domingo, julho 07, 2019

PERGUNTEM AO VALDEZ

Ainda bem que Cavaco Silva gosta de escrever memórias e até tem revelado uma excelente cabeça para se recordar de patifarias. Como aparenta estar em boa forma estamos certos de que vai escrever memórias sobre todos os temas que interessam à história da sua passagem pelo poder, temas como, por exemplo, o rasto de cadáveres políticas que deixou no rasto da sua brilhante carreira. Outros temas interessantes seriam as suas relações de amizade com o Ricardo Salgado e outros agente da nossa vida política ou os seus negócios financeiros e imobiliários.

Foram muitos os que ficaram abandonados na estrada do sucesso de Cavaco, desde logo o Fernando Nogueira, vítimas das ambições presidenciais de Cavaco Silva, num tempo em que se diziA que os eleitores não punham os ovos no mesmo cesto. A forma como Cavaco garantiu ovos nos seu cesto presidencial foi tirar o tapete a Nogueira, tudo fazendo para que este perdesse as legislativas. 

Mas Nogueira não foi o último homem a quem Cavaco muito deve que não hesitou em sacrificar em nome da sua ambição, o último foi Fernando Lima, apoiante e assessor de comunicação desde o congresso da Figueira. Cavaco foi em grande medida uma invenção de Fernando Lima, sem este é pouco provável que Cavaco não conseguisse ultrapassar a Junta de Freguesia de Boliqueime. De nada lhe serviu a lealdade de décadas, mas Cavaco se sentiu atrapalhado com as escutas a Belém, não hesitou em atirar o seu assessor às feras.

Desta vez Cavaco não podia ficar sob suspeita por causa dos dinheiros do BES, Cavaco é o homem que é insuperável em honestidade, está por nascer alguém mais honesto do que ele e os candidatos terão de nascer três vezes antes de tirarem meças, o que é um problema com as filas de espera para o acrtão do cidadão. Eu não fiz nada, mas se há alguma coisa então que perguntem ao Vasco Valdez, por outras palavras, se apanharem alguma coisa lixem esse gajo porque eu sou honesto...

Isto dito pelo homem que quase ia dizendo que só conhece o Ricardo Salgado. Um político que aceitou jantar com o banqueiro na casa deste, onde foi pressionado a candidatar-se a Belém!


"Recorde-se que em janeiro de 2004 o jornal Expresso noticiava que Cavaco Silva tinha sido o convidado de um jantar em casa de Ricardo Salgado - no qual estiveram também presentes Durão Barroso e Marcelo Rebelo de Sousa -, onde o banqueiro terá pressionado o atual Presidente da República a candidatar-se a Belém nas eleições que decorreriam em 2006." [RTP]

Mas se continuarmos a ler a notícia da RTP de 2014 vemos que a nata da alta finança se reuniu para ajudar Vasco Valdez a ter uma campanha farta. Era um tempo em que nem o BANIF estava falido, nem o Ricardo Salgado tinha caído em desgraça, nesse tempo ninguém fez perguntas a Cavaco nem este foi forçado a imitar Pedro, dizendo que não conhecia o Ricardo. Nesse tempo era uma honra jantar com ele e Cavaco não se esquecia da bazófia de que graças a ele tínhamos uma banca moderna e cheia de sucesso.

"No entanto, o BES não foi a única instituição bancária a doar verbas à campanha eleitoral de Cavaco Silva. João Rendeiro (então líder do BPP) também doou o valor máximo permitido por lei (22.482 euros), Horácio Roque (à data líder do BANIF) ofereceu 20 mil euros à campanha de Cavaco Silva e Paulo Teixeira Pinto (então presidente do BCP) doou cinco mil euros."  [RTP]