sexta-feira, julho 13, 2018

AREJAR COM CHEIRO A BAFIO


Pedro Santana Lopes foi a uma conferência de amigos da direita e no fim, quando questionado sobre se ia sair dali o seu novo partido, esclareceu que o que pretendia era arejar a política portuguesa. Isto é, para o enfant terrible que já tem idade para ter juízo ele próprio é uma espécie de ar fresco e por onde passa vai arejando o ambiente.

Se é com arejamento destes o melhor é perguntar ao Rei de Espanha se não quer trocar a Catalunha por Portugal, até porque por aqui somos bem mais simpáticos do que para os lados do Messi. Haja seriedade, Pedro Santana Lopes não é, nem alguma vez foi um ar fresco para a política portuguesa. Esteve duas vezes no governo e que me recorde não senti qualquer brisa vinda do seu lado, lembro-me do Bagão Félix, do Mexia, do Gomes da Silva, de ele ser secretário de Estado de Cavaco Silva, tudo frescura…

Se Pedro Santana Lopes quer refrescar a política deve fazer o que fazem as pessoas quando percebem que as novas gerações trazem ideias novas, projetos mais modernos, maior capacidade de trabalho, mais frescura mental e melhores valores.

Não consigo encontrar outra forma de Santana Lopes refrescar a política do que retirando-se, dando lugar a uma geração que vale mais do que ele demonstrou ao longo da sua vida política e empresarial.