quinta-feira, maio 06, 2021

PERPLEXIDADES

Ouvi o ministro mais pateta deste Governo invocar a proteção civil, dando exemplos de incêndios para justificar a requisição civil do empreendimento, estaria em causa a saúde pública e era necessário a decisão para separar doentes de não doentes. Agora já ninguém fala de pandemia e parece que é um problema de direito a uma habitação digna por parte dos emigrantes. 

Disseram-se que era necessário separar doentes de não doentes, mas reparo que há gente a ser levada p+ara o Zemar sem que estivesse em contacto doméstico com doentes, isto é, foram realojados para mudarem de habitação. 

Em Portugal a justiça tem limites, não podendo desencadear operações a qualquer hora. Parece que o ministro da Administração Interna não tem quaisquer limites e para realojar pessoas que não tinham uma habitação digna pode desencadear operações militares a meio da noite para entrar numa propriedade privada que ele requisitou. 

Numa região de baixa densidade populacional onde há aldeias onde são mais os emigrantes do que os residentes, ninguém tinha reparado na realidade miserável destes emigrantes. Onde estão os militantes locais dos partidos com tantas preocupações sociais, os herdeiros dos que nos disseram que o Alentejo era uma espécie paraiso, onde estão os autarcas. Sejamos, honestos, eram todos coniventes com a exploração dos emigrantes. Porque pimenta no rabo dos outros até nos sabe a refresco. 

Ainda que mal pergunte, quando desaparecer o surto de covid em Odemira os emigrantes abandonarão o Zemar ou esta urbanização vai ser algo parecido ao que suceder com os timorenses do Jamor. Receio que o ministro tenha criado um problema porque tentou resolver outro da forma mais fácil e com fogachos demagógicos para melhorar a sua imagem nas televisões.