sábado, outubro 31, 2020

JUMENTO DO DIA

 


   
Ana Gomes, putativa candidat presidencial

Não sei se Ana Gomes é especialista em medicina legal ou se é assim tão raro alguém morrer num acidente de mergulho, para que a putativa candidata presidencial perante a morte de alguém se tenha apressado a ter um momento Trump Lançando insinuações no Twitter, sugerindo que a morte era duvidosa. MAS, enfim, como nos últimos tempos a senhora se mete tanto nas questões criminais, é possível que tenha tirado um cursos online de criminologia.


Enfim, talvez alguém se lembre de lançar um curso de boa educação online pois a candidata bem precisa, porque é uma tristeza ver uma candidata  presidencial comportar-se desta forma perante a morte de alguém, só porque odeia ou detesta a família do falecido. Compreendo que a morte de um dos conjugues do casal a limite nas suas intervenções, mas não custava nada ter ficado calada.


sexta-feira, outubro 30, 2020

NEGOCIAR OU JOGAR?

O BE esteve negociando o OE com o objetivo de levar o governo a ceder em medidas que tornassem esse orçamento mais de acordo com os calores que aquele partido entende serem norteadores de uma política orçamental de esquerda? Ou, em vez disso, limitou-se a jogar, usando as negociações como forma de conseguir protagonismo, sabendo de antemão que ia votar contra, o que lhe permitia exigir cada vez mais para que as negociações acabassem numa rotura? 

Por outras palavras, o BE estava negociando de boa fé ou usando um instrumento de política económica tão importante como o OE para fazer um jogo político que pode ser considerado um jogo sujo? 

Se me tivessem pedido para apostar no primeiro dia das negociações teria apostado na segunda hipótese, o que move o BE são as sondagens e os resultados eleitorais e julgando que o país quer que o Novo Banco vá à falência apostou tudo na rotura fazendo exigências cada vez mais inaceitáveis. 

Começou por tentar fazer chantagem sobre a política orçamental para impor o seu programa ao nível laboral. Até encheu o país de cartazes populista exigindo que as empresas fossem proibidas de gerir recursos humanos enquanto tivessem lucros, mas parece que deixou cair esta bandeira. Restou-lhe a chantagem do Novo Banco, tudo isso de pois de ter levado a incluir no OE algumas das suas medidas. 

O jogo era evidente, mesmo que o BE venha a perder esta jogado, poderia vir a dizer que não se tinha juntado à direita e como prova disso estavam as medidas orçamentais que foram da sua iniciativa. A isto chama-se jogo sujo. 

A leviandade como o BE negociou o mais importante orçamento de Estado das últimas décadas, como se um OE desta importância fosse uma mera brincadeira, servindo para jogos políticos pouco sérios é impressionante. Com um país à beira de um colapso sanitário, económico e social, o BE preocupa-se mais com 2% a mais ou a menos nas próximas sondagens. 

Enfim, é com políticos destes que um imbecil como o André Ventura até parece um grande político aos olhos dos idiotas.

terça-feira, outubro 27, 2020

JUMENTO DO DIA

 


   
Mário Centeno, governador do BdP

Ouvir Mário Centeno opinar sobre confinamentos e utilização das máscaras provoca-nos um sorriso. Ma sua primeira intervenção pública desde que deixou o governo o agora governador do BdP parecia um híbrido resultante do cruzamento do Mário Leão com a Graça Freiras.

segunda-feira, outubro 26, 2020

JUMENTO DO DIA

 


   
Graça Freitas, diretora-geral de Saúde

Quano é que a diretora-geral da Saúde percebe que as conmferências de imprensa não servem apenas para gerir a imagem, já que em, matéria de comunicação algumas destas conferências etsão para o governo tal como a covid-19 está parta a saúde. Uns dias a senhora parece ser assintomática, noutros dias começa a ter sintomas e na questão da Fórmula 1 já teve ptroblemas respiratórios.

É pena que a responsável pela Saúde na Administração Pública não tenha percebido que a principal consequência das imagens das bancadas da F1 não está apenas no risco de contágio ede multiplicação de surtos. A incoerência da ssua sintervenções estão a ridicularizar a política do governo em matéria de prevenção. São estas incoerências que podem levar muita gente menos esclarecida a desprezar as regras mais elementares.

domingo, outubro 25, 2020

JUMENTO DO DIA

 


   
CATARINA MARTINS, CHEFE DE MESA NO BE

 

Não entendo tanta desilusão em relação à posição do BE, parece que anda por aí muita gente desiludida com a bondade das dirigentes deste partido, como se não tivessem percebido que ainda o OE não tinha sido entregue no Parlamento e já o não estava mais do que decidido. 

Como é possível negociar com quem acha que enquanto não estiver no fundo uma empresa não pode despedir, como se o despedimento fosse uma espécie de boia entregue a náufragos na hora em que o comandante do navio concluiu que o barco vai ao fundo? 

Não estamos no domínio da esquerda ou da direita, do bem ou do mal do povo, das conquistas de abril ou de janeiro, é política pura e dura e para o BE o objetivo é o poder a qualquer custo. Se o governo cedesse nas exigências do SNS vinham propor uma dúzia de hospitais, se o governo tivesse cedido no novo Banco vinham com uma qualquer exigência em relação ao BCP, se o governo cedesse na prestação social exigiriam um aumento do subsídio de desemprego. 

O não estava certo e quanto mais o governo cedesse, mais o BE exigiria.


«» []

sexta-feira, outubro 16, 2020

FOI UM PALPITE

 



Confesso a minha maldade, não resistir à tentação de ira à caixinha do texto e escrever “Ana Gomes stayAwei covid”. Pimba! A máquina disparou logo: 

tvi24.iol.pt › Últimas › TVI24

É inconstitucional tornar obrigatória a app StayAway Covid ...
há 12 horas — A candidata presidencial Ana Gomes considerou esta quinta-feira que o uso obrigatório da aplicação StayAwayCovid viola a Constituição da ...

Pois, candidato presidencial que se preze adora cravos, é admirador de Salgueiro Maia e jura que jura defender a Constituição e se falharem que o seu gato morra, porque se não morrer serão os próprios a matá-lo. Era certo e sabido que a destemida defensora da Constituição seria pela defesa da privacidade e contra a App StayAwayCovid. Mas a destemida candidata foi ainda mais longe:

«Para Ana Gomes, "além da violação da privacidade num país em que a Comissão Nacional de Proteção de Dados não tem dentes, da ineficácia e da análise custo-benefício, equivaleria a consagrar discriminacão contra pobres e idosos mais vulneráveis".»

Ora aqui temos uma grande defensora da privacidade que até a acusa a CNPD de não ter dentes.

 Pois nem a CNPN tem dentes nem eu tenho paciência para esta retórica da defesa da privacidade por uma senhora que considera que um hacker que viola a privacidade de quem quer e lhe apetece e é acusados de ganhar dinheiro com isso deve ser considerado um herói nacional. Até sugeriu que em vez de ser preso as suas aptidões deveriam ser aproveitadas pela polícia,

E de repente lembro-me do falecido almirante Pinheiro de Azevedo e sinto uma tremenda vontade de dizer “ora bardamerda”.