terça-feira, outubro 30, 2018

NÃO TENHA UM AVC SFF


Neste dia mundial do AVC apetece-me pedir a todos que não tenham um AVC se fazem favor, não o faço porque tenha passado por essa experiência, mas por ter convivido muito de perto e em circunstâncias muito especiais com muitas pessoas que sofreram um AVC ou que estavam em condições físicas próximas ou mais graves do que aquelas que normalmente resultam dos AVC que não conduzem à morte.

Vi grande vitórias como conseguir dar um passo, subir um degrau, subir sozinho para uma cadeira de rodas, vi muito sofrimento humano e muita dedicação por parte de fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. Era como se estivesse num centro olímpico de alta performance, com sessões de exercícios de segunda a sábado, sem horas para visitas, sem intervalos e sem descanso. Quase isolados da sociedade, vivendo cada um com as suas limitações.

Ficamos a saber que um AVC é muito mais do que as consequências físicas, as limitações com que cada um fica. É um grande murro no estômago de muita gente que tinha uma vida saudável e socialmente intensa, que de um dia para o outro perde a mobilidade, a voz, a capacidade de deglutir e, não raras vezes, é-se abandonado pelo ou pela parceira.

Vi histórias de luta incríveis, vi jovens em cadeira de rodas, mães com duas crianças de colo, praticantes de desporto a voltar a aprender a andar, jovens e idosos que não percebiam o que lhes tinha sucedido. Conheci vidas que acabaram no isolamento, no desemprego, por vezes no abandono. Tudo isto em doentes que tinham tido um AVC há relativamente pouco tempo, que começavam uma nova vida, por vezes bem diferente daquela que alguma vez imaginaram.

Sem ter sofrido da doença junto a minha solidariedade e preocupação daqueles que comemoram este dia mundial do AVC. Até porque enquanto me recordei dos meus amigos de São Brás de Alportel trinta portugueses tiveram uma AVC e deverão estar ainda a aguardar pela chegada da ambulância. Muitos deles terão a sorte de engrossar as filas de espera dos centros de reabilitação.