segunda-feira, outubro 16, 2023

GALINHIROS EM ISRAEL

 



Quando os tanques russos apareceram na Ucrânia cobertos por armações que lembram galinheiros não faltaram piadas, sugerindo qu isso eram um sinal da fraqueza dos blindados russos que dessa forma evitavam ataques de armas antitanque drones, evitando o seu impacto na parte superior, onde a blindagem é mais frágil.

Até nas nosas televisões vimos os nossos generais na reserva, agora comentadores televisivos, brincarem com a situação, enquanto que garantiam que os brinquedos fornecidos pelo Ocidente iriam mudar o curso da vitória. Aliás os nossos generais, que nunca ouviram uma munição explodir a não ser nas carreiras de tiro, anunciaram a vitória sempre que era enviado um brinquedo novo.

Agora parece que não só os ucranianos usam esses galinheiros, além de terem reforçado as blindagens dos Leopard com velhas proteções herdadas da URSS, como também em Israel os blindados estão a ser equipados com galinheiros em cima. Esperemos por ver os poderoso e prometedores tanques M1 Abrams enviados para a Ucrânia, para confirmarmos se não imitam os russos, ainda que há muito que os tanques ocidentais tenham sido retirados da linha da frente, para não estragarem a imagem da indústria de armamento europeu.

Agora, a dúvida está em saber se os poderoso tanques Merkava de Israel são tão indestrutíveis como diziam dos Leopard alemães ou dos Chalenger ingleses.

Parece que a "arte" da guerra mudou e que deixaram de existir tanques invencíveis e os próprios russos perceberam isso ao não enviarem os seus melhores tanques, os Armata, para o campo de batalho.