quinta-feira, setembro 11, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Elevador da Bica, Lisboa

IMAGEM DO DIA

Photobucket Image Hosting

[Fayaz Kabli/Reuters]

«More than two dozen people, including 10 police officers, were wounded in Kashmir when the police clashed with hundreds of stone-throwing demonstrators in protests against Indian rule in the strife-torn region, the police and witnesses said. An Indian police officer held a shield against stone-throwing Kashmiri Muslim protesters in Srinagar. The police fired in the air and used tear gas to disperse hundreds of demonstrators. » [The New York Times]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O novo jogo da Santa Casa - Onde está a Manela? - já tem cartaz.

JUMENTO DO DIA

António Borges

Fiquei feliz por ver António Borges rejeitar um congresso do PSD em 2009, isso significa que o conhecido economista veio para ficar e que está disposto a servir o seu país nos próximos cinco anos mesmo que durante todo esse tempo tenha que se sujeitar a ser um modesto deputado da bancada da oposição, sujeitando-se a divulgar o seu património e os seus ganhos. Desta vez a escolha para Jumento do dia é um elogio, um elogio cínico mas ainda assim um elogio.

O MAGISTRADO QUE VENDIA BILHETES PARA O CONCERTO DA MADONA

Ouviu dizer que foi identificado um magistrado que estava a vender bilhetes para o concerto da Madona na Festa do Avante, ao que parece a um preço superior ao seu valor facial. Digo ouvi dizer porque alguém comentou aqui n'O Jumento pois não consegui encontrar a notícia, algum órgão de comunicação social falou do assunto mas ficou por aí. Não ouvi qualquer comentário nem do António Cluny, sindicalista do MP, nem do sindicalista dos juízes, até imagino que a Grande Loja do Queijo Limiano nem falou do assunto.

As magistraturas estão de parabéns, o assunto foi bem abafado.

QUANDO VAI BAIXAR O PREÇO DA GASOLINA

Photobucket Image Hosting

Quando o preço do petróleo subia era certo e sabido que o preço da gasolina acompanhava o aumento, agora que o preço do petróleo desce não sucede o mesmo. A Autoridade da Concorrência deve andar muito ocupada em cocktails, beberetes e outros salamaleques...

Quase posto que daqui a uns tempos vamos ver gente vinda daquela autoridade e de outras em altos cargos na petrolíferas.

AS ELEIÇÕES EM ANGOLA

Não tenho dúvidas de que as eleições em Angola tenham decorrido da melhor forma, da mesma forma não fiquei surpreendido com o resultado. Afinal de contas uma boa parte doa Angolanos são militantes do MPLA, ouvi um dirigente falar em milhões num país com seis ou sete milhões de habitante e em 2006 houve um dirigente que falou numa marcha em Luanda com 500.000 mil militantes!

Compreende-se a vitória do MPLA, pode agradecê-la ao defunto Jonas Savimbi, desde que morreu que Angola parece outra.

Oxalá sejam todos tão ricos como a filha de Eduardo dos Santos, seria uma democracia perfeita.

BUSH VS CHAVEZ

Imagine-se o que se diria de Hugo Chavez se o presidente venezuelano nacionalizasse dois grandes bancos sem dar cavaco aos seus accionistas, o líder político mais odiados do hemisfério norte nacionalizou o Banco Santander Local e para o fazer negociou o seu valor com os donos. Agora Bush nacionalizou dois bancos e poucos protestaram.

São assim os nossos liberais se a nacionalização tivesse prejudicado os accionistas seria o fim do mundo, mas como são os contribuintes americanos que vão ter que suportar os prejuízos das aneiras feitas pelos administradores, eleitos pelos mesmos accionistas que até há pouco andavam contentes com os resultados, está tudo bem.

O ridículo da situação está no facto de o banco central chinês ter elogiado a decisão de Bush pela estabilidade que trouxe aos mercados financeiros, desta forma a rentabilidade dos fundos chineses está mais assegurada. Bush recorre aos métodos comunistas para salvar o capitalismo e o banco central de um país comunistas elogia-o porque dessa forma os seus capitais investidos no mundo capitalista terão a sua rentabilidade assegurada.

É a globalização das ideologias.

NÃO HÁ DISCURSOS GRÁTIS

«Arfante de expectativa, a pátria aguardava o discurso de Manuela Ferreira Leite. Não a pátria toda. Contrariando a gravidade que o momento reclamava, o Público, embora pouco propenso à ironia, fez uma manchete com agudo e jocoso sentido: "No discurso da rentrée, parte do PSD foi ver aviões." É um comentário demolidor. Não sei se justo. Lamentavelmente não fui convidado a assistir às instrutivas sessões da Universidade de Verão. Mas, se o título não é justo, lá que parece, parece. Pelo que assisti, nas televisões, a intervenção da presidente do PSD foi uma bocejante chatice.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista-Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ANTÓNIO BORGES CONTRA CONGRESSO DO PSD EM 2009

«O vice-presidente do PSD, António Borges, considerou esta quarta-feira que “não faz qualquer sentido” a realização de um congresso extraordinário no primeiro trimestre de 2009, rejeitando assim a ideia avançada pelo ex-líder do partido, Luís Filipe Menezes.

Sobre uma eventual recandidatura de Menezes à liderança do partido, António Borges afirmou tratar-se de “debates sobre os quais o PSD não se pronuncia”. “Temos um único objectivo que é o de nos prepararmos para o combate decisivo no próximo ano com o PS, tudo o resto é completamente marginal”, afirmou o vice-presidente dos sociais-democratas, à margem de uma reunião com a CAP.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Até parece que António Borges está muito interessado em manter-se na liderança do PSD se o seu partido perder as eleições e não existirem perspectivas de governo a curto prazo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Borges se suporta estar uma legislatura na oposição.»

CAVACO TAMBÉM TEM CULPA POR HAVER MENOS POLÍCIAS NA RUA

«Rui Pereira reconheceu que houve atrasos a transferir pessoal das forças de segurança, nomeadamente da GNR, das secretarias para a actividade operacional. No entanto, embora sem o assumir explicitamente, responsabilizou o Presidente da República por essa demora. "Houve um atraso que deveu em primeiro lugar ao atraso na aprovação da lei orgânica da GNR. Temos que dizê-lo claramente. Não é dizer que a culpa é de alguém." "Houve um atraso na aprovação da lei e, subsequente, na sua regulamentação", acrescentou. » [Diário de Notícias]

Parecer:

O ministro fez bem em explicar a situação, Cavaco Silva é Presidente da República e, portanto, é uma figura política que tanto pode ser elegível como perder eleições. Não é uma divindade acima da democracia e pela forma como tem dado dicas privadas a Manuela Ferreira Leite, numa tentativa clara de influenciar o resultado do jogo até é muito provável que nas próximas eleições acabe por se reformar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovem-se as declarações do ministro.»

SANTANA E PASSOS COELHO SÃO CONTRA CONGRESSO

«Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho, os dois candidatos derrotados por Manuela Ferreira Leite nas directas de 31 de Maio, não alinham com Luís Filipe Menezes na necessidade de haver um novo congresso no primeiro trimestre de 2009. Ao DN, Santana Lopes explica porquê: "Não estou de acordo que ao fim de dois meses haja intervenções dessas". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Compreende-se, preferem que Manuela Ferreira Leite fique a marinar até que se olhe ao espelho e decida que já parece um iogurte muito para além do fim do prazo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo espectáculo»

MP PERDOA ALGUNS CRIMES A FÁTIMA FELGUEIRAS

«O procurador da República surpreendeu os advogados de defesa ao pedir, no segundo dia de alegações finais do Saco azul de Felgueiras, a absolvição de Fátima Felgueiras da acusação de seis crimes de corrupção passiva para acto ilícito e três de prevaricação. Pinto Bronze pediu também a absolvição de seis empresários acusados, cada um, de um crime de corrupção passiva.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Chegaram à conclusão de que era inocente, inventaram, crimes a mais para complicar a defesa ou andaram a brincar com a justiça e o dinheiro dos contribuintes? Há algo de muito errado neste tipo de situações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o PGR.»

CORRUPÇÃO NAS ESTRADAS DE PORTUGAL?

«A Estradas de Portugal (EP) já detectou duas situações irregulares de desenvolvimento de actividade externa por parte dos seus colaboradores, Os dois casos referem-se a ligações, accionistas ou de gestão, entre funcionários da concessionária da rede rodoviária e empresas que são suas fornecedoras ou clientes. Segundo informação avançada ao DN por fonte oficial da EP, o inquérito a uma destas situações já foi concluído, tendo dado origem a procedimentos disciplinares a dois funcionários que poderão vir a ter como consequência o despedimento.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Há muitas situações destas em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Despeçam-se os funcionários envolvidos.»

ASAE FECOU O "BACALHAU À NARCISA"

«A ASAE - Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica encerrou esta quarta-feira o restaurante «Bacalhau à Narcisa», um dos mais emblemáticos de Braga, para a realização de obras, disse à Lusa fonte da empresa.

Segundo a fonte, uma equipa de inspectores da ASAE esteve, de manhã, no local a realizar uma vistoria, tendo concluído pela necessidade de realização de obras na cozinha e nas casas de banho. » [Portugal Diário]

Parecer:

Bem, ainda temos o bacalhau à Brás e o bacalhau à Gomes de Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao inspector-geral da ASAE que não mande fechar todo o bacalhau.»

JUIZ DO CONGO DECIDE LIBERTAÇÃO DE BODES

«Autoridades da República Democrática do Congo ordenaram a libertação de uma dúzia de bodes que estavam presos em uma cadeia comum, alegando que os animais foram detidos ilegalmente.

O vice-ministro da Justiça, Claude Nyamugabo, disse ter encontrado os animais em uma visita de rotina em uma prisão em Kinshasa, capital do país.

Os bodes foram acusados formalmente de envolvimento em sua venda ilegal na beira de estrada e estavam sendo mantidos para serem levados a um tribunal.» [BBC Brasil]

AS PRIMEIRAS IMAGENS PRODUZIDAS PELO NOVO ACELERADOR DE PARTÍCULAS

Photobucket Image Hosting

«El viaje se inició a las 09:30, cuando Lyn Evans, líder del proyecto LHC, y su equipo lanzaron protones al anillo. El itinerario se cubrió en cortos pasos de algunos kilómetros a fin de que los físicos pudieran aprender a controlar el rayo, que viaja a un 99,9998% de la velocidad de la luz. » [Astroseti.org]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Tomar Partido" elogia a qualidade das imagens aqui colocadas. Obrigado pelo elogio.
  2. O "Cortar a Direito" e o "Olhar Global" foram aditados à lista de links d'O Jumento.

A INSEGURANÇA NO OLHAR DO RAIM'S BLOG

Photobucket Image Hosting

Photobucket Image Hosting

Photobucket Image Hosting

J. BORODINA

MELTIN'POT