domingo, novembro 08, 2020

MEIA DOSE DE RECOLHER OBRIGATÓRIO

 


 

Depois de longas horas de reflexão e quando o país registou mais de 6000 casos, sem qualquer anúncio de previsão por parte de António costa, que parou com os seus exercícios estatísticos nos 1000 casos. Para evitar o obviamente inevitável o governo decidiu-se por meia dose de recolher obrigatório, mas apenas daqui a uma semana quando já estivermos mais perto dos 10.000 casos, porque ente país retangular tudo se decide com números redondos. Até lá contagiai-vos unas aos outros, se tivermos em consideração o período de incubação do mafarrico daqui a um mês saberemos quais os resultados de tão brilhantes medidas adiadas. 

Quem se deve estar a rir disto tudo são os perus e os galos capões pois por este andar neste Natal é bem provável que nos fiquemos pelo bacalhau, isto se no dia da promoção as grandes superfícies não estarão cheias que nem um ovo com tanta gente a tentar aviar-se antes que a loja feche, para cumprirmos o ritual do recolher obrigatório às 13 horas. Vai ser o bom e o bonito com os engarrafamentos da hora de almoço. 

Há aqui qualquer coisa de errado, ao fim de muitos meses de pandemia a DGS fez um gráfico tipo queijo da ilha, para percebermos que a célula pela qual entra o vírus é nem mais nem menos aquela que muitos designam por célula base da nossa sociedade, a família. Se por cá andasse o Passos Coelho não só já estaríamos todos reduzidos ao salário mínimo, para que tal como o rapazola prometeu Noam viagem ao Japão , o país se tornasse no mais competitivo do mundo, como ainda nos acabava por tirar o fim de semana, depois de já nos ter roubado nas férias e nos horários de trabalho. 

Como 68% ocorrem na família ( mais um e o nosso Mota Amaral exclamaria “curioso número!”)  a solução mais eficaz foi forçar as famílias a reunirem-se mais cedo nos sábados e domingos. No caso daqueles que decidirem reunir famílias distribuídas por vários concelhos a ordem foi ficarem a dormir em casa do primo e só voltar no dia seguinte. 

Cá por mim que desta vez o Passos Coelho teria razão, se em casa há 68% dos contágios e nas escolas e empregos apenas 20 o ideal seria mandar toda a gente para o trabalho e escola. Melhor ainda, se alterassem os horários para que todos fosse-mos com a porteira e o guarda noturno nem sequer haveriam contactos familiares. Provavelmente a razão do sucesso da China no combate à pandemia é não saberem o que são férias e fins de semana.

Enfim isto ainda vai acabar com as marcas de preservativos a incluírem uma máscara cirúrgica em cada embalagem de camisas de Vénus.