segunda-feira, setembro 15, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura -

FOTO JUMENTO

Festa do Avante 2008

IMAGEM DO DIA

«Amsterdam, sfilate nelle vetrine delle prostitute» [La Repubblica]

JUMENTO DO DIA

Paulo Portas

Paulo Portas, o dirigente de um pequeno partido em vias de extinção, encontrou uma brilhante solução para os problemas que enfrenta à frente do CDS, quer um debate televisivo com Sócrates, isto é, o líder de um partido minúsculo acha que o primeiro-ministro tem que lhe dar tempo de antena televisivo promovendo-o a líder da oposição. Portas quer ser promovido de galo da Índia a galo capão.

CASAMENTO E PLURALISMO

«O Partido Socialista e o Presidente da República têm posições opostas sobre o divórcio. De acordo com a narrativa adoptada por Alberto Martins, o PS tem "uma concepção de família e da sociedade diversa da do Presidente". O PS tem uma posição progressista: quer o divórcio sem culpa. O Presidente da República tem uma posição conservadora sobre o casamento, e por isso é contra as regras do divórcio que o desvirtuem. A sociedade portuguesa é uma sociedade pluralista, feita de conservadores e progressistas. Politicamente, o País divide-se ao meio. Os conservadores elegeram um presidente de direita, os progressistas elegeram uma maioria de esquerda. Os conservadores tenderão a defender uma versão conservadora do casamento e os progressistas uma versão progressista do divórcio. Como estas posições são incompatíveis entre si, o mais provável é que se chegue uma solução de compromisso que desagrada às duas facções ao mesmo tempo. Na sua forma actual, o casamento é uma instituição incompatível com a pluralidade de valores existentes na sociedade. Tanto os progressistas como os conservadores continuam a acreditar que o casamento é necessário, embora não tenham em mente o mesmo tipo de instituição. As sucessivas alterações à Lei do Divórcio transformaram o casamento numa instituição irreconhecível que ninguém respeita. Os conservadores não se revêem num casamento que não passa e um certificado sem valor de relações amorosas passageiras. Os progressistas continuam insatisfeitos e pedem periodicamente alterações à Lei do Divórcio. Como sair deste impasse? O Estado detém neste momento um monopólio da emissão de certificados de casamento. Admite um único contrato de casamento, com pequenas variações. A liberdade de escolha dos cidadãos é reduzida. Este monolitismo é incompatível com uma sociedade pluralista. O Estado tem de criar soluções que garantam a liberdade de escolha dos cidadãos. As regras do casamento e do divórcio devem ser decididas pelos noivos no dia do casamento e não pelo Estado quando o partido do Governo sente necessidade de impor os seus valores à sociedade. Uma pluralidade de valores exige uma pluralidade de contratos de casamento. Se o Estado não reformar as regras do casamento neste sentido, a sociedade civil acabará por deixar de reconhecer os certificados de casamento estatais. A sociedade civil poderá mesmo passar a discriminar positivamente os casamentos certificados por instituições mais credíveis que o Estado. Em Portugal, a instituição mais credível nesta matéria é a Igreja Católica, que nunca abdicou dos seus valores fundamentais. Ironicamente, o Partido Socialista, ao impor os seus valores laicos à sociedade, está a dar uma oportunidade à Igreja Católica de se renovar e de voltar a ser relevante.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miranda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OUTRA VÍTIMA

«Com a sua autoridade de comentador e de político, Pacheco Pereira disse na SIC, depois do discurso de Manuela Ferreira Leite que "há um défice (de comunicação) que tem de ser corrigido", que "mais gente" precisa de "falar" e que, "a partir de Setembro" (?), é "natural" que uma "equipa de pessoas comece a falar regularmente". Pela direcção do partido, está claro, porque, em equipa ou não, não faltam por aí pessoas, que não param de falar contra Ferreira Leite. Expressa ou implicitamente, já falaram Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Passos Coelho, Luís Filipe Menezes, Nuno Morais Sarmento, Pedro Santana Lopes e Marco António Costa. Até o próprio Marques Mendes vai publicar um livro com o título prometedor de Mudar de Vida, que não deve deixar certa gente muito tranquila.

A retalho, o perigo desta agitação não parece grande para Manuela Ferreira Leite. Nunca se percebe bem o que Marcelo quer ou não quer e, em geral, nunca quer nada de consequência. Passos Coelho, com o seu "grupo de estudos", think tank, ou lá o que é, quer a sucessão, mas por enquanto não se importa de esperar. O dr. Menezes, Ferrari de Gaia, quer um congresso extraordinário em 2009 para espatifar definitivamente o partido e, se possível, o país. Morais Sarmento quer exibir a sua rutilante superioridade (sobretudo em ginástica) e provar ao povo que só por acaso ou desinteresse não é agora presidente do PSD - embora nada o impeça de o vir a ser. Pedro Santana Lopes, com "muitas saudades de ganhar", quer ganhar a Câmara de Lisboa e, de caminho, meter Ferreira Leite num enorme sarilho. Marco António Costa acha que Pacheco Pereira "destila ódio" sobre a Câmara de Gaia e, presumivelmente, quer crescer.

Neste clima, ninguém ouviu ou ouvirá Ferreira Leite, mesmo que num acesso de generosidade ela resolva confidenciar o que anda a pensar (se, de facto, anda a pensar alguma coisa) ao cidadão comum. A direita e centro-direita já duvidam que a "tia Manuela" consiga pôr a "rapaziada" na ordem. E, pior ainda, o PSD continua a não subir nas sondagens. Em seis meses, Manuela Ferreira Leite perdeu a oportunidade de unificar o partido e de lhe dar alguma convicção e propósito. Mas provavelmente este partido não é unificável ou capaz de convicção ou de propósito. E Manuela não passa de uma vítima. De outra vítima.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se. »

PORTAS QUER LEVANTAR A CRISTA

«O líder do CDS/PP voltou ontem à à rua e arriscou a rentrée num comício feito na cidade que o elegeu como deputado, Aveiro. Para, como ele próprio disse, "levantar a crista", depois de uma crise interna e de sondagens que se têm mostrado pouco generosas para o partido. Na tradicional Praça do Peixe, Paulo Portas falou aos cerca de dois mil militantes e simpatizantes presentes de um País que está encurralado entre uma economia débil e uma criminalidade crescente. E estes dois temas fizeram as 31 páginas do seu discurso.» [Diário de Notícias]

Parecer:

JNa TVI o jornalista falou em 300 pessoas no comício, número que me parece mais razoável do que os 2000 referidos pelo DN. Nas imagens de televisão viam-se meia-dúzia de bandeiras, muito pouycas para tanta gente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao jornalista do DN onde estavam os outros 1700.»

LEILÕES DE CASAS SÃO O NOVO NEGÓCIO

«Em tempo de crise, com cada vez mais portugueses a não conseguirem pagar o seu empréstimo à habitação, cresce o número de imóveis leiloados pelos bancos, que tentam, assim, recuperar parte dos créditos malparados. Imóveis vendidos cerca de 30% abaixo do valor do mercado são um bem apetecível para um universo crescente de novos investidores. A maioria das pessoas que comparecem a estes leilões, na verdade, não procuram uma casa para habitar a um preço competitivo - compram antes para remodelar e depois vender. Procuram fazer um bom negócio. E há até já quem faça disso a sua 'profissão'.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Uma excelente oportunidade para os predadores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

MAIS 44.336 FUTUROS "DOUTORES"

«De momento, 44.336 estudantes já garantiram o acesso à Universidade ou Instituto Politécnico, tendo ocupado mais de quatro quintos das vagas existentes.

Os resultados da primeira fase do concurso foram divulgados aos órgãos de comunicação social pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sábado à tarde, e confirmam que este foi o maior número de entradas de sempre no Superior (primeira fase). O Ministério esclarece ainda que mais de metade dos candidatos (53%) conseguiu entrar na sua primeira opção.

(...)

No lado outro pólo da classificação, encontram-se os cursos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IP de Setúbal(9,5), Educação Básica no IP de Bragança (9,96) e Matemática na Universidade do Minho (10,16).

Das listas ontem divulgadas constata-se, ainda, que as duas faculdades com o maior número de ingressos na primeira fase são ambas de Direito. A Faculdade de Direito de Lisboa (510) e a Faculdade de Direito de Coimbra (330) deram, só por si, entrada a 840 novos alunos. Em seguida vêm os cursos de Enfermagem de Lisboa e Coimbra com 320 colocados cada.

Já no que diz respeito aos cursos com menos procura, refira-se que a licenciatura em Restauração e Catering do IP da Guarda não teve uma única candidatura para as vinte vagas disponibilizadas. Ao olhar para os lugares que ficaram por preencher, também saltam à vista as 104 vagas ainda restantes no curso de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras de Lisboa e as 63 do curso de Química e Química Tecnológica da Faculdade de Ciências, também de Lisboa. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

O problema está em saber quantos dos futuros licenciados encontrarão um trabalho compatível com as suas habilitações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se o problema.»

MAGISTRADOS ESTÃO COM MEDO DAS INDEMNIZAÇÕES

«Juízes e magistrados do Ministério Público estão a negociar a contratualização de um seguro que cubra as eventuais indemnizações que tenham de vir a pagar por erros cometidos no âmbito da sua função.

A sentença que condenou o Estado no processo de Paulo Pedroso, no âmbito do processo Casa Pia, aumentou os receios das magistraturas. Quando o deputado socialista foi preso preventivamente ainda não estava em vigor a nova lei da Responsabilidade Civil do Estado e Demais Entidades Públicas. Mas, se estivesse, não seria de estranhar que, a confirmar-se o erro grosseiro que o Tribunal Cível descortinou naquela decisão, o Estado viesse a reclamar do juiz Rui Teixeira o pagamento dos 130 mil euros de indemnização a que foi condenado.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pois, dantes podiam cometer qualquer asneira que não eram incomodados, se a lei já estivesse em vigor muitas coisas não tinham ocorrido neste país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a lei.»

NÃO QUERIAS MAIS NADA?

«Paulo Portas elegeu este sábado «a estagnação económica e a escalada da criminalidade» para temas da «reentre» do CDS em Aveiro, onde deixou ao primeiro-ministro o desafio de um debate televisivo sobre segurança e criminalidade, noticia a Lusa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Este Portas é um espertalhão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se Portas quer um debate sobre criminalidade o melhor é esperar pelo termo de alguns processos cuja investigação está em curso.»

PORTUGUESES ANDAM MAIS DE TRANSPORTES PÚBLICOS

«Pelo sétimo ano consecutivo, Portugal vai concentrar em sete dias um dos debates mais importantes para a sustentabilidade do país: o dos transportes. E o clima geral para mais uma Semana Europeia da Mobilidade, que agora começa, não poderia ser mais propício: os portugueses estão lentamente a regressar aos transportes públicos, depois de se terem rendido em massa ao carro particular durante os anos 1990.Quase todos os principais operadores de transportes públicos estão a registar aumentos no número de passageiros este ano, em que o preço dos combustíveis dispararam. Sem contar com o metropolitano de Lisboa - que não enviou dados ao PÚBLICO - as maiores empresas transportaram 2,7 milhões de utentes a mais no primeiro semestre de 2008, em relação ao mesmo período de 2007. O valor total será ainda maior, dado que no metro de Lisboa, pelo menos nos primeiros meses do ano, também houve aumentos.» [Público assinantes]

Parecer:

É uma consequência positiva do aumento dos preços dos combustíveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se com agrado.»

FILME DE OLIVER STONE SOBRE BUSH VETADO POR BERLUSCONI

«La nueva película del director estadounidense Oliver Stone sobre el presidente de Estados Unidos, George W. Bush, no inaugurará el Festival de cine de Roma, porque "no agrada" al primer ministro italiano, Silvio Berlusconi, informó el diario La Repubblica.

El controvertido film de Stone bajo el título de W., protagonizado por Josh Brolin, y que narra como Bush pasó de ser un joven alcohólico a presidente de EEUU, había sido en varias ocasiones anunciado por los medios locales como la película de apertura del festival de cine de Roma, que se celebrará del 22 al 31 de octubre. » [20 Minutos]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "PS Lumiar" e o "Macroscópio" dão destaque ao post dedicado a Cavaco Silva.
  2. O "Câmara de Comuns" divertiu-se com a tradução de um menu.

O FURACÃO IKE VISTO PELO "GENERACIÓN Y"

Vale a pena ver o outro lado da passagem dos furacões Ike e Gustave pela ilha dos irmãos Castro:

«Por estos días he evocado frecuentemente al regordete director de empresa y su lenguaje triunfalista. En medio de una gripe, provocada por la lluvia que entró por todas las ventanas de mi casa, escuchaba en mi pequeño radio de dinamo a muchos Lindoros Incapaces. Hablaban precisamente de un “aguerrido colectivo”, donde yo sólo veo caras desesperadas. Llamaban a la calma y a la resistencia, desde sus cuellos gordos, desde sus autos secos. Algunos –los de más poder- sin personarse si quiera en los lugares del desastre y a través de una línea telefónica, intentaban hacer promesas tan huecas y vacías como las del personaje satírico.

Nuestros Lindoros Incapaces no quieren reconocer que la situación de emergencia creada por Gustav e Ike no es sólo culpa de los fuertes vientos y las lluvias, sino también del desastre productivo y habitacional que arrastraba esta Isla desde antes. Hoy en la mañana, después de dos horas de cola, pude comprar cuatro libras de boniato y un pedazo de fruta bomba, sin ver en la fila a ningún espécimen de dirigente. Para la carne de cerdo, hay que sacar turnos en la madrugada. En las tiendas en pesos convertibles las neveras vacías apestan por los pollos y las carnes que se echaron a perder. El tema alimentario toca fondo y aunque mi casa soportó los vientos y en mi zona no hay grandes estragos, la gente sólo sabe preguntar por comida. La subida del precio del combustible ya provocó que los taxistas privados duplicaran sus precios, por el tramo que antes costaba diez pesos ahora debemos pagar veinte. Pero la tele no ve ese lado de la crisis, sino a un pueblo enérgico y “aguerrido”, que hace votos de confianza y esperanza ante las cámaras.»

TORNADOS [Imagens]

MADALINA IORDACHE-LEVAY

ICEBERG

PROCURANDO CASA EM CÁDIZ

TÍTULO 52