quarta-feira, dezembro 20, 2006

Quanto Custa?


Quanto já custou o Estado o Processo Apito Dourado ou o Processo Casa Pia? Quanto custa uma intervenção cirúrgica? Algo que me faz confusão em Portugal, onde o dinheiro não abunda e até escasseia, é não se fazerem contas, existe a convicção colectiva de que os dinheiros públicos fazem parte de um imenso bolo e onde se podem tirar as fatia que são necessárias. E, talvez pior do que isso, uma boa parte dos portugueses nem reparam que esse imenso bolo é pago do seu próprio bolso ou, melhor dito, do bolso daquele que pagam impostos, que nem são assim tantos como isso.
Nos países ricos fazem-se contas, por exemplo, quando são publicados diplomas que impliquem despesas existe uma ficha financeira, quando se desenvolvem projectos na Administração Pública calculam-se todos os custos. Por cá não é assim, seja para financiar uma medida adoptada pelo governo ou para pagar os custos de uma mera formação a lógica é a do bolo, enquanto houver come-se, quando acabar pára-se tudo e espera-se pelo bolo do ano seguinte.
Um exemplo triste de como são feitas as contas neste país são as obras públicas cujo custo final é “n” vezes superior ao previsto, o que permite escolher uma proposta porque no concurso apresentou custos inferiores em 5%, para depois o custo final ser 300% superior ao inicialmente combinado.
Os cidadãos deveriam saber quanto custa determinados actos, saberiam quantos milhões de euros já custou ao Estado o Processo Casa Pia, da mesma forma que saberiam quanto custou a pequena intervenção cirúrgica que lhe foi feita num hospital público, poderia desta forma ser mais exigente com a administração da justiça, da mesma forma que estaria em melhores condições para discutir o problema da taxas moderadoras, saberia para onde foram os seus impostos ou quantos outros contribuintes tiveram que contribuir para que a sua intervenção cirúrgica se realizasse.

Se somos um país de pouco recursos e que a travessa graves dificuldades financeiras, seria de esperar que houvesse um grande rigor nas contas.