domingo, outubro 14, 2018

REMODELAÇÃO POUCOCHINHA


Há muito que se percebeu que o governo de António Costa é o Centeno e mais três ou quatro, os restantes ministros não contam para nada e o seu desempenho não vale muitos votos. Todavia, há uma mania em Portugal de que o primeiro-ministro parece ser um partidários que leva a que os governos só in extremis promovam remodelações ou mesmo a substituição de um ministro caído em desgraça.

Vimos isso com  uma ministra da Administração interna e voltámos a ver agora com o ministro da Defesa. Parece óbvio que o ministro foi alvo de uma cabala de uma direita militar que parece não olhar a meios, mas na verdade há muito que a saída do ministro era evidente. António Costa poderia ter evitado um processo dolorosos, mas opotu por fazer como já tinha feito com a ex-ministra da Administração Interna, esperou até ao limite.

Também era óbvio que com a trapalhada do INFARMED o ministro da Saúde era um elo fraco do governo, a sua comunicação tem sido desastrosa, permitindo que a direita use o argumento do desinvestimento na saúde. Mas os ministros que deveriam ser remodelados não ficam por aqui, um exemplo disso é a ministra do Mar, uma ministra muito fraquinha, que se apoia num tal Apolinário que chegou a ser o escolhido por passos Coelho para presidir à Docapesca, uma empresa por onde passam alguns negócios imobiliários muito estranhos.

António Costa poderia ter ido mais longe nesta remodelação, afastando qualquer possibilidade de voltar a mexer no governo e relançando o governo para este último ano e já a pensar na próxima legislatura. Foi uma remodelação poucochinha.