segunda-feira, abril 01, 2019

MEDALHAS


Alguém do Ministério Público veio a público pedir desculpas à família pelo que fizeram de mal ao Dr. João Vasconcelos, ex-secretário de Estado que se demitiu na sequência de um processo manhoso e que morreu recentemente? É claro que não, até porque segundo os nossos justiceiros de pacotilha ao ter sido arquivado o processo a justiça correu o seu curso e ilibou um inocente.

Mas a verdade é que para o comum do cidadão, que acredita na bondade das nossas autoridades, o João Vasconcelos era um malandro que se demitiu por suspeitas de corrupção por ter ido comer e beber e ver a bola a Paris à conta da GALP a troco de sabe Deus o quê. Viu a sua carreira interrompida com um processo meramente difamatório e acabou por falecer em circunstâncias que nos deixam um nó na garganta.

Entretanto, faleceu um tal Zeca Mendonça que percebo agora que era íntimo de muitos líderes do PSD, mas que eu só conhecia ou lhe dava relevância política desde que se tornou famoso por ter pontapeado um  jornalistas inconveniente que se lembrou de incomoda Passos Coelho com perguntas a que este não quereria responder.

Não tenho nada contra o Zeca Mendonça ainda que não seja um grande apreciador da ponteira dos sapatos dos assessores dos líderes do PSD. Mas fico a pensar com os meus botões para que servirão as condecorações nacionais ou que é que torna as pessoas dignas de reconhecimento público.

Será que os assessores do Jerónimo de Sousa da Assunção Cristas, do António Costa ou da Catarina Martins terão um estatuto merecedor de condecorações em caso de falecimento ou as medalhas são preferencialmente para o pessoal do PSD.