segunda-feira, outubro 09, 2023

 

 


PERSONALIDADE 'O JUMENTO' DO DIA
AUGUSTO SANTOS SILVA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O presidente da Assembleia da República, ainda que nunca o tenha assumido, foi o primeiro pré-candidato às próximas eleições, tirando partido do estatuto institucional. A forma como procurou criar currículo político de anti-extrema-direita, com os seus conflitos parlamentares com um CHEGA em busca de protagonismo, a presença ativa na comunicação social e a colagem ao Presidente da República dar-lhe-iam uma vantagem em relação a outros candidatos.

Só que, a crer nas sondagens Augusto Santos Silva tem um valor eleitoral que o coloca mais como candidato a uma junta de freguesia da capital, do que à Presidência da República. Apesar das oportunidades que lhe foram dadas pelo André Ventura para brilhar à esquerda e da colagem ao Presidente da República e a presença nas cerimónias institucionais ou o acesso ao protagonismo na comunicação social permitir-lhe-iam conseguir simpatias à direita.

Mas algo parece ter corrido mal e a crer na sondagem do Expresso Augusto Santos Silva é uma “carta fora do baralho”, quase nem parece, se a corrida presidencial fosse a Volta a Portugal em bicicleta pode dizer-se que o presidente da Assembleia da República estaria a entrar no famoso carro vassoura.

Trata-se de um fenómeno político interessantes, porque razão um político com um currículo relativamente grande, com muitos anos em altos cargos, que  nunca foi machado por acusações de incompetência ou de corrupção não consegue a simpatia e confiança dos eleitores? Há um claro problema de empatia com os eleitores e a sua estratégia de autopromoção no cargo de Presidente da Assembleia da República falhou.


«Nomes fora do pódio

Catarina Martins, Mário Centeno, Ana Gomes, Pedro Passos Coelho e Durão Barroso fecham a lista dos eventuais candidatos com mais de 3 pontos. Para encontrarmos o Presidente da Assembleia da República temos que descer à 11ª posição: Augusto Santos Silva tem 2.8 pontos, o que o coloca uma décima abaixo de Rui Rio. Francisco Louçã, André Ventura, Santana Lopes, Paulo Portas, João Cotrim de Figueiredo e João Ferreira são os que parecem ter menos hipóteses de ganhar as eleições presidenciais, que devem ser marcadas para o início de 2026.» [NOTÍCIAS AO MINUTO]