terça-feira, fevereiro 05, 2019

O REGIME INDEFENSÁVEL

Apoie-se ou não a oposição do regime venezuelano, concorde-se ou não com as suas críticas, associemo-nos ou não às posições da EU ou dos EUA, é cada vez mais óbvio que o regime de Maduro é indefensável. Antes de mais porque é um regime, emanou da democracia, teve na sua génese eleições ganhar por Chavez, mas há muito que as regras democráticas estão dando lugar a regras típicas do autoritarismo.

É um regime indefensável porque assenta no autoritarismo, na força dos militares, na intimidação e na alteração contínua das regras para converter o que foi um dos países mais democráticos da América Latina em mais uma ditadura. Mas não se limita a ser cada vez mais autoritário, é um regime de gente incompetente, que esbanja os recursos do país e que neste momento é incapaz de assegurar o mínimo de qualidade de vida aos cidadãos, a não ser aos militares e aos que suportam o poder.

Enquanto o petróleo esteve em alta o regime escondeu a incompetência, com os preços em baixa só se vê miséria. Faltam medicamentos, hospitais que colapsaram, fome, pobreza generalizada. Não vale a pena o Maduro queixar-se de que há mil milhões de euros congelados em Portugal ou noutro país, muito mais do que isso estava em contas escondidas no BES e a fome já atingia a maioria dos venezuelanos.

Podem defender o regime porque a riqueza do país poderia ajudar Cuba a sobreviver, podem querer dizer-nos que a Venezuela só não é mais um paraíso porque é boicotada pelos imperialistas, mas a verdade é cada vez mais óbvia e a tacanhez apenas vai levar ao conflito e muito provavelmente a mais um regime autoritário de direita, é desta forma que muito provavelmente vai terminar a aventura política do imbecil do Maduro.

É urgente que o Maduro caia porque estamos fartos de visionários que querem levar os seus países e os seus povos com eles. O ditador venezuelano não tem futuro e há muito que se limita a prestar uma preciosa ajuda aos que diz combater. Chega de ameaças, de miséria, de sofrimento humano, chega de Maduro.