quinta-feira, junho 27, 2019

UM RAPAZ COM APTIDÕES


Foi assim que uma deputada do PS no Parlamento Europeu tratou um criminosos que violou a informação de uma entidade privada e muito provavelmente a cedeu ou vendeu para que esta fosse usada numa guerra travada entre clubes de futebol. Nunca imaginei ouvir alguém com responsabilidades políticas defender que uma violação da privacidade tornava o seu autor numa espécie de herói nacional.

Às vezes ficamos arrependidos de termos votado neste ou naquele partido, em consequência das políticas que depois são seguidas. Neste caso senti algo mais forte, é como quem viu a sua casa assaltada ou o seu carro roubado e depois sentisse nojo de entrar em casa ou no carro. É um fenómeno muito comum, sente-se repulsa por se sentir a presença de quem nos roubou. Foi assim que me senti quando ouvi a Dra. Ana Gomes referir-se a um bandido que viola a vida privada de quem bem entende como se fosse alguém útil à democracia. É uma sensação de repulsa e não consigo evitar a sensação de nojo sempre que vejo essa senhora.

Sinto vergonha que alguém que se diz de esquerda defender a utilidade de termos hackers a fazer aquilo que noutros momentos recusamos às entidades da justiça. Isto é, recusamos, e muito bem, ao Ministério Público ou às polícias a violação da privacidade feita de forma indiscriminada e sem qualquer controlo por parte de um juiz e sem que esteja em causa um crime grave para o qual existem fortes indícios, para depois dizermos que um bandido que o faz a quem bem entende para depois colocar tudo na comunicação social ou em páginas das redes sociais, como sendo um herói.

Há limites para a loucura, para a pornografia política ou para o desejo de protagonismo, por parte de quem tem medo de desaparecer. E o limite neste caso são os valores e princípios de que se diz ser militante. Se os defensores destes rapazes com aptidões fossem candidatos a deputados pelo Chega ou por qualquer partido da extrema direita eu não teria a estranha sensação de nojo por causa de um voto.

O que dirá a ex-deputada das suspeitas de que o seu rapazola poderá ter entrado nas mensagens trocadas entre procuradores? Aposto que sobre isto a destemida política vai ficar caladinha que nem um rato.

quarta-feira, junho 26, 2019

RAIOS PARTAM O MAFARRICO


Parece que o mafarrico abandonou o PSD e depois de já ter mandado o Passos Coelho para uma brilhante carreira académica no ISCSP ainda se vai lembrar de mandar o Rui Rio seu assistente. O pobre do Passos anunciou o mafarrico para setembro de 2016, contando com um pedido de ajuda à troika depois da publicação da execução orçamental andou a brincar à oposição e foi o que se viu.

O Mafarrico faltou ao combinado mas parecia ter vindo no meio de labaredas em Pedrogão Grande, o Passos voltou a reanimar-se e quando um boy local o informou que já havia mortos e feridos porque o povo se sentia abandonado pelo governo e optava pelo suicídio o diabrete teve mais olhos do que barriga e não se conteve, deu a notícia e acabou no ridículo.

Entretanto o mafarrico ainda deu uns ameaços, tornou a vida num inferno aos utentes da linha verde do Metro de Lisboa e já com o Passos a preparar as aulas coube a outros diabretes o anúncio das boas novas, Cristas esmerou-se e o Tavares trabalhou tanto que acabou com o estatuto de senador da nação, discursando em Portalegre. Reposta alguma normalidade no Metro os diabretes mudaram-se para o estado dos comboios e daí para as urgências, de onde se mudaram agora para a ginecologia, pelo caminho ainda marcaram encontro com o Mafarrico junto aos paióis de Tancos.

Mas o diabo já não é o que era e foi o que se viu nas eleições europeias, as tais eleições tradicionalmente ganhas pela oposição foram desta vez ganhas pelo partido do governo e pelo PAN.

Agora faz-se oposição por antecipação e dizem que o mafarrico vai aparecer sob a forma de uma grávida que chega a uma urgência onde nem há um especialista, ao que parece vai aparecer em Beja ou talvez em Faro.

Com uma oposição destas a direita ainda vai acabar marcando encontro com o diabo nas próximas eleições legislativas. Ainda vamos ver o rui Rio a ser assistente do catedrático Passos Coelho e a Cristas a escrever mais um livro sobre a sua interessante vida pessoal que, como todos sabem, deve ser muito divertida.

terça-feira, junho 25, 2019

446 BIG MACS




Quis o destino que os manos Santos Cabral fossem notícia na mesma semana, o mano porque é o procurador da investigação que envolve o vice-presidente do PSD, ex autarca da Guarda e deputado europeu Álvaro Amaro na investigação do processo Rota Final, enquanto a mana em boa hora não foi reconduzida no cargo de Procuradora-Geral da República, dedicando-se agora a fazer palestras para dizer que está viva, um pouco à semelhança do seu mentor,~um tal Aníbal que vive algures na Quinta da Coelha.

Acontece que o nosso procurador é o mesmo que esteve no caso Face Oculta e na época constou nas notícias que a família teria festejado com champanhe ou espumante a sentença daquele famoso caso. Desta vez parece terem guardado o champanhe para mais tarde pois o vice-presidente do PSD só não está vendo o sol aos quadradinhos porque o procurador não terá dado seguimento à proposta da PJ de pedir a prisão preventiva do político.

Não sabemos o que a mana terá pensado enquanto falava de corrupção e de uma pescadinha de rabo na boca que é a tentativa de controlar os juízes controlando os magistrados, uma acusação que curiosamente renasceu quando o PSD de Rui Rio, de que o Álvaro Amaro é vice-presidente fez propostas neste domínio. Mas certamente não era no PSD que a Dra. Joana estava a pensar quando fez a sugestão dessa ambição de políticos tenebrosos. 

Enfim, é uma pena que a ex-procuradora nunca mais se tenha dedicado as suas atenções às questões da proteção das crianças, um tema que faziam contar que lhe era muito querido, ainda antes de ganhar fama como a grande padeira de Aljubarrota do combate à corrupção. E é uma pena porque ainda era Procurador-Geral e ficámos com a impressão de que um gato lhe comeu a língua.

Mas a declaração mais importante é que com o dinheiro que Portugal perde com a corrupção cada português comeria 446 Big Macs por ano. Não sabemos se estava fazendo propaganda à Mac Donald´s. agora que o BES já não patrocina as iniciativas do seu sindicato. Mas convenhamos que se todos comêssemos tanto Big Mac até a Dra Joana ficava com a fama de ser uma rapariga elegante.