quinta-feira, novembro 09, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Janela, Santiago do Cacém

IMAGEM DO DIA

[Itar Tass / Dmitry Astakhov Presidential Press Service / EFE]

«Presidente con puntería. El presidente ruso Vladimir Putin efectúa prácticas de tiro durante su visita a la sede de Dirección Central de Inteligencia (GRU) del Estado Mayor General de las Fuerzas Armadas de Rusia, en Moscú. Putin declaró que el GRU es el único instrumento eficaz a la hora de defender los intereses nacionales de Rusia teniendo en cuenta el incremento potencial del número de conflictos a nivel mundial.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Peronista diz ele

João Salgueiro foi longe de mais ao chamar peronista ao Governo e, pior ainda, para justificar o que disse esqueceu-se de que estava a defender a banca e fez comentários sobre como de deve governar. Salgueiro passou das pressões à provocação e acabou a dar golpes baixos, esquecendo que a banca anda a fazer marotices de mais para que o seu representante se porte desta forma.

Será que João Salgueiro ainda não ouviu falar da operação Furacão ou da acção desencadeada há poucos dias pela justiça espanhola? Será melhor que este ex-ministro do PSD tenha tento na língua e defenda os interesses da banca com mais diplomacia, pois quem tem telhados de vidros deve abster-se de usar a pedrada como forma de crítica política.

Há um único aspecto em que João Salgueiro tem razão, que o desenvolvimento do país implica o envolvimento das pessoas, a dúvida está em saber quando e em que regime político os nossos banqueiros se emprenharam no desenvolvimento do país. Salgueiro está a confundir a União de Bancos com um sindicato.

PROPOSTAS ESFARRAPADAS

Depois de tanto ter bradado contra a despesa pública Marques Mendes tinha que propor algo, era evidente a incoerência em que estava a cair. Em vez de uma proposta séria e porque não podia neste momento defender o que ele sabe muito bem que todo o PSD defende, a redução de mais de cem mil funcionários públicos, arranjou à pressa uma proposta esfarrapada que consiste em privatizar alguns serviços públicos.

Marques Mendes sabe muito bem que daí não resultaria qualquer poupança para o Estado, até porque há poucos dias o Tribunal de Contas divulgou que os hospitais SA criados por Durão Barroso foram os que mais se endividaram.

De um candidato a primeiro-ministro esperaria propostas mais sérias e verdadeiras alternativas, e não propostas esfarrapadas só para o ajudar a manter um discurso político oportunista e incoerente.

COINCIDÊNCIAS

É só os bancos serem incomodados pelo poder e começam a aparecer comentadores e jornalistas amigos a defender as suas posições, e João Salgueiro desdobra-se em entrevistas gentilmente feitas por jornais amigos.

Aqui ficam os parabéns ao jornal Público pela oportuna entrevista que fez a João Salgueiro.

DÚVIDAS DO DIA

Uma colheita de três:

  • Quais serão os comentadores que vão aparecer com opiniões favoráveis à banca? Aposto que muitos.
  • Será que as afirmações de João Salgueiro são suficientes para que seja desta que o governo ataca a corrupção a sério?
  • Marques Mendes concordou com os termos como um presidente de um governo regional, neste caso o da Madeira, se referiu ao primeiro-ministro do seu país? Se calou é porque consentiu, ou será que ainda não percebeu que a forma como o Alberto fala ofende o país e envergonha o PSD?

PENA DE MORTE: UMA HERANÇA SILENCIADA

Vicente Jorge Silva critica Sócrates e Amado por terem mantido o silêncio face à condenação à morte de Sadam Hussein:

«José Sócrates e Luís Amado têm o dever de saber que Portugal foi pioneiro na abolição da pena de morte, um penhor civilizacional invejável, e que isso obriga o Estado a perfilhar esse velhíssimo princípio constitucional em todas as circunstâncias, internas ou externas. Não temos decerto o poder de impô-lo aos outros, mas temos pelo menos o dever de lembrá-lo, até por respeito a uma herança que honra a história portuguesa. É a atitude que se exige a estadistas responsáveis pela liderança do Governo e pela condução da nossa política externa. Fica por saber, todavia, se os temos. Ou se apenas nos restam políticos paroquiais que se deixam paralisar pelo receio de tomar posição sobre o que se passa fora da aldeia, como se temessem expor a sua irrelevância aos olhos do mundo. » [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

E SE POR ACASO?

Joaquim Fidalgo partilha de uma opinião defendida aqui, que deveria ser feito um referendo aos portugueses do Continente e dos Açores, para se saber se querem a independência em relação à Madeira:

«Eu, cá por coisas, gostava de ver o povo da Madeira pronunciar-se em referendo sobre se quer tornar-se num país independente ou se prefere manter-se ligado a Portugal, com o actual estatuto de Região Autónoma.Mas não era só.Também gostava, cá por coisas, de ver o povo de Portugal continental pronunciar-se em referendo sobre se quer que a Madeira continue a fazer parte do seu país, ou se prefere que ela se torne independente.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DESCULPA IDIOTA

A que Marcelo deu para justificar a impossibilidade de, para já, colaborar na reformulação do programa do PSD:

«Ao CM Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que já transmitiu ao líder do partido que “na primeira fase” da elaboração do documento não poderia colaborar uma vez que tinha a condição de comentador de televisão. “Não fazia muito sentido”, declarou, assegurando que “foi uma das pri- meiras pessoas a serem contactadas pelo dr. Marques Mendes”.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marcelo se, afinal, aquele discurso com ar espontâneo dá assim tanto trabalho.»

PLATAFORMA ANTI-CORRUPÇÃO

Lançada por Cravinho:

«O deputado socialista João Cravinho está a dinamizar a constituição de uma plataforma anticorrupção. Um grupo de trabalho, segundo o próprio explicou ao DN, que efectue estudos nesta área, que proponha medidas mas que também se possa constituir em assistente perante processos judiciais concretos. Para já, as conversas preparatórias para a constituição desta plataforma envolvem não só o próprio Cravinho como também, entre outros, dois magistrados do Ministério Público (Maria José Morgado e Euclides Dâmaso), um empresário (Henrique Neto, também militante do PS) e um académico especialista em corrupção (Luís de Sousa).» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a João Cravinho se a plataforma se destina a combater a corrupção ou a promover os seus participantes, como tem sucedido com algumas das personalidades que se têm destacado neste "negócio".»

O PAPA PREOCUPADO COM JERUSALÉM

Pediu a anulação do desfile do Orgulho Gay:

«O Vaticano apelou hoje à anulação do desfile do Orgulho Gay previsto para sexta-feira em Jerusalém, para não ferir "os sentimentos de milhões de crentes judeus, muçulmanos e cristãos".» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o papa que o que fere os sentimentos dos católicos são os casos de pedofilia envolvendo eclesiásticos.»

FENPROF VIROU GESTORA FINANCEIRA

Das universidades:

«A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) denunciou hoje que quatro em cada dez universidades e politécnicos terão falta de dinheiro para pagar os salários dos docentes no próximo ano, devido aos cortes no orçamento para o ensino superior.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da Fenprof quem lhe deu o mandato para se preocupar com os orçamentos das universidades.»

O MILAGRE FINANCEIRO DE MARQUES MENDES

É privatizar o que pode dar lucro:

«O líder do PSD, Luís Marques Mendes, apresentou na Assembleia da República uma espécie de "orçamento alternativo": uma série de medidas de contenção da despesa e de reformas fiscais que, afiançou, iriam poupar no seu conjunto "cerca de 1300 milhões de euros na despesa corrente primária prevista" no Orçamento proposto pelo Governo.Estas medidas passam sobretudo por abrir mais o Estado à iniciativa privada. Entre elas, contratualizar a gestão de centros saúde com "entidades privadas certificadas", que garantiriam serviços de "igual qualidade", mas com uma redução de custos de "pelo menos 10 por cento".» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes se não achou as suas propostas um pouco esfarrapadas.»

JUÍZES FORA DA MAÇONARIA E DA OPUS DEI

Defende um magistrado:

«Pedro Mourão, o juiz desembargador que até há poucos meses presidia à comissão disciplinar da Liga de Clubes, critica a iniciativa do Conselho Superior da Magistratura (CSM) para impedir a participação dos magistrados nos órgãos de disciplina do desporto profissional. E pergunta por que é que tal proibição não se estende às "sociedades secretas", como a Maçonaria e a Opus Dei, que, na sua óptica, têm compromissos muito mais "perigosos" do que os do futebol."Tenho alguma dificuldade em perceber, em democracia, as sociedades secretas. Grupos como a Maçonaria ou a Opus Dei tinham razão de ser na ditadura, mas levantam-me sérias dúvidas numa sociedade democrática. E o que eu pergunto é se não serão mais perigosos esses compromissos do que os existentes no futebol profissional. Não será mais pernicioso ter juízes nessas sociedades, o que todos sabem que acontece?", interroga Pedro Mourão. » [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao magistrado que a proposta faz sentido, só é pena que não venha de alguém que não tenha andado na bola.»

A ENTREVISTA

De João Salgueiro:

«Portanto quando o Governo fala com esta arrogância da banca é peronismo, é na linha do peronismo.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se, não vale a pena ler uma entrevista a um assalariado da banca, que é pago para ter a opinião da banca.»

O AUMENTO AS HORAS DE TRABALHO NÃO FOI APROVADO NA UE

Graças à oposição de quatro países, entre os quais não consta Portugal:

«Los ministros de Empleo de la UE no han logrado desbloquear hoy la reforma de la normativa que regula la jornada laboral, ya que España, Francia, Italia, Grecia y Chipre se han opuesto a que se aumente el límite de 48 horas a la semana.» [El Pais Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se ao ministro do Trabalho e da Segurança Social a posição portuguesa.»

SOLUÇÃO ORIGINAL

Não perca o vídeo da notícia...

Para levar os condutores a respeitar os limites de velocidade:

«En Copenhague (Dinamarca) han puesto en marcha esta iniciativa de poner chicas en topless con señales de tráfico para intentar así mejorar la atención que se le presta a las señales por parte de los conductores. El sistema parece funcionar, lo que me pregunto yo es si no tendría exactamente el mismo efecto (reducción de la velocidad) aunque la chica no llevase la señal.» [Motorpassion Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a mesma solução para distrair o Alberto enquanto não tiver dinheiro para inaugurações.»

ACABOU O PARAÍSO FISCAL DA BANCA?

Pelos pinotes de Salgueiro parece que sim:

«O Orçamento de 2007 será pesado para a Banca portuguesa. Para além das medidas introduzidas na proposta de lei apresentada por Teixeira dos Santos, da qual se destacam a introdução de uma cláusula antiabuso no Código do IRC, a alteração do regime das provisões com relevância fiscal e a eliminação do privilégio da isenção de retenção na fonte sobre os lucros que lhe são distribuídos, o primeiro-ministro veio ontem apertar ainda mais o cerco ao sistema financeiro.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Alerte-se a banca para não abusarda linguagem pois ainda pode perder muito mais no fisco.»

AS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL [Link]

WORTH1000: SIX DEGREES OF PUPPETS [Link]

THE BEST WAR EVER

HELSINKI COMPLAINTS CHOIR

OLGA LAVRENKOVA [Link]

MARINA DANILOVA [Link]

ALEXANDER PUTEV [Link1][Link2]

URBAN CAT [Link]

BRACELETE POR 1.000.000 DE DÓLARES

[Dominic Favre / ARC / Reuters]

É por quanto a Sotheby espera leiloar a jóia [20 Minutos Link].

TRADUÇÃO DESCUIDADA

«A fire safety leaflet translated from English to Urdu advises people to grab the nearest donkey when escaping from a building.

Strathclyde Fire and Rescue produced the leaflet for ethnic communities across Scotland, reports the Mirror.

The English text on the leaflet reads: "Never jump straight out of a window, lower yourself on to cushions etc."

But when translated into Urdu says: "Never jump out of a window straight. Put yourself on a donkey etc and come down."» [Ananova Link]

PROVA QUE NÃO ÉS UM IDIOTA! [Link]

HAGGAR