sexta-feira, setembro 29, 2023

OS NOVOS DEFENSORES DA NOSSA DEMOCRACIA

 


Graças ao The Sun, um órgão de comunicação social britânico insuspeito fazer propaganda em favor da Rússia, ficámos a saber que a nossa democracia conta agora com mais uma força democrática em defesa da nossa democracia, o Estado Islâmico.

No vídeo colocado pelo The Sun é possível ver no segundo 10 dois soldados identificados com símbolos do Estado Islâmico. Não se trata de uma novidade, já há muito que se suspeitava e os russos asseguravam que intecepavam regularmente as comunicações de rádio em árabe. Mas tal informação quando vinda da Rússia era considerada contrainformação e graças à censura não cegava ao conhecimento público.

Mas agora sabemos que o financiamento da UE e da NATO ao esforço de guerra, pago com os impostos dos cidadãos da coligação ocidental, serve paga pagar a terroristas do Estado Islâmico. A questão que se coloca é saber qual a dimensão do fenómeno e se estamos perante uma situação ocasional ou se há ainda mais perversão e cinismo na relação entre o Ocidente e esta organização terrorista.



Não deixa de ser curioso que estes extremistas islâmicos surgiram aquando da invasão do Afeganistão pela URSS, onde mereceram o apoio dos EUA em armamento e dinheiro.Um negócio que acabou por acabar mal com o 11 de Setembro. Agora já não se combate a URSS, mas parece que nada mudou e para combater a Rússia tudo vale. 

Já se ouviu falar de venda de armas ocidentais a extremistas islâmicos e mesmo a cartéis mexicanos, através do mercado negro e da corrupção na Ucrânia. Esperemos que um dia destes não volte a suceder um 11 de Setembro, alimentado por esta forma estranha de inventar lutadores pela democracia.