quinta-feira, outubro 12, 2023

  


PERSONALIDADE 'O JUMENTO' DO DIA
MARCELO REBELO DE SOUSA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Depois de ter ouvido a opinião do Presidente da República sobe o Orçamento de Estado conclui que muito deve ter mudado no domínio da política económica. Estava convencido de que os Estados injetam dinheiro da economia através dos défices públicos, o que implica o aumento de moeda em circulação, por via da emissão de dívida. Mas estava enganado, agora consegue-se injetar dinheiro da economia com orçamentos equilibrados ou mesmo com excedentes. Enfim, estamos sempre a aparecer e sendo o Presidente da República professor catedrático nem questionamos esta nova revisão dos princípios.

Nos meus tempos diríamos que não há injeção de dinheiro na economia, mas sim uma redução dos impostos sobre o rendimento do trabalho que, em princípio se traduz num aumento do consumo, que por sua vez pelo mecanismo do multiplicador keynesiano se traduzirá em mais atividade económica e, consequentemente, em mais emprego e rendimentos. 

"Segundo o chefe de Estado, o que o Governo faz no Orçamento do Estado para 2024 é "injetar dinheiro, tentando fazer subir a chamada procura interna, os gastos internos, para equilibrar aquilo que deixa de ser recebido do exterior". (Sic Notícias)