domingo, janeiro 21, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Jantar oficial

(Prato de um jantar oferecido por autoridades oficiais holandesas, servido a bordo de um barco nos canais de Amesterdão)

IMAGEM DO DIA

[Manan Vatsyayan - AFP/Getty Images]

«Indian Naga Sadhus (Hindu Holy men) take part in a religious procession after bathing on Mauni Amavasya, the day deemed as the most auspicious bathing day, in Allahabad, India.» [The Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


Guterres não foi responsável pela derrota do "sim" no anterior referendo

Esta afirmação de António Vitorino não passa de uma declaração despropositada e desnecessária, todos sabem que no referendo anterior o maior partido português quase nada fez pela vitoria do sim porque tinha na sua liderança um partidário do "não", um companheiro de sacristia do então líder do PSD.

António Guterres pode não ter tido responsabilidades pela derrota do "sim", mas que teve grandes responsabilidades na vitória do "não", lá isso teve si senhor, não vale a pena vir branqueá-lo nove anos mais tarde.

VACAS SAGRADAS

A indignação gerada pela decisão do Tribunal de Torres Novas levou a Associação Sindical dos Juízes Portugueses a defender que é "admissível que as decisões judiciais sejam sujeitas ao escrutínio dos cidadãos", isto é, por mais errada, injusta ou duvidosa que seja decisão de um juiz o cidadão deve comer e calar até porque os erros dos juízes podem ser sempre supridos por um recurso a um tribunal superior. É tempo de os magistrados entenderem que ao fim de trinta anos de democracia os portugueses habituaram-se a ter opinião, inclusive a propósito das decisões dos juízes. É incómodo mas é assim, os juízes estão sujeitos a crítica, não há o medo de outros tempos nem o respeito quase religioso que os seus sindicalistas defendem.

Era o que faltava, que os portugueses estivessem proibidos de ter opinião sobre as decisões dos juízes e fossem inibidos de a manifestar individual ou colectivamente! Curem-se meus senhores, curem-se porque a democracia não fica à porta dos tribunais.

HIPOCRISIA

Dos defensores do não que perseguem qualquer personalidade pública que defenda o sim e se esquecem de questionar a Igreja Católica sobre a condenação à excomunhão ditada por um padre esta de acordo com o Direito Canónico que só defende a excomunhão para os que fazem aborto.

E também de Marcelo Rebelo de Sousa que diz esperar que em caso de sim não se venha dizer que foi uma vitória do PS, quando há nove anos ele nunca contrariou os muitos que lhe atribuíram vitórias pessoais nos referendos do aborto e da regionalização.

SUSPEIÇÃO

Um editorial do DN, assinado por António José Teixeira, que o eng. Carmona não deve ter gostado de ler:

«Acumulam-se as suspeitas todos os dias e, aparentemente, nada parece travar a "normal" relação entre o município e a Bragaparques. Mesmo não existindo qualquer julgamento e condenação, o presidente da Câmara de Lisboa não pode agir como se nada tivesse acontecido. Deve estar obrigado a cautelas acrescidas sobre a evolução dos processos urbanísticos em curso. Não é isso que parece estar a acontecer. A urgência em obter receitas para combater o défice municipal não pode tudo justificar. E tão grave como permitir deferimentos tácitos é apressar decisões pouco claras em que o interesse público não esteja devidamente protegido. Nesta altura, qualquer decisão que envolva uma empresa sobre a qual recai a acusação de corrupção activa merece a desconfiança dos cidadãos. Carmona Rodrigues tem a obrigação de o perceber. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A PATERNIDADE É UM ESPERMATOZÓIDE?

João Miguel Tavares também escreve sobre a decisão do Tribunal de Torres Novas:

«O processo através do qual o sargento do Exército e a sua mulher receberam a bebé pode até ser duvidoso, mas o facto é que o pai biológico só se mostrou interessado em ficar com a filha quando confirmou a paternidade através de testes de DNA, tinha ela já mais de um ano de idade. Por essa altura, a menina estava há cerca de nove meses em casa dos pais adoptivos, que com certeza lhe aplacaram as cólicas, mudaram as fraldas, aturaram o nascer dos dentes, apoiaram os primeiros passos, resistiram às noites sem dormir. Aqueles nove meses não são nove meses - são nove anos, são as fundações do afecto e do amor que os pais sentem pelos seus filhos. Quem, nessas condições, abandonaria a criança por ordem de um qualquer tribunal, para ela ser entregue a um homem que nunca antes vira?» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PORTUGUESES

A opinião de Miguel Sousa Tavares, umas das que vale a pena ler do princípio ao fim:

«Para combater o envelhecimento e a desertificação humana, uma junta de freguesia do interior instituiu um prémio de 500 euros a cada casal que ali tivesse um filho. A televisão foi ouvir a primeira candidata ao prémio, uma jovem grávida de sete meses, e perguntou-lhe o que achava desta medida. Resposta imediata: “Acho pouco”.

A resposta traduz exemplarmente aquilo que é o sentimento dominante entre os portugueses de hoje: tudo lhes é devido. Um ditado antigo garante que, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Mas isso era dantes: agora, acha pouco. Por isso é que pensionistas que nunca descontaram para a Segurança Social acham-se no direito a ter uma pensão de reforma igual à daqueles que descontaram uma vida inteira; por isso é que os trabalhadores do Metro de Lisboa acham que poder ter 36 dias de férias úteis por ano é um direito adquirido e inegociável, mesmo que para tal tenham de deixar apeadas todas as semanas umas dezenas de milhares de pessoas e todos os anos deixem uma conta de prejuízos de dezenas de milhões de contos para os contribuintes pagarem; por isso é que os professores, que se declaram incompetentes para substituir os colegas que faltam, já aceitam as aulas de substituição se lhas pagarem como trabalho extraordinário, mesmo que dentro do seu horário normal. OK: tudo é devido. Mas quem paga a conta?

É a minha opinião e apenas isso: a ideia de ‘eleger’ por voto telefónico de valor acrescentado os ‘maiores portugueses de sempre’ é simplesmente idiota e só pode chegar a conclusões constrangedoras. Alguém me consegue explicar por que motivo aquela ‘tia’ que foi episodicamente ministra da Educação do Governo Santana Lopes está entre os 100 maiores portugueses de sempre?

Já a escolha de Salazar e Cunhal entre os ‘10 mais’, devo reconhecer que faz todo o sentido e corresponde ao sentimento profundo que uma larga parte dos portugueses tem sobre a liberdade: um bem acessório. Salazar governou em ditadura durante quarenta e tal anos; Cunhal só não o fez porque foi impedido pela parte sã da nação. Salazar fez de nós o país mais retrógrado e subdesenvolvido da Europa; Cunhal tentou o que pôde para nos transformar numa Albânia. Ainda hoje pagamos a factura, económica e intelectual, das suas heranças. Que uma grande parte dos portugueses ache que eles são dos maiores de sempre entre nós explica a razão pela qual somos actualmente o mais atrasado país da Europa. Mas escusavam de nos relembrar isso, com a grande fanfarra de um programa ‘de serviço público’.

Ray-Gude Mertin não consta, obviamente, da lista dos ‘100 mais’, e, aliás, não era portuguesa mas sim alemã. Nunca, também, constou da lista dos condecorados do país, reservada a militares, empresários e à quota do politicamente correcto - desportistas profissionais, artistas variados e ‘especialistas de género’. Mas ela, sozinha, fez mais pela divulgação da literatura portuguesa no estrangeiro do que todos os organismos públicos encarregues do mesmo. A Ray traduziu, agenciou, fez editar e divulgou pelo mundo o que entendeu que de melhor Portugal tinha escrito nas últimas décadas. Muitos, entre os quais tenho a honra de me incluir, têm para com ela uma dívida incobrável. Mas o que mais falta nos vai fazer é, acima de tudo, o seu entusiasmo, a sua alegria, o seu amor por Portugal e pelas coisas portuguesas. A mim, pessoalmente, vão-me faltar os seus regulares ‘«mails» de manutenção’, a apoiar, a incentivar, a dar notícias e a pedir notícias. E vai-me custar esse gesto último e terrível de apagar o seu endereço electrónico da lista do computador.

Ao entrar no ciclo do «countdown» eleitoral, o PSD sente que o tempo joga contra ele e a favor de Sócrates. Não é um problema de liderança de oposição, mas um problema, mais simples e mais complexo, de circunstâncias. Nem a liderança do partido, a cargo de Marques Mendes, nem a liderança do grupo parlamentar, a cargo de Marques Guedes, podem ser seriamente contestadas. Mas eles sentem que nenhum dos dois lhes assegura a derrota de Sócrates daqui a dois anos. Não se trata de ideias nem da forma de fazer política: trata-se de dar espectáculo e promover a demagogia. E, assim, vai germinando a fantástica tentação de apelar a Santana Lopes para a direcção do grupo parlamentar. Não porque ele tenha alguma coisa de novo a dizer ou propor, mas porque assegura a agitação, a confusão, a Feira da Ladra e a abertura dos telejornais. É melhor do que nada. E é a demonstração de que há coisas que nunca se aprendem.

Contra a despenalização do aborto milita uma estrutura chamada ‘Plataforma Não, Obrigado’, que reúne nomes sonantes da direita e, ao que dizem, apoios financeiros bastantes. Presumo que sejam a favor daqueles ‘valores’ sólidos como a vida humana e a família. Se assim é, pergunto-me, todavia, por que razão aceitam o apoio instrumental da agência de publicidade Partners - a responsável por aquela campanha de publicidade da TV-Cabo em que o filho e a mãe saem de casa porque o pai não tem a assinatura da TV-Cabo? Acharão que isso é um modelo dos valores de família que propõem, ou acharão que uma coisa são os valores e outra os contratos?

De entre as vaguíssimas e piedosas intenções do Governo na aplicação dos 21,5 mil milhões de euros do terceiro e último Quadro Comunitário de Apoio, houve uma que me chamou a atenção, pela sua requintada hipocrisia: a ‘valorização do território’. Mas, qual território? O pouco que restar, depois de toda a Reserva Agrícola, Reserva Ecológica e Rede Natura terem sido sacrificadas aos projectos PIN - que, agora, já não abrangem apenas urbanizações turísticas mas também pisciculturas e fábricas de móveis? Ora, deixem-se de hipocrisias e concentrem-se, ao menos, em alguma coisa de concreto: querem valorizar o território que resta, depois de terem vendido tudo o que interessava preservar? Então, devolvam-nos o Terreiro do Paço. Corram com os tapumes dali, desistam daquela impossível via subaquática e voltem lá a pôr o Cais das Colunas. Dez anos depois, é o mínimo exigível.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se com um pedido de desculpas a Balsemão.»

FLEXISEGURANÇA, FISCALIDADE E COMPETITIVIDADE

Nicolau Santos faz-nos uma pergunta interessante:

«O leitor quer ter até 36 dias úteis de férias? E nenhuma forma de polivalência nas suas funções? Deseja um período de trabalho com horas fixas de entrada e saída? E um regime complementar de doença em que ganha tanto se ficar em casa como se estiver a trabalhar?
Se quer, não precisa procurar noutro país. Esta empresa-maravilha funciona em Portugal. Basta-lhe dirigir-se ao Metropolitano de Lisboa e pedir emprego.

A questão é saber como é possível que uma empresa que acumula prejuízos disponibilize aos seus trabalhadores uma tão ampla gama de regalias e demonstre uma tão reduzida exigência? Como é possível que o número médio de horas de condução por maquinista seja em Lisboa de 3,3 horas, em Londres de 5,6 a 6,25 horas e em Madrid de 5,2 a 6 horas? A resposta é só uma: foram os sucessivos conselhos de administração que fizeram cedências atrás de cedências para comprar a paz social, perante a complacência de sucessivos Governos, igualmente interessados em não comprar conflitos.

Só que não é possível continuar por este caminho - porque é imoral e porque não é esse sinal de facilidade que deve ser passado às pessoas. Por isso, faz bem a administração do Metro em querer moralizar esta situação. E faz bem a secretária de Estado dos Transportes em apoiar essa posição. São eles que têm razão. E quando assim é, há que bater-se por ela até ao fim - mesmo que isso custe sucessivas greves.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SÁ FERNANDES CRITICA RELAÇÕES DA CML

Com a BragaParques:

«Em causa está a alegada aprovação do projecto urbanístico ‘Estefânea Plaza’ pela Câmara de Lisboa, sem que tivessem sido feitas as alterações exigidas pela autarquia em 2005 e que levaram ao seu indeferimento. “Há uma tendência de favorecimento pela Câmara de Lisboa à Bragaparques”, acusou Sá Fernandes, depois de revelar que, em 2005, o projecto foi indeferido porque a “área em causa carece de espaços verdes urbanos”, mas, em Março de 2006, o então director municipal, Pires Marques, deferiu o processo, sem as alterações pedidas pela autarquia.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esta BragaParques até parece ser um accionista maioritário da autarquia.»

PAULA TEIXEIRA DA CRUZ É PELO SIM

Lá vai o Paulo Teixeira Pinto que rezar mais uns terços:

«"A resposta que a sociedade tem que dar a uma mulher nesta situação não é a prisão. Portanto, sou claramente pelo "sim" à despenalização. Acresce ainda que mesmo para quem entende que é crime, então haverá que entender que é sempre um crime que comporta uma auto-sanção porque a própria prática do acto implica uma sanção e isso, na minha opinião, já seria castigo suficiente. Por outro lado, só assim se porá um travão naquilo que considero ser a liberalização do aborto. Fala-se na liberalização do aborto mas liberalizado está ele agora porque não há regras, há um mercado clandestino e paralelo. Portanto, há razões filosóficas, razões de filosofia penal, sociais, e entendo ainda que há razões de profundíssimo respeito por quem se vê numa situação dessas. Essas mulheres merecem-me muito respeito." » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à prelatura da Obra de Deus.»

OPERAÇÃO FURACÃO PODE RUIR

Por causa dos mandados de busca:

«O megaprocesso sobre branqueamento de capitais e fraude fiscal conhecido por ‘Operação Furacão’ corre o risco de perder as provas mais essenciais para a acusação: os milhares de documentos apreendidos nas buscas aos bancos, em Outubro de 2005. A falta de autorização para o Ministério Público (MP) levar esses papéis será o argumento dos arguidos na futura batalha jurídica, que promete empatar o processo e pode mesmo anular toda a investigação.

Os registos contabilísticos e bancários apreendidos nessas primeiras buscas pertencem a cerca de 200 empresas, mas naquela data apenas havia indícios de crime contra duas. Por isso, as apreensões podem ser consideradas ilegais. E esse argumento vai ser usado pelos defensores das sociedades que entretanto também ficaram sob suspeita, apurou o Expresso.» [Expresso assinante Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O Expresso agora também é o órgão oficial dos advogados da banca?»

HOUVE PRISIONEIROS NAS LAGES

Afirma o Expresso:

«As polémicas declarações de Ana Gomes, feitas há duas semanas numa visita à ilha Terceira, sobre a passagem e transferência de prisioneiros ilegais da CIA na base das Lajes foram corroboradas ao Expresso por duas testemunhas. Estas garantem que isso aconteceu em pelo menos três ocasiões diferentes, entre 2004 e o final de 2006, porque viram com os seus próprios olhos. Confirmam que nessas três vezes houve desembarque de detidos em circunstâncias muito suspeitas e com recurso a medidas excepcionais, mesmo quando comparadas com manobras de guerra realizadas pelas forças armadas norte-americanas nos Açores.

Os relatos mais estranhos reportam a uma aterragem no Verão de 2005 de um DC10 civil de matrícula norte-americana e a uma outra aterragem de um C130 da Força Aérea dos EUA no final de 2006. Nos dois casos, os aviões estacionaram de manhã no fundo da pista das Lajes, a norte, numa área reservada para voos mais sensíveis (quando há transporte de mísseis ou de outro tipo de armamento, por exemplo).» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Balsemão que aproveite o tempo de antena que concede a Paulo Portas para o questionar sobre o assunto.»

SERÁ PARA RIR?

A campanha do Expresso em defesa do nome de Paulo Macedo chega ao nível do ridículo:

«Director-geral de Finanças Enquanto o Governo dá sinais de não ter soluções para o manter no lugar, Paulo Macedo manda penhorar 64 mil contas. E para exibir a sua eficiência, dispensou os contribuintes de declarem os sinais exteriores de riqueza, assegurando saber onde ela está. A ser assim, o fisco já não é o que era.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao jornalista João Garcia se acha que todos os leitores do Expresso são idiotas.»

PINTO DA COSTA NÃO PAGAVA SÓ EM "ESPÉCIE"

Além do serviço de prostitutas os senhores do apito também recebiam dinheiro, a crer em Carolina Salgado:

«Maria José Morgado vai investigar alegadas ofertas de dinheiro por parte do F. C. Porto a árbitros. A garantia da existência desta contrapartida foi dada há dias por Carolina Salgado no depoimento prestado à equipa que assumiu o processo Apito Dourado. A ex-namorada de Jorge Nuno Pinto da Costa assegura que os favores nas arbitragens eram "pagos em dinheiro" e que as prostitutas eram "somente um complemento".» [Jornal de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Com tantas prendas vindas do Dragão não me admiraria nada que também recebessem pastilhas azuis.»

GUTERRES NÃO FOI RESPONSÁVEL PELA DERROTA DO SIM

Diz António Vitorino:

«O dirigente socialista António Vitorino recusou hoje que António Guterres tenha sido responsável pela derrota no «sim» no referendo ao aborto de 1998, contrapondo que a culpa foi das correntes radicais a favor da despenalização, noticia a Lusa. » [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «AV tem toda a razão, Guterres limitou-se a dar uma grande ajuda à vitória do não.»

OUTRA VÍTIMA DA DISTÂNCIA

Entre Odemira e Lisboa:

«Um homem de 57 anos morreu hoje no centro de saúde de Odemira (Beja), vítima de ataque cardíaco, mais de quatro horas depois de accionada a emergência, disseram fontes dos bombeiros e da ARS/Alentejo.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos poucos alentejanos que insistem em viver no Alentejo que venha residir para junto de Lisboa.»

UM BISPO COM BOM SENSO

O de Beja:

«O bispo de Beja, António Vitalino Dantas, admitiu durante um debate sobre a interrupção voluntária da gravidez, realizado na passada quinta-feira, na escola Superior de Educação de Beja, que o embrião fecundado "não é pessoa humana, porque não tem consciência dos seus actos. Não tem alma". Mas relembrou a influência que a tradição judaico-cristã teve na cultura europeia, afirmando que faz parte dessa matriz que "todos os seres vivos são imbuídos de dignidade superior".» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

FALTA DE CHÁ

A presença de Paulo Teixeira Pinto na AG do BPI:

«As declarações mais fortes ficaram circunscritas à sala da Fundação de Serralves, no Porto, onde decorreu "a mais participada de sempre" de todas as assembleias gerais que o BPI realizou desde que passou a ser uma entidade cotada. Foi lá que os accionistas do banco aprovaram por larga maioria (81 por cento) as propostas que lhes foram apresentadas: autorização para o conselho de administração alienar a participação que o banco e a seguradora do grupo detêm no capital do BCP e para desenvolver o plano de abertura de mais 60 balcões, além dos 20 já autorizados.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a PTP que da próxima se faça representar.»

A ANEDOTA DO DIA

O Príncipe Carlos não vai esquiar à Suíça para compensar as emissões de CO2 produzidas nas suas viagens:

«Carlos de Inglaterra no irá este año a esquiar a Suiza para compensar las emisiones de gases de efecto invernadero que generan sus viajes, especialmente los de larga distancia en avión. La decisión del heredero del trono británico se produce después de que organizaciones ecologistas criticaran la contaminación que supone su próximo viaje a Estados Unidos para una cuestión que consideran baladí, como es recoger un premio por su defensa del medio ambiente, que ponen en entredicho.

Carlos y su esposa Camilla, acompañados de un séquito de una veintena de personas, volarán el próximo 27 de enero a Filadelfia y Nueva York para recoger de manos del ex vicepresidente de EE UU Al Gore, volcado en frenar el cambio climático, el premio Global Enviromental Citizen en el centro Harvard.» [El Pais Link]

SEGUNDA VÍTIMA NO DAKAR

O piloto francês Eric Aubijoux faleceu devido a uma paragem cardíaca:

«El piloto francés Eric Aubijoux, de 42 años, falleció hoy víctima de un paro cardiaco en el tramo de enlace de la penúltima etapa, entre las ciudades senegalesas de Tambacunda y Dakar, informó la organización. Es la segunda víctima mortal en esta edición del Dakar, tras el fallecimiento, el pasado día 9, en una caída del sudafricano Elmer Symonds, lo que deja en 51 el total de fallecidos en la historia del rally.» [El Pais Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não digam nada ao Papa.»

FIDEL LUTA PELA VIDA

Hugo Chavez diz aquilo que todos sabemos:

«La salud de Fidel Castro sigue siendo objeto de especulaciones, rumores y desmentidos. Hoy ha sido el presidente venezolano, Hugo Chávez, una de las personas públicas con un más cercano acceso al líder cubano, ha reconocido que el comandante está “luchando por su vida” y, aunque espera que siga mejorando, admite que “está en una situación difícil”. Esta semana, el doctor español Jose Luis Garcia Sabrido, que viajó en diciembre a Cuba para tratarle, ha dicho que Castro se recupera “lenta pero progresivamente”.» [El Pais Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se na derrota»

COMEÇOU O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Em Nairobi:

«Más de 80.000 activistas procedentes de un millar de organizaciones sociales de más de 100 países se reúnen en Nairobi (Kenia) desde hoy y hasta el próximo jueves en la séptima edición del Foro Social Mundial (FSM), el mayor encuentro anual de ONG y grupos alternativos contrarios a la globalización. El encuentro, que tradicionalmente se ha celebrado en Porto Alegre (Brasil), tiene este año el lema La lucha de las personas, las alternativas de las personas. La cita, especialmente simbólica porque se celebra por primera vez en África, se ha abierto esta mañana con una marcha en la calles de la capital keniana con una marcha en la que han participado 5.000 personas.» [El Pais Link]

BLOGOSFERA VAI FAZER DEZ ANOS

No próximo dia 1 de Abril:

«El 1 de abril de 1997 Dave Winer publicó la primera entrada de 'Scripting News', el que se considera primer 'weblog' de Internet. Diez años después hay más de 62 millones de cuadernos personales circulando por la Red. En este periodo han destapado algunos escándalos públicos y denunciado abusos, pero su gran aportación es la participación de los internautas en los contenidos de la Red, germen de la Web 2.0.» [El Pais Link]

O SEGREDO DE JUSTIÇA NO SEU MELHOR

Estando a Padeira de Aljubarrota do Ministério Público à frente do processo Apito Dourado é caso para dizer que no melhor pano cai a nódoa:

«Há uma série de peças do processo "Apito Dourado" que estão tudo na Internet, noticiou este sábado a SIC. A TSF já confirmou a existência do site. Uma situação que viola o segredo de justiça e que a Procuradoria-geral da República promete averiguar.» [TSF Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Maria José Morgado.»

O ELOGIO

De Sáenz aos trabalhadores da Autoeuropa:

«O ex-director-geral da fábrica de Palmela não se cansa de elogiar os trabalhadores da Autoeuropa: “São excelentes profissionais da indústria automóvel e todos temos crescido muito, especialmente com o lançamento do novo carro (o Eos). Agora, temos mais «know how» e estamos mais capacitados para o futuro. O trabalhador da Autoeuropa é sensato, porque prefere ter aumentos de ordenado contidos e garantir o futuro da empregabilidade na empresa”. (...)

“Aqui, conseguimos um sucesso impressionante. Foi a fábrica mais saudável da Volkswagen, em 2006, com o menor índice de absentismo por acidente de trabalho, num universo de 50 fábricas. O segredo? Se as condições de trabalho são boas, as pessoas vêm trabalhar com outra motivação”. Que, daqui a dois anos, a VW Navarra se pareça com a Autoeuropa, é o grande desejo de Emilio Sáenz.» [Expresso assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao dr. Macedo.»

PS: Não se trata de uma notícia fiscal mas foi colocada intencionalmente nesta secção para que o dr. Macedo da DGCI perceba qual a diferença entre um bom gestor com classe e um gestor mediano sem classe.

Um bom gestor com classe tem a humildade de repartir o seu sucesso com todos os que contribuíram para ele, sabe que nenhuma nau chega ao porto apenas por obra e graça do capitão, o bom gestor não tem necessidade de propagandear a todo o momento o seus sucesso chamando os holofotes para si próprio, tomando mesmo a iniciativa de gerir influências para que todos diga em uníssono o que ele quer que se ouça. O gestor com classe prefere dizer que negociou com os sindicatos com dureza e terminado o acordo isso deixa de ser assunto.

O gestor mediano sem classe apossa-se do que não fez, propagandeia os resultados que não lhe pertencem e usa o presidente de um sindicato como se fosse um animal de circo a fazer todas as acrobacias que o domador manda.

Será que o dr. Macedo do Millennium entende esta diferença tão evidente ou a ambição e imposições do patrão BCP impede-lhe de ver as evidências?

"SIM NO REFERENDO" [Link]

Um blogue colectivo pelo "Sim":

«Todos os participantes neste blogue concordam com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado. E votarão “sim” no referendo de 11 de Fevereiro. Os argumentos de cada um são da sua exclusiva responsabilidade e não vinculam os restantes participantes.»

RAJADA DE VENTO NUM JOGO DE FUTEBOL

IMAGENS DO COMETA McAUGHT [Link]

LUKASZ JAKOBCZYK [Link]

ANTONIO YSURSA [Link]

MOUMINE [Link]

GWENDOLYN KRAEHENFUSS [Link]

BÓIA

HUMAN SLINGSHOT

DUREX XL

EXÉRCITO BRITÂNICO

[2][3]

DOGOTEL

[2][3]