terça-feira, outubro 26, 2021

ESPECTÁCULO TRISTE

Às vezes fico com a impressão de que para muitos dos nossos dirigentes partidários os comportamentos partidários são muito semelhantes aos dos especuladores na bolsa. Não há nada que se observe na bolsa que não se encontre no comportamento e decisões dos nossos políticos.

Diria mesmo que a política é ainda um pouco pior do que o jogo da bolsa, já que aos comportamentos típicos d bolsa se junta os dos jogos, com batota, bluffs e outras jogadas, que nada têm que ver com o interesse do país.

Estarão preocupados com o país ou o que os move é o número de dirigentes que empregam no Parlamento? Infelizmente parece que a última coisa com que se preocupam é com “os pobres”, em nome dos quais todos falam. Lamentavelmente, acabam por fazer o jogo da extrema-direita.

É difícil ter paciência com negociadores que desde o primeiro momento estão fazendo bluff e por mais contrapartidas que lhes sejam dadas, sabem que no fim vão recusar qualquer acordo. O cinismo é tanto, que ainda vão dizer que as boas medidas foram as que exigiram e lhes foram concedidas, antes de abandonarem as negociações.

Estes debates orçamentais começam a roçar o vergonhoso e ver o principal instrumento de política económica de um Estado ser tratado desta forma não dignifica nem o primeiro-ministro, nem os líderes da esquerda conservadora. Correm um sério risco de perceberem isso no caso de se realizarem eleições antecipadas.