no congelamento da progressão na carreira e na diminuição dos salários reais dos polícias. Estas, entre outras, foram algumas das medidas do Executivo que afectaram negativamente a motivação de milhares de profissionais que ao longo de anos têm dado o melhor de si, em dedicação e empenho, em prol da segurança dos cidadãos. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por José Manageiro, presidente da Direcção Nacional da APG/GNR.

PS: Esta abordagem da questão da criminalidade é oportunista e infeliz. Oportunista porque tenta obter vantagens corporativas à custa de um fenómeno que não é novo e que nada tem a ver com ineficácia das polícias. Infeliz porque um sindicalista acaba por dizer que a culpa da situação será da preguiça dos polícias.

É um bom exemplo da mentalidade corporativa de alguns dos nossos sindicalistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

O QUE FAZ FALTA: ESCRUTÍNIO, TÓNUS CRÍTICO, CRÍTICA

«O actual Governo vive nesse e desse clima que fomenta, utilizando dois grandes instrumentos evidentes, e um menos evidente e mais sombrio. Os instrumentos que estão à vista de todos, mas cujo próprio escrutínio é também ferozmente atacado (veja-se como Eduardo Cintra Torres, o crítico de televisão deste jornal, é patrulhado ao milímetro, ameaçado por processos judiciais e por uma campanha de descredibilização, a arma típica para isolar os críticos), são por um lado o seu controlo da comunicação social do estado; e depois a sua própria máquina de informação e comunicação a partir dos assessores de imprensa e das agências de comunicação do primeiro-ministro, dos ministérios e dos gabinetes dependentes do estado, incluindo empresas públicas, etc., etc. A comunicação social do estado para além de doses de "circo" que nenhum serviço público justifica, serve acima de tudo como instrumento de controlo dos danos, limitação da agenda aos temas benignos e do acesso ao pódio apenas aos críticos "construtivos". O aspecto mais sombrio é o da utilização da máquina do estado para intimidar, pressionar e punir todos os que não aceitam a "ordem" governamental.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Pacheco Pereira.

PS: Compreende-se alguma histeria de Pacheco Pereira, como "guru" de Ferreira Leite está a ficar nervoso com o fraco desempenho da líder do PSD que desejou e promoveu. Resta-lhe recorrer ao discurso absurdo pensando que sozinho consegue dar a volta à situação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

OBAMA

«A escolha unânime de Barack Obama para candidato à Presidência consolou muito a esquerda. A esquerda tem uma teoria segundo a qual o "declínio" da América se deve exclusiva ou principalmente a George Bush e será reversível (ou, pelo menos, sustido) por um governo "progressista" em Washington. É uma estranha teoria em gente que há trinta anos se esforça por limitar o poder da América com o célebre "contra-peso" da "Europa". Mas sucede que a "Europa" está dividida, fraca e sem destino e que a esquerda precisa de uma América segura e colaborante para recuperar alguma influência no mundo. E foi assim que Obama se acabou por tornar num inesperado salvador. Com a França entregue a Sarkosy, a Alemanha a Merkel e a Inglaterra a Brown, não existia outro.

Esta esperança lírica põe dois problemas. Primeiro, evidentemente, o de saber se Obama será eleito. O Partido Democrata deu em Denver um espectáculo de impecável unidade. Só que a unidade dos dirigentes não indica, ou compele, a unidade do eleitorado. Os 18 milhões que votaram por Hillary (e por Bill) votaram por uma razão e não se convencem com um discurso. O racismo dos "latinos" e dos brancos pobres não desaparece com uma frase. Nem a crise económica e a injustiça social eliminam por si uma velha cultura de ressentimento e ódio. Claro que muita coisa mudou desde Martin Luther King e da marcha sobre Washington. Resta ver se mudou o suficiente ou, pior ainda, se não mudou mais do que à superfície. O apoio a Hillary e a força de McCain, um herdeiro quase impenitente da catástrofe conservadora, não prometem nada de bom.

O segundo mal-entendido da esquerda sobre Obama é o de que ele vai infalivelmente restabelecer a "imagem" e papel predominante da América. Tudo indica que não vai. Como Clinton, Obama tenderá para o isolacionismo, porque a única maneira de consolidar a sua presidência é a reforma interna. A mudança de que ele tanto falou é a mudança da desigualdade de Bush para novas formas de igualdade. O decréscimo do rendimento da classe média e da baixa classe média, a incerteza e o caos do mercado de habitação, a "deslocalização", o desemprego, os 47 milhões de americanos sem seguro de saúde e, principalmente, uma fiscalidade iníqua passarão à frente de qualquer compromisso internacional suprimível ou adiável. Obama tentará reduzir ao mínimo a presença americana no Afeganistão e no Iraque e negociar um "saída" aceitável. E, quanto ao resto, tratará do que interessa à América (a China, a Rússia, a Índia). A "Europa" pesa pouco.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

JERÓNIMO DE SOUSA IMITA FERREIRA LEITE

«O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou este sábado o silêncio do primeiro-ministro, José Sócrates, em relação à questão da insegurança que se vive no país e pediu medidas que “visem aumentar a segurança dos cidadãos”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa que medidas propõe. Será que vão empregar os criminosos na Festa do Avante para que enquanto lá estão não andem a fazer assaltos à mão armada?»

DUAS NOTÍCIAS QUE NINGUÉM COMENTOU

«A taxa de desemprego em Portugal caiu em Julho para 7,5%, face ao 7,6% registados no mês anterior, referem os dados do Eurostat, gabinete de estatística europeu, divulgados ontem.

A taxa de desemprego no País aproxima-se assim da média dos 15 países da Zona Euro, que se situou nos 7,3%, mas é no entanto bastante mais elevada para o conjunto dos países da União Europeia, que se situou em Julho nos 6,8%. No entanto, o valor de 7,5% que o Eurostat calcula para a taxa de desemprego é superior à taxa de 7,3% divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o segundo trimestre do ano.» [Correio da Manhã]

«A confiança dos consumidores portugueses melhorou em Agosto, invertendo a tendência dos últimos três meses, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta igualmente que o indicador do clima económico baixou para um valor mínimo atingido há mais de dois anos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que os nossos políticos só se excitam e dão largas à alegria quando há más notícias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tente-se encontrar Manuela Ferreira Leite para lhe perguntar se está disponível para falar neste assunto.»

FORAM VISTOS DOIS TUBARÕES NA PRAIA DO CDS, NA CAPARICA

«O avistamento de dois tubarões de uma espécie ainda não identificada levou hoje a Polícia Marítima a intertidar a banhos a praia do CDS, na Costa de Caparica, disse à Lusa uma fonte daquela polícia.

A mesma fonte da Polícia Marítima declarou que o incidente deu-se cerca das 18h00, quando um dos nadadores salvadores da praia do CDS começou a avisar as pessoas para a presença dos dois animais.» [Expresso]

Parecer:

Tinha que ser, depois da compra dos submarinos há tubarões na Praia do CDS, é sinal de que os tubarões do Largo das Caldas aprenderam a nadar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Em homenagem ao CDS ponham-se os nomes de Nobre Guedes e de Paulo Portas aos dois tubarões.»

MARCELO DUVIDA DE MANUELA FERREIRA LEITE

«Regressado de férias, Marcelo Rebelo de Sousa confessa estar “muito preocupado com o PSD”. Durante o Verão, foi falando com militantes do partido e diz ter encontrado muitos “perplexos com a falta de uma luz”. Marcelo percebe-os: ele próprio acha que Manuela Ferreira Leite “não está a mobilizar o partido”, sobretudo não está a “mobilizá-lo para a vitória”.

“Mais importante do que o silêncio da líder do partido é a meta que aponta e Ferreira Leite mostra pouca ambição”. À conversa com o Expresso poucas horas depois de ter aterrado em Lisboa regressado de férias, Marcelo explica-se: “Sócrates vai pedir uma maioria absoluta e a líder do PSD, se quer ganhar, tem que pedir o mesmo que ele. Eu sei que isso vai contra o realismo dela mas se se joga para a parada média é como no futebol: às tantas perde-se”.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Quem não duvida?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acendam-se as luzes na esperança de alguém que acredite mesmo em Manuela Ferreira Leite, para além do António Preto, do Vasco Valdez e do cavalo do D. José da estátua da Prça do Comércio.»

PCP E BE TÊM ALERGIA À POLÓNIA E À ESLOVÁQUIA

«O PCP e o Bloco de Esquerda optaram por não integrar a comitiva que acompanha o Presidente da República na visita à Polónia e à Eslováquia, na próxima semana. Esta é a primeira visita oficial de Cavaco Silva ao Leste da Europa. Ao Expresso, fonte do PCP explicou que a ausência se deve à coincidência com a Festa do ‘Avante!’, que começa no último dia da viagem presidencial (5 de Setembro). O BE alega que não tem por norma integrar as comitivas oficiais.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Provavelmente não querem comparações. No caso do PCP também deve querer evitar que lhes recordem os crimes de Estaline, designadamente, o assassínio de centenas de oficiais polacos pelo Exército Vermelho, nos tempos em que Hitler e o ditador russo andaram de Braços dados e dividiram a Polónia entre eles.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É uma pena, talvez mudassem de opinião acerca de muita coisa.»

FERREIRA LEITE À ESPERA DE UMA REMODELAÇÃO

«Manuela Ferreira Leite está à espera que José Sócrates remodele o Governo na «rentrée», possibilidade que também é admitida nos meios socialistas.

A líder do PSD transmitiu, ainda antes das férias, a vários membros da sua equipa a convicção de que o primeiro-ministro refrescará brevemente o Governo. A decisão de pedir, na semana passada, num comunicado da direcção do partido, a substituição do ministro da Administração Interna não foi alheia a este facto. A deliberação foi corroborada por todos os vice-presidentes sociais-democratas, que apoiaram a iniciativa pessoal de Ferreira Leite com o objectivo de pressionar o primeiro-ministro a acelerar as mudanças no Governo.» [Expresso assinantes]

Parecer:

É a desculpa mais ridícula para o silêncio de Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite porque não aproveita a espera e tem a iniciativa de remodelar o PSD, dando lugar aos mais competentes.»

NOS TEMPOS EM QUE CAVACO ERA AMIGO DO VALENTIM LOUREIRO

«No Verão de 1990, os jornais desportivos alimentavam a novela da transferência do boavisteiro Isaías para o Benfica, mas a verdade é que o clube da Luz não apresentara qualquer proposta. Valentim Loureiro começava a desesperar, sem imaginar que o negócio seria intermediado por Cavaco Silva, durante uma recepção em S. Bento.

O então primeiro-ministro estava ao corrente das notícias e aproveitou a presença de Valentim e Jorge de Brito para se inteirar do impasse. Tudo se resumia a uma diferença de verbas, inventou o major. Ele pedia 250 mil contos e Jorge de Brito só queria pagar 200 mil. A jogada revelou-se de mestre. “Posso dizer uma palavra?”, terá dito Cavaco aos dois interlocutores, sugerindo que se partisse a diferença ao meio. O negócio ficou logo ali selado com um aperto de mão. “Fiz muitos negócios assim. Tenho algum jeito para isso”, recorda Valentim, 18 anos depois, durante o almoço Expresso/Porto Palácio.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Este Cavaco Silva ainda me consegue surpreender...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se ainda intermedeia os negócios de Valentim Loureiro.»

MADEIRA: DEPOIS DOS SIFÕES A MÁFIA RUSSA

«O juiz espanhol Baltazar Garzon pediu à Procuradoria Geral da República (PGR) para investigar ligações da mafia russa ao Centro Internacional de Negócios da Madeira, noticia este sábado, o semanário Sol, mas Alberto João Jardim já considerou que se trata de uma «acusação sem provas».

Segundo a manchete do Sol, Baltazar Garzon pediu a colaboração da Procuradoria-Geral da República na investigação a alegados negócios que a mafia russa Tambovskaya mantém na Madeira, «aproveitando os benefícios da respectiva zona offshore». » [Portugal Diário]

Parecer:

Seria interessante saber se a banca colaborou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

MAGISTRADOS APOIAM CRIMINOSOS

«O anúncio da alteração à lei das armas para permitir a aplicação da prisão preventiva em todos os casos de posse ilegal de arma ou prática de crimes com arma feito, anteontem, pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, foi recebido com crítica e reserva pelos dirigentes sindicais das magistraturas e pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto. "Não é com alterações legislativas" que se muda a situação mas com a eficácia das polícias, considera. "Numa altura em que o Parlamento está de férias, é estranho que o ministro da Administração Interna venha anunciar alterações legislativas que são da competência do Parlamento", diz, considerando que o discurso de Rui Pereira é "securitário, demagógico e perigoso para o Estado de direito".» [Público assinantes]

Parecer:

É evidente que alguns magistrados estão interessados na continuação da orgia criminosa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se, ainda que fosse de esperar.»

UMA PISTOLEIRA NA VICE-PRESIDÊNCIA DOS EUA?

«Palin, de 44 anos, é mãe de cinco filhos, é contra o aborto e o casamento gay, é uma entusiasta do porte de armas e integrante da National Rifle Association, a principal associação que faz lobby pelo porte de armas nos Estados Unidos. » [BBC]

CARTEIRISTA BANIDO DE LONDRES

«Um homem que costumava furtar dinheiro e objetos pessoais de passageiros de trens foi banido de Londres.

Peter Abbott, de 46 anos, não poderá entrar na cidade nos próximos dois anos. Ele também foi condenado a seis meses de prisão, mas a sentença acabou sendo suspensa. » [BBC Brasil]

RÚSSIA ANEXA A OSSÉTIA DO SUL

«The Kremlin moved swiftly to tighten its grip on Georgia’s breakaway regions yesterday as South Ossetia announced that it would soon become part of Russia, which will open military bases in the province under an agreement to be signed on Tuesday.

Tarzan Kokoity, the province’s Deputy Speaker of parliament, announced that South Ossetia would be absorbed into Russia soon so that its people could live in “one united Russian state” with their ethnic kin in North Ossetia. » [Times]

AUSTRÁLIA: PROCURAM-SE HOMENS

«Australia está sufriendo de una "sequía de hombres" sin precedentes.

Un análisis del último censo realizado en el país oceánico muestra que hay casi más de 100.000 mujeres que hombres.

Este fenómeno se debe a que "miles de hombres australianos en sus '20 y '30 años salieron del país para trabajar o viajar", explica el corresponsal de la BBC en Sidney, Phil Mercer.» [BBC Mundo]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. Pelo "Tomar Partido" fiquei a saber que o "Tubarão" também foi vítima dos nossos fascistas.
  2. O "Cu-Cu" gostou de uma imagem aqui divulgada.
  3. O "Pravda Ilhéu" gostou das imagens de Londres.
  4. O "Kontrastes.Org" sugere O Jumento no seu BlogReview.
  5. O "Do Outro Mundo" e o "Cabalas" passaram a fazer parte da lista de links.

ACREDITA PORTUGAL

«Nós na 'Acredita Portugal' temos um sonho. Um sonho de vermos um país com uma auto-estima salutar, que acredite nas suas potencialidades, ultrapassando o derrotismo e a pequenez inculcada nas mentalidades lusitanas. Utópico? Irrealista? Podemos ser sonhadores mas acreditamos que com vontade de mudar o estado actual do país e determinação necessária podemos alcançar qualquer meta a que nos propomos.

A 'Acredita Portugal, associação sem fins lucrativos, lançou uma iniciativa recentemente. A ideia foi correr o país de Norte a Sul, de Caminha a Sagres (800km!!), em 14 dias, para promover esta causa. Contra todas as expectativas, um dos fundadores da 'Acredita Portugal' conseguiu essa proeza, demonstrando que nada é impossível quando lutamos por ideias nobres.

Nesse sentido, temos a vontade legítima de fortalecer Portugal, contribuindo com obras que façam a diferença, que marquem um novo ciclo do país. Para tal, queremos incentivar os portugueses a pôr em marcha seus projectos.

No nosso site http://www.acreditaportugal.org/ todos se podem inscrever, registando o seu nome e o projecto que desejam ver concretizado. Queremos recolher os projectos dos portugueses e ajudar a financiar três de entre eles. Seleccionaremos dez finalistas e de entre estes, serão escolhidos por um Júri, os três projectos vencedores. Um deles pode ser o teu! »

PORNO PARA RICARDO

O grupo punk cubano que derrotou os Castro. Será que irão estar presentes na Festa do Avante? Ainda estão a tempo.

«A court in Havana, Cuba, has ordered a punk rock musician to pay a fine of $30 (£15) for public disorder for playing his band's music too loud.

However, Gorki Aguila was cleared of a more serious charge that could have led to a jail sentence.

The lead singer of band Porno Para Ricardo is known for songs that ridicule Cuba's communist government.» [BBC]

ELENA VASILIEVA

HÁ COM CADA NOME...

A ILUSÃO EM PUBLICIDADE [Link]

URSO POLAR VERSUS HOMEM [imagens]

QUIKSILVER