domingo, novembro 12, 2023

O PROXI DO ANTÓNIO COSTA

António Costa inventou um novo modelo de governação, para além de adjuntos, assessores, um chefe de gabinete cheio de envelopes, ministros e secretários de Estado, criou um proxi dele próprio.

Foi uma boa solução, o proxi era um primeiro-ministro virtual, que se relacionava com os membros do governo e, porventura, com os altos cargos da Administração pública como se fosse um primeiro-ministro virtual, com os poderes do António Costa.

Além disso, o proxi do primeiro-ministro poderia ser ainda proxi de empresas, o que significa que estamos perante uma modelo avançado de governação, uma espécie de simplex dos novos tempos.

O problema é que estamos perante uma aberração institucional que, como acabou por se confirmar com o processo judicial em curso. Foi uma boa solução para pular por cima da burocracia, a mesma burocracia que o Costa acha que deve acabar, mas que o fim de 7 anos pouco ou nada fez para modernizar os procedimentos administrativos.

Agora o proxi parece ter sido vítima do vírus do tráfico de influências e o António Costa optou por o desligar em direto numa conferência de imprensa absurda. Afinal a maior amizade de toda uma vida foi terminada na forma mais à Costa que poderíamos imaginar, em direto na TV e sem quaisquer contemplações.

Parece ser uma tradição de alguns políticos portugueses, aao longo das suas carreiras deixam atrás de si um longo cemitério de cadáveres, servidores usados enquanto deu jeito e executados na hora em nome da salvação dos líderes políticos. Já conhecíamos o cemitério privativo de Cavaco Silva, agora temos um segundo cemitério privativo, o de António Costa, onde ao lado de Vieira da Silva, de Sócrates, de Seguro e do Cabrita, foi juntar-se o Lacerda, a cusa incineração o país assistiu em direto, pela televisão e em hora de prime time.

E assim acaba a carreira de um político bem como de muitos que agora tentam sobreviver inventando outros proxis, veremos quem será o proxi dos costistas que apresentarão no congresso do Partido socialista.