quinta-feira, setembro 30, 2021

O QUÊ?


 

Todo o país percebeu que ali para os lados de Belém o mar estava com cachão por causa dos ventos vindos de São Bento. Mas é uma pena que o nosso comandante supremo das Forças Armadas não use farda, como sucede com os reis de Espanha, senão, em vez de trajes de comentador televisivo, Marcelo teria vestido a farda de almirante, a lembrar O rei Juan Carlos a falar aos golpistas do 23F.

Mas em vez de um almirante vimos um comentador explicar aos 10 milhões de alunos que essa coisa da promoção do contra-almirante já estava agendada. Ficámos desiludidos, afinal, aquilo que se pensava ser um prémio pela última batalha das Forças Armadas, já estava combinada.

Mas o que mais chamou à atenção foi um pormenor que escapou a muita gente. O atual Chefe do Estado Maior da Armada anteciparia a sua saída do cargo, para que outros pudessem ascender ao cargo, antes que fossem navegar para as águas tranquilas da reserva naval.

Isto é, os cargos de topo das nossas Forças Armadas não são para comandantes militares, mas sim para pré pensionistas poderem ter mais uma promoção. E tudo devidamente explicado no meio de um recado ao comandante supremo ao grumete do ministro da Defesa.