sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Batente da Sé de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Sergio Moraes / Reuters]

«Demasiado explícitos. La modelo brasileña Viviane Castro, de la escuela de samba Sao Clemente, durante el desfile en la primera jornada del Carnaval de Río de Janeiro, el pasado domingo. Los jueces del carnaval han amonestado a la escuela por permitir a la modelo bailar prácticamente desnuda.» [20 Minutos]

PS: Foi uma presença dominante do Carnaval do Rio, quase todas as imagens de televisão e fotografias mostraram a modelo brasileira que decidiu ficar famosa da forma mais simples.

JUMENTO DO DIA

O país dos reformados activos

No tempo do PSD discutiu-se muito a nomeação de um reformado para a gestão do CCB. Agora foi o ministro da Defesa a fazer com que um reformado volte ao activo para dirigir uma instituição militar. A nossa tropa é assim tão incompetente para que o ministro tenha que vasculhar nos arquivos dos aposentados?

TANTA IGNORÂNCIA...

É incrível como a notícia do aumento dos preços do trigo, com que abriu o telejornal da TVI, deu lugar a tanta barbaridade, sem sequer os supostos analistas souberam explicar o fenómeno e o muito douto comentário de Perez Metelo foi deprimente. Doeu ouvir um analista do mercado dizer com o ar mais sabedor do mundo que o aumento reflectir-se-ia directamente no preço do pão e indirectamente na carne, o pobre analista não sabe que no preço do pão apenas 5% corresponde ao preço do cereal e que no caso da carne esta percentagem pode subir acima dos 50%. Metelo foi pelo mesmo caminho e previu a subida do preço do pão.

PARA FINS CIENTÍFICOS

MIMOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Este estava no Carnaval de Lazarim, um dos mais genuínos Carnavais lusos, sem samba e sem bundas. Imagem enviada pelo Aníbal.

O SABOR DO MASSACHUSETTS

«Mas o Globe não deixava de sublinhar num dos títulos "a derrota para os Kennedy". "A bênção de Ted Kennedy ameaçou dar, aos mais antigos e mais tradicionais membros do Partido Democrático, autorização para votarem com o seu coração. Foi uma facada no coração da campanha dos Clinton - e uma deslealdade, na perspectiva destes". E Joan Vennochi, autora do artigo, recorda como em 1994 os dois Clinton apoiaram decididamente Ted numa reeleição que podia ser difícil. "Em 2008, Kennedy não pagou o favor. O país Kennedy afrontou o país Clinton". E a coisa tornou-se pessoal: "Os apoiantes de Clinton juraram batalhar por um estado onde Bill e Hillary passaram férias, onde conseguiram milhões para a sua campanha". Houve uma grande união de esforços e, como disse um dos apoiantes dos Clinton, "há os cavalos de exposição e os cavalos de trabalho. Nós somos os cavalos de trabalho. E Clinton ganhou". E por 15 pontos de diferença...» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Manuel Queiroz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ARMADA INCOMODADA COM O MINISTRO

«O ministro da Defesa escolheu um general do Exército, na reserva, para presidente do Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA). A decisão criou grande mal-estar na Armada, a que competia ocupar o cargo, devido à regra de rotação das nomeações pelos três ramos castrenses.

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, escolheu o último vice- chefe do Estado-Maior do Exército para presidir ao Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA), revelou ontem fonte oficial do ministério ao DN.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O que incomoda a Armada é a rotação no cargo mas o ministro também deveria explicar se não há ninguém no activo com competência para o cargo. É tempo de deixar os reformados descansarem tranquilos e deixarem a vida activa para os mais novos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicitem-se explicações ao ministro.»

PSD PROPÕE AGÊNCIA PERMANENTE CONTRA A CORRUPÇÃO

«Com o combate à corrupção na ordem do dia, o PSD agendou de surpresa e à última hora um debate de actualidade na Assembleia da República, onde propôs a criação de uma "agência ou comissão permanente" para acompanhar a matéria. O PS declinou a ideia, mas, coisa nunca vista, acabou por elogiar o discurso de Pedro Santana Lopes sobre o tema.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Já estou a imaginar o PSD a propor o nome de algum dos seus distintos banqueiros de aviário ou mesmo uma personalidade independente como os autarcas de Oeiras ou de Gondomar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos responsáveis do PS porque razão se sentem tão incomodados com o debate deste tema.»

ARCEBISPO DE CANTERBURY DEFENDE APLICAÇÃO DA SHARIA NO REINO UNIDO

«El arzobispo de Canterbury, Rowan Williams, afirmó este jueves que Reino Unido tiene que afrontar el hecho de que algunos de sus ciudadanos (musulmanes) se niegan a someterse al sistema legal británico. Para solucionar este problema, Rowan aboga por incluir en dicho sistema ciertas partes de la ley islámica, conocida como sharia.

Eso, a su juicio, ayudaría a mantener la cohesión social, según ha confesado en una entrevista en la BBC. Por ejemplo, en los conflictos conyugales y económicos, los musulmanes podrían elegir si tratar el asunto en un tribunal convencional o uno islámico. De esta manera, evitarían verse en la encrucijada de tener que elegir "entre la fidelidad a su cultura o a su Estado".» [20 Minutos]

EURO JÁ CIRCULA EM NOVA IORQUE

«La fortaleza del euro frente al dólar empieza a arrebatar a éste su posición de ventaja en el mundo. Cada vez son más los lugares del extrajero que aceptan la "moneda única" como medio de pago, y el último de ellos es Nueva York, donde los pequeños comerciantes incluso prefieren la divisa europea.

Al cambio, un euro es más de 1,4 dólares, pero ellos dan la vuelta en dólares, con lo que estas transacciones les resultan más que beneficiosas. "Hemos decidido que dinero es dinero, así que lo aceptaremos y simplemente lo cambiamos en el banco cuando podamos," afirma Robert Chu, dueño de un local de vinos en East Village. » [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Mataternos" sugere uma albarda à medida d'O Jumento.
  2. O "Não há mal que não se cure" pescou um cartaz da Wonderbra.
  3. O "Stormy Weather" manda um beijo para vários blogues. Obrigado pelo que me tocou.
  4. O "Sobre (voando) o território" pescou uma imagem sugestiva do Carnaval do Rio e citou um artigo de Vasco Pulido Valente aqui reproduzido.
  5. O "Colóquios e Solilóquios do Ser" fez a lista dos seus blogues especiais. Obrigado por O Jumento fazer parte da lista.
  6. O "Cópia Perfeita" pescou uma imagem de um Carnaval na Alemanha.
  7. O "Grisalho Vespertino", e "O Cobrador da Pérsia" passaram a constar na coluna da direita.
  8. O "Drop's Azul Anis S" fez referência à prenda que o Raim's Blog deu ao Jumento.
  9. O "PS Lumiar" deu destaque o post dedicado ao espectáculo da justiça portuguesa.
  10. O "Cicuta" aproveitou um interruptor.
  11. O "Papa Açordas" refere um comentário a propósito de uma escolha curiosa do PSD.

CRISTIANO RONALDO NEWS

O blogue de Cristiano Ronaldo:

«Num ambiente fantástico no Letzigrund de Zurique, com um perfume intenso a Campeonato da Europa, Portugal defrontou pela 24ª vez a Itália. Com apenas quatro triunfos no relatório de embates, a Selecção sentia que tinha de fazer algo para reequilibrar um pouco mais a balança. Só que a squadra azzurra joga qualquer coisa de diferente, e mesmo que toda a gente esteja longe de imaginar um golo na jogada, a verdade é que acaba mesmo por acontecer. Toni fez o que muitos chamam injustiça e os italianos chamam de calcio e, no segundo tempo, os campeões do mundo puxaram dos galões e chegaram mesmo a ameaçar a goleada.»


RUBLOS DA EX-URSS [imagens]

SOPHIE RICHARDOZ

BETHANY RAELLA

AMY SEDER

AGATHA GRISANTI

DP IMAGE DESIGN

SINAL CANADIANO

OLHANDO PARA O CÉU

RECYCLE

LEXUS


target="_blank"