sexta-feira, janeiro 11, 2019

UM MONTE DE CACA

Enquanto Passos Coelho permaneceu na liderança do PSD este partido foi caindo nas sondagens, o ex-líder, tal como o Montenegro e montes de apoiantes da liderança da extrema chique, andou um ano a aguardar a vinda do diabo. O diabo não veio e de forma cobarde os apoiantes de Passos Coelho preferiram retirar-se.

Fosse qual fosse o resultado eleitoral da liderança de Rui Rio seria sempre desastroso para um PSD cujos militantes se habituaram às mordomias do poder. A seguir às legislativas a extrema-direita chique estaria de regresso para derrubar Rui Rio. Um governo minoritário ou uma nova geringonça seria sempre um governo vulnerável e havia a esperança de regressarem ao poder segundo a fórmula habitual do PSD desde Durão Barroso, em situação de crise política e com a ajuda da esquerda conservadora.

Mas um cenário de maioria absoluta do PS deitaria por terra todas as esperanças, mais cinco anos de estabilidade política, de relações normais e cooperantes entre órgãos institucionais seriam um desastre, até porque em Portugal o crescimento económico e a estabilidade andam de mãos dadas, seriam demais para esta geração. Por este andar Passos Coelho ainda chega a reitor sem ter a oportunidade de voltar ao governo.

É necessário impedir uma maioria absoluta do PS a qualquer custo e é isso que obrigou Montenegro a sair do conforto da sua toca, ele sabe que é um morto vivo da política portuguesa que será devidamente cremado no dia em que o PS tiver uma maioria absoluta. A sua decisão de tentar derrubar Rui Rio nada tem que ver com os interesses do país ou do PSD, é o desespero de quem vê na instabilidade política e na desgraça coletiva a única forma de ter valor.

Compreende-se o desespero, esta gente da extrema-direita fina não passa de um monte de caca e precisam do acesso ao poder para viverem à custa do dinheiro dos contribuintes. Estamos perante um verdadeiro monte de desespero.