segunda-feira, novembro 30, 2009

O abono de família

Não entendo porquê anda tanta gente a tentar derrubar Sócrates, até os homens da toga que tão bem conhecem (ou deveriam conhecer) a lei desataram aos tiros com as suas meritíssimas canetas quando se sabe que durante uns tempos ninguém se pode livrar dele. A verdade é que sõ os que mais o criticam que mais lhe devem, Sócrates tem representado para muito boa gente um autêntico abono de família.

Alguém conheceria um tal senhor Palma se não fosse José Sócrates? Afinal, foi graças ao caso Freeport que o mesmo Cavaco Silva que nunca recebeu os sindicalistas dos professores ou que qualquer outra classe profissional acabou por convidar o senhor Palma para dois dedos de conversa durante os quais sempre tirou uns nabos da púcara sobre as famosas pressões sobre os investigadores, um famoso caso que deu lugar a um processo disciplinar de quem já ninguém fala ou quer falar.

Até dentro do PS quem quer dar nas vistas fala mal do Sócrates ou critica as suas decisões ou opções, dizer mal do combate à corrupção quase ia proporcionando ao Engenheiro Cravinho a Nobel da Paz, bastou à euro-deputada Ana Gomes mandar uma boca sobre o enriquecimento ilícito para ser notícia de primeira página no domingo. Imaginem quantos cartazes um militante anónimo do PS tem colar pelas paredes desse país fora na esperança de algum dirigente reparar nele, em contrapartida, bastou à Ana Gomes mandar uma bojarda para ter mais tempo de antena do que o saudoso Tino de Rãs, o calceteiro do Porto que ficou famoso por ter desmontado a teoria das quotas. Aliás, não cota político do PS que não ressuscite mandando umas bocas contra Sócrates, Manuel Alegre foi o caso extremo, falar mal de Sócrates rejuvenesce-lhe mais a carreira política do que o Pitralon lhes dá brilho capilar, Sócrates é mesmo o L’Oréal da nossa classe política.

Ainda por cima Sócrates tem muito por onde pegar, não tem um doutoramento em Londres nem pode ajudar a economia portuguesa como tem feito Cavaco Silva com os seus vastos conhecimentos de economia, nem os seus amigos são cidadãos exemplares como o amigo Fernando Lima com que Cavaco conta para as tarefas difíceis, ainda por cima a namorada puxa mais pela imaginação do que a Dona Maria. Um ministro que usa sapatos Prada, que é amigo de Armando Vara, que tem uma namorada jeitosa, que tem fotografias de jovem onde posa com ar de parvo, que tem uns dinheiritos, que se baldou na universidade, enfim, que tem todos os defeitos e mais alguns, até chá lhe chamaram bicha, está mesmo a pedi-las.

O resultado está à vista, político em decadência ganha anos de vida falando mal de Sócrates, líder da oposição, derrotada, acabada e à beira de ser enterrada tem orgasmos parlamentares falando mal de Sócrates, até o Louçã que tinha perdido a graça desde que começou a pôr condições para aceitar primeiro-ministro retomou a alegria e até já faz piadas com as previsões Aztecas.

Sócrates é mais do que um abono de família para uma boa parte das nossas personalidades, é uma autêntica fonte de rendimento o que no caso de alguns comentadores televisivos até é literalmente verdade. Por este andar quase proponho que falar de Sócrates passe a pagar IRS. Quem quiser ficar famoso, subir na vida, garantir mordomias corporativas, pagar menos contribuições sociais, subir na hierarquia do Público ou do grupo Sonae, conquistar a simpatia de Balsemão, ter quem o defenda na hora da avaliação do Conselho Superior de Magistratura, não deve ir à bruxa e muito menos ir ao professor Bambo ou mesmo consultar a astróloga Maia. Falar mal de Sócrates é a cura para a maior parte dos males de que sofre muita gente, desde a classe política até aos magistrados.

Pelo sim pelo não, não vá o diabo tecê-las, até eu lhe vou rogar uma praga dos cuicos de Monte Gordo: “havia de lhe dar uma dor de estômago que quanto mais doesse mais corresse, quanto mais corresse mais doesse e que quando parasse arrebentasse”. Esperemos agora que algum jornalista me convide para abrir o telejornal ou que o Belmiro me convide para um alto cargo no seu grupo, de preferência com vista para o mar de Tróia. Se fosse militante do PSD com uma praga destas quase tenho direito a ir para presidente da distrital de Lisboa do PSD e se conseguisse comprar mais uns votos ainda ia a ministro de um próximo governo de Ferrreira Leite.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

O "Panito", Tavira

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Incomodado pelas crítica à sua ausência na homenagem a Melo Antunes o nosso desastrado Presidente da República sentiu-se na obrigação de se justificar e fê-lo de forma ridícula, leio no Correio da Manhã que o "Presidente esclareceu ontem que quis estar presente na homenagem a Melo Antunes, mas a organização do evento falhou a audiência para acertar a sua presença".

Isto é, como houve um qualquer problema com uma audiência que não se sabe bem com quem era, o Presidente, apesar de querer estar presente, e a sua Casa Civil borrifaram-se no assunto. Uma presidência que consegue marcar tantos cafés com jornalistas não consegue combinar a ida do Presidente a uma cerimónia em que ele próprio queria estar presente?

Já vi melhores desculpas. Bem, também já vi Cavaco Silva em muito melhor foram do que este que se arrastará até ao fim do mandato.

O DESBRAGADO DO CHURCHIL NUNCA FOI ESCUTADO?

«Não me esqueceria disto: há uma obrigação de boa educação privada quando se governa? Lembraria, por exemplo, Winston Churchill e o rei Eduardo VIII. Sabe-se, por testemunhos terceiros, a fraca opinião de Churchill (então deputado) sobre o rei Eduardo VIII, que abdicou, em 1936, para se casar com uma divorciada americana. E conhece-se a linguagem desbragada de Churchill quando não gostava de alguém. Haverá gravações de escutas de Churchill (já havia telefones) ou cartas pessoais suas com insultos ao rei? Por exemplo, "filho-da-mãe", ou pior? É que, se houve, e tivessem na altura sido conhecidas, era o fim da carreira de um dos maiores estadistas do séc. XX. Até a II Guerra Mundial teria tido, talvez, outro rumo. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UMA MULHER ASSASSINADA

«Um homem de 41 anos matou hoje a tiro a mulher e um militar da GNR em Montemor-o-Velho. Um segundo militar foi baleado numa anca e está hospitalizado, mas livre de perigo.

Segundo o CM apurou, a mulher dirgiu-se ao posto da GNR de Montemor-o-Velho hoje de manhã com sinais de agressão e apresentou queixa contra o marido por violência doméstica. Os militares de serviço chamaram uma ambulância para que fosse observada no Instituto de Medicina Legal, mas já depois de o veículo de socorro arrancar, o condutor foi obrigado a regressar ao posto da GNR por ameaça do marido que seguia no seu encalço.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Começa a ser tempo de as autoridades perceberem que a violência doméstica é uma das principais causas de homicídios e adoptarem medidas para porem fim a esta verdadeira tragédia lusa. Lamentavelmente os nossos justiceiros andam mais ocupados a tentarem descobrir a cor das cuecas do primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Procurador-Geral da República se já mexeu um dedo para combater este tipo de crimes.»

ACIDENTE NA AVENIDA DA LIBERDADE: MOTORISTAS PODERÃO TER DE PAGAR OS DANOS

«As forças de segurança estão preocupadas com as consequências que podem advir para os profissionais que integram o corpo de segurança, nomeadamente para os que desempenham funções de motorista, quando estes se encontram envolvidos em acidentes que ocorrem em missões de marcha urgente. O receio é agora reavivado na sequência do acidente que envolveu duas viaturas estatais em Lisboa, na sexta-feira à tarde, e que acabou por ferir o secretário--geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, e outros três acompanhantes.

A provar-se que houve responsabilidade grave ou dolosa por parte dos motoristas - um deles é militar da GNR que conduzia o Audi A4 onde seguia Mário Mendes e o outro é um funcionário público que conduzia o BMW da Assembleia da República que acabara de levar Jaime Gama a casa - serão aplicados processos disciplinares acompanhados de punições monetárias. Isto ao abrigo da nova lei de responsabilidade civil extracontractual do Estado, em vigor desde o ano passado. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto é ridículo, os motoristas andam à pressa porque os senhores assim querem e vão ter de pagar os danos ao abrigo da lei da responsabilidade civil? Aqui como noutros domínios verificamos que na Administração Pública vigora a lei não escrita da irresponsabilidade dos chefes, não são avaliados nem assumem as suas responsabilidades.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

UMA OBAMICE!

«Governo dos EUA decidiu que as mamografias já não devem ser feitas a partir dos 40 anos. Médicos nacionais criticam: o maior aumento de casos é entre as mulheres mais jovens

A decisão do Governo norte-americano de só fazer mamografias de rotina a partir dos 50 anos é altamente criticada pelos especialistas portugueses. Alguns defendem que o início do rastreio do cancro da mama, que no País atinge 4500 novas mulheres por ano, se deve manter nos 45 anos. Mas há também quem exija que se comece mais cedo: logo aos 35.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Afinal os Obamas também fazem das suas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Por este andar Obama ainda ganha o Nobel da Saúde, depois de nada ter feito pela paz e ter ganho o Nobel da Paz tudo pode suceder.»

ANA GOMES DIVERGE DO PS

«A eurodeputada socialista Ana Gomes defendeu ontem a criminalização do enriquecimento ilícito, e afirmou que a recusa desta medida com base no argumento de que não se pode inverter o ónus da prova - a posição do PS - não é mais do que uma "desculpa de mau pagador".

Ana Gomes, que falava à margem de uma sessão de homenagem a Melo Antunes, diz esperar que o debate sobre medidas anti-corrupção que se avizinha na Assembleia da República não resulte em "mais areia para os olhos" dos portugueses. "Queremos que as instituições que existem funcionem e nesse sentido penso é indispensável a criminalização do enriquecimento ilícito", defendeu a eurodeputada. Para Ana Gomes é preciso que os corruptos sejam exemplarmente punidos, algo que não tem acontecido em Portugal. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Foi o que deu uma visita ao Museu Gulbenkian na companhia de Cravinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Será que o enriquecimento dos políticos titulares de cargos europeus onde chegam graças aos partidos também vai ser crime? Ou neste caso há uns portugueses que são mais portugueses do que outros sendo possível ver políticos passarem uma vida à custa dos contribuintes?»

EM PORTUGAL HÁ QUTROCENTOS PADRES CASADOS

«Tal como sucedeu recentemente com o jovem padre de Celorico de Basto, muitos sacerdotes deixam o exercício do ministério por amor. Casam-se e têm filhos, mas para poderem ter um casamento religioso precisam de uma autorização vinda do Vaticano. Em Portugal, a Associação Fraternitas Movimento junta 107 padres casados e as suas famílias.

Ao fim de 12 anos como sacerdote, José Serafim de Sousa sentiu que era altura de mudar. "Depois conheci alguém por quem me apaixonei e pedi dispensa ao bispo", conta. Passados três meses, conseguiu a redução ao estado laical e casou-se pela Igreja Católica. Hoje, passados 35 anos e com dois filhos e dois netos, este sacerdote assegura que não se arrepende. Como ele, em Portugal, há mais 400 padres que deixaram a Igreja Católica para enveredar pela vocação do matrimónio.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Assim não há Igreja que aguente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É a tentação da carne.»

30% DOS INFECTADOS COM O H1N1 NÃO APRESENTAM SINTOMAS

«Um estudo numa escola inglesa mostrou que um terço dos alunos tinha o vírus apesar de não ter desenvolvido sintomas. Infecciologistas dizem que percentagem pode ser ainda maior, semelhante à da gripe sazonal, que chega aos 50%.

A percentagem de casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe A que não apresentam sintomas ou têm indisposições tão ligeiras que não permitem identificar a doença pode rondar os 30%, mostra um estudo inglês divulgado esta semana. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Espero que como é costume com as gripes seja o meu caso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sete dias de quarentena até dariam jeito.»

CUIDADO COM O GATO

«Um gato conseguiu abrir a torneira da cozinha de um apartamento, na avenida da República, em Gaia, provocando uma inundação que mobilizou os bombeiros durante mais de duas horas.

Segundo o chefe de serviço dos Bombeiros Sapadores de Gaia, o alerta foi dado hoje, domingo, às 03:00 pelo vizinho do sétimo andar, que se queixava de ter infiltrações de água em casa, vindas do andar superior. » [Jornal de Notícias]

O BLOGUE DA SEMANA: "ZOOMARINE"

Há muito que o Zoomarine é um companheiro de viagem pois nasceram em tempos próximos no mesmo procider, a Blogdrive. É um excelente blogue de uma organização privada cujo mérito nem sempre é reconhecido e a que o ambiente em Portugal muito deve.

O blogue é gerido por excelentes profissionais que o usam para prestar um serviço à comunidade defendendo o ambiente e proporcionando o serviço educativo, com uma humildade de fazer inveja a muitas organizações não governamentais.

ROMAN PYATKOVHA

ELECTRO RECYCLING

domingo, novembro 29, 2009

Semanada

Nesta semana assistimos ao lamber das feridas por parte dos que sonhavam que com a Face Oculta conseguiriam levar Sócrates à desistência. Desmontadas algumas mentiras cirurgicamente lançadas quando se iniciou o processo com o objectivo de criar expectativas e perdida a esperança de envolver Sócrates em mais uma armadilha judicial foi necessário que os sindicalistas de toga viessem a terreiro defender os seus.

Estes idiotas ainda não perceberam que José Sócrates não só já parece estar calejado como é teimoso demais para o derrubarem com truques judiciais, se o querem mandar embora terão de contar com a vontade dos portugueses. Para o conseguirem é melhor que comecem a ser mais inteligentes não vá o povo perceber o estado de bandalhice a que a nossa justiça chegou e apoie uma intervenção que acabe com esse mesmo estado.

Como disse Freitas do Amaral a justiça bateu no fundo, é mais eficaz a lançar calúnias do que a apanhar criminosos, é mais useira em julgamentos na praça pública do que na barra dos tribunais, os seus agentes estão mais preocupados em saber como vão pagar o BMW novo do que em servir o país.

Mais uma vez voltou a falar-se da vergonha nacional que é o caso Casa Pia quje se arrasta há mais de cinco anos, isto é, durante mais de meia década não se conseguiu fazer justiça e os arguidos, culpados ou não, viram a sua vida destruída muito antes de qualquer sentença?

As razões poderão ser muitas mas uma das mais evidentes é o truque manhoso usado frequentemente pelo Ministério Público que consiste em multiplicar os crimes de que os arguidos são acusados. É mais difícil um arguido que seja inocente defender-se de dez crimes do que de cem, é maior a probabilidade de não encontrar elementos de prova para uma data e os custos da defesa sobem exponencialmente.

Desta vez o MP foi ainda mais longe, ao fim de anos de julgamento quando as suas acusações caíram por terra alterou da data em que alguns crimes terão sido cometidos, obrigando os arguidos a começarem de novo. É cada vez mais evidente que o MP receia um escândalo neste processo, podendo ser acusado não só de não apanhar os culpados e, ainda por cima, prejudicar cidadãos que o tribunal declarou inocentes.

O que nós temos em Portugal não é justiça, é uma imensa bandalhice que serve para manter uma classe de privilegiados à custa do dinheiro dos contribuintes.

A(s) Personalidade(s) da Semana

Já todos tínhamos percebido a afinidade política entre a família Louçã e a família Porta, a novidade desta semana foi o alargamento desta afinidade do Miguel ao Paulo. Francisco Louçã e Paulo Portas fizeram esta semana um acordo original, Portas fez o que os patrões pediu com o voto da extrema-esquerda, em contrapartida proporcionou a Louçã a realização de uma ambição que este tinha desde pequenino, armar-se em primeiro-ministro.

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Jardim Gulbenkian, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Ana Gomes

Fiquei boquiaberto ao ouvir Ana Gomes defender a divulgação das escutas a José Sócrates em nome do combate à corrupção e no pressuposto de que mais tarde ou mais cedo estas escutas vão aparecer na imprensa. Isto é, já que há fugas ao segredo de justiça então que se divulgue tudo, pior ainda, em nome do combate à corrupção o primeiro-ministro deve perder ou prescindir do direito constitucional à privacidade. Em que país estamos? Que democracia é esta? Que democratas são estes?

EXCESSO DE VELOCIDADE NA AVENIDA DA LIBERDADE

O acidente que ocorreu esta semana na Avenida da Liberdade serve de alerta para o perigo que representa para os próprios e para os cidadãos da cidade o abuso da velocidade por parte de carros oficias que transportam governantes ou altos dirigentes do Estado. Têm a mania de que podem partir atrasados pra os eventos em que participam e que o código não se lhes aplica.

Estamos perante um abuso praticado não apenas por estas entidades mas também por carros da polícia e mesmo viaturas de transportes de doentes. Desta vez as vítimas foram os prevaricadores mas, não raras vezes, as vítimas destes abusos são cidadãos comuns.

PRESO POR TER CÃO E POR NÃO TER CÃO

Se o governo tivesse escolhido deputados para o cargo de governadores civis cairia o Carmo e a Trindade com acusações de falsas candidaturas. Como foram escolhidas personalidades que não foram eleitas então critica-se por escolher derrotados. Bem, ou Sócrates escolhia militantes de outros partidos ou é criticado por ter cão e por não ter cão. Poderia ainda escolher desconhecidos mas nesse caso seriam boys sem experiência.

CRÓNICA DE FALÊNCIA ANUNCIADA

«No Dubai tirei um MBA instantâneo quando lá passei dois dias. Os suficientes para saber mais do que o salmão do Financial Times foi capaz de alertar. Foi há ano e meio, e disse: aquilo vai dar o badagaio. E eu até pronuncio mal speculative capital flows. Mas dois dias chegaram para saber tudo, como ler que um condomínio que se chama "Mirantes das Glicínias Esvoaçantes" é um condomínio da tanga. Dubai é da tanga. É lugar sem passado. São praias ordinárias. É um deserto sem dunas. É cidade sem cidadãos, de arrogantes corvos brancos e de imigrantes de passagem e desapossados. São ruas que se atravessam como num filme de Antonioni, sufocantes. E era isso que os xeques queriam vender como a capital do turismo. Mas que turista queria aquilo? As ilhas artificiais em forma de palmeira? O novo-riquismo pensa que o dinheiro compra tudo. O parolo do inventor do "conceito" da palmeira; o parolo do homem do marketing que pagou para que Brad Pitt fizesse de conta que pagava um ramo da palmeira; o parolo do xeque que adiantou a massa pensando que havia um mundo de parolos que quisessem aquilo. Mas o mundo é menos parvo do que os parolos pensam. Dubai faliu, que importa? Uma esquina de azulejos de São Luís do Maranhão vale mais do que todo aquele lugar sem alma. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O DIREITO DE MANIFESTAR MENOSPREZO PELO ESTADO

«No dia 10 de Abril de 2006, David Hackbart conduzia a sua viatura numa rua de Pittsburgh à procura de um lugar para estacionar. Tendo descoberto um lugar com parquímetro, parou o carro e quando iniciava a manobra em marcha-atrás para arrumar, surgiu uma outra viatura atrás dele que ocupou o lugar de estacionamento e se recusou a desocupá-lo. Hackbart, frustrado, colocou o seu braço esquerdo fora da janela da sua viatura e estendeu o seu dedo médio em direcção ao condutor do outro veículo, ao mesmo tempo que dobrava o indicador e anelar, num gesto universalmente conhecido, assim manifestando o seu descontentamento com a atitude do outro condutor.

Na mesma altura, passava na rua uniformizado e conduzindo um carro da polícia da cidade de Pittsburgh, o sargento Brian Elledge, que, ao ver Hackbart fazer o gesto em causa, lhe disse: "Não o esteja a mandar para...". Hackbart ouviu o conselho de Elledge e fez-lhe o mesmo gesto que anteriormente tinha feito ao condutor da outra viatura.

O sargento Elledge ligou as luzes do carro, deu a volta e perseguiu o carro de Hackbart, que se viu forçado a parar um quarteirão à frente num parque de estacionamento. Aí, o sargento exigiu-lhe a carta de condução e o cartão da Segurança Social, uma vez que não há bilhete de identidade nos EUA, e levantou-lhe um auto por comportamento desordeiro, onde escreveu: "Conduta desordeira. O condutor fez um gesto obsceno na minha direcção. Mandou-me para o... enquanto guiava. Fez o mesmo em relação a outro condutor".

Em 12 de Junho, Hackbart foi julgado e condenado a pagar 119,75 dólares de multa e custas do tribunal, não tendo o sargento comparecido no julgamento. Hackbart recorreu e o Ministério Público veio a retirar a acusação de conduta desordeira pelo que Hackbart ficou ilibado
Finda esta primeira fase, Hackbart passou à segunda fase: intentou um processo contra a cidade de Pittsburgh e contra o sargento Elledge por violação da 1.ª, 4.ª e 14.ª Emendas da Constituição. Alegou, então, que a cidade de Pittsburgh tinha como política autorizar os seus agentes policiais a levantarem autos de notícia por conduta desordeira com base no uso de linguagem e gestos vernaculares, mas não obscenos, que são protegidos pela liberdade de expressão consagrada na 1.ª Emenda à Constituição norte-americana. E com base na lei que prevê a responsabilização pela violação dos direitos constitucionais por parte das autoridades, pediu uma indemnização, alegando que a actuação do sargento Elledge tinha sido uma retaliação contra o seu legítimo uso de um gesto protegido pela liberdade de expressão.

Que, nos EUA, o gesto em causa é protegido pela liberdade de expressão não há muitas dúvidas, já que não é obsceno, no sentido em que não há exibição de quaisquer partes púdicas e que o mesmo mais não é do uma expressão não verbal de raiva, irritação, frustração, desprezo, protesto ou desafio que se encontra vulgarizado por todo o lado, nomeadamente na própria publicidade, no cinema e em muitos lugares públicos, fazendo parte do vernáculo norte-americano e tendo perdido há muito o seu carácter ofensivo. Tal como a própria expressão Fuck you, que o Presidente do Governo Regional da Madeira, imoderado praticante da liberdade de expressão, recentemente imortalizou frente às nossas câmaras da televisão.

Por outro lado, o gesto em causa também não se podia considerar como uma fighting word, no sentido de provocar uma imediata reacção de agressão física. E, nos termos da lei, só no caso de gestos obscenos ou de fighting words se pode incriminar alguém por conduta desordeira.

Sendo o gesto protegido pela liberdade de expressão, o tribunal do Western Distric da Pennsylvania abordou a questão de saber se o sargento Elledge tinha fundamentos legais para interpelar Hackbart e para levantar o auto de notícia. E considerou que, de facto, não tinha: a sua atitude fora meramente retaliatória e nos manuais de treino dos agentes policiais da cidade de Pittsburgh, que Elledge tinha de conhecer, estava expressamente explicitado que "A frase Fuck you, asshole e o gesto do "dedo" não são obscenos para efeitos de incriminação por conduta desordeira quando são utilizados numa situação de raiva e de uma forma não sexual. As palavras e os gestos não passam a ser obscenos pelo facto de serem desrespeitosos ou insultuosos...".

E o tribunal, depois de apreciar pormenorizadamente a actuação da cidade de Pittsburgh, considerou, em 23 de Março de 2009, que esta não podia ser responsabilizada pela atitude do sargento Elledge e que só este podia ser responsabilizado, decidindo que o processo devia seguir somente contra Elledge.

Num dos posts sobre este caso, no Legal Blog Watch, um leitor resume a situação desta forma: "Não precisa de se explicar, sr. Hackbart. O seu dedo disse tudo o que era preciso dizer. A sua atitude foi ordinária e insensível? Sim. Tem o senhor o direito de ser um chato para a sociedade? Certamente que sim. Provavelmente você é uma besta, mas uma besta com o direito de expressar o seu menosprezo pelo Estado e pelos seus representantes. Esperemos que venha a ganhar o julgamento".

Este caso, curiosamente, tem algumas semelhanças com um caso que, há algumas semanas, aqui contei de um cidadão português que foi perseguido por agentes da PSP, em retaliação por os ter interpelado por terem a sua viatura estacionada em cima do passeio e que conseguiu que os mesmos fossem condenados pelo crime de abuso de poder.
Moral das histórias: quando actuamos dentro da lei, as autoridades devem servir para nos proteger e não para nos perseguir, mesmo que sejamos uns chatos ou até mesmo umas bestas. Advogado (ftmota@netcabo.pt)»
[Público]

Parecer:

Por Francisco Teixeira da Mota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PGR REUNIU PARA NADA

«O procurador-geral da República (PGR) aguarda a recolha de mais elementos sobre o processo Face Oculta para voltar a discutir, brevemente, a possibilidade de divulgar os seus despachos sobre as escutas. Pinto Monteiro também recebeu do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento, a sua resposta quando às últimas cinco escutas entre Armando Vara, um dos arguidos, e o primeiro-ministro, José Sócrates, escutas cujas certidões do PGR já tinha mandado arquivar.

Segundo uma informação da Procuradoria-Geral da República, Pinto Monteiro esteve hoje reunido com o vice-procurador-geral da República, o procurador-geral distrital de Coimbra e o procurador que dirige o DIAP de Aveiro, "tendo sido abordadas questões relacionadas, directa ou indirectamente, com o processo" Face Oculta.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este Pinto Monteiro fala muito e faz pouco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Procurador-Geral que seja mais cuidadoso nas entrevistas que gosta de dar aos jornalistas.»

CATALINA PESTANA VOLTA AO ATAQUE

«"O grosso da coluna está cá fora", afirmou ontem Catalina Pestana em entrevista à SIC. Segundo a ex--provedora, não chegaram à barra dos tribunais muitas pessoas que abusaram sexualmente de crianças e jovens alunos daquela instituição de ensino.

"Os senhores que estão sentados nos tribunais são apenas a guarda avançada e um pequeno braço do polvo da Casa Pia", afirmou Catalina. Questionada sobre uma eventual existência de falhas na investigação criminal conduzida pelo Ministério Público, a entrevistada admitiu que se tivessem registado algumas, mas advertiu que, na altura, a experiência policial neste tipo de crimes era ainda pouca. "Estávamos todos a aprender".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Catalina esqueceu-se de dizer que os primeiros condenados deveriam ter sido os ex-directores dos colégios que durante anos fizeram silêncio. Foi a própria Catalina que chamou a atenção para as consequências físicas dos abusos e que deveria explicar como é que nunca deu por elas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Condenem-se os ex-directores dos colégios da Casa Pia, incluindo a própria Catalina Pestana que só depois do escândalo deu nas vistas a lutar contra a pedofilia.»

PROBLEMAS DE AGENDA, DIZ BELÉM

«A assessoria de imprensa da Presidência da República explicou ao PÚBLICO que Cavaco Silva recebeu em Outubro um convite para presidir à homenagem a Melo Antunes, que ontem terminou, mas compromissos de agenda anteriormente assumidos o impediam de estar presente na cerimónia de abertura do colóquio, que aconteceu ontem.» [Público]

Parecer:

A homenagem não perde nada com a ausência de Cavaco Silva, antes pelo contrário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a oportuna ausência.»

A "RED BULL AIR RACE" MUDA-SE PARA LISBOA

«Manuel Brito, vereador do Desporto da autarquia lisboeta, confirmou ontem ao PÚBLICO a existência de conversações no sentido de a capital vir a acolher a prova, ressalvando que esta possibilidade não está ainda concretizada e terá de ser aprovada pelo executivo municipal.

Já a Red Bull Portugal se limitou a revelar um comunicado informando que a empresa "continua a trabalhar com as entidades competentes portuguesas no sentido de garantir a continuidade da Red Bull Air Race no nosso país" - o que deixa em aberto todas as possibilidades.

Os contactos da Red Bull com as entidades oficiais portuguesas, ao que o PÚBLICO apurou, têm passado pelo Turismo de Portugal, Secretaria de Estado de Turismo e Câmara de Lisboa, e ter-se-ão iniciado ainda antes das últimas eleições autárquicas, por iniciativa da própria Red Bull.» [Público]

Parecer:

É o marketing...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se a iniciativa foi da empresa não há comentários a fazer.»

IRÃO CONFISCA PRÉMIO NOBEL

«O Nobel da Paz de Shirin Ebadi - o primeiro atribuído a uma muçulmana - foi confiscado por um regime islâmico. É um acto "chocante" e sem precedentes nos 108 anos de história deste prémio, lamentou o comité norueguês que a galardoou. Responsáveis em Teerão garantem que só congelaram contas bancárias por fuga aos impostos. "Eles não dizem a verdade!", acusou a advogada a quem ameaçaram a família, vandalizaram a casa e encerraram o escritório.

"O prémio Nobel estava num cofre no banco Tejarat e eles apreenderam-no", disse à BBC Shirin Ebadi, reagindo a um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão que critica a "ingerência" de Oslo nos seus assuntos internos. "Tal como muitos países europeus, a evasão fiscal é um crime e os indivíduos que cometem estes actos enfrentam penas legais", disse um porta-voz citado pelo site oficial Press TV.» [Público]

PS RECEBEU MELO ANTUNES COMO MILITANTE COM INDIFERENÇA

«O socialista e ex-Presidente da República Jorge Sampaio criticou ontem a forma como o PS recebeu, em 1982, o coronel Melo Antunes (1933-1999), quando este se filiou no partido. Lembrando que o capitão de Abril se inscreveu "solitariamente" na secção da Ajuda, Sampaio afirmou que ele entrou "sem nenhuma consagração do PS", que, "vendo entrar pela porta dentro uma figura daquele gabarito e daquela importância, ficou a encolher os ombros".


"Isso também o entristeceu [a Melo Antunes]", revelou Sampaio na homenagem ao capitão de Abril que se iniciou ontem na Fundação Gulbenkian, Lisboa, com a participação de três ex-Presidentes da República (Sampaio, Soares e Eanes) e mais de 30 académicos e militares que acompanharam o percurso de Melo Antunes. O facto de o militar, considerado um dos pais da democracia portuguesa e figura central na história recente do país, ser muitas vezes esquecido e ignorado foi várias vezes referido no colóquio Liberdade e Coerência Cívica - O exemplo de Ernesto Melo Antunes na História Contemporânea Portuguesa.»
[Público]

Parecer:

O PSé um partido monárquico onde os plebeus que não pertencem às grandes famílias só servem para colar cartazes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

BOLSAS TREMEM COM CRISE NO DUBAI

«Um dia depois da divulgação das dificuldades do Dubai de cumprir a dívida de 40 mil milhões de euros, as bolsas europeias abriram muito negativas, mas a meio da sessão começaram a subir e fecharam com ganhos consideráveis. Já as praças dos Estados Unidos abriram em queda acentuada e assim permaneceram até ao fecho da sessão. E os mercados asiáticos também acumularam elevadas desvalorizações.

Esta aparente contradição do sentimento dos investidores é fácil de explicar. Começando pela Europa, a crise Dubai já tinha devastado o Velho Continente na sessão de quinta-feira e ontem foram sendo divulgados alguns dados sobre a exposição dos bancos europeus à dívida do emirado que são menos dramáticos que as primeiras notícias sobre esta matéria. Por outro lado, também ontem surgiram informações de que o Emirado de Abu Dhabi (capital da Federação dos Emirados Árabes Unidos) poderá socorrer o Dubai da falência.

Contactados pela AFP, vários analistas europeus e especialistas em finanças islâmicas defenderam que Abu Dhabi não deixará cair o seu irmão, ou filho pródigo, uma vez que a estratégia de crescimento imobiliário faraónico (ver infografia) e endividamento excessivo sempre mereceram reparos ao emirado vizinho. » [Público]

Parecer:

Afinal o mito entrou em crise.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Era de esperar.»

SADEGH MIRI

LAND ROVER