quinta-feira, fevereiro 14, 2019

DE QUE LADO ESTÁ O RUI RIO?

Da última vez que o PS esteve no governo o Cavalo de Tróia da direita para o assalto ao poder foi o ensino e tal como agora assistimos a um acordo tácito entre direita, setor privado, corporações e sindicatos. O Mário Nogueira queria ajudar a derrubar um governo que lhe tinha cortado no número de professores em funções sindicais e as escolas privadas queriam continuar a aceder a subsídios. 

Agora assistimos a mais do mesmo e como os problemas dos professores já perderam a capacidade de mobilização atacam outro pilar do estado social, o Serviço Nacional de Saúde. No passado os professores do setor privado, com condições piores do que os do setor público ficaram em silêncio, agora assistimos ao mesmo, os sindicatos (e agora a Ordem que está ao serviço do Passos Coelho e do seu diabo) só atacam no setor público.

Mas desta vez o ataque está sendo bem mais violento e já não se trata apenas de aumentar subsídios para o setor privado, agora ataca-se o SNS em toda a linha e até o boicote à ADSE, como forma de ameaçar o SNS de colapso está sendo usado. Temos a bastonária extremista dos enfermeiros, os sindicatos, o bastonário dos médicos, as empresas do setor privado, todas concertadas para atacar o SNS. Até o palerma da UGT parece querer uma pequena fatia de protagonismo num sinal de que a ala do PSD naquela central se está a mexer.

Empresas, bastonária, TSD, PCP, UGT e grupos corporativos estão todos unidos para distribuir o pouco que se poupou no Estado antes que se apague. Vale de tudo e basta ver os milhões que estão em causa na ADSE para percebermos que os grupos privados da saúde terão muito a ganhar financiando greves feitas para destruir o Estado e forçar este a reencaminhar os seus doentes para o setor privado, pagando o que estes exigem.

Começa a ser tempo de Rui Rio e do seu PSD tomar posição e assumir de que lado está em relação às reivindicações, ao financiamento secreto de greves que visam destruir o SNS, à chantagem sobre a ADSE e sobre o SNS e a todos os fatos estranhos que estão ocorrendo. De que lado está Rui Rio, do lado do país ou do lado dos que não se cansam de tentar fazer com que o diabo venha?