terça-feira, outubro 17, 2023

PERSONALIDADE 'O JUMENTO' DO DIA

 


PERSONALIDADE 'O JUMENTO' DO DIA
André Ventura, Limpa-fundos da vida política portuguesa


André Ventura está para a vida política portuguesa tal como os limpa-fundos estão para os aquários. Os adeptos de aquários não prescindem de contar com estes peixinhos nos seus aquários, como se alimentam da caca dos outros peixes ajudam a manter os aquários limpos.

André Ventura não tem argumentos para valer por si próprio ou pelo seu projeto, não é um peixinho exótico, não atrai pela sua beleza, nem sequer tem valor de coleção, o seu papel na vida política portuguesa é reciclar a caquinha que encontram transformando-o num suposto discurso político.

A generalidade dos movimentos de extrema-direita europeia assentam em fundamentos ideológicos e, mais ou menos populistas no discurso, têm um programa definido. Por exemplo, o VOX da vizinha Espanha é uma emanação do franquismo, encontrando as suas raízes no que resta da ditadura de Franco, a Falange e o Movimiento.

Ao contrário do VOX que assume os seus valores o André Ventura chafurda no salazarismo para captar votos, xafurda na sociedade em busca de lixo para o usar como argumento, num dia associa-se aos movimentos fascistas estrangeiros, no outro faz queixinhas, porque é um democrata que foi a uma manifestação e lhe atiraram um copo de água.

Quem gosta de Ventura admira-o não pelo que vale, mas porque o considera representante dos que não se sentem bem em democracia, porque não gosta de democracia e preferem o autoritarismo, porque foram fascistas no passado e detestam a democracia desde que foi implantada, porque se sentem mais confortados em apoiar alguém que lhes dá voz do que intervindo no debate político, por incapacidade ou por falta de argumentos.

A maneira de fazer política é chafurdar no lixo em busca de algo que possa reciclar em argumentos que vão de encontro aos seus eleitores.


«O Chega anunciou hoje que vai requerer as audições do ministro da Administração Interna e dos serviços de informações para que prestem esclarecimentos sobre as medidas para evitar "ataques como os que aconteceram em França e na Bélgica".

Numa declaração aos jornalistas no parlamento, André Ventura disse que formalizará hoje a entrega desses requerimentos e, ressalvando que não quer "levantar alarmismos", considerou que ataques como os recentes em França e na Bélgica se podem "rapidamente espalhar por todos os países da Europa".

Ventura disse que pretende perguntar à secretária-geral do SIRP, Graça Mira-Gomes, "que trabalhos estão os serviços de informações a fazer neste momento e que recolha está a ser feita para garantir que Portugal está a salvo de ataques como os que ocorreram na Bélgica e em França".

Quanto ao ministro José Luís Carneiro, Ventura defendeu que deve prestar esclarecimentos sobre a "a proteção específica da comunidade israelita" e sobre os esforços que estão a ser feitos no âmbito da segurança pública, para acautelar evitar que se manifestem em Portugal atos motivados pelo fundamentalismo islâmico.» [Notícias ao Minuto]