sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Frescos do tecto de igreja da Baixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[AP Photo / Rick Bowmer]

«Obama al contraste. El legislador y líder de los derechos civiles, John Lewis, retiró su apoyo a la candidatura presidencial demócrata de Hillary Clinton y manifestó que ahora respalda al senador Barack Obama.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Negociantes da desgraça

É um fenómeno tipicamente português, quando há incêndios aparecem os madeireiros para negociar mdeira, quando há uma cheia aparece o Arq. Gonçalves Ribeiro Teles, quando há um tsunami aparecem os meteorologistas e quando se pensa que a ministra da Educação podo estar à beira de uma crise de nervos lá apareceu a ex-secretária de Estado Ana Benavente colher os frutos.

O problema é que muitos destes especialistas e negociantes da desgraça alheia só aparecem depois da desgraça ter acontecido, onde esteve Ana Benavente quando logo nos primeiros tempos do governo foi desenhada a actual política de educação? Provavelmente estava no mesmo sítio que Manuel Alegre antes de terem havido manifestações contra o ex-ministro da Saúde.

5% DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS VÃO LEVAR ALCAGOITAS COMO PRÉMIO

A única coisa que tenho a dizer desta medida é que roça o humilhante, da parte que e toca devo dizer que não estou minimamente interessado em saber quantas alcagoitas vai o governo dar aos funcionários exemplares.

UM GOVERNO PENDURADO POR ARAMES

Sócrates tem feito tantas asneiras, os seus ministros dizem tantos disparates, que as suas expectativas eleitorais só sobrevivem graças ao facto de o líder do PSD se chamar Luís Filipe Menezes. Se o PSD avançar para um líder e um programa credível Sócrates terá poucas probabilidades de sobreviver às próximas legislativas

O ambiente criado pelo governo leva a que em Portugal começa a haver a ideia de que tirando os membros do governo, os dirigentes do Estado com filiação no PS, Cavaco Silva e a sua Casa Civil, os empresários que costumam viajar com Sócrates, e os que aderiram às Novas Oportunidades, somos todos uns malandros.

POBRES MAS LAVADINHOS

No programa quadratura do círculo os três comentadores manifestaram-se horrorizados porque o ministro da Agricultura se dirigiu a Paulo Portas usando o seu tipo de linguagem, depois de o líder do CDS lhe ter chamado "caloteiro". Quanto ao que disse Lobo Xavier não tenho nada a dizer, aliás, a não ser quando concorda com Pacheco Pereira raramente as suas intervenções merecem qualquer reflexão. Pacheco Pereira defendeu aquela que é a sua postura na política. Mas a reacção ais estranha foi a de Jorge Coelho que pareceu estar tão indignado que começou por se recusar a comentar tão mau comportamento.

Jorge Coelho esqueceu-se de quando era ministro de Guterres e assumia o papel de "cão de guarda" do primeiro-ministro, chegando a ameaçar da forma delicada com que falava de política, que quem se mete com o PS leva". Para quem falava nestes termos vir agora armado em menina ofendida é um exagero. Mas compreende-se, Jaime Silva não deve ter tido a sua bênção para o cargo, aliás, toda a gente sabe que o aparelho do PS não se perde de amores por quem não é um deles.

É curioso como uma classe política incompetente e onde não faltam corruptos não perde a oportunidade para nos dizer que se deve saber comer à mesa. Pobres mas lavadinhos!

O DEBATE SOBE O FUTURO DA RTP E O DESASTRADO DR. MENEZES

«Ora quando as coisas se encontravam neste estado e se começavam a levantar vozes contra a manutenção do statu quo - e destaque-se a coragem e frontalidade com que tem falado, sobre estes temas Francisco Balsemão -, eis que surge Luís Filipe Menezes a colocar a discussão de forma tão desastrada e impreparada que se arrisca a estragar qualquer debate construtivo.

Na verdade, faz sentido discutir se a RTP deve continuar a concorrer pela captação de receitas publicitárias escassas, até porque a BBC não tem publicidade e, em França, os canais públicos podem deixar de tê-la no horário nobre. O tema não é esotérico. O que é esotérico é dizer que o que aí se perder pode ser compensado pelo Orçamento do Estado, cortando uns quilometrozitos de auto-estrada. » [Público assinantes]

Parecer:

Tirado do editorial do Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ESTRATÉGIA DAS MEDIDAS FÁCEIS

«O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, defendeu esta quinta-feira importantes alterações no sector da Saúde, nomeadamente que não possa acumular-se o exercício da Medicina nos sectores público e privado, um princípio que, subscreve, deve ser aplicado progressivamente, a prazo.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Esta da separação entre público e privado é tão antiga como "fazer de cócoras", de um líder partidário que fala em mudar a Saúde e que até é médico espera-se muito mais do que banalidades.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se a propostas de Menezes.»

MORAIS SARMENTO PASSA-SE PARA OS CRÍTICOS DE MENEZES

«A entrevista de Luís Filipe Menezes à SIC Notícias, emitida em directo na terça-feira à noite, fez com que Nuno Morais Sarmento se juntasse aos críticos assumidos da actual liderança do PSD. O antigo ministro da Presidência dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes afirmou ontem à TSF que Menezes "tarda em apresentar o seu projecto, as suas iniciativas políticas". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Luís Filipe Menezes é cada vez mais um zombie apoiado por Santana Lopes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Menezes que volte a Gaia.»

AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA VAI AVALIAR DECLARAÇÕES DO HOMEM DO PÃO

«A Autoridade da Concorrência (AdC) vai investigar o anunciado aumento de 50% no preço do pão. A "Autoridade vai analisar as declarações do presidente de uma associação do sector e averiguar se elas configuram alguma violação à Lei da Concorrência", disse fonte oficial da instituição ao DN. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Sejamos sérios, a intervenção do representante dos panificadores é mais do domínio da sanidade mental do que da lei da concorrência. Relacionar a produção de trigo com os incêndios, confundindo com o que se passou na Austrália, não lembrava ao diabo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a AdC que perca tempo com coisas mais importantes.»

QUEM AUDITA A DECO?

«Os CTT anunciaram que vão processar judicialmente a Deco/Proteste por difamação. O estudo divulgado sobre o atendimento nos Correios de Portugal mostra "indícios de má-fé" e foi apresentado com "intuitos difamatórios", disse o director de comunicação da empresa, que, dada a incredulidade com as conclusões do estudo, aproveita para fazer um desafio à Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor: "Abram as vossas portas para uma auditoria."» [Diário de Notícias]

Parecer:

A sugestão dos CTT à DECO para que abra as portas a uma auditoria faz todos os sentidos. Esta associação que representa apenas os seus poucos associados farta-se de fazer inquéritos, análises e estudos sem que se saiba a que métodos de análise e de estudo obedece. As análises e os estudos de auditoria são coisas sérias e sujeitas a normas pelo que o CTT, como todos os que são atingidos pela DECO, têm o direito de avaliar a qualidade e rigor das conclusões da DECO.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à DECO que designe uma entidade independente para avaliar a qualidade das conclusões a que chega.»

QUINZE A ZERO DIZIA VALENTIM LOUREIRO

«Valentim Loureiro, João Loureiro, Jacinto Paixão, árbitro, José Alves e João Pinto Correia, ambos observadores de árbitros vão a julgamento no processo Boavista/Estrela de Amadora. O processo foi arquivado em relação ao vogal da Comissão de Arbitragem da Liga, Júlio Mouco.

De acordo com informações recolhidas pelo PortugalDiário, a decisão de levar os arguidos a julgamento foi tomada esta quinta-feira pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto.» [Portugal Diário]

Parecer:

Antes de concluído o debate instrutório Valentim Loureiro assegurava que ganhar por quinze a zero, afinal tem que ir à segunda mão se não quiser ser eliminado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo julgamento.»

RECUO MAL EXPLICADO NA PJ DO PORTO

«O director da Polícia Judiciária diz “compreender” as razões que levaram Almeida Pereira a não aceitar chefiar a directoria do Porto, depois de num primeiro momento ter aceitado o convite, mas a oposição mostra-se preocupada com as consequências que este episódio poderá ter para a imagem da instituição.

O magistrado do Ministério Público justificou o recuo com “as calúnias, infâmias e vilipêndios de proveniência nunca assumida” de que diz ter sido alvo desde que foi conhecida a sua nomeação para o cargo de director nacional adjunto da PJ, no sábado passado. » [Público]

Parecer:

Se a razão para o recuo são as calúnias não se entende porque razão algumas horas antes o magistrado assegurava que tinha aceite o cargo, já que as ditas calúnias não se fizeram no intervalo de tempo entre as duas intervenções.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao magistrado porque recuou ou se foi convidado a ser ele a não aceitar o cargo.»

GOOGLE LANÇA SERVIÇO PARA CRIAR PÁGINAS WEB

«Google ha añadido un nuevo servicio a su paquete de aplicaciones online Google Apps. Se trata de un sistema para crear páginas web y compartirlas con grupos reducidos de personas o con todos los internautas, basado en el software de JotSpot, una compañía adquirida por el buscador hace más de un año.Cualquier internauta puede abrir una cuenta en Google Sites, nombre del servicio, y crear una página web en unos cuantos clics, sin necesidad de descargar ningún software y con la facilidad de uso que caracteriza a los servicios del buscador.» [20 Minutos]

PEDRITO DO BIÉ (15 ANOS)

ROMANI KADARIA

BRU

THOMAS DOERING

ANDREI SAVOSTEEV

CARBONKID

VIDA DIFÍCIL

PREÇOS NA ARGENTINA

FORMAÇÃO DA POLÍCIA ROMENA

NELONEN

[2][3]

SEMORIN

[2][3]

COCA-COLA ZERO