quarta-feira, julho 03, 2019

O JOE


Desde que uma modesta deputada do Bloco de Esquerda se transformou numa grande vedeta da política portuguesa graças a uma piadola dirigida ao antigo administrador da PT que sempre que alguém caído em desgraça vai a uma comissão parlamentar de inquérito temos um espetáculo eu tende a ser degradante. Basta o povo ter má opinião de um político, de um empresário ou de um banqueiro e os nossos deputados depressa se transforma em grandes vedetas, com cada um a puxar o chicote com mais força ou a fazer a provocação mais engraçada.

Os deputados sabem que desde os tempos da oposição que o povo adora assistir a autos de fé, para uns é divertimento, para outros o prazer da vingança em relação a alguém de quem se tem ciúmes e ainda há os convictos de que se está fazendo justiça a alguém que sabemos ser criminoso mas vai escapar-se da condenação que todos defendemos, algo entre a perpétua e a morte lenta.

De um lado está alguém ameaçado de uma queixa feita pelos ilustres deputados ao MP, alguém que se não se lembrar do que jantou há seis meses é alvo da chacota nacional, mais um que não se lembra. Do outro estão destemidos deputados como o Pedro Duarte ou a Mariana Mortágua, personalidades sempre presentes quando os visados merecem a fogueira, deputados que são eleitos pelas suas vítimas, que ganham com os impostos pagos por essas mesmos cidadãos, mas que podem ofender, “torturar”, insinuar, gozar, humilhar, fazer tudo o que lhes apetece até que o presidente da comissão lhes pede delicadamente para pararem com o abuso, porque beneficiam de imunidade parlamentar para estarem ao abrigo da justiça das suas vítimas.

É por isso que vemos o Pedro Duarte gozar que nem um perdido com um empresário ou assistimos à Mariana Mortágua inquirir Armando Vara perguntando-lhe se são verdadeiras as insinuações que são feitas a seu respeito pelos procuradores do Caso Marquês, A falta de vergonha na cara não tem limites, mas como Joe Berardo, Armando Vara ou Constância são acusadas de serem as bruxas do regime, quanto maior for o requinte da malvadez, mais likes consegue a Mariana e o Pedro nas redes sociais.

Ainda ontem vi todos os representantes dos partidos referirem-se ao empresário caído em desgraça por Joe ou por Jo, apenas Ferro Rodrigues se referiu a este cidadão por Senhor Joe Berardo. Os deputados imitem os polícias menos escrupulosos que tratam por tudo todos os abordam nos bairros populares, como se um qualquer suspeito do que quer que fosse não tivesse direito a qualquer forma de consideração ou educação, sendo reduzido a alguém que tratamos por tu por não o considerarmos igual a todos os outros cidadão.

Mas o mais miserável disto tudo é que há um par de anos esta gente faia filas para lamberem o cu ao Joe Berardo, faziam vénias a Armando Vara ou metiam Cunhas a Vítor Constâncio.