domingo, fevereiro 28, 2010

Semanada

As audições da Comissão parlamentar de ética e bons costumes recorda-me a tradição de algumas culturas e comunidades de confirmar a virgindade das jovens que se vão casar. Naquela comissão têm passado as velhas da nossa tribo que dão conta das suas conclusões acerca da virgindade da nossa comunicação social, parece que querem que o nosso jornalismo se vai casar com grinaldas e flores de laranjeira e pretendem assegurar-se de que Sócrates a deixou tal como veio ao mundo.

Parece que o PSD já não está certo de que isto vá com opiniões de velhas sabidas e quer avançar para um exame detalhado e propõe uma comissão de inquérito, Aguiar Branco assegura mesmo que se a nossa virginal comunicação social foi mesmo violada por José Sócrates este merece uma moção de censura. Ao que parece, Aguiar-Branco está apostado em que o seu casamento e a comunicação social ocorra para depois daqui a uns meses, quando Cavaco Silva estiver reeleito e já estiver em condições de se livrar de José Sócrates. Neste plano casamenteiro conta com o apoio da esquerda conservadora, ainda que Louçã considere que o PSD já estará a ir longe demais nos seus planos casamenteiros.

Quem parece que está de regresso ao lar depois de se ter amancebado com a esquerda conservadora é Manuel Alegre, depois de ter tentado unir a extrema-esquerda parece que se voltou a apaixonar por José Sócrates, para tanto bastou a candidatura de Fernando Nobre. Manuel Alegre percebeu que o apoio de Louçã não era suficiente para fazer o enxoval e agora até vai a Moçambique no avião de José Sócrates, mesmo correndo o risco de levar com umas baforadas de fumo.

Enquanto a nossa comissão de ética ouviu o arquitecto do SOL, um sobredotado que ainda só não foi Prémio Nobel porque os suecos andam distraídos, ninguém reparou que em Cuba, esse elixir democrático que o nosso PCP tanto admira , morreu um jornalista que chamava Orlando Zapata, morreu depois de oitenta dias de greve de fome. Não deixa de ser ridículo ver os nossos comunistas armados em protectores da democracia, ouvindo o director do SOL contar a forma como foi torturado pelas dívidas à banca, enquanto em Cuba um jornalista morreu em defesa da liberdade.

Compreende-se que com tanta hipocrisia ninguém repare que os que tentaram forçar Sócrates a abandonar o governo, que perante a teimosia do primeiro-ministro começaram a sugerir ao PS que o substituísse, estão tão frustrados com o falhanço do golpe que agora se viram contra o Procurador-Geral da República que não alinhou na golpada. Que saudades de outros tempos, se o Procurador-Geral fosse outros teríamos tido a oportunidade de ver o juiz de Aveiro entrar pela residência de São Bento para trazer José Sócrates algemado. Em vez de fazerem pressões sobre Pinto Monteiro os magistrados do Ministério Público estariam agora a pedir aos portugueses para confiarem na justiça.

O problema é que com tanta gente a tentar promover a desconfiança em tudo e em todos já ninguém confia em ninguém, É a nossa sorte, se alguém confiasse ainda em Manuela Ferreira Leite, depois do seu discurso perante empresário estrangeiros Portugal estaria já à beira do colapso económico.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das Nações, Lisboa

FOTOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Igreja da Memória, Lisboa (Foto de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[AP]

«Varios vehículos volcados en una de las autovías cercanas a la capital chilena.» [El Pais]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

DD

JUMENTO DO DIA

Maria José Oliveira, jornalista do blogue do Belmiro de Azevedo

Ainda o parlamento não acabou as audições da Comissão de Ética e já a jornalista adopta como título de notícia que "José Sócrates vai ser o primeiro chefe de governo a depor na AR". Quem lê a notícia quase nem repara que se trata da AR, quem leva a jornalista a sério até esquece que a oposição conta com uma maioria absoluta e nunca perderia uma oportunidade de levar o primeiro-ministro à condição de "réu".

É uma pena que a Comissão de Ética não se debruce sobre a qualidade do jornalismo, à deontologia dos jornalistas e à sua subserviência em relação aos patrões.

«José Sócrates vai entrar nos anais da história parlamentar democrática como o primeiro chefe de Governo a ser convocado para depor numa comissão de inquérito parlamentar.

Os partidos da oposição estão de acordo em incluir o primeiro-ministro na lista, ainda não fechada, de personalidades a ouvir no âmbito da comissão de inquérito potestativa ao alegado envolvimento do Governo no negócio da tentativa de compra da TVI pela Portugal Telecom (PT), que o PSD decidiu apoiar e que avançará na segunda-feira.

A convocação de José Sócrates não implica a sua presença na comissão de inquérito, uma vez que o regime jurídico dos inquéritos parlamentares define que o chefe do Executivo pode gozar da prerrogativa de depor por escrito – terá de o fazer no prazo de 10 dias a contar da data de notificação dos factos que devem constar do depoimento e as declarações serão feitas sob compromisso de honra. » [Público]

AS BIZANTINICES QUE POR AÍ VÃO

«Oprimeiro-ministro Papandreou diz: "Os piores temores sobre a economia grega confirmam-se." É notícia fresca. Podíamos distrair-nos dela com o vento que passa (rajadas a 160 km/h na Península Ibérica), mas nem isso. O Parlamento reuniu-se para ouvir José António Saraiva. Eu sei o que José António Saraiva diz, antigamente frequentava-o. Primeiro parágrafo: diz coisas. Segundo parágrafo: começa com "porém". Eu frequentava-o porque ele acontecia aos fins-de-semana e sou bíblico: descansava-me lê-lo. Agora ele escreve à sexta e à sexta tenho de ter o cérebro a trabalhar. Pois parte do Parlamento reuniu-se para ouvir José António Saraiva, ontem, sexta. Continua uma tradição do Parlamento, marcar o ponto e folgar à sexta. O Governo, entretanto, estava tetanizado, dependente do que ia dizer Saraiva ao Parlamento. Que Saraiva foi, foi. Mas dizer, o Saraiva?! Já o PSD tem também a sua breca: parece que o candidato Rangel foi do CDS. São extraordinárias as preocupações dos nossos partidos. Olha, o Portas foi do PSD. Troquem-lhes os passados pelos presentes e o maior partido de Oposição ganhava um líder. Se me ouvissem as soluções simples (não ouvir quem nada tem para dizer e não nos ocuparmos com picuinhas) podíamos dedicar-nos às notícias frescas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A VERDADEIRA PRESSÃO

«Se há pessoa em que acredito é em Henrique Monteiro, director do Expresso. É um jornalista sensato e engraçado, com uma saudável renúncia a qualquer relação especial com a verdade. Tolera; duvida; não tem manias. Faz parte da malta.

No PÚBLICO de anteontem o título era "Henrique Monteiro afirma que Sócrates pressionou o Expresso". Sócrates telefonou a Monteiro para lhe pedir que não publicasse um artigo acerca da licenciatura dele. Foi uma hora, descrita por Monteiro com rigor e graça como "bastante desagradável".

Também o BES se recusou a fazer publicidade no Expresso, durante ano e meio, por causa de um artigo que publicou. Foram estas "as maiores pressões" que Monteiro sofreu. Adiantando logo, com a inteligência relativista que tem, que "a verdadeira pressão é estar com uma pistola apontada à cabeça e dizerem-me: "Se publicas isso, eu dou-te um tiro"", como lhe aconteceu há 18 anos em Angola. País onde, aliás, nenhum jornalista do seu grupo ou do PÚBLICO pode entrar."

É normal que Sócrates, ele próprio, telefone ao director de um jornal. É até elogioso. É normal que o BES não queira dar dinheiro a um jornal que o prejudica. O que não é normal - e é "a verdadeira pressão" que salientou Henrique Monteiro - são as ameaças de morte.

Angola sai-se mal desta história. Os jornalistas saem-se bem (foram pressionados mas publicaram na mesma). Sócrates e o BES fizeram o que qualquer um de nós faria.

É preciso ouvir o que se diz.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS CINCO DISSIDENTES E UM JORNALISTA EM GREVE DE FOME

«La disidencia cubana sigue movilizada por la muerte del prisionero de conciencia Orlando Zapata Tamayo. Sólo unas horas después de realizarse su funeral bajo estrictas medidas de seguridad en la localidad de Banes, a 830 kilómetros al este de La Habana, fuentes de la oposición informaron de que cuatro presos del grupo de los 75 se declararon en huelga de hambre en dos cárceles de Pinar del Río. "El objetivo es protestar por la muerte de Zapata y exigir la liberación de todos los presos políticos", ha dicho Elizardo Sánchez, de la Comisión de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional (CDHRN).» [El Pais]

Parecer:

Será que os deputados muito democratas do PCP quererão ouvir o jornalista cubano na Comissão de Ética, teria a vantagemn de todos sabermos o que é falta de liberdade e aprender-se-ia muito mais do que ouvindo o arquitecto falido, a Felícia Cabrita ou a antiga voz da Renamo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

SÓCRATES CONVIDA ALEGRE PARA IR A MOÇAMBIQUE

«Manuel Alegre foi convidado por José Sócrates para integrar a comitiva que o acompanha na viagem a Moçambique, entre os dias 2 e 5 de Março próximos. Esta aproximação poderá significar o apoio assumido que faltava do PS a uma candidatura presidencial.

A deslocação de Manuel Alegre a Moçambique já estaria agendada, na qualidade de presidente do júri do Prémio Leya 2009, que este ano distingue o escritor moçambicano Borges Coelho. Tendo conhecimento desta iniciativa, José Sócrates terá convidado Manuel Alegre a viajar no avião que fretou para a deslocação da sua comitiva.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Também devia convidar o Crespo, assim o jornalista da t-shirt podia matar saudades das crianças que a Renamo raptava e transformava em bandidos, Renamo a que Mário Crespo dava voz a partir da África do Sul.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

JÁ FALAM EM DEMISSÃO DE PINTO MONTEIRO

«Pinto Monteiro pode tremer, mas só cai se o Presidente da República e o primeiro-ministro estiverem de acordo quanto à sua demissão. É este o quadro que a Constituição da República estabelece para a "nomeação e exoneração do procurador-geral". Como, ainda recentemente, José Sócrates, numa reunião do grupo parlamentar, e o ministro da Justiça, Alberto Martins, publicamente, já manifestaram o seu apoio a Pinto Monteiro, o actual PGR está seguro no cargo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estão com saudades de Souto Moura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se oposição ao golpe de estado.»

JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA MENTIU

«Paulo Azevedo O ex-administrador do BCP no Sol, Paulo Azevedo, presidente da Millenium Capital - cujo nome Armando Vara não se lembrou durante a audição parlamentar -, confirmou ao DN: "Todo o processo de saída do banco do jornal foi decidido ainda pela administração de Paulo Teixeira Pinto." Essa tinha sido também a garantia dada por Vara em reacção às acusações do director do Sol.

No entanto, segundo José António Saraiva, Armando Vara "comandava" todas as operações do BCP em relação ao Sol, quando o banco ainda fazia parte da administração, e seria também Vara a origem de pressões sobre a linha editorial do semanário. Vara tinha negado, também em sede de audição parlamentar, que tivesse tido qualquer envolvimento com o jornal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A tentativa de envolver o BCP foi um golpe baixo, toda a gente sabe que o SOL estava e deverá estar falido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director do SOL se a divulgaçãoi das escutas salvou a situação financeira do jornal.»

ESTUFA FRIA VAI CONTINUAR FERCHADA

«Na realidade, a alegada urgência das obras levou o município a decidir dispensar a obra de concurso público logo em Maio do ano passado, aquando do encerramento, e a optar por um ajuste directo, depois de consultadas três empresas, à construtora HCI. O risco de colapso havia sido detectado num estudo técnico encomendado a uma empresa privada pelo vereador. Previa-se nessa altura que o recinto pudesse reabrir nove meses depois, ou seja, agora. Qual o motivo de tamanho atraso?

João Appleton, do gabinete de arquitectura Appleton e Domingos, invoca três ordens de razões. "Quando aqui chegámos, percebemos que isto não ia ser simplesmente uma obra de restauro. Era preciso repensar globalmente a estufa". Embora as obras que começam segunda-feira não vão além da substituição ou reparação da cobertura, formada por ripas de madeira, e das vigas e pilares metálicos em que ela se apoia, para uma segunda fase estão previstas várias outras transformações, como a abertura de uma cafetaria e de um centro de interpretação. "Fez-se quase um masterplan", explica o arquitecto. » [Público]

Parecer:

É uma vergonha, a reabertura estava anunciada para este mês de Fevereiro. Com tão grande atraso não se entende porque razão há agora urgência e a obra avança sem concurso público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a António Costa que tenha mais respeito pelos lisboetas e pelos turistas.»

EMIL JIANU

THE ISRAEL WOMEN'S NETWORK

sábado, fevereiro 27, 2010

Então e eu?

Este é um post de desabafo, mas não resisto a este grito de revolta, sinto-me marginalizado, ostracizado, desprezado, sinto que estou a ser tratado como um cidadão de segunda, talvez mesmo de terceira, a razão? Devo ser dos poucos portugueses a quem Sócrates não telefonou, não pressionou, não tentou comprar, bolas, nem um miserável telefonema?

Não há ninguém neste país que depois de um “está lá, quem fala” não tenham ouvido “o Senhor engenheiro José Sócrates quer falar consigo”. Ando por aqui a blogar há mais de cinco anos, ainda Sócrates nem imaginava que ia ter Manuel Alegre a morder-lhe as canelas por tudo e por nada e nem uma chamadinha, até o arquitecto que lançou o SOL mais tarde teve direito a uma hora de telefone, e eu nada.

Sou mesmo um azarento!

Também sou um dos poucos portugueses que nunca foi constituído arguido, já estive para o ser mas os tipos da Interpol tramaram-me, recusaram-se a investigar a minha identidade porque não lhes disseram qual o crime que eu tinha cometido. Como se isso fosse problema, em Portugal somos todos suspeitos à nascença, mais tarde ou mais cedo somos investigados e constituído arguidos, se formos políticos somos julgados sumariamente na praça pública, se não tivermos nomes seremos arguidos durante uma década, até que o magistrado responsável se reforma ou começa a ter sintomas de doença de Parkinson. Porque será que em vez de pedirem ajuda à Interpol não pediram ajuda ao magistrado de Aveiro? Com tanto artigo no Código Penal e no Código da Estrada certamente que descobriria uma boa razão para passar uma certidão e promover-me ao estrelato.

Mas não, não tive direito sequer a ser chamado à Comissão de Ética do parlamento para dizer se o Sócrates, o Vara ou o Fernando Lima me telefonaram, não há gato pingado da política portuguesa que não tenha direito a duas horas de fama, mas este humilde blogger nem sequer a isso teve direito. Até já tinha preparado uma colecção de montagens fotográfica e encomendado duas T-shirt um com o dizer “sou o único português que não escutou Sócrates” e a outra a dizer “estou à espera de um telefonema de Sócrates”.

Mas não, vou ficar com as t-shirt por estrear e guardá-las para as usar nas idas à praia, se nessa ocasião Rangel já estiver a chefiar o secretariado de Belém na residência oficial de São Bento até pode ser que me apareça o historiador da Marmeleira interessado em saber mais algumas coisas do Simplex, isso se um tal Carlos Santos, jovem devoto e admirador de Cavaco Silva, não lhe deu cópia de todos os maus mais uns duplicados das minhas cuecas.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Guincho-comum (Larus ridibundus) no Terreiro do Paço, Lisboa

FOTO JUMENTO

Ribeira Grande, Açores (Foto de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Heribert Proepper-AP]

«The world's largest solar-powered catamaran is unveiled in a shipyard in Kiel, Germany. The vessel is 192 feet long, 50 feet wide and 24.5 feet high» [The Washignton Post]

JUMENTO DO DIA

Aguiar-Branco

Convencido de que o PSD ou uma nova Aliança Democrática ganhará as eleições legislativas o líder parlamentar do PSD tenta sincronizar um inquérito parlamentar com o seu calendário político, falando já de uma moção de censura. Isto significa que o PSD tenta transformar uma tentativa de golpe de estado protagonizado por agentes anónimos da justiça numa confirmação eleitoral da destruição de José Sócrates.

Não é por acaso que ao mesmo tempo que Aguiar-Brancoi fala de moção de censura a "defunta" líder do PSD dramatiza o discurso económico, preparando o caminho para uma reedição do discurso da tanga. Isto é o cavaquismo no seu esplendor.

A COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESA

A comunicação social portuguesa deve ser a mais original do mundo, os patrões são da direita, os jornalistas são do Bloco de Esquerda, fontes de informação são os magistrados e os deputados são as personagens dos cartoons.

MATARAM ZAPATA

«Aminatu Haidar. Orlando Zapata. Ela, uma activista sarauí de 44 anos, fez greve de fome num aeroporto espanhol, depois de ver a sua entrada em Marrocos recusada pelas autoridades locais e conseguiu, graças à atenção e pressão internacionais, regressar à sua terra e aos seus filhos; ele, um activista cubano de 42 anos, morreu anteontem, após 85 dias de greve de fome na prisão.

Sim: Zapata morreu. Mas dele só soubemos o nome porque morreu. Para ele não houve petições a circular no Facebook e entre as "personalidades" portuguesas e estrangeiras, mesmo se houve cartas e apelos do Movimento Republicano Alternativo (a que pertencia) e da Amnistia Internacional a alertar para a sua greve de fome e para os maus tratos e espancamentos de que era alvo. Merecia menos que Aminatu? Cuba é menos cruel que Marrocos? Ou faltaram os directos e as entrevistas e as fotografias e os artigos inflamados?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CEM ANOS DEPOIS UM MONÁRQUICO

«Como todas as minorias que não conseguem resolver esse problema, ser minoria, os monárquicos portugueses tendem a cavar entre si novas dissidências. Por exemplo, os monárquicos mais tradicionalistas emprestam aos moderados epítetos que lhes apontam a acomodação ao regime actual: "monárquicos ingénuos", "monárquicos de fachada" e, supremo insulto, "monárquicos republicanos". Essa luta escapa, evidentemente, à generalidade dos portugueses, que é republicana porque sim. A candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República (sim, é a isso que ele se candidata) é capaz de vir a trazer para o público a discussão do regime. Ontem, à Sábado, Nobre disse: "Pertenci uns anos à causa real. Sou simpatizante." Então, está bem. Deve ser mais uma táctica dos monárquicos para resolver o problema. Com o risco de vir a ser criticado pelos seus como o maior dos "monárquicos republicanos", Nobre, se for eleito, pode ser o mais útil da causa: basta-lhe ser um péssimo Presidente para demonstrar a necessidade do Rei. Na Sábado, disse também que quer Olivença de volta. Vai, pois, opor-se ao Rei de Espanha. Não há dúvida, Fernando Nobre é mesmo monárquico: a prova é que, ainda antes de ser eleito, já se dá como prioridade atirar-se a outro monárquico. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CASO DE CORRUPÇÃO MAIS DIVERTIDO

«O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a condenação a dois anos e cinco meses de prisão, com pena suspensa, de um agente da GNR de Barcelos que perdoou uma multa de trânsito em troca de duas éguas.

O militar foi condenado por um crime de corrupção passiva, estando a suspensão da pena dependente da devolução das éguas ao proprietário ou do pagamento de 2550 euros, o valor dos animais. Segundo a agência Lusa, o agente da GNR terá ainda de pagar ao Estado 600 euros, como compensação por não ter arrecadado as multas e encargos que o arguido "indevidamente" perdoou. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Só mesmo em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a habitual gargalhada.»

GRANDE AJUDA

«No final da reunião da bancada do PSD, Ferreira Leite argumentou que "seria absolutamente estranho que num País em que toda a gente mente e não se retrata passasse a ser quem alerta para as verdades que tivesse de se retratar". Mais, a sua intenção era "uma ajuda ao Governo".

Para a ainda presidente social--democrata, a sua atitude não tem efeitos negativos a nível externo: "Isso seria se dissesse que estamos exactamente na posição da Grécia e não foi isso que disse. Aquilo que eu disse foi que, se nada se fizesse, então com certeza que iríamos no mesmo sentido." O Executivo tem-se desdobrado em críticas à líder do PSD, com três governantes a atacarem as suas declarações feitas na quarta-feira. A polémica ocorre num momento decisivo para o Programa de Estabilidade e Crescimento. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Hilariante!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se mais uma gargalhada e marque-se uma consulta no Júlio de Matos para Manuela Ferreira Leite,. a mulher deve estar doida.»

PASSOS COELHO QUER PRIVATIZAR A RTP

«O candidato à liderança do PSD defendeu ontem, numa acção em Faro, a privatização das empresas de comunicação social públicas, a começar pela RTP.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Passos Coelho ainda não percebeu que estes excessos de liberalismo à Nogueira Leite só prejudicam a sua imagem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se também tenciona privatizar o PSD ou se tenciona manter a golden share detida pelos cavaquistas.»

PSD PROPÕE GORJETA PARA A MADEIRA

«O PSD entregou esta sexta-feira uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado que atribui 10,1 milhões de euros aos municípios da Madeira destinados a reparar danos causados pelo mau tempo ocorrido no sábado nesta região.

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2010 autoriza, no artigo 36.º, a utilização de uma despesa de nove milhões de euros, através do Fundo de Emergência Municipal, para fazer face aos danos causados por «condições climatéricas excepcionais verificadas nos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém», regiões onde o mau tempo causou estragos em Dezembro do ano passado. » [Portugal Diário]

Parecer:

Dez milhões de euros para os municípios da Madeira?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PSD se quer uma emissão de euros em cor de laranja para que as notas sejam usadas nessa ajuda.»

O AGRADO DO BE

«“É com muito agrado que registamos que outros partidos estejam de acordo com a proposta inicial”, afirmou a deputada do BE Helena Pinto, em declarações aos jornalistas no Parlamento.» [Público]

Parecer:

Ainda vou ver este BE apoiar a candidatura de Cavaco Silva, é como um (agora) conhecido professor de Economia da Universidade Católica do Porto que há pouco tempo era apoiante de Sócrates e agora faz de marioneta do filósofo da Marmeleira e até já se inscreveu no grupo de jovens apoiante de Cavaco no Facebook.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã porque não leva a aliança com a direita até às últimas consequências.»

SIMPLEX CONTRIBUIU PARA ASFIXIA FINANCEIRA DA JUSTIÇA

«O Simplex, o programa de simplificação administrativa e legislativa da Administração, resultou em quebras significativas de receitas e está, por isso, a contribuir para a asfixia financeira do sistema de justiça, que tem vindo a acumular dívidas. Isso mesmo descreve um memorando feito a semana passada pela nova direcção do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça (IGFIJ), que gere os recursos financeiros e patrimoniais do Ministério da Justiça, ao alertar para a situação crítica que se vive no instituto.

"Esta situação é consequência da evolução de um sistema que tem vindo a perder receitas drasticamente nos últimos anos, enquanto os custos continuam a aumentar", lê-se no documento. "A quebra de receitas", continua, "foi particularmente evidente nos registos e notariado, onde, entre 2007 e 2009, as receitas do IGFIJ com estas taxas decresceram de 425,7 milhões de euros para 166,2 milhões de euros". » [Público]

Parecer:

Esta notícia tem a virtude de mostra como a burocracia funciona como um imposto, é imposta e depois cobrada. O mais grave é que muitas das receitas da burocracia servem para alimentar algumas mordomias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprofunde-se a simplificação.»

CHRISTINE VON DIEPENBROEK

EYLAB OPTOMETRIST