domingo, outubro 10, 2021

O HOMEM DOS TREMOÇOS REAPARECEU



Sempre que Cavaco Silva aparece recordo-me da anedota do tipo que caiu num tanque de cerveja e que de vez em quando aparecia à superfície para pedir tremoços. Sempre que Cavaco reaparece para dizer das suas atoardas, fico cheio de vontade de lhe bater à porta e dar-lhe um daqueles boiões grandes de tremoços, que estão à venda na seção de frutas do Continente.

Quem o ouve e não o conhece até pensa que aquele velhote é um modelo de virtudes. O problema é que o pobre senhor já nem os do seu partido motiva, até é de estranhar que alguns jornais se arrisquem a perder audiência, fazendo-lhe entrevistas que o homem parece considerar “oportunas” e eficazes contra o obrigou a engolir uma indigesta geringonça. Ainda hoje o homem não conseguiu mastigar a geringonça, lembrando a famosa imagem de quando encheu a boca de bolo-rei.

O país tem um problema de qualificação? Perguntem ao senhor onde e como foram gastos os muitos milhões atribuídos pelo Fundo Social Europeu aquando da entrada de Portugal para a CEE?

A agricultura foi abandonada? Perguntem ao senhor por que motivo decidiu eliminar os mecanismos de proteção da agricultura apenas para conseguir baixar a inflação, à custa da entrada de produtos europeus mais baratos.

A corrupção generalizou-se? Perguntem a esse senhor quando o Tribunal de Contas ou outras instituições questionavam os métodos do seu governo, porque lhes chamava forças de bloqueio.

Há razões d queixa do funcionamento da democracia? Perguntem a esse senhor quais os métodos que usava e que estão bem descritos no livro autobiográfico do jornalista Fernando Lima, o homem que criou a imagem pública da personagem e que foi dispensado quando Cavaco estava em dificuldades com as escutas a Belém, um dossier vergonhoso, que a crer no mesmo Fernando Lima, tinha no centro este pobre blogue.

Cavac Silva disse um dia que para aparecer alguém mais honesto do que ele teria de nascer duas vezes. A verdade é que para o “homem dos tremoços” nos deixar de incomodar terá de morrer duas vezes, uma já aconteceu porque politicamente Cavaco Silva é um morto vivo da vida política. 


PS: alguém que explique ao senhor da Quinta da Coelha que os Citroen BX já só se podem encontrar em museus e mesmo aí não há muitos?