quarta-feira, junho 30, 2021

MINISTRO MENTIROSO?

 É inaceitável que um ministro da Administração Interna tenha emitido um comunicado sugerindo culpas ao operário que faleceu no acidente em que esteve envolvida a sua viatura oficial. Seria inaceitável em quaisquer circunstâncias que um membro do Governo se tivesse antecipado às conclusões de um inquérito que terá de ser feito pelas entidades competentes. É ainda mais inaceitável quando é o ministro que tutela a entidade que vai fazer o inquérito. 

Se esse comunicado continha informação falsa então estamos perante uma situação muito grave. A ser verdade a demissão do ministro é uma inevitabilidade.

segunda-feira, junho 28, 2021

O ELOGIO DA MEDIANIA

 


 

Os nossos heróis voltaram de Sevilha, feridos como se tivessem regressado da Batalha das Laranjas, e o nosso Presidente da República já lá estava à sua espera, como se tivesse acabado de regressar um avião cheio de soldados feridos no Zaire. 

Desta vez não tiveram direito a medalhas, mas esperemos que o Presidente não se tenha esquecido de lhes levar pasteis de Belém, para lhes adoçar as bocas, até porque estas deveriam estar a saber a papel de música. 

Finalmente terminou o espetáculo deprimente do futebol exibido pela seleção com alguns dos melhores jogadores europeus. Mas todos sabemos que se o engenheiro pudesse escolher uma seleção do mundo e no dia seguinte jogasse contra o Liechtenstein, o mais certo é que jogasse à defesa. Foi assim que chegou a campeão europeu, era assim que esperava renovar o título e como todos  nós somos uns patetas, já nos prometeu que iria ganhar o mundial. 

Num país onde o ótimo é inimigo do bom, onde se promove a mediania e onde não ter a posta do meio nos torna tão apetitosos ou apetitosas como as sardinhas, seria estranho se mesmo com bons jogadores um selecionador se lembrasse de ambicionar ter uma equipa a jogar bem. 

No fundo o engenheiro representa o melhor da alma portuguesa e não é apenas na sua devoção aos pastorinho, representa a nossa mediania, falta de ambição e nivelamento de tudo por baixo. Neste país ser ambicioso é defeito, ser brilhante é andar à procura de protagonismo e com treinadores destes foi tão injusto Portugal perder como o autor dos bonecos do Major Alvega nunca ter ganho o mercado Prémio Nobel da Literatura.

quinta-feira, junho 24, 2021

FINALMENTE VAMOS INVADIR A ESPANHA

“Espero que os portugueses se desloquem de forma massiva para o sul de Espanha e que possam apoiar uma grande vitória de Portugal nos oitavos de final deste Campeonato da Europa”, disse Ferro Rodrigues esta quarta-feira à noite, depois do jogo da Seleção com a França. Em declarações transmitidas pela RTP3, sublinhou ainda que estará “com todo o gosto” com o Presidente da República “a acompanhar a Seleção Nacional”. 

O país parece estar com os copos e Ferro Rodrigues não quer ficar de fora desta bebedeira nacional, até porque se não é o presidente da adega é pelo menos o homem que assegura a prova dos vinhos. 

Em plena pandemia e quando se sabe que estamos proibidos de sair de Lisboa para ir molhar os pés ao Troia ou comer na Maria, no Alandroal, eis que o presidente da AR decide apelas aos portugueses para invadirem Espanha, a caminho de um dia de calor no próximo domingo. 

O costume é serem os espanhóis a invadir Portugal e nós enxotá-los com a ajuda de santos e padeiras, finalmente seremos nós a invadir Espanha para comer chocos fritos e acompanhar gambas com algumas canhas. 

Em tempos de crise os portugueses estão ansiosos por fazer centenas de quilómetros, comprar um bilhete de 90 € e pagar um teste ao covid-19. Está claro que para Ferro Rodrigues tudo será mais fácil. Só é pena que os tempos do MES estejam tão longe e o aburguesado Ferro Rodrigues se esquece com facilidade de que os da região de Lisboa estão condenados a ir ver o Tejo e os que fizerem a viagem a Sevilha gastarão umas centenas de euros, num país onde o ordenado mínimo é 600€. 

Mas vamos todos no Falcon com Ferro e Marcelo.

domingo, junho 20, 2021

PERPLEXIDADES COVIDIANAS

Quando se esperava que o alvo das estratégias de comunicação fossem os jovens, eis que se faz saber que há doentes graves que tinham sido vacinados, A mensagem subliminar é evidente, os vacinados devem ter tanto cuidado como deveriam ter se não foicem vacinados. Compreende-se, é preciso assustar os vacinados para que se mantenham firmes no cumprimento das regras, como se estivessem ainda em março do ano passado. 

E desta forma só falta dizer aos jovens que não deixem de ir a farras, a covid-19 é um problema de velhos e a esses nem a vacina lhes vale. Enfim, parece que ao divulgar números de vacinados com doença grave, quando noutros países se aligeiram as medidas, as autoridades são mais eficazes do que os negacionistas que se recusam a receber a vacina. Talvez os jovens, tenham razão, a contaminação em festas é mais eficaz do que as vacinas, ganham-se umas feris em casa e não é preciso esperar meses para receber a segunda dose. 

Há poucos dias Portugal e os seus governantes revoltaram-se contra os ingleses, como não se via desde o tempo do mapa cor-de-rosa. Não só se protestou como se ridicularizou as autoridades britânicas, desde políticos a ingleses asseguraram que o argumento da variante indiana não fazia qualquer sentido, que só tinham sido registados meia dúzia de casos e estavam sob controlo. 

Poucos dias depois de os ingleses terem fugido, eis que a variante indiana é dominante e justifica o descontrolo de uma pandemia que parece estar a provocar uma quarta vaga, Enfim, em janeiro a culpa da terceira vaga era da variante inglesa. Qual será a variante que desencadeará a quinta vaga?

segunda-feira, junho 14, 2021

A DECADÊNCIA DA DIREITA

 Teve alguma graça a organização do arraial liberal, conseguiu o mediatismo proporcionando o exclusivo do dia para muito0s jornalistas frustrados pró falta de notícias, conseguiram-se meia dúzia de adesões com os boletins a cheirara a sardinhas, foi um sucesso, se não fosse o comício ainda teria mais sucesso, seria um arraial alternativo ao estilo do que noutros tempos teria sido organizado pelo Louçã, que agora que é um idoso sério e responsável e sonha com a Mortágua em ministra das Finanças já não organiza. 

O problema é que estamos numa pandemia que destruiu muitas empresas e ver o suposto líder dos liberais tugas a dar de mamar ao vírus que destruiu muitas daquelas que são a maior maravilha das criações divinas, só pode dar vontade de rir. 

Mais vale ter graça do que ser engraçado e a brincadeira do irresponsável que lidera o PL só merece um lamento. Se isto é a direita fina, estamos perante um processo de decadência que é preocupante. Um dia destes o PS é a direita portuguesa e à sua direita só haverá aquele partido que tem um símbolo que parece o logo de uma marca branca de detergente para máquinas de lavar, com um líder a lembrar a REMAX.

sexta-feira, junho 11, 2021

NOTAS SOLTAS SOBRE UM CASO INFELIZ

 

O caso dos ativistas russos envergonha-nos e mostra como na Administração Pública (como em toda a sociedade) há idiotas em lugares chaves. É evidente que o caso tem dimensão política e justifica um pedido de desculpas. Foi o que o presidente da CM de Lisboa fez, fê-lo em nome da CM dando a cara pias asneiras dos seus funcionários. 

O presidente da CM deveria ter corrigido a situação muito antes? É óbvio que sim, mas também é óbvio que nem vereadores, nem deputados municipais da oposição podem dizer que nada têm que ver por não terem funções executivas. A verdade é que os políticos das autarquias estão especializados em matérias que dão votos, não é o caso desta. 

Os responsáveis pelos serviços envolvidos nas manifestações deverão ser, em princípio, formados em direito. É incrível como chefes de divisão e diretores de serviços, exercem funções tão críticas e nem sequer repararam que estavam borrando em cima de todos os valores éticos, legais e constitucionais. 

Se sempre que um funcionário comete um erro administrativo o secretário de estado, o ministro, o primeiro-ministro ou o Presidente da República devessem apresentar a demissão, o melhor seria entregar o país aos cuidados do Reino de Espanha. 

Até ao momento só vimos oportunismo e patetices da parte do Carlos Moedas, embirra com bicicletas, tem um outdoor que ninguém entende, convidou todos os virologistas que apareceram na televisão e parece que quer ganhar por falta de comparência, já que basta encontrar uma pedra solta na calçada para exigir a demissão do Medina. 

Quando tinha centenas de milhões para investir, contava com a luxuosa máquina da Comissão Europeias e os muitos lambe cus da nossa sociedade o homem é brilhante. Agora que só conta com ele e com a máquina do PSD, até parece o Diácono Remédios a fazer nudismo na Praia do Meco, despido não tem por onde se pegar.

Um jeito manso

quarta-feira, junho 09, 2021

A "MADRINHA"

 

 

Não vale a pena entrar no debate em torno da nomeação de um comissário para as comemorações do 25 de abril, desde que existe CHEGA e principalmente depois de o líder do PSD querer ser mais CHEGA do que o André Ventura que quem ousar intervir no debate é facilmente encontrado à direita e À extrema-direita.

Imagino que comemorar o 25 de abril seja uma tarefa tão complexa que só para arquivar o trabalho que foi feito na sua preparação seja necessário mais de um ano e que para se exercer tal tarefa seja necessário uma espécie de ministro a tempo inteiro. Enfim, nem quero imaginar quanto não se gastaria com os dirigentes da Administração Pública se fossem seguidos os mesmos critérios.

O que incomoda mesmo é ver a nomeação da ex-ministra Ana Paula Vitorino para um cargo ode se ganha muito e nada se faz e onde a troco de competência e independência, qualidades que não tem, a senhora vai ganhar uma “pipa de massa”.

Mas o que mais incomoda nesta senhora é que não é a primeira vez que ganha pipas de massa. EM tempos foi notícia um estudo que fez para a CM de Vila Real de Santo António, encomendado por um autarca que arruinou o Município e que merecia desta senhora rasgados elogios e sucessivas visitas ao concelho.

Infelizmente só agora este Município está sob o radar da justiça, porque se o estudo encomendado a esta senhora tivesse passado pelo crivo da justiça de qualquer país europeu, esta senhora já se teria retirado da política. Mas ver uma das personalidades que mais apoio estes autarcas a levar este brinde político não nos pode deixar de incomodar.

Um jeito manso

sábado, junho 05, 2021

ESTAVA ESCRITO NAS ESTRELAS

 Sentem-se num sofá numa daquelas casinhas norueguesas com vista para o fiordes e vejam as celebrações futebolísticas cá do sítio, digam-lhes que depois da festarola junto ao estádio, digam-lhes que o presidente do clube é médico e às tantas da madrugada mandou os jogadores promover mais um grande ajuntamento junto ao Marquês de Pombal.

Agora imaginem o que eles dizem de nós, provavelmente dirão o mesmo que nós já dissemos das manifestações dos holandeses e dos muitos vídeos virais que fizemos circular entre nós. E ainda bem que eles não sabem de tudo, porque não perceberiam a razão porque num lado se põe um concelho dentro de uma cerca sanitária e do outro promove-se o regabofe.

Dizer que foi autorizada a realização de uma  manifestação a uma claque de futebol e que isso não poderia ser impedido por ser um direito constitucional, como se a democracia dependesse do ecrã gigante e das escaramuças de uma claque banida pelo clube é gozar com a nossa inteligência. Então os mesmos que tentaram impedir que os cidadãos se candidatassem às autárquicas estão agora a dizer-nos que que a democracia não sobrevive sem as “manifestações” da Juve Leo?

Não vale a pena virem agora com resquícios da reacção ao Mapa Cor-de-Rosa, porque quem quer promover a imagem de um destino turístico de confiança não pode permitir ou mesmo promover aquilo a que se assistiu.

O ministro dos Negócios Estrangeiros descobriu que não era lá muito inteligente promover espectáculos como aqueles que agora partilhamos nas redes sociais, é pena que o tenha feito tarde, depois de terem arruinado as expectativas do turismo português.

Um jeito manso