quinta-feira, julho 31, 2014

O surfista de Penamacor

Seguro partiu para as directas derrotado e isso não sucede por acaso, a percepção que os eleitores têm do líder do PS é a de alguém sem ideias, sem projectos, sem grande coragem, que ao longo de três anos não se conseguiu afirmar como líder da oposição. Restava a Seguro demonstrar as eleitores que tinham uma imagem errada e em certa medida foi isso que fez, mas de forma errada.
  
Seguro não percebeu que as primárias são a primeira volta das eleições legislativas e que o seu verdadeiro adversário ´Passos Coelho e depois de muitos debates que perdeu no parlamento e de ter deixado a ideia de ser menos corajoso e competente do que o primeiro-ministro esperava-se que viesse contrariar esta opinião que tende a generalizar-se. Em vez disso optou pelo confronto pouco leal com António Costa, Seguro tem tentado por todos os meios dizer que António Costa é pior do que ele, que é uma péssima pessoa e nos últimos dias tem vindo a tentar deixar a ideia de que o seu adversário é uma pessoa duvidosa.
  
Sobre si próprio Seguro tem dado  uma péssima imagem ao agarrar-se a valores duvidosos e fazendo surf nos acontecimentos do dia a dia. Sempre que ocorre algo Seguro corre para as televisões afirmando-se do lado das virtudes e sugerindo o que António Costa está do lado dos defeitos, esperemos que não ocorra algum homicídio grave porque é bem provável que Seguro venha dizer que nunca foi capaz de matar uma mosca, já não se podendo dizer o mesmo de Costa que será um serial killer em potência.
  
Um exemplo do oportunismo de Seguro é a sua adesão recente ao ruralismo, depois de décadas a dar ares de betinho, aparece agora agarrado ao velho ruralismo que tanto sucesso teve em Portugal. Seguro é op beirão por oposição aos cortesãos inúteis da capital, ele representa o velho ruralismo luso, os bons valores do trabalho e da família. O problema é que Seguro parece não perceber que on país já teve dois como ele, um era de Santa Comba e o outro é de Boliqueime. Não revela muita inteligência tentar conquistar a esquerda com os piores valores da direita.

 Outro exemplo é o que se tem passado com o BES, Seguro tentou passar a imagem do político responsável, pediu uma entrevista com o governador do BdP a que esse rapidamente acedeu para o ajudar na sua campanha e depois da reunião veio tranquilizar tudo bem, porque tudo se ia resolver no BES. De seguida recebeu o novo presidente do BES e mais uma vez apareceu com ares de político responsável. Agora, mudou de ideias, começou por criticar a ligação dos negócios à política e até já está indignado com a dimensão dos prejuízos no banco.
  
António Costa que se absteve de se meter no caso BES, que não recebeu nenhum presidente de banco é agora acusado pelo ruralista Seguro de misturar negócios com política. Seguro aproveita os acontecimentos para sujar António Costa de forma muito porquinha, o ruralista deu lugar ao surfista de Penamacor.
 
  

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Alcoutim_zps0d55e117.jpg

Alcoutim
  
 Jumento do dia
    
Durão Barroso, o cherne despromovido a carapau azul

Agora que se está a acabar o bem bom de Bruxelas e que está para breve a rejeição para outros cargos europeus Durão Barroso montou a tenda em Portugal fazendo lembrar um daqueles reformados que por cá viajam em caravanas. O problema é que o país vivia melhor sem ele e sem as suas patacoadas pouco dignas de um líder europeu como chamar aos fundos comunitários uma "pipa de massa".

O novo quadro comunitário de apoio tem servido a Passos e a Durão Barroso para se ajudarem mutuamente, dando de Portugal a imagem de um país pouco digno, passando a ideia de que os fundos são uma gorjeta a Portugal. Não é bem assim, Portugal é um contribuinte líquido e os fundos que recebe não passam de uma parte do dinheiro que mensalmente envia para Bruxelas, para que a UE os distribuam e alimente alarves como Durão Barroso.

«Dois apertos de mão, elogios de parte a parte e uma coincidência sobre onde aplicar o dinheiro do novo quadro comunitário de apoio. O encontro entre o presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro, esta tarde em São Bento, serviu para Durão Barroso e Pedro Passos Coelho reafirmarem que Lisboa e Bruxelas estão alinhadas quanto às prioridades do quase 26 mil milhões de euros de fundos estruturais, de desenvolvimento agrícola e pescas que Portugal vai receber no âmbito do Portugal 2020, o programa comunitário que se segue ao QREN.

O primeiro-ministro frisou que a estratégia está definida e, agora que terminou o programa económico e financeiro negociado como contrapartida do empréstimo da troika, considerou que Portugal tem de consolidar a mudança estrutural da economia para que esta não esteja apenas nas mãos de alguns grupos económicos, que não nomeou.

“Os próximos anos serão determinantes para consolidar estas mudanças e colocar os meios relevantes de que dispomos, nomeadamente ao nível da União Europeia, ao serviço de uma economia que não esteja nas mãos de meia dúzia de grupos económicos ou sociais, mas que possa de facto estar ao serviço de todos os portugueses e do desenvolvimento de Portugal”, afirmou, insistindo que é preciso alterar o “sistema de incentivos” que vem do passado. E essa “mudança de agulha quanto às orientações de prioridades” está garantida no novo programa de fundos estruturais, frisou.

O novo pacote – que Durão Barroso classificou como “uma pipa de massa” – é de 25.792 milhões de euros: cerca de 21.340 milhões de euros de fundos estruturais e investimento, aos quais se somam 4000 milhões de euros do fundo de desenvolvimento regional, mais 392,4 milhões para o sector das pescas e 160,7 milhões para Iniciativa para o Emprego dos Jovens.» [Público]

 3.577,3 milhões de euros

As perdas do BES no primeiro semestre representam qualquer coisa como 175% do valor do banco na bolsa.

      
 Deputado imbecil
   
«Do lado de lá da mesa, António Proa, do PSD, lançou um aparte, daqueles que são habituais em plenário, mas menos usuais nos trabalhos em comissão: “O senhor deputado está a candidatar-se a assessor.”

José Magalhães não gostou. Interrompendo o seu questionário, pediu para interpelar o presidente da comissão, Telmo Correia, do CDS. E negando ter qualquer intenção de se “candidatar a assessor”, lamentou o aparte e acrescentou que a deputada do PSD Francisca Almeida devia fazer uma “declaração de interesses” perante a comissão por prestar serviços jurídicos a uma das sociedades de advogados contratadas pela DGAE, a Cuatrecasas.

Francisca Almeida anunciou, de seguida, que “não tinha conhecimento da assessoria que o escritório de Lisboa [da Cuatrecasas] presta à DGAE”. A deputada acrescentou que apenas colabora com o escritório do Porto da empresa. Em todo o caso, concluiu: “Vou pedir para sair da comissão.”

Vários outros deputados intervieram, de seguida, para comentar este “incidente”. Cecília Meireles (CDS), António Proa (PSD) e João Semedo (BE).» [Público]
   
Parecer:

Há com cada besta quadrada neste parlamento.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao emproado proa que resigne e vá trabalhar.»

 Deu-lhes a pressa...
   
«O Ministério Público e inspectores da Autoridade Tributária e Aduaneira estão a conduzir nesta quarta-feira buscas na sede de Lisboa da Rioforte, a holding para o sector não financeiro do Grupo Espírito Santo, no âmbito da investigação ao caso conhecido como Monte Branco.

A Procuradoria-Geral da República confirmou ao PÚBLICO que "contiuam as diligências no âmbito do processo Monte Branco", escusando-se a revelar mais pormenores por processo, em que se investiga o maior caso de fraude e branqueamento de capitais alguma vez detectado em Portugal, em estar em segredo de justiça.» [Público]
   
Parecer:

Vá lá....
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
     
 O Monte Branco e o Monte de Merda
   
«O ex-primeiro-ministro José Sócrates falou esta noite no Telejornal da RTP para realçar a sua “estupefação” com as informações divulgadas pela revista Sábado, que dão conta de que Sócrates estaria a ser investigado há vários meses, no âmbito do caso Monte Branco.
  
“Isto é uma verdadeira canalhice”, disse José Sócrates esta noite à antena da RTP, na sequência da notícia vinda a público pela revista Sábado, que dá conta de uma alegada investigação ao antigo governante, inserida no caso Monte Branco. Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República desmentiu estar a investigar o antigo primeiro-ministro.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Esta revista Sàbado é um Monde de Merda.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
  
   
 O PS de Seguro guinchou
   
«O PS acusou hoje o Governo de o ter afastado das principais decisões referentes aos fundos comunitários até 2020, na ordem dos 26 mil milhões de euros, e criticou os atrasos já existentes na aplicação dos investimentos.

Estas posições foram transmitidas aos jornalistas por Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, após o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter apresentado o acordo de parceria com a União Europeia, num ato oficial em que esteve também presente o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

De vez em quando ouvem-se uns guinchinos oposicionistas da equipa de Seguro.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
   
 Este Seguro mete nojo
   
«Com as primárias marcadas para 28 de Setembro, António José Seguro, secretário-geral do Partido Socialista, falou sobre o estado do país, a situação do Banco Espírito Santo e das diferenças que tem com o opositor, António Costa, em entrevista à revista Visão.

A entrevista foi feita na segunda-feira, dia 28, na sua terra natal, Penamacor. “Há, em Portugal, um partido invisível, que tem secções sobretudo nos partidos de Governo, que capturou partes do Estado, que tem um aparelho legislativo paralelo através dos grandes escritórios de advogados e influencia ou comanda os destinos do País”, afirmou.

António José Seguro afirmou que existe uma linha de fratura entre o que é a sua “nova e a velha política” de António Costa. “A velha política que mistura negócios, política, vida pública, interesses, favores, dependências, jogadas e intriga. O que existe no PS mais associado a essas coisas é apoiante de Costa”, afirmou. “Comigo, há uma separação clara entre política e negócios. Não tolerarei que qualquer membro do meu Governo tenha a mínima suspeita. Na dúvida, deve demitir-se”, afirmou.» [Observador]
   
Parecer:

É o que faz o desespero.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
  

   
   
 photo Dimvil-3_zps7f34694f.jpg

 photo Dimvil-2_zps7081bb8b.jpg

 photo Dimvil-5_zpsbbbfd8d2.jpg

 photo Dimvil-1_zps4c7c02c7.jpg

 photo Dimvil-4_zps57a12f68.jpg




quarta-feira, julho 30, 2014

O PREC pós BES

Com a aparente queda do DDT, o Dono Deles Todos, o país vive um PREC na versão BES, políticos corruptos, jornalistas e outros oprimidos aparecem agora a dizer cobrar e lagartos do mesmo Ricardo Salgado que antes bajulavam. Já só falta mesmo que comecem a surgir na comunicação social anúncios em que se de clara “Eu fulano de tal informo que nunca tive quaisquer relações com Ricardo Salgado, familiares e amigos, nunca comprei obrigações da Rio Forte ou de qualquer empresa da família, nunca fui a nenhum beberete organizado pelo GES, não passei férias com o Ricardo Salgado, nem recebi prendas de Natal”.
  
Do outro lado estão os que eram íntimos do regime, os que se podem escapar sem exposição pública permanecem em silêncio, os que viram as suas relações denunciadas em público afirmam os valores da amizade, garantem que não esquecem os amigos. Há ainda jornais e jornalistas que por terem tido um arrufo de namorados com o Ricardo Salgado aparecem agora a cobrar o estatuto de velhos resistentes, perseguidos e enclausurados durante o regime BES.
  
Vivemos num tempo em que faz lembrar aquele em que o PPD estava na primeira linha da defesa do socialismo e no apoio ao Conselho da Revolução, de um dia para o outro todos os políticos são contra a promiscuidade entre política e negócios, os jornalistas libertam-se do peso da consciência condenando a influência do poder económico nas redacções e até o Seguro parece o Arnaldo Matos destes tempos revolucionários.
  
Infelizmente este período nada tem de revolucionário e apenas reflecte a miséria humana de muito dos que nos governam ou que influenciam a opinião pública. Não estamos perante gente corajosa que vai revolucionar o que quer que seja, assistimos a um cortejo de gente cobarde que muito em breve estão procurando novo dono.
  
Imagino e gostava de ver o que vai pela cabeça do Ricardo Salgado, deve estar farto de berrar “`àquele dei um quadro do pintor fulano de tal, a esse paguei umas férias em Santorini, aquele outro comprou a casa de férias com um crédito simpático, esse empregou a mulher no BES”. O que Ricardo Salgado sente nestes dias não é mais do que muitos outros já sentiram, resta-lhe a satisfação de saber que muitos destes revolucionários apenas se estão expurgando para melhor se venderem a outros, talvez ao BCP, ao BPI ou, quem sabe, à filha do José Eduardo dos Santos.
 
 

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Noudar_zpsf77dcbc8.jpg

Castelo de Noudar, Barrancos
  
 Jumento do dia
    
Tozé

O Tozé está fazendo uma colagem tal a António Costa que depois destas directas corre um sério risco de ficar conhecido pelo Adesivo, até na entrega das candidatura o ainda líder do PS opta por entregar a candidatura meia hora depois do seu opositor.

Seguro tem feito a sua campanha à custa de António Costa, um sinal de desespero de quem receando estar perdido tudo faz para dizer que é melhor. O problemas é que não é melhor e todos já o perceberam, aliás, é isso que explica as suas vitórias anorexicas.

«O secretário-geral socialista, António José Seguro, formaliza esta terça-feira à tarde a sua candidatura às eleições primárias na sede nacional do PS, meia hora depois de o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, também o fazer.

Tanto António José Seguro, como António Costa, não estarão presentes nos respectivos actos formais de entrega de assinaturas junto do presidente da comissão eleitoral das primárias de 28 de Setembro, Jorge Coelho.

O mandatário nacional da candidatura de António Costa, o ex-presidente do Governo Regional dos Açores Carlos César, formaliza a candidatura do autarca de Lisboa pelas 15h30, enquanto o representante de António José Seguro o fará pelas 16h00. Fonte da candidatura do líder socialista, indicou que António José Seguro apenas anunciará "mais tarde" o seu mandatário nacional.» [Público]

 Pergunta a Seguro

Porque razão em relação a Passos Coelho faz uma oposição cheia de mesuras e quando se trata de António Costa até tem ideias para Portugal e não se coibe de recorrer a tudo quanto é golpe baixo?
  
 Caso BES

A troika está mentindo e mais não digo nem posso dizer.
  
      
 Afetos tirados a ferrinhos
   
«O líder da oposição britânica, o socialista Ed Miliband tem um problema. Anteontem, o Sunday Times falou disso (na primeira página) e ontem o Guardian voltou à carga: falta empatia a Miliband. Escreve-se sobre isso há meses e retomou-se a questão por estes dias porque o próprio fala do assunto. Mais, ele tomou medidas: contactou um académico de Cambridge, Simon Baron-Cohen (primo do cómico Sacha Baron Cohen), que considera que a empatia é um "solvente natural" capaz de fazer com que "qualquer problema imerso nele fique resolvido." Isto está escrito no livro Zero Degrees of Empathy (Zero Graus de Empatia). É natural que qualquer político que vá a votos necessite dessa tal empatia, a habilidade de parecer que sente a situação das pessoas e de se mostrar capaz de se pôr na posição e nas perspetivas dos outros. Ronald Reagan era mestre na matéria - por alguma razão era um ex-ator. Ed Miliband é um político preparadíssimo, desde a escola (Oxford, London School of Economics, Harvard...) até cargos governamentais e parlamentares - falha-lhe, ao que diz o atual debate, é a empatia. Sorte a dos socialistas britânicos. O líder da oposição portuguesa, o socialista António José Seguro, a quem falha quase tudo, tem um problema mais grave: quer ter empatia a mais. Confunde-a com uma sobredose de afetos (tirados a ferrinhos) que incomoda quem lhe sofre as intervenções públicas. É urgente que lhe encontrem um guru.» [DN]
   
Autor:

Ferreira Fernandes
  

   
   
 photo Giangiorgio-Crisponi-4_zps664940ad.jpg

 photo Giangiorgio-Crisponi-1_zps8e969ee5.jpg

 photo Giangiorgio-Crisponi-2_zps3d5dbc43.jpg

 photo Giangiorgio-Crisponi-3_zps965fab78.jpg

 photo Giangiorgio-Crisponi-5_zpsf103e956.jpg




terça-feira, julho 29, 2014

A superiodade técnica da nossa direita

Tanto à direita como à esquerda há uma tentativa de provar a superioridade dos seus projectos, procura-se provar que por razões morais, éticas ou científicas os projectos são superiores aos do adversário. À esquerda as considerações são mais de ordem moral e inspirada no marxismo tenta-se passar a ideia de que tudo se baseia numa visão com fundamentos científicos, produtos desta mania é a ideia do socialismo científico ou a superioridade moral que no caso do PC até teve honras de obra ideológica da autoria de Álvaro Cunhal.
  
A direita divide-se entre considerações com uma fundamentação que mistura a religião com o pensamento de Adam Smith para sugerir que há uma ordem natural. Perante a fragilidade desta abordagem e sem resposta consistente para opor às esquerdas a direita refugia-se muitas vezes atrás de uma superioridade técnica. As suas propostas de sociedade poderão não ser tão simpáticas, mas são as que optimizam os resultados, criando mais riqueza. A gestão orçamental da direita é mais rigorosa, a política fiscal é mais amiga das empresas e até da natalidade, a gestão privada dos recursos da sociedade produz melhores resultados.
  
Se esta abordagem ideológica da direita tiver algum fundamento isso implica que as crises portuguesas só podem ser explicadas pela burrice dos nossos políticos de direita, que como Mário Soares disse uma vez é de fazer inveja à direita francesa de quem já se disse ser a mais burra da Europa. A direita bem se esforça de inventar culpados para todos os males, a bangunça da República explicou a ditadura, a loucura de Vasco Gonçalves serviu para encobrir as consequências de um modelo social miserável, do fim inevitável do colonialismo e da maior crise petrolífera da história. Mais recentemente tentaram iludir a existência de crises financeiras atribuindo as culpas ao odiado Sócrates, ou como muito imbecil deste país gosta de designar os governos do PS, aos “governos socialistas”.
  
Um pouco em desespero e meio atrapalhado Marcelo Rebelo de Sousa foi o único político de direita com um assomo de honestidade, tentando retirar o debate do tema da culpa penal assumiu estar preocupado porque o que sucedeu no BCP e no BES põe em causa a tal superioridade técnica da gestão privada dos recursos colectivos. É mais do que óbvio que a privatização da banca não trouxe progresso ao país, antes pelo contrário, os banqueiros optaram pelo estatuto de capos mafiosos, corrompendo tudo e todos e lançando a economia em crise.
  
A privatização da banca começa a parecer um grande crime contra o país e demonstra que com os imbecis da nossa direita não há superioridade técnica que lhes valha. Com a crise do BES vão à falência os pressupostos ideológicos da direita portuguesa e, pior ainda, começa a ser claro o nível de imbecilidade da nossa direita, seja nas empresas, no jornalismo ou no poder. A imagem que marca o país é, de um lado, o sistema financeiro a desmoronar-se, e do outro um secretário de Estado da Cultura convencido de que vai promover o crescimento com artesanato. A nossa direita é imbecil, incompetente e ridícula, e como se isso não bastasse conta ainda com uma elevada percentagem de gente pouco honesta, para não referir o imenso rebanho de corruptores e corruptos.
 
 

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo Peniche-5180687_zps38cc834c.jpg

Peniche
  
 Jumento do dia
    
Maria de Belém

Será que para Maria de Belém a palavra equidistante tem o mesmo significado que tem para mim? Receio que não. Estaremos perante cinismo ou face a sinais evidentes de que a candidatura de Seguro está em dificuldades?

«Numa entrevista concedida ao semanário SOL, Maria de Belém Roseira comenta as eleições primárias no PS e, consequentemente, a disputa pela liderança, afirmando que um “partido fraturado estará enfraquecido nas legislativas”. Sobre os dois candidatos, prefere manter-se equidistante, dizendo apenas que ambos têm competência para ocupar o cargo de secretário-geral.

A presidente do Partido Socialista (PS), Maria de Belém Roseira considera que as primárias irão introduzir em Portugal “um processo de transformação para melhorar a relação que a população tem com os partidos políticos”, afirmando ainda, em entrevista ao semanário SOL, que  este foi um processo onde existiram “posições muito diversas”, que corria o risco de seguir de “impugnação judicial em impugnação judicial”.» [Notícias ao Minuto]

 O mesmo estilo, o mesmo ódio, o mesmo discurso

 photo estilio-1_zpsb200dcc2.jpg
 photo estilo-2_zps1daa6b69.jpg  
 
 Os problemas na TAP

OS responsáveis pela comunicação da TAP estão fazendo passar a ideia de que o cancelamento dos voos resulta de atrasos na entrega de novos aviões, não lhe cabendo responsabilidades. Será mesmo assim?

Há poucos dias a TAP promoveu uma notícia em que se faziam várias entrevistas a responsáveis técnicos da empresa e um deles explicou que os aviões não tinham as condições requeridas, exemplificando que não tinha as cabines para tripulantes que são habituais na transportadora nacional. Este preciosismo do quadro da TAP permite perceber que não estamos perante novos aviões, se assim fosse eles seriam devidamente configurados na fábrica.

Isto é, estamos perante a compra de aviões em segunda mão e é muito provável que o atraso não resulte do "fabricante" mas sim do tempo necessário para a reparação, como ficou evidente ao ter-se dito que os aviões teriam de ser certificados. A TAP comprou novos aviões cuja entrega se atrasou ou recorreu ao mercado dos usados sendo responsável por uma avaliação deficiente do que ia comprar?

A TAP está dizendo a verdade?
  
 Um pergunta a Pires de Lima

Perante o incómodo do cancelamento dos voos da TAP o ministro Pires de Lima apressou-se a prometer um inquérito que todos sabemos ir dar em água de bacalhau, a não ser que esteja interessado em tramar a administração da empresa. Se o argumento usado para a auditoria à TAP é o facto de estar em causa a imagem externa do país porque a empresa usa o nome de Portugal, porque razão o ministro não tem idêntica posição em relação ao negócio ruinoso e vergonhoso com a Rio Forte, que deixou as empresas portuguesas com tão má imagem? Que se saiba PT significa Portugal Telecom.

 A Justiça e o caso BES

Entre roubar duas galinhas e provocar um prejuízo de 7.000 milhões não hesite, opte pela segunda hipótese. Se roubar duas galinhas corre um sério risco de ir a julgamento.

 Ele já tinha avisado

 photo Aviso_zps5ba9823e.jpg

E quem nos avisa nosso amigo é.

 A dúvida 

Agora que Ricardo Salgado já não tem o poder que tinha os políticos fogem dele como se fosse peçonha, as mais altas personalidades da nossa direita e centro direita que dantes o bajulavam e lhe pediam ajudas várias fogem agora dele como o diabo foge da cruz. Isto significa que o poder ficou sem dono, algo inaceitável pois o poder alimentação da ambição de políticos menos escrupuloso e essa por sua vez essa ambição alimenta-se de dinheiro.

Não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera e desiludam-se os que esperam que a política portuguesa passe a cheirar bem, a esta horas alguns dos nossos políticos já começaram a ronronar junto de outros candidatos a substituir Ricardo Salgado.

Quem ser o novo DDT, o Dono Deles Todos?

 O inverno vai ser longo

Uma previsão do Expresso de Balsemão:

«Mas o sentimento de revolta é generalizado. O verão não vai ser fácil este ano na praia da Comporta. E o inverno será longo para muitos daqueles que sempre viveram com salários, lucros ou créditos do BES.» [Expresso]

 A Alma e a Gente: Ricardo Do Espírito Santo Silva, Banqueiro e Artista


      
 Menos 560 desempregados nas estatísticas do desemprego
   
«Pedro Mota Soares revelou que o protocolo prevê um apoio financeiro de "500 mil euros" para "28 novos cursos" de formação `dual´ a realizar na ATEC até 2016, oito dos quais deverão arrancar ainda este ano.

A formação profissional `dual´, modelo importado da Alemanha, incluiu uma parte teórica, mas também uma forte componente técnica e prática, que se tem revelado bastante eficaz na formação de profissionais qualificados, facilitando a integração dos formandos no mercado de trabalho.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Este Lambretas é uma máquina.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Imbecil
   
«Duarte Marques diz que “ex-primeiro-ministro não tem “vergonha na cara” por exigir explicações à Justiça sobre detenção de Ricardo Salgado. “A justiça devia dar explicações, mas sobre o facto de nunca o ter prendido a ele”, escreve ex-líder da JSD
  
O deputado do PSD Duarte Marques defende, num texto no Facebook, que a justiça deve dar explicações sobre o facto de “nunca ter prendido” o ex-primeiro-ministro, José Sócrates. O texto do ex-líder da JSD surge na sequência das declarações de Sócrates, na RTP, sobre o caso BES. O socialista defendeu que ”a Justiça ganhava em explicar-nos a todos porque deteve Salgado”.» [i]
   
Parecer:

Este gajo é um parvalhão.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Ele bem tinha avisado...
   
 photo Almofada_zps21882aed.jpg
  
«BES vai fechar o primeiro semestre com o maior prejuízo de sempre de um banco em Portugal. Será 15 vezes maior do que as estimativas dos analistas: perto de três mil milhões de euros, sabe o Expresso. Tudo porque os reguladores e os auditores acabam de descobrir mais esqueletos nos armários: há mais dívida de clientes do BES ao GES do que se supunha, através de esquemas de engenharia financeira que se desconheciam. Caso pode ter mais consequências criminais. 

Os resultados semestrais do BES serão oficialmente apresentados esta quarta-feira, na véspera da assembleia geral do banco. O valor dos prejuízos não está ainda totalmente fechado mas a fasquia está nos três mil milhões de euros, dependendo de o critério final pecar por defeito ou por excesso. Seja como for, será ultrapassado o valor das almofadas de capital de 2,1 mil milhões de euros que o Banco de Portugal tinha indicado como suficiente para acomodar o problema, o que precipita o aumento de capital do banco.» [Expresso]
   
Parecer:

O que seria de nós sem os avisos do pobre professor de economia que nada sabia dessas coisas de acções escritas em inglês mas que se candidatou para ajudar o país com os seus conhecimentos de economia.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  

   
   
 photo Martin-Rak-4_zps715182ef.jpg

 photo Martin-Rak-1_zps35ceb12c.jpg

 photo Martin-Rak-3_zpsec014196.jpg

 photo Martin-Rak-5_zps249ab9d9.jpg

 photo Martin-Rak-2_zpsa96dab6d.jpg