terça-feira, setembro 28, 2021

NOVOS TEMPOS EM BELÉM


 

Nos tempos de Cavaco Silva o que o então PR queria que constasse era comunicado aos jornais sob a forma de “fonte de Belém”. Quando as coisas corriam mal Cavaco Silva apressava-se a esclarecer que só o que ele dizia contava.

O regabofe das fontes de Belém chegou a um ponto tal, que quando Marcelo ganhou as presidenciais apressou-se a dizer que lhes tinha silenciado com uma rolha. E acabaram, o que é fácil de se perceber, com um PR a falar de manhã à noite, a fonte de Belém é mesmo o presidente, ainda que às vezes pareça menos credível do que as fontes de Cavaco.

Mas parece que as coisas mudaram, com as últimas eleições autárquicas as fontes de Belém ressuscitaram. Ninguém fale em fontes, não vá alguém perguntar ao Marcelo se contratou o Fernando Lima, o antigo jornalista que fez de Cavaco um político e depois de durante tantos aos ao serviço da carreira de Cavaco, foi descartado por causa das famosas escutas em Belém. Enfim, ironia do destino, a fonte de Belém foi dispensada por causa das escutas a Belém...

Agora, usa-se nova terminologia, quando querem que saibamos o que pensa Marcelo sem que o PR assuma a responsabilidade pelo que terºá dito ou terá mandado dizer dizem que será o que se ouve ou pensa "em Belém". Isto é, já não há um “garganta funda oficiosa no palácio”, agora falam alto nas salas do palácio e um qualquer jornalista, que por coincidência passe junto de uma das muitas janelas abertas, ouve os funcionários dizerem o que por ali todos dizem, o que o Presidente quer que se ouça fácilmente nas janelas que dão para a rua.

Estarei enganado ou depois dos “novos tempos” em Lisboa, vamos ter também ter “novos tempos” em Belém? Parece que sim. É como cantou José Mário Branco "Mudam-se os tempos, mudam as vontades".


PS: Na foto aparece um encontro casual entre Marcelo e o agora presidente da CM de Lisboa. Um encontro tão casual como o que aconteceu nas últimas autárquicas entre o mesmo Marcelo e a então candidata do PSD. Enfim, parece que sou o único português que não tem uma selfie com o Presidente , nem se encontrou casualmente com ele.