quinta-feira, fevereiro 06, 2020

O CHICÃO DOS PEQUENINOS


Já houve um tempo em que os debates do OE tinham nível, recordo-me de quando a Dra. Manuel Silva, a professora de Política Económica do ISEG recentemente falecida, declarou a propósito de um OE apresentado por Mota Pinto, que na época era primeiro-ministro, que se um aluno lhe apresentasse aquele OE levaria um chumbo.

O debate do OE deixou de ser o grande debate da política económica do governo para ser uma peixeirada digna do Mercado da Ribeira, como se fosse uma banca onde os carapaus e as pescadas fossem substituídos por medidas avulso. É triste ver os partidos mais interessados em apresentarem-se junto dos eleitores como tendo feito aprovar uma determinada medida, como se isso devesse colocar os cidadão em dívida.

É um nojo ver os líderes da direita a dialogar com os da esquerda conservadora, com o presidente de um PSD a declarar de forma quase subserviente que alterou uma medida para que a sua proposta ficasse mais próxima do pensamento do BE. Em vez de debater o OE com grandeza vemos um presidente do PSD a recorrer a truques só para dar beliscões ao PS com a ajuda do BE ou do PCP, enquanto ao seu lado a extrema direita comporta-se com alguma seriedade.

O que pretende Rui Rio? Ir ao Congresso do PSD em Viana do Castelo cantar vitória porque tramou uma linha do Metropolitano ou que conseguiu rasteirar o PS numa qualquer ninharia, graças à ajuda do BE ou do PCP. Parece que com isto Rui Rio não entende que se apresentam junto dos seus pares sem grandeza e parecendo mais um presidente de uma associação de estudantes do ensino básico, uma espécie de Chicão dos pequeninos, do que como um candidato a primeiro-ministro.