PERSONALIDADE 'O JUMENTO' DO DIA
LUÍS MONTENEGRO, LÍDER DO PSD
É muito mau sinal quando um líder partidário sinta a necessidade de afirmar com muitos meses de antecedência que volta a ser candidato à liderança do seu partido, significa que ele próprio sente que a sua competência no exercício do cargo é questionável.
Montenegro não é novo nestas andanças, não só foi o líder parlamentar do PSD durante a liderança de Passos Coelho, como já teve tempo mais do que suficiente para se afirmar como alternativa a António Costa. Muito provavelmente é o líder da oposição que beneficiou de mais erros por parte de um primeiro-ministro, multiplicaram-se os casos judiciais, trapalhadas como o anúncio da localização do novo aeroporto por Pedro Nuno Santos ou a peixeirada ocorrida no Ministério das Infraestruturas.
Nos últimos tempos as situações enfrentadas por António Costa, como o problema da habitação ou o desmoronar das urgências do SNS, poderiam ser suficientes para obter ganhos políticos, já que poem em causa a competência de um governo que foi incapaz de resolver problemas que não só já existiam e estavam diagnosticados e que teve tempo suficiente para antecipar as consequências e adotar medidas que assegurassem um mínimo de resultados em quase oito anos de governação.
Algo está errado, ou é Luís Montenegro que não conseguiu convencer os portugueses de que pode ser uma alternativa de governo ou as suas propostas não convencem os eleitores.