terça-feira, junho 05, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Rochas em Peniche

IMAGEM DO DIA

[Morteza Nikoubazl / Reuters]

«Mujeres iraníes. Una mujer durante la conmemoración del 18 aniversario de la muerte del ayatolá Jomeini en el cementerio de Behesht Zahra, cerca de Teherán.» [20 Minutos]

REPÓRTER JUMENTO

O nosso amigo Mário Lino não para de nos surpreender com s imagens que nos vai mandando e que nos permitem acompanhar a sua expedição ao inóspito deserto da margem sul, que fazem dele um autêntico Serpa Pinto português, explorando os últimos territórios da fronteira deste pequeno país. A última imagem refere-se a um postal de férias do Aeroporto do Poceirão, um aeroporto que fica no meio de nada, onde não há escolas ou hospitais e até os camelos são escassos pois à muito que se mudaram para locais mais amenos.

JUMENTO DO DIA


Mário Lino avançou com o estudo do impacto ambiental da Ota

É pena, o ministro das Obras Públicas ainda não percebeu que é ele o maior problema ambiental que o Governo enfrenta, basta ver o mau ambiente que se gera sempre que fala.

ASSISTENTE DE CINCO CADEIRAS

Admirados de um professor da Independente ter leccionado quatro cadeiras a Sócrates? Pois fiquem a saber que uma funcionária do ministério das Finanças vai leccionar cinco cadeiras no próximo ano lectivo naquela universidade. Não vou tecer considerações sobre a sua competência ainda que se fosse professora de um filho meu mudava-o de escola, apenas deixo uma pergunta: como é possível a alguém ser funcionário público e ainda conseguir leccionar cinco cadeiras numa universidade?

SERÁ IMPRESSÃO MINHA?

Ou desde que Carmona se demitiu abrindo caminho a eleições autárquicas intercalares em Lisboa se deixou de ouvir falar de reformas antipáticas. De repente não se fala de progressões nas carreiras, de avaliações ou de mobilidade.

Enfim, pedimos desculpa por esta interrupção, a reforma segue dentro de dois meses.

AUTARCAS ARGUIDOS SERÃO DEMITIDOS

Esta intenção do governo não passa de uma aberração inaceitável, se passar a lei isso significa que alguém que se presumo inocente é condenado com a pior das penas em democracia a perda de direitos políticos. Significa que os cidadãos serão condenados com base no resultado do trabalho das polícias, sem qualquer direito a defesa. Significa que as polícias podem decidir quem fica nos cargos e quem é demitido. Significa que a procuradora-geral Maria José Morgado passa a termais poderes que qualquer tribunal.

Só não entendo porque motivos um cidadão que mereceu a confiança do eleitorado deixa de ser presidente de uma junta de freguesia só porque perdeu a confiança da polícia. Da mesma forma que não entendo porque motivo um membro de uma junta de freguesia pode ser demitido e um ministro fica no cargo por mais processos em que tenha sido constituído arguido, isto é, no caso de um membro do governo o que conta é a vontade do primeiro-minsitro, como se a legitimidade deste fosse superior à de qualquer autarca. O PS embarcou no populismo idiota do PSD, o Marques Mendes disse mata e Sócrates vem agora dizer esfola.

Uma pequena dúvida: porque motivo o Governo soprou esta intenção em plena pré-campanha para as autárquicas intercalares para Lisboa? Terá sido para lançar o debate e prejudicar uma das candidaturas mais incómodas para a de António Costa? Cá por mim que isto não passa de ais um golpe baixo.

A INCOMPREENSÍVEL DIVERSIDADE DA UNIVERSIDADE

«Outro campo peculiar é o da Gestão. Em 1950/51 havia só quatro licenciaturas em Administração (Comercial, Militar, Naval e Colonial), mas em 1975/76 já eram oito e começara a confusão das nomenclaturas. Em 2005/06, os 115 nomes da área pretendem fazer a gestão, direcção, administração, organização ou o planeamento de qualquer coisa. E são muitas coisas! Há Gestão Hoteleira, mas também Gestão da Água, do Solo e da Rega ou Gestão de Transportes, Intermodalidade e Logística. Há Gestão do Desporto, Gestão do Lazer e Animação Turística, Gestão do Património, Gestão de Rotas Temáticas e Direcção de Orquestra. E, claro, temos Gestão Bancária, de Recursos Humanos, de Informação, Marketing, Financeira e Fiscal. Mas também existe Planeamento Regional e Urbano, Tecnologias da Informação Empresarial, Química Industrial e Gestão. E até licenciaturas em Estudos Ingleses e Relações Empresariais, Filosofia e Desenvolvimento da Empresa, Tradução e Assessoria de Direcção, Línguas e Administração Editorial.» [Diário de Notícias]

Parecer:

João César das Neves mostra como a universidade portuguesa se diversificou. Cá por mim fiquei interessado em ser licenciado em gestão do lazer, só não sei quais as cadeiras mas se for como num curso de gestão dos antigos deve haver cadeiras de gestão para os mais diversos domínios do lazer, por exemplo, deverá haver uma cadeira de gestão de laser nocturno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LIÇÃO ESQUECIDA DA GREVE GERAL

«Apesar da uma certa visão simplista da macroeconomia saudar as baixas salariais como um resultado positivo, a modificação desejável da estrutura produtiva não poderá ocorrer com os níveis salariais presentes com tendência para o agravamento. Os fenómenos recentes - surpreendentes para alguns - do desemprego de licenciados e das significativas emigrações de licenciados e quadros não se deve a imaginários desajustamentos na formação oferecida pelas universidades. Estes fenómenos resultam, essencialmente, do desajustamento dos salários.
Os salários baixos são permitidos pela estrutura produtiva pouco exigente em trabalho qualificado. Esta estrutura produtiva não resulta de um qualquer atavismo nos nossos empresários mas sim do seu comportamento racional: para quê investir em processos exigentes em trabalho altamente qualificado se o proteccionismo assegurado pelos poderes públicos no mercado dos produtos vai assegurando as vendas, e a ineficácia sindical no mercado do trabalho vai permitindo encontrar salários adequados aos seus processos, rudimentares, é certo, mais ainda suficientemente rentáveis ? A não ser que ocorra um choque no mercado dos produtos ou no mercado do trabalho a situação vai arrastar-se ainda por muito tempo. »
[Jornal de Negócios]

Parecer:

Avelino Jesus escreve um dos melhores artigos que já li sobre a importância do sindicalismo, algo que nem os que odeiam nem os que sujeitam os sindicatos a estratégias partidárias entendem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS LIMITES DO LIBERALISMO

«A promoção política e legislativa da liberalização dos costumes é velha bandeira de uma certa esquerda. Agora, porém, o CDS (ou será o PP?) começa também a agitá-la - o que foi saudado por comentadores politicamente correctos como um passo na modernização do partido. E se nos preocupássemos menos com parecer modernos e mais com viver numa sociedade equilibrada?» [Público assinantes]

Parecer:

A crítica de Sarsfield Cabral aos excesso de liberalismo ou aos liberalismos de ocasião.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NADA MUDOU NOS MÉTODOS ELEITORAIS DO SANTANISMO

«Fernando Negrão defendeu esta segunda-feira a instalação de um sistema de comunicações em tempo real nos táxis de Lisboa, sistema que é actualmente usado pela Polícia Municipal, destacando como uma “prioridade” a segurança.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Negrão está a copiar o percurso eleitoral de Santana Lopes, depois dos velhinhos foram os taxistas, a seguir hão-de vir as associações recreativas, os bairros populares e os bairros de reinserção social. Para o PSD não importa discutir a cidade, a não ser que seja o aeroporto, o que importa são os votos fáceis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Negrão se contratou Santana para assessor.»

O BLOCO DE ESQUERDA TEVE UMA "DERIVA SOCIAL-DEMOCRATA"

«O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou ontem o Bloco de Esquerda de ter "uma deriva social-democrata", ao tomar uma posição idêntica à da UGT em relação à greve geral.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Adoro esta linguagem dos finais do século XIX.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Jerónimo de Sousa que conte mais umas anedotas destas.»

NOTÍCIA MAROTA

«O Governo quer impor a suspensão de mandatos a autarcas que estejam constituídos arguidos em processos criminais, depois de deduzida a acusação. O objectivo é clarificar o regime de suspensão de mandatos, cuja arbitrariedade tem sido questionada em casos mediáticos como o das câmaras de Lisboa e de Felgueiras. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Quase aposto que esta notícia soprada para a comunicação social vai acabar por não o ser, entretanto lança o debate pondo Carmona Rodrigues em evidência. Depois do que sucedeu com o Processo Casa Pia o Governo deveria ter mais cuidado com estas coisas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se até que se prove que não houve má-fé na produção desta notícias»

QUERO SER GALEGO!

«Os indicadores económicos mais recentes não deixam margem para dúvidas a Galiza atravessa o período mais próspero da sua história e promete, até, superar todos os índices de crescimento de Espanha. A produtividade dispara, impulsionada pelos sectores da indústria e serviços. O contraste com a crise que se vive na Região Norte de Portugal é evidente. Dois exemplos: o salário médio galego já vai nos 1240 euros, o dobro da Região Norte, que se fica pelos 635 euros. A taxa de desemprego da Galiza desceu para o nível mais baixo dos últimos 25 anos, enquanto no Norte continua a subir e a bater recordes pela negativa. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Recorde-se que a Galiza, a par da Andaluzia, era uma das regiões mais pobres de Espanha, a comprovar isso estão os muitos lisboetas com ascendência galega, resultado de movimentos migratórios motivados pelos elevados níveis de pobreza.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao governo da Galiza se não está interessado em negociar a anexação do rectângulo, com a Madeira como bónus.»

OMS QUER QUE AS CRIANÇAS SAIBAM USAR PRESERVATIVO AOS CINCO ANOS

«El director del Observatorio Europeo de Sistemas y Políticas Sanitarias de la Organización Mundial de la Salud (OMS), el español Joseph Figueras, considera que los programas contra el sida que recomiendan el uso del preservativo y aquellos que advierten de los peligros de consumir alcohol y tabaco deberían comenzar a impartirse en las escuelas "cuando el niño cumple los cinco o seis años".» [20 Minutos]

Parecer:

Está-se mesmo a ver que as marcas de brinquedos vão lançar um preservativo infantil.

AS MEIAS DE RAJOY

«El líder del Partido Popular, Mariano Rajoy, apareció con los calcetines rotos durante su visita, a finales de abril, al Torneo Conde de Godó, que se disputó en el Real Club de Tenis de Barcelona. Así lo demuestran las fotografías captadas por la revista Interviú.

Los zapatos del líder del PP también dan buena cuenta de la dureza de la campaña: a las suelas no les queda mucho recorrido.» [20 Minutos]

O iPHONE SERÁ LANÇADO A 29 DE JUNHO

«Apple ha confirmado la fecha de lanzamiento del iPhone en EE UU. Será el 29 de junio.
Presentado a principios de este año en la MacWorld Expo de San Francisco, combina las funcionalidades de un reproductor multimedia, un teléfono móvil y un aparato para navegar por internet. »
[20 Minutos]

HUSTLER PAGA A QUEM CONTAR CASOS COM CONGRESSISTAS AMERICANOS

«"Have you had a sexual encounter with a current member of the United States Congress or a high-ranking government official?" read a full-page advertisement taken out by Larry Flynt's pornographic magazine in Sunday's Washington Post.

It offered $1 million (500,000 pounds) for documented evidence of illicit intimate relations with a congressman, senator or other prominent officeholder. A toll-free number and e-mail address were provided.» [Yahoo]

PEIXEIRADA DE BAIXO NÍVEL

Parece que a proximidade das eleições para a direcção do STI está a dar lugar a peixeiradas de baixo nível, com os interlocutores a portarem-se como varinas. Até "os jumentos" são metidos ao barulho. [STI pdf]

Oh Ilda mete os putos na barraca que vai haver porrada!

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. o "Macroscópio" fotografou O Jumento a caminho do ressort do Feijó.
  2. O "Condomínio Privado" pescou um comentário d'O Jumento a propósito da micro greve geral.

O MAPA DA EUROPA HÁ 108 ANOS

WHAT THE WORLD EATS [CNN]

Chade, $1.23

EUA, $341.98

As imagens já têm algum tempo mas vale a pena ver. As imagens apresentam famílias de vários países com o que consomem durante uma semana.

OLIVIER

CALVIN HOLLYWOOD

MADALINA IORDACHE-LEVAY

I B PRADNYANA - GUSDE

MACACOS ATREVIDOS [Link]

MAIS UMA INDISCRIÇÃO DO GOOGLE MAPS

O PERIGO DE JOGAR BASQUET NUMA CAMA ELÁSTICA

ADESF

[2][3][4][5][6]

MULTIPLE SCLEOROSIS AUSTRALIA

SPONTEX

[2][3]