segunda-feira, abril 20, 2020

O REGRESSO DO AMBIENTE DAS RGA


Gosto de ouvir Manuel Alegre assegurar que a democracia não está suspensa, a propósito da sessão comemorativa do dia 25 de abril organizada segundo o velho estilo do “vírus fascista não mata democratas”. Manuel Alegre tem toda a razão, a democracia não está suspensa.

O cristianismo também não está suspenso, mas milhões de cristãos prescindiram da comemoração das datas mais importantes da sua religião. A família não está suspensa, mas milhares de emigrantes prescindiram de visitar as suas famílias durante a Páscoa e muitas crianças celebram os aniversários sem que os avós não possam ver o primeiro aniversário dos seus neto. A escola não está suspensa, mas alunos e professores aceitaram reduzi-la a um tablet.

Depois de tudo isto há quem venha sugerir que uma cerimónia rotineira, que na maior parte dos anos é um ritual de velhos que depois de terminado apenas serve para discutir recados dos presidentes é o que distingue haver ou não democracia. Não Manuel Alegre, a democracia é muita mais do que um discurso presidencial, discutir recados ou ver quem é que traz ou não traz um cravo ao peito.

Não sei o que pensam os mais jovens, mas confesso que este ambiente das velhas Reuniões Gerais de Alunos, verdadeiras guerras civis onde a democracia era salva o caminho para paraísos diversos reabertos começa a ser ridículo, lembra os dois velhos dos Marretas. É ridículo ver alguma direita idiota aproveitar a pandemia para conseguir uma vitória contra a história impedindo a realização de uma cerimónia comemorativa do 25 de abril, da mesma forma que é ridículo ver o outro lado a transformar esta cerimónia numa barricada.

Os muitos que não são deputados e que no seu cantinho vão comemorar o 25 de abril porque não é preciso ser deputado ou presidente da AR para se ser democrata não entendem como é que o país faz um sacrifício brutal e no próximo dia 25 há umas dezenas de idosos que correm sérios riscos de ir parar a um ventilador, quando há mais de um mês que os idosos e pessoas vulneráveis como eles está proibida por lei de sair de casa em defesa da sua própria vida.

Viva o 25 de Abril é também viva a inteligência.

PS: Esperemos que na sequência da cerimónia nada suceda a alguma das pessoas que lá vão estar, porque se isso suceder sim que será um grande atentado contra o 256 de abril e a democracia.