quinta-feira, outubro 14, 2021

CEGUINHOS OU IDIOTAS?




O OE é o mais importante instrumento de política económica. Não se esgotando nele a estratégia de um governo num horizonte de médio/longo prazo, é sem margem para dúvidas, o documento onde um país pode perceber o que pretende um governo.

O que pretende o governo e os partidos ou deputados que ocasionalmente o apoiam para o futuro do país?

Infelizmente, a primeira imagem que a Geringonça e as várias soluções políticas mais ou menos desengonçadas nos têm dado é de uma ausência de visão de futuro, as negociações orçamentais são condicionadas pela lógica deste tipo de negociações, a uma perspetiva imediata.

O PCP quer mostrar aos seus eleitores umas “reconquistas de Abril”, para justificar uma coisa que parece ser-lhe muito difícil, viabilizar um governo que governe à esquerda ou, para ser preciso, menos à direita do que sucederia comum governo PSD ou PSD/CDS/CHEGA.

O BE só aceita apoiar um OE se provar que graças ao voto dos seus deputados manda mais no OS do que o PCP e que graças a ele se conseguem grandes conquista. No ano passado a linha vermelha era o Novo Banco, num ano a linha vermelha desapareceu do seu debate político.

Em cinco orçamentos ainda não se viu um que mostrasse o que se pretende pra o país, todos os anos o OE é condicionado por um ritual exibicionista por parte dos pequenos partidos da esquerda conservadora. 

Enfim, cheira-me que esta estratégia ridícula por parte dos líderes da esquerda vai acabar por parir o pior governo de direita da história de Portugal.