sexta-feira, junho 29, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo dos Mouros, Sintra

IMAGEM DO DIA

[Udo Richter / EFE]

«Mitad cebra, mitad caballo. El cebroide Eclyse en el parque safari de Schloss Holte-Stukenbrock, Alemania. Es el resultado de un cruce de caballo y cebra.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA




Um tiro de zagalote no candidato à cátedra

A reprovação de Saldanha Sanches na prova de agregação não foi um chumbo, com seis bolas pretas no "cartucho" pode dizer-se que o destacado opinion maker levou um tiro de zagalote dado por aqueles de quem ele queria ser par. Parece que uma carreira de sucesso na comunicação social não é suficiente para se chegar a catedrático da Faculdade de Direito, o que, independentemente da avaliação que possa ser feita do candidato, é sinal de que a universidade não se deixa influenciar pelo sucesso mediático.

A DEMISSÃO NO CENTRO DE SAÚDE DE VIEIRA DO MINHO

Pode um funcionário colocar um cartaz com críticas implícitas ao governo na parede de um serviço público? É evidente que não, um director de um serviço deve assegurar-se de que a informação afixada nem paredes de serviços públicos tem um carácter institucional.

Infelizmente são muitos os serviços públicos onde vemos afixados cartazes de todo o tipo, desde o calendário com a pin-up gentilmente oferecido pelo electricista da esquina até às fotocópias de cartoons. São muitos os funcionários que confundem um serviço público com a cabine de um camião.

Se o cartaz afixado no centro de saúde de Vieira do Minho tinha objectivos políticos que vão para além do que pode ser entendido como informação institucional deveria ter sido retirado. Se a directora do centro não o fez assume as consequências.

Nada neste caso parece ser comparável com o sucedido na DREN.

GORDON BROWN VERSUS SANTANA LOPES

Não deixar de ser curioso o facto de ao mesmo tempo que um ex-assessor de Jorge Sampaio ter colocado nas bancas um livro onde conta como o ex-Presidente da República tentou evitar a nomeação de Santana Lopes para o cargo de primeiro-ministro, em Londres Blair cede o lugar a Gordon Brown. E o sucessor já deu a entender que vai provocar uma rotura com o passado.

Não deixa também de ser curioso que nenhum comentador tenha estabelecido a comparação questionando a legitimidade democrática a sucessão de Blair.

OS BENEFÍCIOS DO TABACO

«Viver sem fumar é como escrever sem pontuação. Pelo menos, para mim. A pequena cerimónia de acender um cigarro marca um "tempo": o princípio do dia, o princípio do trabalho, cada intervalo ou cada distracção, o alívio (ou o prazer) de acabar qualquer coisa, o almoço (quando almoço), o jantar (quando janto), o fim do dia, antes de fechar a luz, como um ponto parágrafo. O cigarro divide, acentua, encoraja, consola. Abre e fecha. É uma estação e uma recapitulação. "Já cheguei aqui. Falta ainda isto, isto e aquilo". Nas poucas vezes que tentei não fumar, tinha um sentimento de desordem, de arbitrariedade, de não saber passar de um frase a outra ou de um capítulo ao capítulo seguinte. Os fumadores, se repararem bem, não fumam ao acaso; fumam com ritmo.» [Público assinantes]

Parecer:

Vasco Pulido Valente faz o elogio da dependência da nicotina da mesma forma que poderia elogiar a heroína ou a nicotina.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se»

O COMPROMISSO PORTUGAL ACHA POUCO

«O Compromisso Portugal apresenta hoje o seu novo estudo, intitulado "O Estado da Governação em Junho de 2007", com elogios ao "zelo reformista" de José Sócrates, mas com vários avisos à navegação. Segundo o estudo, "as medidas tomadas pelo Governo desde 2005 não parecem suficientes para atingir uma parte significativa dos principais objectivos assumidos". Apesar da "vontade de alterar o statu quo" há atrasos "especialmente na reforma da Administração Pública".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estes senhores acham que a governação deve ser decidida por meia dúzia de empresários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Carrapatoso que se candidate a primeiro-ministro.»

TRABALHO INFANTIL NAS TELEVISÕES

«A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) recebeu, entre Janeiro e Maio deste ano, 53 participações referentes a menores que trabalhavam em espectáculos ou séries televisivas sem que para isso cumprissem os requisitos obrigatórios por Lei. Ao todo, das inspecções efectuadas, foram levantados 15 autos às produtoras.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Basta ligar um dos canais de televisão para se identificar a existência de trabalho infantil, algumas séries exigem das crianças um ritmo de trabalho incompatível com todas as regras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «prossigam-se as inspecções.»

DEMITIDA POR CAUSA DE UM CARTAZ JOCOSO

«Exonerada. Foi o que aconteceu à directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho por não ter retirado um cartaz do corredor do centro contendo declarações do ministro Correia de Campos «em termos jocosos».

Segundo a Administração Regional de Saúde do Norte a demissão ficou a dever-se a uma «quebra do dever de lealdade» para com o ministro que a nomeou. À Lusa, o assessor de imprensa rejeitou «qualquer comparação» com o caso do professor Fernando Charrua. «Não se pode colar um caso ao outro. Aqui há um caso de violação de um dever de lealdade».» [Portugal Diário]

Parecer:

Ao recusar a comparação com o caso da DREN o assessor de imprensa do ministro da Saúde está a admitir de forma implícita que o que se passou no ministério da Educação foi algo muito pior.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por cópia por cartaz para avaliar a decisão do ministro.»

PUTIN DIZ QUE O PÓLO NORTE PERTENCE À RÚSSIA

«Russian leader Vladimir Putin has made an astonishing bid to grab a vast chunk of the Arctic, giving himself claim to its vast potential oil, gas and mineral wealth.

His audacious argument that an underwater Russian ridge is linked to the North Pole is likely to lead to an international outcry.» [Daily Mail]

Parecer:

O Alberto que se cuide, um dia estes vai dar com um guarda russo nas Ilhas Selvagens

TERRA NÃO PERTENCE À VIA LÁCTEA

«Durante cientos de años los astrónomos han investigado por qué la Vía Láctea se observa con una inclinación desde nuestro planeta. La respuesta ha sido encontrada por un grupo de investigadores estadounidenses, que afirman que la Tierra no pertenece a ella, sino a la galaxia enana Sagitario, según publica el diario mexicano El Universal. » [20 Minutos]

Parecer:

Conclusão: estamos perdidos.

O DIRECTOR DA ASAE PARA DG DOS IMPOSTOS

É o que se diznos corredores da DGCI e a ser verdade pode dizer-se que o fisco vai ficar com azia. Se essa foi a escolha do governo isso significa que o ministr das Finanças a gestão do fisco é uma questão de publicidade.

Já estou a ver o fisco fazer mega inspecções na Docapesca acompanhada de contingentes da polícia de intervenção.

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Epa cum catano" nomeou O Jumento para as "7 Maravilhas da Blogosfera" Agradeço e aproveito para o incluir na coluna da direita.
  2. O "Exilezone //Porta VIII" e o "Macroscópio" reproduziram o post "Economia asinina".

POPAY ZEV

CEDRIC MARTIN

HRISTINE KESSLER

ALAN JAKOB SAIZ

TIRA O SEU DEDINHO

Este vídeo é dedicado a todos os que chumbam na provas de agregação para professor catedrático.

O CÃO E O PAVÃO

BAD

[2][3][4]

MILK PRODUCERS ASSOCIATION

CANNES LIONS 2007

[2][3][4][5]